Hellblazer: A Cidade dos Demônios

Hellblazer: A Cidade dos Demônios Si Spencer...

Resenhas - HELLBLAZER: A CIDADE DOS DEMÔNIOS

Vann.Deodato 06/04/2022

Quero mais!
Primeira vez que eu leio uma HQ do Constantine. Eu assisti ao filme com o meu amor Keanu Reeves e assisti a série que tinha na Netflix. Eu adoro os 2. E não sabia, sinceramente, que tinha quadrinhos. Como agora eu me adentrei neste mundo, eu achei essa HQ e adorei. Vou ler tudo que eu puder dele.

Jan Barra 16/06/2013

O ótimo roteiro do Si Spencer junto com a arte fodástica do Sean Murphy, que virei fã desde "Joe - O Bárbaro", somaram para uma ótima receita que foi "A Cidade dos Demônios". O visual novo do John pra quem tá acostumado com o 'tradicional' causa estranhamento logo de cara, mas depois de ver as pontadas de 'humor', 'tradicionais' também, você se sente em casa. Recomendo a leitura pra quem é e quem não é fã do mago inglês.

Lucas Ed. 18/09/2012

Certamente uma história indigna do velho feiticeiro e da arte de Sean Murphy...
--Esta resenha foi originalmente publicada no melhoresdomundo.net: http://interney.net/blogs2/melhoresdomundo/2012/09/18/a-gente-lemos-john-constantine-hellblazer-a-cidade-dos-demonios/#more-13590 --

Um ponto da historiografia de John Constantine que é sempre retomado é aquela sua transfusão de sangue dada pelo demônio Nergal, publicada originalmente no número 8 da série original do personagem, no longínquo ano de 1988 (foi republicada aqui recentemente em John Constantine: Hellblazer Origens Vol. 2). Para se ter ideia de quão basilar foi esse evento na vida do maldito John Constantine, o arco atualmente publicado na Vertigo da Panini (com Mike Carey nos roteiros) traz a transfusão como plot inicial.

Enfim, neste recente encadernado publicado pela Panini, outra vez o sangue demoníaco que Constantine carrega nas veias é o astro principal. Entretanto, diferente do evento original, muito do que se seguiu retomando esse lance do sangue demoníaco de Constantine foram porcarias. Hellblazer – A cidade dos demônios não é diferente (assim como o recente arco do Mike Carey). Na trama, John sofre um estúpido acidente de trânsito e acaba hospitalizado. Entretanto, no hospital, dois médico-cientistas descobrem o sangue de Nergal no velho bruxo, e começam a fazer experimentos para montar um exército de homens-demônio e conquistar Londres. Sim, o plot é esse mesmo. Cientistas malucos com um plano mirabolante para conquistar a cidade. Tem certeza que eu comprei um gibi do Constantine/Vertigo?

Ah, não, é claro que é Vertigo! Tem sangue, mutilações, sexo e peitinhos, tudo o que faz um legítimo gibi adulto!

Ok, sem ironias agora, Hellblazer – ACdD é uma droga. Uma história de super-heróis genérica, boba, disfarçada com sangue, suor e sacanagem para parecer minimamente adulta. Si Spencer, o roteirista, trabalha há mais de vinte anos na indústria de HQ’s anglo-americana, e esse seu arco em Constantine faz com que ninguém se surpreenda em saber que ele tem bem pouco de relevante na carreira. Tanto que seu trabalho de referência foi um arco de Books of Magick que, exceto por ter nome de uma música foda do Talking Heads (Life During Wartime), não parece muito relevante.

Já Sean Murphy é um cara que desenha muito, isso a gente já sabe desde aquela porcaria que foi Joe, o bárbaro, mas parece que os editores tem o dedo podre para lhe indicar trabalhos. Mesmo quando trabalha com roteiristas já tarimbados (Morrison em Joe) ou em ascensão (Scott Snyder em Vampiro Americano: Seleção Natural), o material nunca é digno de sua arte. Uma pena. É o tipo de coisa que pode mesmo enterrar um grande desenhista. Vamos esperar que ele tenha mais sorte da próxima vez.

Ah, pra fechar o encadernado, há um conto do Constantine escrito e ilustrado por Dave Gibbons. Mas eu estava tão decepcionado com a história principal que não tive saco pra ler. Um dia volto.

Nota: 6 (pela arte e pela sequência do ônibus)