EFEITO ESPECIAL

EFEITO ESPECIAL CARLOS VEREZA

Resenhas - EFEITO ESPECIAL

Anna 07/01/2024

Estilhaçada
Não conhecia Carlos Vereza, não sabia que atuava, não sabia nem que era brasileiro. Então, tive a surpresa de receber uma mensagem de minha prima, num amontoado de pessoas, na Bienal do Livro, no Rio de Janeiro, dizendo que um ator famoso da globo estava lançando um livro, e estava apenas acompanhando de seu camera men. Fomos até lá, conversamos com ele, compramos e pedimos autógrafos.

Achei muito legal conhecer um famoso, um ator renomado. Voltei pra casa feliz da vida, com meu livro autografado e com a lembrança das risadas que demos quando fui soletrar meu nome (Tive que mostrar meu CPF... talvez por causa do barulho ou por causa do seu acidente).

Lendo esse livro, eu percebi que tive o prazer de conhecer uma pessoa famosa, "de nome" mas tão humana quando eu. Carlos Vereza traz uma simplicidade pra sua narração tão pesada e direta. Uma pessoa enorme que mesmo estilhaçada por tudo o que passou, descreve cada pedacinho com muita emoção. A solidão, o caos do país, sua ideologia política, sua família, seu conto, e seu processo de cura que brevemente descritos me tocaram o coração.
Me senti na Bienal do livro, sentada ao seu lado naquele stand, ouvindo e sentindo cada zumbido dos verbos de sua história.

"Talvez, por isso, nenhuma ideologia, filosofia ou mesmo religião substituirão em mim a enorme compaixão que sinto pela condição humana"
?Carlos Vereza. Efeito Especial, Estilhaços Biográficos.