Carcereiros Drauzio Varella

Resenhas - Carcereiros

Prof. Angélica Zanin 14/11/2022

Dentro do cárcere
Homens comuns que decidem, muitas vezes, por necessidade, trabalhar como agente penitenciário. E ali eles se tornam defensores da lei, mas sobretudo de sua própria vida e de suas necessidades básicas. Imiscuídos à grande corja de canalhas e ou DESFAVORECIDOS, lutam pela ordem, por seu trabalho e especialmente pela vida. Narrado por Dr. com D maiúsculo daquele que conhece e não se sente superior por isso. Daquele que salva vidas não só para doenças físicas, pois se faz presente, parceiro e amigo DRAUZIO VARELLA. Assustador e revelador. Ajusta nosso foco para pessoas especiais que não são os protagonistas do crime, mas ajudam a sociedade a enfrentar uma demanda sem razão e se juízo.

Milena 16/10/2022

Carcereiros
Após desbravar Estação Carandiru e ficar obcecada pelo tema, ler Carcereiros reforça a necessidade de refletirmos sobre o sistema carcerário brasileiro. Dráuzio compartilha suas vivências após anos de voluntariado, atendendo prisioneiros, entendendo a lei do crime e a dinâmica dos principais envolvidos neste microcosmo tão particular.

Wellington 08/10/2022

Revelaror
Os contos envolvendo os diversos personagens que por vezes dividem as mesmas situações que para si são cotidianas, fazem parte do dia a dia devido a profissão, nos revela um mundo que sabemos que existe, porém pouco damos atenção caso não chegue a nós.
Com momentos tensos, relatos que são apenas a ponta do iceberg, nos mostra mesmo que de maneira leve, o que esses companheiros de profissão passam e/ou passaram.
Uma leitura a título de conhecimentos muito boa, relevante, bem escrita, como não simpatizar com estes personagens da vida real, não nos autoanálise???
Recomendo com certeza, leitura rápida, fluida

Alana590 01/10/2022

Carcereiros
Esse livro conta a visão dos carcereiros que o Drauzio Varella conheceu nas prisões durante seu trabalho. Esse livro realmente me fez repensar a minha visão sobre cadeia, sobre ela ser um lugar de punição e não um lugar que deveria tratar em ressocializar os detentos.

Alguns relatos são cruéis demais. Há um trecho no livro que diz que quando o ser humano está em um ambiente cruel é muito fácil ele se contaminar com a crueldade e com certeza a falta de humanização pode tornar uma pessoa pior.

Ainda estou digerindo o livro mas já deixo claro aqui que a leitura é algo sem igual pra quem nunca teve nenhum contato esse mundo, e sim, pra quem está na cadeia é como estar num mundo completamente diferente, sem a proteção do estado e sob as leis lá de dentro.

Amanda1791 28/09/2022

O segundo volume da trilogia Estação Carandiru mostra a visão do doutor Drauzio Varela e dos seus colegas de trabalho, os carcereiros da penitenciária mais conhecida do Brasil.
Lendo os relatos, eu não consigo imaginar o psicológico de um funcionário que trabalha em meio a tanta maldade e imprevisão. Muitos são guerreiros, outros deveriam estar atrás das grades assim como os presos que estão responsáveis de vigiar.

Cecí 21/09/2022

Sentimentos plurais como as próprias histórias do cárcere
Ainda me espanto em como a escrita singular de Drauzio é capaz de narrar as experiências mais tristes da sociedade humana de forma leve, ainda que potente. Obra absolutamente necessária em tempos tão desumanos e obscuros.

Amanda 15/09/2022

Leitura obrigatória
Este livro retrata de forma sensível e crítica a realidade que nem todo mundo conhece sobre o sistema carcerário dando enfoque nos funcionários. Admiro o autor por ter a iniciativa de ativamente buscar fazer a sua parte levando saúde para a população carcerária e devolvendo para a sociedade relatos e reflexões sobre um sistema que não funciona tão bem assim.

Filipe 06/09/2022

otima leitura
muito bom. relata as historias e sofrimentos daqueles que muita vezes acabam esquecidos e tendo que viver dois mundos ao mesmo tempo

Gesley 25/08/2022

Forte
Esse livro aqui é uma obra de arte, tem histórias que você precisa de um estômago forte pra chegar no final.

letzsf 25/08/2022

As leis do crime não são frouxas como as nossas!
Mais um livro do Doutor Drauzio Varella que é simplesmente incrível! Sua escrita mudou muito de acordo com o último que eu li, Estação Carandiru, visto que no livro anterior ele queria mostrar mais a questão da malandragem.

Carcereiros é um livro escrito para não julgar os crimes dos presos, muito menos a dos próprios funcionários, mas mostrar que se a sociedade fecha os olhos para a própria cadeia, todos são afetados.

@jeffersonluizpersonaltrainer 19/08/2022

A dura vida dos carcereiros
Este livro mostra o dia a dia dos profissionais responsáveis por cuidar dos excluídos da sociedade. Sua vidas, suas lutas e as dificuldades do dia a dia.

Lari 18/08/2022

Um outro olhar no mundo do crime
Carcereiros mostra ao leitor um novo olhar ao mundo da malandragem. A abordagem que Dr Drauzio trás aqui, mostra sobre solidariedade entre os agentes e presos, tortura, tentativas de fuga, excesso de população carcerária. Mostra ao leitor uma nova realidade. Vale muito a pena.

Ju Harue 31/07/2022

A escrita do Drauzio é envolvente e mostra as nuances entre esperança e desespero, bondade e maldade, justiça e injustiça, de forma tão simples, chocante e descrito em fatos reais.
Esse livro me fez muitas vezes parar e refletir sobre o que tinha acabado de ler. Embora tenha sido mais truncada a leitura, do que foi em Prisioneiras, ainda assim, foi um vislumbre de uma realidade, sob a ótica e narrativa de uma figura tão admirável que é o Drauzio Varella, que termino-o com sentimentos mistos, sabendo que não conhecemos um centésimo das realidades brasileiras e agradecendo o autor e médico, por trazer um pouco de suas vivências.
Li em conjunto com o clube Piquenique Literário, onde a discussão é sempre enriquecedora e lá pude ouvir relatos que mostram ainda mais, como Drauzio foi sutil e "leve" na narrativa.

Layla.Ribeiro 25/07/2022

Neste livro conhecemos o outro lado de quem também ?vive? no sistema prisional, os carcereiros, pessoas que colocam sua vida em risco com pouca valorização, mais uma vez o Drauzio estimula a criação em nós leitores da empatia por esses personagens que também são principais nesse sistema falido. Além dos carcereiros Drauzio também traz a histórias de diretores e de que todos daqueles que estão dia a dia nessa realidade esperam e almejam uma mudança. É uma literatura necessária para conhecer aquela realidade que muitos da sociedade ignora existir.