Sobrevivente do Titanic

Sobrevivente do Titanic Violet Jessop...

Resenhas - Sobrevivente do Titanic

Beatles 21/01/2022

Não espere ler um longo depoimento da tragédia do Titanic, são apenas 5 paginas sobre o ocorrido. Chateadasso !

Matt 11/06/2021

Sobrevivente
Esse deveria ser o título do livro, que conta a história de Violet como um todo, sendo - por incrível que pareça - os episódios das tragédias do Titanic e do Britannic apenas só mais alguns dentre os vários que marcaram sua vida. São apenas algumas poucas páginas sobre os dois incidentes na segunda metade do livro, mas não achei isso ruim. Completamente diferente do que eu imaginava que seria o livro, estou com uma visão mais real e humana sobre quem foi Violet Jessop. São muitas histórias lindas e também tristes que ela relata nas 300 páginas que valem muito a pena serem lidas. Foi uma leitura que me acrescentou muita coisa.

Albert 21/07/2016

As memórias de uma brava mulher
O leitor dever ser prudente e não esperar uma obra completa sobre a tragédia do Titanic. Trata-se de um manuscrito feito pela Violet Jessop – comissária de bordo – e sua carreira marítima com introdução, edição e comentário de John Maxtone-Graham.

A autobiografia narra a história dessa valente mulher desde o nascimento, a infância difícil – terríveis problemas de saúde –, as duas situações de perigo nos naufrágios do Titanic e Britannic e ainda um amor não correspondido. Esta brava mulher serviu ainda como enfermeira de guerra. Jessop conta sua vida com uma narrativa bem desenvolvida, agradável e fluida. Difícil o leitor não se sensibilizar com os percalços que a autora superou. No início, o leitor não terá pressa em chegar no principal capítulo – o afundamento do Titanic – visto que ela consegue entreter bem o leitor. A autora nos mostra também o contexto da vida e a carreira das comissárias de bordo da época. Já nos trechos do afundamento do navios, é o melhor do livro. Jessop conta tudo o que viu narrado por suas próprias palavras.

Alguns capítulos o editor faz um breve comentário visando confrontar fatos estudados com o que ela diz. Nos trechos finais após os desastres, a autora conta detalhes de sua vida e carreira profissional como as viagens, as amizades dentro e fora do navio e o trabalho em escritórios prestes a se aposentar. Neste ponto a leitura torna-se um pouco monótono, nada há de interessante e Jessop apenas narra fatos rotineiros e sem grande impacto junto ao leitor.

Sobrevivente do Titanic é um bom livro, mas peca pelas poucas páginas focando o desastre do Titanic – trinta e sete páginas para ser exato. Não é um livro que enfatiza o navio e seus detalhes e a tragédia, mas as memórias narrando a vida e a carreira de uma mulher comissária de bordo, e quis o destino que ela estivesse a bordo nos dois navios mundialmente conhecidos para que a tragédia ocupasse apenas uma pequena parte do livro.