O Livro da Psicologia

Resenhas - O Livro da Psicologia

1 | 2 | 3 | 4

Vênus_Alice 05/04/2023

Psicologias
Tive contato com o livro no primeiro semestre da faculdade e foi legal para introduzir temas, agora, no nono semestre decidir ler ele por completo.
Foi muito interessante por relembrar estudos e características de outras vertentes da psicologia, relembrar a evolução, agregando com o conhecimento que tenho agora e vendo que o livro tem seus erros e omissões.
É impossível criar ou relatar uma ciência de forma parcial.

Hannah 03/07/2022

Amei
Amei como trouxe fatos importantes e esquemas de maneira tão prática e didática, tornando uma leitura que deveria ser chata em rápida e divertida

Paulo Silas 13/11/2014

Excelente!
São mais de 300 páginas de conceitos resumidos de vários nomes e diversas correntes da psicologia.

O livro discursa o básico ao abordar determinada personalidade ou pensamento da psicologia, mas transmite tal conteúdo de maneira dinâmica e cativante. Para tanto, funciona quase como que uma enciclopédia. Para cada capítulo, no qual é transmitido determinado conceito, há ainda um breve resumo da vida do pensador responsável pela proposta abordada, além de ser apresentado o contexto no qual surgiu a ideia em questão, sendo ainda utilizadas "tabelas" para facilitar a compreensão do conteúdo.

Os capítulos ainda são divididos de acordo com a corrente da qual fazem parte, de modo que o livro segue na seguinte sequência: "Raízes Filosóficas: A Gênese da Psicologia", "Behaviorismo: Respondendo ao Ambiente", "Psicoterapia: O Inconsciente Determina o Comportamento", "Psicologia Cognitiva: O Cérebro Perspicaz", "Psicologia Social: Estar no Mundo com os Outros", "Psicologia do Desenvolvimento: Da Criança ao Adulto" e "Psicologia da Diferença: Personalidade e Inteligência".

Dentre da imensidão de conteúdo que é apresentado na obra, figuram diversos nomes, famosos ou nem tanto (pelo menos para os leigos na área), de modo que o leitor pode contar com breves explanações sobre as ideias de Ian Pavlov, B. F. Skinner, Freud, Carl Jung, Lacan, Maslow, Daniel Kahneman e vários outros.

Em que pese, como já mencionado, o livro não trate a fundo cada um dos assuntos que expõe, o mesmo não deixa de ser interessante. Sucinto, mas cativante. Singelo, mas quiçá com o essencial. Enfim, vale a pena a leitura, principalmente para se aproximar um pouco mais dos conceitos básicos da psicologia e seus diversos pensadores.

Recomendo!

Israel43 03/12/2023

Bela introdução ao mundo da Psicologia
"? ????? ?? ??????????", da série ?? ??????? ?????? ?? ????? ?? ??????, conduz o leitor uma ótima experiência pelas diversas linhas de pensamentos psicológicas de maneira bem ilustrada e de fácil compreensão.

Começando pelas raízes filosóficas (como o racionalismo de Descartes e o existencialismo de Kierkegaard), o livro aborda também o Behaviorismo, Psicoterapia, Psicologia Cognitiva, Psicologia Social, Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia da Diferença. Todos os tópicos citados são apresentados de maneira historicamente contextualizada e com um viés imparcial, dando livre senso crítico àquele que o analisa.

Apesar de não ser um livro com o nível de conteúdo acadêmico, mas sim raso e sucinto, nós conseguimos ter uma ótima noção da essência e riqueza que é o universo da Psicologia. Inclusive, vários desses conteúdos conseguem ser bem práticos ao ponto de, até mesmo, servirem como uma autoajuda. Devo admitir que a ??????? ???????? ?? ???????, de Carl Rogers e a ???????-???????, de Fritz Perls, me serviram de grande auxílio.

