Carcereiros Drauzio Varella

Resenhas - Carcereiros

cecilia 01/02/2023

a realidade brasileira
minha sincera opinião: a trilogia prisioneiros deveria ser leitura obrigatória de todo brasileiro!
estação carandiru e carcereiros mudaram totalmente a visão que tinha dos presídios brasileiros, e os motivos deles serem assim ? menção honrosa ao massacre em 1992.
neste livro, de. drauzio varella reúne histórias de seus companheiros de serviço durante o período de trabalho na casa de detenção. conhecemos um pouco de como funcionava os presídios antes do massacre e das facções que tomaram conta.
me vi presa na narrativa do dr., e doida para saber mais e mais sobre as histórias, que parecem coisa de filme, vividas por homens que hoje tem/teriam a idade de nossos avós.
se você gosta desse tipo de história ou tem curiosidade, recomendo a leitura de carcereiros!!!!!

Fernandes34 20/01/2023

Impressionante
É meu segundo livro do Drauzio, não achei que conseguiria ficar mais impressionado após ler ?Estação Carandiru?, grande engano meu, os fatos relatados continuam impressionantes e fazem você rever como enxergar a sociedade e como temos um problema gigante em relação a superlotação das cadeias e o aumento da população carcerária. O livro é super tranquilo de se ler, parece que estamos em uma mesa de bar conversando com o próprio Dr Drauzio.
Com certeza não será o último livro dele irei ler.

Amanda 11/01/2023

Mais um livro incrível de um profissional incrível
conhecer a experiência do dr Drauzio nos presídios brasileiros - dessa vez com a visão dos agentes penitenciários também - é sempre algo transformador e que me faz refletir muito sobre meu papel como cidadã e futura profissional da saúde. compreender a mente humana, os fatores sociais e ambientais que levam os mais pobres para o mundo impiedoso do crime e perceber o quanto essa população tem sua saúde e bem estar negligenciados pela sociedade - e nessa podemos incluir os agentes - é essencial para construir uma visão de mundo que tenha o cuidado humanizado e imparcial como centro da prática médica.

giovanna 02/01/2023

"Violência é doença contagiosa"
"A sociedade brasileira, que vive assustada com a violência urbana, é omissão e conivente com aquela praticada pelo Estado, desde que a classe média é os mais ricos sejam poupados. "

Enfim finalizei essa trilogia! Li Estação Carandiru e Prisioneiras no início do ano passado, e acabei deixando pra depois essa leitura várias vezes, até que finalmente peguei pra ler, e como os outros livros do Drauzio, consegui ler rapidinho, porque ele conta tudo com uma fluidez e inteligência muito grandes ? é como se estivesse ouvindo ele contar tudo pessoalmente.

Carcereiros não me abalou emocionalmente tanto quanto Estação Carandiru e Prisioneiras ? acho que tanto por esses primeiros terem relatos mais pesados, quanto por terem sido meu primeiro contato com o assunto do sistema carcerário brasileiro ? mas é tão instigante e doloroso quanto. Ver como o sistema falha com seus funcionários, e coloca eles sem treinamento, auxílio ou qualquer outro amparo para trabalhar, deixando-os para aprenderem por si mesmos, e como a violência de dentro das cadeias muda completamente a perspectiva e o olhar deles sob o mundo e as pessoas, é de deixar qualquer um abismado. Drauzio descreve perfeitamente e em detalhes suas experiências e os relatos de colegas com quem trabalhou por tantos anos enquanto fazia seu trabalho voluntário como médico nos presídios de São Paulo, e varia as histórias com menções e críticas ao sistema carcerário falho, a falta de reabilitação daqueles que são presos e eventualmente retornam para a sociedade, e também a sua posição como indivíduo além de médico, e como às vezes é difícil estar numa posição em que não se pode julgar ou negar atendimento a ninguém, por mais cruéis que tenham sido as ações que o levaram até ali. Indico muito, para qualquer um, a leitura da trilogia inteira; ela abre uma nova perspectiva sobre muitas coisas.

