Ivan

Ivan Myrna Grant

Resenhas - Ivan

Monica Carvalho 25/07/2023

A história de fé de Ivan, um jovem soldado russo é triste e ao mesmo tempo linda. Sem dúvidas ele é um exemplo de cristão e de exemplo de perseverança. ???

Selkie 09/06/2023

"Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida."
A história verídica de Ivan Moiseyev, um soldado russo que foi fiel até às últimas consequências.

A escrita é bem simples e o livro fácil de ler. É o relato da vida desse jovem antes e durante sua vida no Exército Vermelho. As dificuldades enfrentadas, os milagres e conversões que Deus realizou através da obediência de Ivan.

É um livro maravilho com uma grande lição. Dentre tudo de pior que pode ocorrer ao ser humano, nada é pior do que viver sem Deus.

Larissa 04/01/2023

Livro perfeito.
Um lindo testemunho, muito inspirador.
Ja li ele mais de três vezes e sempre me dá vontade de ler denovo.

Let_sim27 14/02/2022

Livro esplêndido, lutou até o fim por sua fé. Livro encorajador e que nós lembra de sempre seguirmos em frente em meio às tentações que o mundo oferece !

Brenda588 12/01/2021

Emocionante e impactante
"Ivan" é o tipo de história que se lê com uma mistura de vários sentimentos (entusiasmo, emoção, alegria, tristeza...) e se termina com apenas um impacto enorme que a obra proporciona àquele que a lê.

O soldado Ivan Moiseyev foi um exemplo do que significa ser um cristão genuíno. Ele era o jovem diferente em seu lar, em sua cidade e em seu pelotão, vivia em plena comunhão com seu Deus e transparecia isso em suas atitudes.
Por participar do Exército Vermelho, foi forçado a negar a sua crença na Bíblia e em Jesus, e se render aos credos ateístas controlados pelo Estado Russo que vigorava ali; porém, a sua luta contra os superiores do exército perdurou por muito tempo, acabando somente com sua morte.

Enquanto lutava em defesa de sua fé, enfrentando os mais difícieis tipos de tortura física e psicológica, Ivan Moiseyev não hesitou em anunciar o evangelho
que cria para todos que estavam com ele; e em momento algum, abdicou de suas orações a Deus, e estas por sua vez, foram as principais responsáveis pelo fortalecimento dele. Deus esteve presente em toda a trajetória de Ivan, e nunca o deixou desamparado, apesar de tudo o que lhe ocorreu.

Ao ler essa história, organizada e escrita por Myrna Grant, não serão poucas as vezes que você irá se maravilhar com a coragem e a determinação do jovem soldado pela causa de Cristo, e certamente haverão momentos em que você precisará de algo para secar gotículas de água de seus olhos. A obra tem o poder de lhe impactar como um seguidor de Jesus, levando você para viver como o Ivan viveu, e lhe despertando para aquilo que realmente importa nessa terra: caminhar olhando para a eternidade e trazendo outros consigo.

Ivan Moiseyev lutou até o fim de sua vida por se recusar a negar que há um Deus, e que este ama pecadores e concede salvação e vida eterna para aqueles que crêem nEle. Muitos que conviveram com aquele jovem cristão reconheceram a existência do Senhor, e passaram a viver uma nova vida, liberta de pecados e herdando uma eternidade ao lado de Deus.
O Deus que Ivan anunciava e lutava para crer, continua sendo o mesmo. Ele é um Deus de graça e de misericórdia, Ele é capaz de amar pecadores como eu e você. Saiba que ainda há tempo de se arrepender e trilhar os caminhos que levam à verdadeira vida, esta será concedida no dia da vinda de Jesus aos que creram nEle. Portanto, não perca tempo, arrependa-se de seus pecados e volte-se para Deus, pois só nEle há salvação!

Vitória 03/12/2020

Emocionante!
São livros como esses que nos mostram o que é realmente viver e morrer para Cristo.

Isabela 20/11/2020

História inacreditável
É uma história inacreditável de como Deus usa as pessoas para mudar o seu entorno e causar impactos positivos. Cheia de fatos inusitados e surpreendentes, Ivan passa por muitas coisas no exército, mas sua missão estava para um mumdo além e uma pátria além da que ele servia como soldado.

