Carcereiros

Carcereiros Drauzio Varella

Resenhas - Carcereiros

adjalina.menezes 15/05/2023

Esse livro funciona como uma continuação de Estação Carandiru do mesmo autor. As crônicas da vida atrás das grades sob a ótica dos carcereiros. Essa obra foi publicada mais de 10 anos após o primeiro livro, e não tem apelo semelhante ao inicial que deu origem ao filme. As situações descritas pelo autor não tem tanto vigor quanto no Estação Carandiru, o livro também não dispõe de fotos.
Por fim, observei que várias vezes o autor aponta o massacre ocorrido em 1992 como principal fator que propiciou o surgimento das facções criminosas do sistema penitenciário.

Vi 12/05/2023

Gostei bastante, me prendeu muito e meio que ficou um livro com várias crônicas. Mas não rolou uma aproximação com os personagens abordados, acho que faltou isso pro livro ter uma nota maior.

MarianaR94 11/05/2023

Gostei muito do livro, a narrativa do Dr. Drauzio é muito envolvente. Expõe uma realidade dura que é desconhecida ou facilmente ignorada por boa parte da sociedade.

"Violência é doença contagiosa"

Thalles 10/05/2023

A dura história de brasileiros que, para exercerem suas funções empregatícias, acabam imersos em uma das realidades mais duras do país, a prisional.
Uma coletânea de vários relatos de quem viveu o inimaginável. Um bom livro.

Christiane.Leite 02/05/2023

O livro é uma reflexão sobre como a perspectiva de quem observa a vida em uma prisão pode mudar a forma como se enxerga todo o sistema prisional. Embora possa ser um pouco lento em algumas partes, Carcereiros compensa com suas histórias emocionantes e uma mensagem poderosa que lhe deixa pensativo sobre questões sociais relevantes. De maneira geral, é uma leitura recomendável para qualquer um que deseje ter um vislumbre da vida na prisão e daqueles que a monitoram.

Clara 01/05/2023

Necessário
Confesso que esse livro era o que eu menos tinha vontade de ler, diante da trilogia sobre a vida no cárcere que o ilustre doutor Dráuzio escreveu. Me parecia que não tinha nada interessante demais na história e eu não poderia estar mais enganada.
Carandiru me fez pensar sobre o sistema prisional do Brasil mas foi Carcereiros que me ensinou a maior parte de tudo e me colocou pra pensar.
É um livro cru, que mostra a realidade dura vivida por quem trabalha na carceragem, mas que também tem reflexões sucintas sobre a cadeia de modo geral, sobre como vemos a violência e a maneira que normalizamos o que lá acontece.
Doutor Dráuzio continua genial em sua escrita e esse livro aqui é incrível demais para entender um bocado de coisa que a gente aprende a nunca questionar.

Gabriella.Anderson 26/04/2023

Drauzio Varella nos mostra a realidade dentro das prisões brasileiras. Só quem trabalha dentro das cadeias consegue perceber a real situação do sistema carcerário no Brasil. Drauzio atuou como médico durante muitos anos no Carandiru e ouviu muitas histórias dos presos. Gostei.

Bia 22/04/2023

Um livro difícil de terminar, mas imprescindível de ler
Um livro sobre uma realidade terrível que ignoramos constantemente enquanto sociedade para conseguir viver.

Drauzio é uma figura ímpar no debate sobre o sistema carcerário, e soube fazer informações importantes sobre saúde e medicina chegarem em lugares inóspitos.

Eu particularmente acho meio cringe o jeito como ele expõe um verdadeiro ?fascínio? pelo mundo do crime e dos presídios. Se interessar, querer entender, ajudar e tal é uma coisa, mas o maravilhamento me soa meio errado.

Outro ponto que achei complicado é quando ele fala sobre as formas de resolver a superlotação dos presídios. Pra ele a solução está em: dar emprego pros pobres, remunerar melhor os funcionários e promover controle de natalidade.

A primeira é problemática porque resume o problema a um dos milhares de sintomas. O problema não é essencialmente a falta de emprego. É a falta de qualidade de vida em geral.

