Teoria da Conspiração

Teoria da Conspiração Dan Abnett

Resenhas - Teoria da Conspiração

Douglas 16/05/2023

Teoria da Conspiração
A HQ é mais um daqueles tantos roteiros noventisas em busca de uma grande "revelação", a releitura que arrebatará os leitores, como ocorrido com Marvels, Terra X e Ruínas.
A arte pintada manualmente por Igor Kordey é um grande ponto alto, o que não se pode constar igualmente do roteiro de Dan Abnett que usa a desgastada trama de teoria governamental conspiratória para amarrar suas suposições. Uma trama bem sessão da tarde (na minha época os filmes blockbusters eram assistidos ritualmente na grade da maior emissora a tarde, sem streaming jovens) com pipoca - um tanto similar a Os Heróis Não Tem Idade de 84 - que começa lenta e assim se mantém até metade da edição onde o ambicioso jornalista Ewing trava sua incessante busca atrás da 'verdade' ocorrida com outro desaparecido jornalista que tinha o mesmo ímpeto de Ewing. Pouco a pouco nosso inconformado jornalista é arrastado para uma trama profundamente encoberta pelas organizações que regem o mundo e tudo começa a se conectar na presença de um importante personagem do alto escalão militar. Aqui, já na segunda parte da história, as conexões com o mundo Marvel começam a ser reveladas e é onde a aventura se revela divertida ao mostrar como o escritor reformula o desenvolvimento editorial desde seus primórdios.
A narrativa não é fluida. Como uma HQ típica dos anos 90, tudo é mostrado com certa pressa em busca das "melhores" partes da trama, como uma porção de recortes de jornais revelando a própria trajetória de Ewing em busca da verdade.
A edição em papel simples e lombada canoa não ajuda a valorizar o esmero técnico do ilustrador, que certamente em uma melhor edição, ajudaria a elevar o produto.
A grande verdade é que Teoria da Conspiração é uma HQ melhor do que se pode imaginar - sobretudo visualmente em relação ao que se publicava na época - para uma tarde chuvosa e nada muito além de ser lembrado com nostalgia por seu brilhantismo textual.