Carcereiros Drauzio Varella

Resenhas - Carcereiros

Tali 17/04/2024

Carcereiros (Drauzio Varella)
Não fiquei infeliz nem me senti fracassado; as atividades de oncologista com clínica movimentada, as viagens ao rio Negro como parte de um projeto de pesquisas, as colunas que escrevo em jornais e revistas e o trabalho de educação em saúde pela tv já ocupavam todo o tempo disponível; o problema era que a falta de contato com o ambiente marginal deixava a vida mais pobre. Estava tão envolvido com aquele universo, que abrir mão dele significava admitir passar o resto da existência no convívio exclusivo com pessoas da mesma classe social e com valores semelhantes aos meus, sem a oportunidade de me deparar com o contraditório, com o avesso da vida que levo, com a face mais indigna da desigualdade social, sem ouvir histórias que não passariam pela cabeça do ficcionista mais criativo, sem conhecer a ralé desprezível que a sociedade finge não existir, a escória humana que compõe a legião de perdedores que um dia imaginou realizar seus anseios pela via do crime, e acabou enjaulada num presídio brasileiro.

RaquelSales17 16/04/2024

Estarrecedor
O Doutor nunca decepciona. As experiências vividas são super merecedoras dos livros escritos. Estou seguindo a trilogia e todos estão sendo incríveis.
Uma realidade muito longe da nossa e me fez reavaliar antigas crenças que hoje já não são verdades para mim.

dami.cavalcanti 12/04/2024

Drauzio sempre incrível, a escrita impecável e a narrativa da vida dos personagens nos transporta para aquela realidade, crua, normalmente escondida.
Não se propõe a respostas simples e sem profundidade que costumamos ver sobre o tema.

Duane.Quintino 23/03/2024

O Drauzio sendo o Drauzio
No segundo livro da série sobre os presídios paulistas , Drauzio aborda as histórias dos agentes penitenciários. Assim como em prisioneiras, muitas histórias fortes, tristes e aquela pitada de humor que a escrita do Drauzio tem como característica.
Livro carregado de críticas sociais.

Rose349 19/03/2024

Tão bom quanto Carandiru. Um livro sobre as histórias dos homens que vivem dentro das detenções. Drauzio é um exemplo de ser humano que cuida do próximo. E o pior é saber que nosso sistema carcerário é tão precário! Recomendo super esta leitura. ???

Fernanda Telli 14/03/2024

Carcereiros
Uma leitura necessária para podermos entender sobre o sistema prisional brasileiro, a narração de Drausio nos leva a presenciar o momento como se estivéssemos lá.

nifontana13 10/03/2024

Um livro que tem tristeza entre as palavras, que mostra uma realidade que eu nunca poderia imaginar viver. Mostra a vida normal, de pessoas normais que convivem nesse meio duro.

Giovanna1242 06/03/2024

Muito bem escrito e narrado, o livro apresenta a rotina dos trabalhadores das detenções, constantemente envolvidos em situações de crueldade e de desigualdade social. Os relatos e as histórias de vida dos carcereiros levantam tópicos importantes, como a baixa remuneração salarial, a vivência diária em um ambiente submetido a condições completamente insalubres e os vícios acarretados por essa realidade. Uma leitura muito necessária.

Leticia2513 03/03/2024

Carcereiros
Livro necessário, nos faz ter uma mínima ideia da realidade das detenções, desigualdade social e crueldade do ser humano.
Dr. Drauzio maravilhoso como sempre.

Julia 02/03/2024

" O homem é conjunto dos acontecimentos armazenados em sua memória e daqueles que relegou ao esquecimento. Apesar da ressalva, tenho certeza de que seria mais ingênuo e mais simplório. A maturidade talvez não me tivesse trazido com tanta clareza a percepção de que entre o bem e o mal existe uma zona cinzenta semelhante àquela que separa os bons dos maus, os generosos dos egocêntricos. Conheceria muito menos meu pais e as grandezas e mesquinharias da sociedade em que vivo, teria aprendido menos medicina, perdido as demonstrações de solidariedade a que assisti, deixado de ver a que níveis pode chegar 0 sofrimento, a restrição de espaço, a dor fisica, a perversidade, a falta de caráter, a violência contra mais fraco e o desprezo pela vida dos outros. Faria uma ideia
muito mais rasa da complexidade da alma humana."

Gabriel Beda 19/02/2024

Semiaberto ao inverso
Um excelente livro!
A forma como o Drauzio Varella narra os acontecimentos das pessoas que vivem o sistema penitenciário é formidável.
Um narrativa envolvente, num livro antropológico, recheados de fatos comuns e incríveis da rotina dos trabalhadores das prisões paulistanas.
Além de ser uma outra maneira de ver o Carandiru, mesmo que ainda escrito pelo mesmo autor.

Luiza144 05/02/2024

Mais uma obra incrível do Dr Drauzio, mostrando o que a sociedade se nega a ver. O crime também está no cárcere de 20 homens em celas que cabem 5, na fome, na doença, na miséria. Todo ser humano merece dignidade.

Vanessa Aragao 24/01/2024

Trabalhando no porão
Carcereiros retrata a dura realidade dos trabalhadores que ficam nos bastidores dos presídios, recebendo salários pífios, ambiente insalubre e em condições péssimas. Virando plantões, visitando a família, se entregando a bebida e muitas vezes as drogas e em meio ao caos tentando manter a sanidade. Drauzio Varella deixa o lado médico e apresenta neste livro o lado homem, humano, relatando as mazelas vividas por estes que nem sempre são lembrados mas são odiados pela massa carcerária.

sirlani.lopes 30/12/2023

Top!
Terminei a trilogia e como sempre ótima leitura! E li muito rápido como sempre! Foi ótimo ver os relatos do sistema prisional.

Andreia515 28/12/2023

Trilogia Sistema Prisional
Drauzinho - fofo, humano, empático - narra um relato simples de homens comuns, seus problemas familiares, traumas e vivências, porém com um emprego desafiador e que ninguém sabe como é: ser carcereiro.