"Reduzir a população carcerária é imperativo urgente. Não cabe discutir se somos a favor ou contra: não existe alternativa. Empilhar homens em espaços cada vez mais exíguos não é mera questão de direitos humanos, é um perigo que ameaça a todos nós. Um dia eles voltarão para as ruas."

Bruno.Hideki 01/01/2023

Uma dura realidade nunca contada
Drauzio é um autor incrível! Seus livros refletem as suas experiências dos mais variados tipos, como em Estação Carandiru e Por um Fio.
Em Carcereiros, conta agora as experiências dos carcereiros com quem trabalhou na epoca do Carandiru, e faz isso sempre com maestria.

Stefania 31/12/2022

Novamente Drauzio Varella nos coloca dentro da Casa de Detenção.

A leitura é um passeio nas histórias dos carcereiros, suas famílias e dos detentos.

Gabriel.Arbes 29/12/2022

O puro suco da realidade
Um retrato claro e cristalino da realidade carceraria do brasil, mas claro do lado de vista dos carcereiros. Que vivem numa espécie de limbo.

Scarllet 06/12/2022

Arrebatador!!!
Apesar de um livro curto, eu demorei um pouco pra terminar, por diversos motivos: além de ser uma leitura sensível onde você se depara com as facetas da maldade e perversidade humana, tinha trechos que eu não conseguia respirar, de tanto horror.
Assim como o Dr Drauzio, eu sempre tive extremo fascínio pelo sistema prisional brasileiro, a vontade de conhecer, de se perpetuar sobre o assunto, quase escrevi meu TCC sobre.
Acho o sistema carcerário brasileiro falho, e acredito que muitas mudanças deveriam ser feitas pra chegarmos a um patamar digno.
As percepções do Dr são extremamente significativas tanto pra alguém que nunca pôs os pés numa prisão, quanto pra alguém que vive diariamente no meio da malandragem. Estou louca pra ler os outros livros dentro do tema! A sensação de imersão na vida e histórias dessas pessoas é surreal, e amo o fato do Dr ter trago nas suas narrativas, as palavras na íntegra, com gírias e palavrões, dando voz à realidade, e não mascarando pra ficar bonito pra foto.

Alessandra 25/11/2022

Te faz gostar de quem você condenava
Eu achava essa profissão muito complicada e tinha um pré conceito absurdo da mesma. Achava que os agentes eram violentos por gosto, mas não. A verdade sempre tem mais de um lado, e conhecendo as histórias mais íntimas de parte da equipe do Carandiru você se solidariza e entende muitas de suas atitudes.

Heloyse 25/11/2022

Que escrita excelente!
Dráuzio dá um show de empatia nesse livro.
A forma como ele conta as histórias que ouviu e viveu, sem julgamentos, buscando apenas relatar e entender as coisas que aconteciam, faz com que a gente abra os olhos para as coisas que evitamos ver.

DêlaMartins 15/11/2022

Drauzio Varella e sua vivência única nas cadeias
De todos os livros de Drauzio Varella sobre sua vivência como médico voluntário em penitenciárias, só me faltava "Carcereiros". Completei agora: Estação Carandiru, Prisioneiras e Carcereiros.

Ele conta histórias sobre a difícil vida dos carcereiros, principalmente durante o período em que atuou no Carandiru. Histórias tristes, algumas engraçadas, outras emocionantes e até surreais, que, sobretudo, mostram a coragem desses trabalhadores que, desarmados, correm riscos diários. O relacionamento do autor com os carcereiros é de amizade e eles formam um grupo que chamam de Conselho, que se reúne até hoje.

