Florence Nightingale

Florence Nightingale Pam Brown

Resenhas - Florence Nightingale

Van 28/10/2021

Florence Nightingale
Mulher corajosa e genial. Deveria ser mais conhecida por seu desempenho em fazer da enfermagem uma profissão que pudesse ser respeitada. Mudou completamente os padrões. O livro faz parte da coleção de Personagens que marcaram o mundo e é uma breve biografia da enfermeira.

Tháh Martins 27/09/2017

Dama do Lampião
Florence nasceu de uma família de renome - Neightngale - e não precisava trabalhar para sobreviver, sua família podia se dar o luxo de viajar pela Europa por sete meses seguidos com suas próprias carruagens e seus criados. Mais apesar da vida agitada que Florence levava entre bailes, concertos e chás, ela achava aquela existência enfadonha.
Quando sua família retornou para Genebra Florence começou a entrar em contato com um mundo totalmente diferente daquela que ela habitava, um mundo de pobreza, sofrimento, coragem e determinação. Então o lado que lutava contra as fantasias e que ansiava pelo desafio da realidade começou a vir a tona e em uma nota particular, ela escreveu: "Deus falou comigo e me chamou para servi-lo". A partir deste dia ela lutaria por um tormento interior, a repreensão da família pelos pedidos de casamentos recusados que segundo sua mãe "o destino de Florence é se casar e se tornar a rainha do lar", e a idéia "absurda" da filha querer se tornar uma enfermeira, que naquela época tinham péssima reputação, e eram a escória da sociedade, dadas a beber e a prostituir-se.
Então depois de lutar contra a própria família, e virar as costas para a sociedade empolada de sua infância, Florence começa sua luta por melhores condições de atendimento nos hospitais, então mergulha em pesquisas e estudos pioneiros, tornando-se a melhor especialista britânica em atendimento hospitalar e seu gerenciamento.
Enfrentou líderes políticos, militares e pessoas de alto poder que se opunham a suas reformas. Por cinquanta anos trabalhou incansavelmente em prol tanto das enfermeiras quanto dos desvalidos da sociedade, ganhando o respeito em todo o mundo.
Considerada a fundadora da enfermagem moderna, Nightingale costumava ser apresentada como "Dama do lampião", título que ganhou por seus pacientes feridos quando andava movendo-se entre eles na Guerra da Criméia. Ao morrer, Florence havia conseguido uma grande transformação, na área de enfermagem.