Jornada Sob o Véu

Jornada Sob o Véu Shirley Palmer

Resenhas - Jornada Sob o Véu

Laura 03/09/2021

Dra. Liz Rain é um cirurgiã bem sucedida, que vem de uma família boa e prestigiosa. Ela sabe que é adotada, mas não sabia que sua mãe havia sido uma concubina da realeza árabe e que havia aberto mão dela para que ela não tivesse o dramático destino de submissão reservado às mulheres muçulmanas.
Intrigada e querendo saber mais sobre seu passado e de sua mãe biológica ela se candidata a um cargo no hospital de Jeddah, Arábia Saudita. Lá ela vai descobrir muito mais do que esperava, e vai ter de tentar se adaptar a um mundo muito diferente do que ela vivia nos Estados Unidos.

É uma história forte, tem trechos que como falam os "jovens hoje em dia" contém gatilhos. Trás o bonito e o feio de uma cultura milenar, que para nós mulheres ocidentais muito difícil de entender e aceitar. Mesmo assim, e olha que sou mole pra caramba, foi difícil parar de ler na época (li em Maio de 2014)
A protagonista tem um caráter determinado, é corajosa e acaba se envolvendo mais do que deveria na vida de todos que conhece, mesmo correndo perigo.
Ela também se relaciona romanticamente com um Príncipe árabe e a coisa fica cada dia mais complicada.
O final não é exatamente o romance que a gente espera, mas com certeza é emocionante, cheio de perigos e reviravoltas.
Apesar do livro ter sido lançado a mais de 22 anos, vimos recentemente que em alguns lugares pouco mudou para as mulheres mulçumanas, o que choca e assusta.
Sempre me pergunto como mulheres ocidentais conseguem se casar com homens árabes, mulçumanos em geral, eu entendo o apelo, o protagonista Príncipe Abdullah por exemplo, era muito envolvente, sinceramente gostei dele, mas jamais me casaria nas condições impostas pela cultura e religião mulçumana, não funcionaria para alguém como eu, acho que a pessoa tem que ter muita certeza e olhos abertos para saber o que esta fazendo.
De qualquer maneira é uma leitura muito boa que vale a pena o seu tempo.
Vivi Pires 03/09/2021minha estante
Achei muito interessante!

Laura 03/09/2021minha estante
É Vivi, vale a pena.

Andrea.Sacher 03/09/2021minha estante
ja vou comecar, obrigada Laura

Lilith 09/07/2009

Um dos meus favoritos, gostei muito da trama desse livro. Conta realmente o que acontece nesses lugares onde mulheres são subjugadas e não tem o direito da palavra.

Quem começa a ler imaginando ser um romance tradicional com um final lindinho, vai ficar a ver navios.

É um verdadeiro choque de culturas. A mocinha é formada, culta, sabe dos seus direitos e deveres, tem liberdade de expressão e sabe que os direitos são iguais para todos.

Vale a pena ler!

Jossi 22/01/2011

Mundo árabe x mundo ocidental
Um livro interessante, para todas as mulheres que querem conhecer mais sobre o "fascinante" mundo árabe, na verdade, bem machista e tribal. Na sociedade brutal da Arábia Saudita, uma mulher de origem circassiana e naturalizada americana, conhece tudo o que há de pior na vida: Um mundo onde as mulheres são tratadas como animais ou objetos... onde a vida humana não vale nada e o respeito pela familia é limitado por interesses financeiros ou de poderio. Mesmo assim, a protagonista se apaixona por um árabe, e fica dividida entre a lealdade aos valores humanitários e a submissão ao amor por um homem que poderia, eventualmente, se tornar um déspota em sua vida...
Excelente livro! Recomendadíssimo!

Raquel 18/10/2009

É um dos piores livros que já li. Carregado de preconceitos, com uma visão extremamente realistica da vida no oriente. Não gostei da história, detestei o final, aliás pergunto onde estava o final, pq até hj não entendi. Infelismente tenho esse livro que achei um desperdicio de dinheiro, tempo e espaço na estante. Se não for necessário, não farei a releitura dessa história. Aliás, sheiks e seus semelhantes só em romances e olhe lá. já que respeito e igualdade de direitos numa relação é fundamental para mim.
Thalia 15/04/2015minha estante
Tem interesse em trocar?

Neide.Alfinete 14/10/2016minha estante
Tem interesse em vender?

Lucia Sousa 21/08/2010

Eu gostei desse livro,apesar de achar a cultura oriental com respeito às mulheres revoltante!Eu me pergunto como lá ainda existem mulheres!