Na contracapa do livro tem uma citação que me chamou atenção antes da leitura e que faz mais sentido depois dos 3 livros. Ele diz que, depois de 23 anos frequentando cadeias (o livro é de 2012 e até hoje, 2022, ele ainda atua numa prisão feminina), não faz sentido especular como ele seria sem ter vivido essa experiência. Ele diz: "Conheceria muito menos meu país e as grandezas e mesquinharias da sociedade em que vivo, teria aprendido menos medicina, perdido as demonstrações de solidariedade a que assisti, deixado de ver a que níveis pode chegar o sofrimento, a restrição de espaço, a dor física, a perversidade, a falta de caráter, a violência contra o mais fraco e o desprezo pela vida dos outros. Faria uma ideia muito mais rasa da complexidade da alma humana".

A visão de Drauzio Varella sobre o sistema prisional brasileiro, com cadeias lotadas por conta de um déficit de vagas enorme e que nunca será coberto, é muito clara. Pra ele, "jogamos" ali os batedores de carteira juntamente com assassinos e estupradores, sem distinção. Nas cadeias, não são "jogadas" as pessoas ricas e apenas nos "livramos" dos criminosos enquanto estão presos. Ninguém sabe e nem quer saber o que acontece dentro das prisões, ninguém se preocupa com a reintegração dos criminosos à sociedade. Sem oportunidade e após a "especialização" nas cadeias, bandidos só podem ser bandidos, não têm espaço na sociedade. Concordo com ele.

Gostei muito da leitura!

Prof. Angélica Zanin 14/11/2022

Dentro do cárcere
Homens comuns que decidem, muitas vezes, por necessidade, trabalhar como agente penitenciário. E ali eles se tornam defensores da lei, mas sobretudo de sua própria vida e de suas necessidades básicas. Imiscuídos à grande corja de canalhas e ou DESFAVORECIDOS, lutam pela ordem, por seu trabalho e especialmente pela vida. Narrado por Dr. com D maiúsculo daquele que conhece e não se sente superior por isso. Daquele que salva vidas não só para doenças físicas, pois se faz presente, parceiro e amigo DRAUZIO VARELLA. Assustador e revelador. Ajusta nosso foco para pessoas especiais que não são os protagonistas do crime, mas ajudam a sociedade a enfrentar uma demanda sem razão e se juízo.

Milena 16/10/2022

Carcereiros
Após desbravar Estação Carandiru e ficar obcecada pelo tema, ler Carcereiros reforça a necessidade de refletirmos sobre o sistema carcerário brasileiro. Dráuzio compartilha suas vivências após anos de voluntariado, atendendo prisioneiros, entendendo a lei do crime e a dinâmica dos principais envolvidos neste microcosmo tão particular.

Wellington 08/10/2022

Revelaror
Os contos envolvendo os diversos personagens que por vezes dividem as mesmas situações que para si são cotidianas, fazem parte do dia a dia devido a profissão, nos revela um mundo que sabemos que existe, porém pouco damos atenção caso não chegue a nós.
Com momentos tensos, relatos que são apenas a ponta do iceberg, nos mostra mesmo que de maneira leve, o que esses companheiros de profissão passam e/ou passaram.
Uma leitura a título de conhecimentos muito boa, relevante, bem escrita, como não simpatizar com estes personagens da vida real, não nos autoanálise???
Recomendo com certeza, leitura rápida, fluida

Alana590 01/10/2022

Carcereiros
Esse livro conta a visão dos carcereiros que o Drauzio Varella conheceu nas prisões durante seu trabalho. Esse livro realmente me fez repensar a minha visão sobre cadeia, sobre ela ser um lugar de punição e não um lugar que deveria tratar em ressocializar os detentos.

Alguns relatos são cruéis demais. Há um trecho no livro que diz que quando o ser humano está em um ambiente cruel é muito fácil ele se contaminar com a crueldade e com certeza a falta de humanização pode tornar uma pessoa pior.

Ainda estou digerindo o livro mas já deixo claro aqui que a leitura é algo sem igual pra quem nunca teve nenhum contato esse mundo, e sim, pra quem está na cadeia é como estar num mundo completamente diferente, sem a proteção do estado e sob as leis lá de dentro.