Rosy 09/01/2019

IVAN
Cristão verdadeiro!

Bia 18/01/2016

Ivan
Este livro é, principalmente, um grande testemunho de fé. Embora seja a história de apenas um soldado, ele representa muitos outros cristãos que desde o início do cristianismo, até os dias de hoje, sofrem perseguições por causa de sua crença. Aqui no Ocidente, em geral, temos mais liberdade de expressão, apesar dos preconceitos generalizados, porém, no Oriente o assunto é muito mais sério.

Ivan Moiseyev (apelidado de Vanya) era cristão e, aos 18 anos, foi servir ao Exército Vermelho da União Soviética. Logo no início de seu treinamento, seus colegas e superiores repararam que ele era diferente: orava, falava de Cristo e da Palavra de Deus quando lhe perguntavam. Mas para o Estado soviético, Deus era um mito e a religião uma espécie de doença que devia ser erradicada. Portanto, apesar do comportamento exemplar de Ivan, pois ele também amava seu país, ele passou a ser interrogado e intimado a abandonar a sua fé. O que nenhum de seus colegas esperava era que ele não renunciaria a seu Deus, e que por isso sofreria torturas absurdas, como ser submetido à temperaturas inferiores a zero graus e pressões altíssimas, passar fome, ser testado à exaustão. Apesar de toda a dor, e de saber que estava renunciando à sua própria vida, a sua alma se fortalecia cada vez mais no Amor de Deus, sua alegria nunca se esvaía, e Ele viu a sua fé e realizou milagres (enviou um anjo para protegê-lo e para mostrar-lhe uma parte do esplendor da vida eterna, aqueceu seu corpo nas câmaras de gelo, etc.), que mantiveram Ivan vivo para ser exemplo a seus colegas - muitos dos quais se converteram ao cristianismo - e amigos e familiares a quem ele enviava cartas em que dava os testemunhos do que vivera, dos milagres que Deus operara e das maravilhas que Ele lhe mostrara.

— Tenho prazer, como cidadão soviético, de servir à causa do socialismo da melhor maneira que puder. Mas sou cidadão de outro reino também – do Reino de Deus. Este reino nunca poderá representar uma ameaça à segurança do Estado soviético porque ele se situa no coração de cada crente, e a lei deste reino é a lei do amor. Não posso renunciar à minha cidadania neste reino, nem à minha lealdade ao Rei, que é Deus. Ele está estabelecendo seu reino em toda a parte, até mesmo na União Soviética. É um reino de perdão e amor.
(Pág. 39)

Ao mesmo tempo, os seus superiores continuaram incrédulos, mesmo diante da cura total de Ivan depois de um acidente que lhe teria tomando um braço e parte do pulmão, se Ele não tivesse orado fervorosamente para que Deus lhe curasse. Era tão grande a obsessão do Estado em mudar a mente de Ivan que suas torturas ficaram cada vez piores, até que o rapaz acabou por morrer, fato que ele já relatara à sua família que estava próximo de acontecer. O Exército alegou uma morte por afogamento acidental, mas as marcas no corpo de Ivan levantou suspeitas na família, que espalhou a sua história na região, até que ela chegou a correr o mundo todo.

Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro.

(Filipenses 1:21)

O final do livro traz algumas cartas que Ivan enviou à sua família. Apesar de tudo pelo que estava passando, ele os encorajava com seus testemunhos. E é exatamente esse encorajamento que a leitura de Ivan nos traz: de nos entregarmos ainda mais a Cristo, de confiar sempre nEle, pois seus planos são perfeitos e Ele nunca nos abandona, de falar de seu Amor aonde quer que formos, de pensarmos e orarmos por aqueles que vivem como Ivan, sustentados apenas pela fé que vence o medo, proibidos de carregar uma Bíblia sequer. Que sejamos gratos e que vivamos com alegria. Recomendo a qualquer pessoa, cristã ou não. Como o livro é pequeno, dá pra ler bem rápido, li praticamente em um dia, mas aproveitando cada capítulo. O que também é bem interessante é que no início de cada capítulo há um ditado ou frase comum na Rússia, que se relaciona com a respectiva parte da narrativa. Particularmente, guardei a história de Ivan no meu coração e na minha estante com muito carinho.

site: www.minhasleituras.com