A segunda é válida, mas parte da explicação se pauta na falta de preparo dos policiais e funcionários, sem levar em conta que o objetivo do sistema prisional se cumpre perfeitamente hoje em dia. Não há uma política humanitária para lidar com a ?massa supérflua? que vai parar nos presídios porque não há necessidade. Pro sistema, é assim q tem q ser.

E a última solução é típica de médicos hahaha mas tratar isso como solução em si e não parte de um plano maior de valorização da vida só torna o discurso higienista.

Enfim. Acho que o Drauzio tem muito a nos ensinar, embora suas explicações e soluções propostas para o problema sejam insuficientes.

Rayane.Carvalho 13/04/2023

Realidade
Tanto em Estação Carandiru, quanto em Carcereiros, Drauzio tenta nos trazer mais pra perto desse sistema e tenta tirar a venda dos nossos olhos quanto aquilo que acreditamos que sabemos, mas não temos nem ideia.
Encontrei em Carcereiros um livro muito didático, necessário e completo para enxergamos a realidade que está distante (ou nem tanto assim) dos nossos olhos...
Bruna.Portoghese 13/04/2023minha estante
Estou lendo atualmente estação Carandiru, carcereiro e prisioneiras que também é deles , todos são incríveis!

Rayane.Carvalho 14/04/2023minha estante
Comecei o último da trilogia agora - prisioneiras - espero que seja tão bom quanto os outros dois!!!

Suellen 11/04/2023

É um livro bem cru e pesado como é a realidade das penitências do Brasil baseado na experiência de décadas do médico Drauzio Varella. Achei que faltou algo a mais, mas, o livro é bem fluído.

Laura 11/04/2023

Transformador
Esse é daqueles livros que após a leitura enxergamos a vida diferente...como se tivessem colocado uma lente nova na nossa perspectiva de ver o mundo e as pessoas. Aprendi muito com as palavras do Dr. Drauzio e de seus amigos, esse livro carrega muita sabedoria e foi capaz de romper com vários preceitos q eu tinha sobre a vida das pessoas condenadas e dos que trabalham com os presos.
Recomendo a leitura para aqueles q se interessarem em conhecer melhor o sistema carcerário de sp, pela visão daqueles que o vivenciaram. Vale ressaltar que é um livro que retrata diversas violências se for sensível a esse tema melhor que não faça a leitura.

Fabrício 03/04/2023

Que visão de mundo
Fico embasbacado com essa visão tão fascinante de mundo que o Drauzio tem. O livro em si é tão bom quanto os outros da trilogia, mas acredito que este situe mais o leitor de como todo médico deveria ser: um ser de empatia acima de seu próprio bem estar.

Luara 01/04/2023

Dura realidade
Drauzio sempre um gênio quando o assunto é narrar o que acontece dentro de penitenciárias. É dolorido acompanhar o dia a dia de todos que vivem ali dentro, seja carcereiros até os presos. Não é humano e temo, que nunca será.

Temos nesse livro um crítica sobre o sistema penitenciário brasileiro, mas mais que isso a realidade desse sistema, que é cruel, maldosa é chocante.

Recomendo muito a leitura, recomendo principalmente para aqueles que só julgam e não fazem ideia do que se passar em um lugar como esse.

Marimrio 31/03/2023

Livro bom, mas não tão cativante.
Esse livro é importantíssimo, uma crítica fud1d4 ao sistema carcerário no Brasil, várias passagens que rebatem muito os pensamentos que a comunidade tem sobre os presos. Drauzio é uma pessoa maravilhosa, se dúvidas, mas o livro não é cativante, não achei tão envolvente e as histórias não me deixaram curiosa, algumas fiquei confusa e tive que reler para entender. Me arrastei pela leitura, de fato o livro é bom, mas acho que eu esperava mais, acabei me decepcionando um pouco.

.geo. 21/03/2023

A escrita do Drauzio é muito boa.
Neste livro, Varella assume um tom mais crítico ao sistema carcerario, o que eu amei. Entre prisioneiras e esse, eu recomendaria ler esse antes.