Joyce.Kelly 10/01/2024

A vida plena é um processo, não um estado de ser.
Ótimo livro! Sem dúvidas, o material foi tão bem planejado que se reconhece, de imediato, o esforço dos autores em produzir um conteúdo científico com didática. Como curiosa da área, este livro ganhou minha apreciação, trouxe com simplicidade fatos sobre o comportamento humano, coisas que irei adicionar na minha rotina e nos meus relacionamentos. É uma leitura demorada, mas válida.

Amanda.Contiero 14/12/2020

O Livro da Psicologia
Explana de modo simples e ilustrativo as principais abordagens, influencias de pensadores, grandes áreas de atuação, dentre outros. Assemelha-se a uma mini-enciclopédia repleta de diversidade e informações básicas.

Lari 09/04/2020

Já vi muita gente ?reclamando? que o livro é muito superficial. No entanto, esse livro serve para situar uma pessoa interessada na área que não conhece nada ou conhece pouco sobre o assunto.

Levando em consideração que cada abordagem levou anos para se desenvolver, que o precursor usou livros de base e muitos escreveram o seu próprio livro, então o livro realmente é raso.

Acredito que a pessoa que vai ler precisa estar ciente da proposta desse livro. Eu achei que ele atende a proposta e superou minhas expectativas, achei dinâmico, colorido - sou extremamente visual e p mim essas cores são ótimas o guardar - tem linhas do tempo que nos ajuda a fazer algumas conexões e levar o contexto social em consideração quando ler sobre a abordagem.

Obviamente não se pode estudar psicologia só com esse livro.
Mas acredito que é um livro indispensável na biblioteca de um interessado no assunto.

yyyyyyyyyyyy 11/11/2022

as letras são muito pequenas e não sei se foi exatamente por isso, mas não é um livro que dá pra ler tudo em um dia

Carolð 06/08/2022

Eu amei esse livro
ELE EXPLICA TUDO COM MUITO DETALHE! é uma enciclopédia da psicologia para os leigos.
Recomendo #ésobreisso #estátudobem

Carlos 29/08/2016

Quanto mais se vê, mais se gosta.
Muito bom! O livro mostra a progressão da psicologia desde suas raízes até a época atual.
Com uma linguagem e uma explanação dos conceitos psicológicos fáceis, o que torna a leitura compreensível para o público leigo. Muito interessante o fato do livro não defender nenhuma corrente psicológica, apenas apresenta cada linha de pensamento sem fazer nenhuma distinção, trazendo uma breve historia dos principais psicólogos e psiquiatras que contribuíram para esse campo da ciência tão misterioso e cativante que conhecemos como psicologia.

Pati Setter 25/04/2022

Essencial para uma noção introdutória ao assunto
Toda a coleção não só este compila uma noção básica sobre o que você precisa saber sobre política. De forma resumida o livro expõe uma
Linha do tempo de acontecimentos e personalidades que marcaram algum pensamento sobre.Indico ter toda a coleção ou no mínimo aqueles tópicos que mais lhe interessam, serve de muito para consulta.

Body 15/04/2021

O livro funciona mais como um guia passando pelas grandes ideias da psicologia durante as épocas, como evoluções de pensamentos e inovações de pesquisa e tratamentos, mas não é nada tão aprofundado, mas é uma leitura leve e agrega um pouco de conhecimento sobre a psicologia

Dias Radiantes 11/02/2015

É um livro bem interessante para quem quer ter um panoroma geral da Psicologia ou fazer uma consulta rápida.
Os autores foram abrangentes na escolha dos autores os quais apresentaram, sendo o mais imparcial possível na escolha.
Claro que a escolha de apresentar o assunto em grandes blocos e sempre atendendo a ordem cronológica tem suas limitações, mas acho que é realmente a melhor maneira de organizar o conteúdo.
E os esquemas e tabelas ilustra e deixa mais didático.

Giulia Miranda @giuumirandaa 09/11/2022

Bom mas cansativo
Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

1 | 2 | 3 | 4