Mar Sem Fim

Mar Sem Fim Amyr Klink

Resenhas - Mar Sem Fim

Renato 06/08/2010

O melhor trecho do livro
"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”.

Amir Klink
Matheus Caixeta 05/12/2011minha estante
Foi esse trecho que me fez pesquisar sobre o livro. Tava na minha apostila da escola (foi questão de vestibular)...

Rubens Chaves 17/09/2021

A Terra não é plana!! Rsrs
Embora a intenção de Amyr fosse apenas realizar um sonho de um velejador de grandes jornadas, a circum-navegação do continente Antártico confirma o que Aristóteles já pensava em 350 a.C: a Terra é um globo e o mar sem fim.

Partindo da ilha Geórgia do sul e navegando sempre para leste, em latitude constante de aproximadamente 60ºS, ele chegou novamente pelo oeste da mesma ilha quase 3 meses depois. A maneira mais curta de dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro, porém uma das mais perigosas.

Amyr enfrentou a fúria do ?Southern Ocean? mas também sentiu a felicidade nas pequenas coisas que são raras onde estava.
A maior conquista, no entanto, o aguardava em casa.

?Um homem precisa viajar para lugares que não conhece, para quebrar essa arrogância que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser apenas alunos e simplesmente ir e ver.?

O livro ainda conta com fotos, ilustrações e mapas além do diário de terra escrito por Marina. (A esposa de Amyr)

Para quem não entende nada de termos marítimos, e não quer perder nenhum detalhe, vai atrasar um pouco a leitura para pesquisar os termos náuticos. O mundo dos mares e das expedições náuticas é tão encantador que vale muito a pena.

Romilda.Rodr 28/04/2021

Prazer interior de ter feito o que fiz e vi.
De início fez falta uma introdução ou prólogo com mais informações da obra.
O livro conta a viagem que o brasileiro Amir fez de barco. Segundo ele, pode resumir a viagem num simples círculo de papel. Durante toda a leitura é possível visualizar, conforme avança, sua posição no círculo; sentir frio nas paisagens geladas, acompanhar a descrição que ele faz de animais marinhos das regiões que percorre; acompanhar suas refeições, rir com ele de algumas lembranças e estórias, sentir saudade de casa, da família, ficar desolado pela ausência de companhia no Natal e ano Novo. Rir dos xingamentos e expressões, sentir seus medos quando algo inusitado acontece, por exemplo o caso do motor que ligou sozinho ou quando falhou, desvio inexplicável de uma grande geleira, quando o Parati capotou, entre outros.
Completados os 360° fechados na Geórgia, é hora de voltar para o Brasil, não sem mais alguns empecilhos como o quase desaparecimento da âncora, que o deixou muito irado. Em 141 dias de ausência, o Parati fez a sua volta e retornou a Jurumirim. "Nem grego nem romano. O mar sem fim é brasileiro."

FÃBIO 19/04/2024

Extraordinário. Navegue com Amyr e descubra a infinita magnitude da solidão, circunavegando a Antártida.

Moya2 04/12/2023

Mais uma aventura do Sr. Klink
Uma volta ao mundo em pouco mais de 80 dias por um caminho não convencional, gelado, inóspito, e morada final dos mais diversos barcos e navios.
O Sr. Klink deixa às claras todo seu repertório náutico desde a árdua tarefa de materializar seu sonho em forma de barco, as minúcias de peças específicas, a gestão da carga, peças sobressalentes, além de, claro, seu vasto conhecimento náutico, astronômico e sua agilidade de pensamento até nos percalços mais improváveis.

Alex.. 23/08/2009

Leitura muito curiosa... vale ler e refletir. Amyr Klink vai navegando pelo círculo polar antártico e descrevendo momentos e sensações que devem ser saboreados com atenção e respeito. Tem passagens que merecem serem revisitadas de tempos em tempos. O problema de emprestá-lo é que você nunca sabe onde vai parar o livro... o meu exemplar emprestei a uma amiga, e soube que foi parar na Espanha, sendo emprestado de amigo a amigo... É por isso que gosto de livros, e deste em especial.

Lisania.Faria 01/06/2010

Dois trechos deste livro me chamaram a atenção:

O primeiro sobre a "ilha morta", a baleia que morreu de morte natural.

O segundo foi um parágrafo que eu até copiei na página do meu orkut, sobre o quanto somos arrogantes sem viajar, o quanto julgamos dos lugares apenas pelo que vemos na TV.

Um livro com doses de poesia, o cara pode ser um navegador, mas tem veia literária, isso tem!

Davi A. 17/11/2022

Bela introdução ao mundo de Klink
Almir Klink escreve bem e de maneira descontraída. O livro, embora tenha partes interessantes e descrições impactantes em alto mar, entrega uma leitura honesta e sem sobressaltos.

Gostei!

Nicoly 11/10/2022

Só li por que é pra escola
Um livro bom mas muito entediante...Confesso que não entendi algumas coisas por conta da falta de explicação e o final onde é a esposa do Amyr que conta como foi esse ano e alguns messes sem ele na terra firme foi mais interessante do que o livro todo.
O livro conta a história de Amyr que decidiu deixar para trás sua esposa e suas 2 recém nascidas filhas para concluir seu sonho que é de dar uma volta 360 graus em volta da terra em alto mar, e assim ele fez e ao longo do livro vai contando os perrengues que ele passa durante a viagem

Carô Sarli 25/04/2023

Obrigada, Amyr!
Abri o livro numa sexta-feira pós eclipse solar, do qual decidi tirar como insight a máxima "tirar as coisas do papel e fazer o que tem que ser feito".
Amyr Klink, com um jeito seco, claro e sem rodeios escancarou a ideia de que, quando se tem uma vontade grande de realizar algo, tem que ir e fazer. No caso dele foi uma viagem dando a volta ao mundo num frio desgramento, arriscando a vida, descobrindo o poder da natureza e de lugares inóspitos para ter a certeza de que voltar pra casa é o grande prazer.
Uma leitura instigante, proveitosa e, para mim, coincidentemente inspiradora.

Raquel Lima 03/02/2009

Chatissímo!... não consegui...
Sofre de insônia?...Taí o remédio!

Tama 19/08/2020

Leitura simples e agradável.
Narrativa acessível de uma circunavegação contemporânea nas latitudes sub-polares austrais.
Descreve uma região que a maioria das pessoas sequer imagina existir no mundo.

Kthinha 14/07/2011

Autografo pelo autor :D

Amanda1229 04/12/2013

O efeito colateral desse livro: Vontade absurda de pegar um barco e sair navegando pelo mundo.

Luisa.Alvim 20/09/2021

A escrita me cativa
Não é nem de long o melhor do Amyr, mas como sabe detalhar seus dias esse viajante! Seus pensamentos, as peripécias e o marasmo tudo junto e explicitado. Gosto muito de lê-lo, sem dúvida entre os melhores escritores de aventura da literatura brasileira.