Um Tigre Para Malgudi

Um Tigre Para Malgudi R. K. Narayan

Resenhas - Um Tigre Para Malgudi

Brina 17/10/2021

Um livro bom
Narrado na perspectiva do tigre Raja, acompanhamos sua trajetória de vida, ate o velhice. Com bastante frases filosóficas, podemos sim extrair alguns ensinamentos para nossa vida. Não é um livro extraordinário, mas q vale a pena ler.

pcorsato 17/06/2021

Raja é simplesmente uma fofura
O livro é diferente pois não é narrado na perspectivas de um ser humano, e sim de Raja, um tigre lindíssimo eu achei absurdamente interessante ver o lado de Raja nas histórias que são, normalmente, contadas por homens.

O livro tem vários pros, a história prende e tem uma sequência lógica, você fica querendo saber o que tem depois. A linguagem não é difícil, por mais que seja antigo o livro.

Mas tem seus contras, como por ser antigo ser um livro [um pouco] machista, por ser narrado por um tigre tem pouquíssimos detalhes sobre tudo, e como é uma história relembrada, também faz com que tenha poucos detalhes, como se a gente fosse contar algo para um amigo.

Outras ressalvas é que também não é exatamente o estilo literário que normalmente leio, esse livro veio numa caixinha literária que eu assino, e eu gostei de ler pra sair um pouquinho da caixinha, mas foi uma das minhas primeiras leituras nesse estilo.

Niv 10/11/2020

Tem um tigre na sala
Raja é exatamente o que um tigre deve ser.
Em todos os momentos sua perspectiva é a de um tigre!
Era como se realmente tivesse um tigre perto de mim e contando me sua história.
Eu fui surpreendida completamente com essa história. A premissa era interessante, mas estava receosa de ler e me decepcionar com a mesmice na forma em que os animais são tratados ou no padrão de serem humanizados, mas me deparei com Narayan sendo muito sensível com essa questão e mostrando um ser que é muito além de selvagem e tão pouco é humano.
A escrita é estranhamente lenta (a narrativa em si), mas não deixa de ser leve e rápida.
Foi delicioso de ler, também diferente em estilo.
Apesar de o "Mestre" ser uma figura enigmática e constantemente adorada pelo tigre eu não gostei muito dele. Mesmo ele trazendo muitos dos ensinamentos do livro, quando descobrimos a história dele é impossível não empatizar com a esposa que foi deixada.
De qualquer modo, a história é fascinante e mostra como é importante estarmos de acordo com nós mesmos, e com a natureza. Com certeza uma leitura marcante que será muito recomendada por mim.

Fer Kaczynski 22/04/2017

Conheço outros autores indianos, e já fiz algumas resenhas de seus livros, Um tigre para Malgudi chegou de nossa parceria com a editora Guarda-Chuva.

Gosto bastante de livros filosóficos, ainda mais com animais, uma leitura interessante foi Fernão Capelo Gaivota, onde a gaivota Fernão, em meio as suas aventuras e sobrevoos nos conta sua vida, ambições e relacionamentos. Impossível ler este livro sobre o tigre Raja e não fazer comparações, animais pensantes não é tão fácil achar no mundo literário, ainda mais voltado para o público adulto.

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2017/03/resenha-um-tigre-para-malgudi-rknarayan.html