A poesia das coisas simples

A poesia das coisas simples Moacyr Scliar

Resenhas - A Poesia das Coisas Simples

Thiago 09/07/2013

Livro: A poesia das coisas simples
Autor: Moacyr Scliar

Que delícia a leitura deste livro. Eu já tinha visto uma entrevista do autor no Programa do Jô e achei interessante, mas não me fez imediatamente correr atrás de algum livro dele para ler. Passou-se um tempo... eu estava em uma livraria dando aquela explorada no terreno, quando bati o olho em uma gôndola daquelas de livros em destaque que na maior parte das vezes é ocupada pela febre do momento, ou por um livro obscuro desesperado para ser vendido. Foi ali que encontrei este belo livro. Não posso negar que uma capa bonita atrai a minha atenção. O livro pode ser uma merda, mas se a capa me atraiu, vou me aproximando... vagarosamente... e se o odor vai ficando pesado, dou meia volta e volto para os meus santos de casa, que fazem sim milagres. Fato é que peguei o danado e li umas 3 ou 4 crônicas que me agradaram profundamente. Não me contentei em comprar apenas este, gastei meus cobres também com o "Território da emoção", dono de mais uma bela capa.

O Moacyr Scliar escreve de tudo em suas crônicas. Desde o encontro dele com outros escritores, passeando por suas obras, até pitacos políticos e sociais muito interessantes. As crônicas dedicadas à prática da leitura são fenomenais, com passagens como "As pessoas que amam o livro amam-no não só por seu conteúdo, pelas histórias que conta ou pelas ideias que expõe; as pessoas que amam livro amam-no também como objeto" são dignas de nota.

Moacyr se mostra um cronista extremamente inteligente e politizado, além de grande amante dos livros. Suas crônicas são leves, mas nem por isso vazias. Pelo contrário, são crônicas cheias de informações relevantes e interessantes. Outra característica do escritor é o humor, sempre presente e de fino trato, nada exagerado ou sem medida.

O livro é recomendadíssimo para qualquer amante da boa crônica, mas principalmente para quem quer passar algumas horas muito bem ocupadas sendo acariciado por uma bela escrita e boas risadas.
Livro leve mas que merece ser lido com atenção, porque hoje não está fácil encontrar palavras como leve, interessante e enriquecedor para descrever um mesmo livro.
Renata CCS 01/07/2014minha estante
Gostei! Vai para a lista de futuras aquisições.

Thiago 02/07/2014minha estante
Sem dúvida não se arrependerá Renata.