Rita 27/04/2012

Um livro chocante, não sei se a história é verdadeira, mas, tem tudo pra ser, principalmente porque fala de um problema que todas as mulheres do mundo árabe passam, a rejeição como ser humano é cruel, depois que ela casa passa a ser como um objeto do marido para ele fazer o que quizer, muitas dessas mulheres sequer sabem ler ou escrever, é injusto. O livro fala de uma médica americana que vai trablhar em um hospital na Arábia Saudita, lá ela encontra o amor, mas lhe é impossível,mesmo ela sendo filha de árabes e adotada por uma família de americanos , conhece também seus familiares e tenta ajudá-los da melhor forma , ajuda também uma moça a fugir do país, pois ela estava pra ser morta pelo seu pai, as duas saem em uma alucinada viajem pelo deserto, até que com muitas complicações conseguem chegar aos EUA.

ritita 09/10/2019

òtimo
Liz trabalha muito e tem a péssima mania de desafiar os preceitos daquele povo, não satisfeita apaixona-se por Abdullah(*), um dos milhentos príncipes sauditas.
Ela não sabe bem quem a contratou, mas tem um motorista e um segurança pessoal que a protegem de suas escapadas, desta forma consegue conhecer também seus familiares femininos.
Não demora muito para que Liz se envolva no drama de um povo às vésperas da guerra... e para ser arrastada para o âmago do mundo hostil das mulheres que vivem por detrás do véu.
A trama é contada em 3ª pessoa e tem um capítulo para cada protagonista principal, no caso Liz e Abdullah, a quem recorre toda vez que acha que precisa intervir contra o rigor saudita contra mulheres, pois o príncipe viveu durante algum tempo nos EUA e tem a visão abrandada em relação a estas.
Alguns trechos são bem pesados, dramáticos, violentos e fortes como um "soco no estômago".
Apesar de ter ficado incomodada com a fantasiosa (digna de Hollywood), fuga de Liz e sua prima, ameaçada de emparedamento pelo próprio pai, li com um prazer disgracento.
Eu já conhecia sobre o sofrimento destas mulheres, mas o livro mostrou-me uma nova faceta: por não conhecerem outra realidade, muitas delas aceitam como correto serem tratadas como "menos que nada" pelos homens da família e até contribuindo para que outras sejam açoitadas ou mortas a chibatadas por eles.
(*) Eu também me apaixonei pelo Abdullah, mas casar? Só morta!

Hester1 26/07/2022

Gostei muito da estória. Já li vários livros com este tema, mas sempre me choca ler sobre este povo. Este me prendeu demais. O final deixou muitas pontas soltas, coisas muito absurdas. A personagem central às vezes me deixava muito enfurecida. Acho que a ficha dela caiu somente nas últimas páginas. Sempre foi muito ingênua, achando que podia mudar costumes tão enraizados, talvez fosse um ego enorme. Quando eu estava começando a gostar do Abdullah ele me decepcionou. Gostei muito do Jimmy e do Nassir. Terminei a estória e não consegui entender como uma pessoa vai para outro país, outra cultura, sem conseguir falar a língua deste país, procurar uma pessoa que ela só tem o primeiro nome e nada mais. O pior é que todos os personagens da estória aceitaram isso como correto. Bem, se não fosse assim, não haveria estória e eu não teria o que comentar. :-)))))

Evelyn 20/11/2011

Liz Ryan é uma bem-sucedida cirurgiã que nunca deu atenção ao fato de ser uma filha adotiva. Ela descobre que sua mãe verdadeira era uma menina árabe que se desfizera dela para salvá-la do dramático destino de submissão reservado às mulheres muçulmanas.

João Lúcio 21/04/2012

Minha mera menção
Estória dinâmica que muda de rumo o tempo todo; de forma a nunca ficar monotona.
Ambientada na Arábia traz detalhes ou folclores sobre a vida intima daquele povo.
Novidade para mim foi o relato da relação dos arabes com os animais principalmente com os cachorros.
Gostei da ambientação; da dinâmica e do estilo. Livro que me seduziu e que li rapidinho.
O problema; se o é; é o romance meloso; absurdo e desnecessário.
Se me deparar com outro livro deste autor leio com certeza.

Samara 30/04/2017

Samara 18/12/2017minha estante
Ele é maravilhoso mesmo

Vanessa 28/02/2022

Choque de realidades
A narrativa desse livro é muito boa, tem um pouco de mistério, um pouco de choque pelas culturas tão diferentes.
Achei muito interessante como informações reais sobre esse mundo se misturaram a ficção.
Muito interessante e tem vários momentos que realmente te prendem