Farsa da Boa Preguiça

Resenhas - Farsa da Boa Preguiça

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Anny Campos 20/03/2024

Digno do autor
Para quem gostou de Auto da Compadecida. Esse é um complemento perfeito das histórias.
São 3 relatos de histórias seguidas contando sobre a preguiça de Deus que dá benefícios, e a preguiça do Diabo, que dá avareza e prejuízos.
Muito bom as histórias e as narrativas sobre a cultura brasileira do Nordeste, são maravilhosas.

Lua 14/03/2024

Comecei ontem e terminei hoje
Aproveitando para ler as obras que não li de um dos maiores nomes do teatro. Ariano Suassuna sempre perspicaz. Histórias criativas, cheias de suas raízes, a critica sagaz. Quem ler, não vai se arrepender. Recomendo!

liceâ 09/03/2024

No início não tava entendendo nada, no final, tava igual ao início.
acho que eu me perdi pq confundi alguns personagens, como joaquim simão e simão pedro... tenho q fazer um trabalho sobre um personagem de minha escolha desse livro, mas não faço a menor ideia do que fazer agora kkkkk

Thalia58 22/12/2023

A farsa da boa preguiça - Ariano Suassuna

Os pontos altos do livro para mim foram primeiro, o prefácio que o autor explica sobre os motivos pelos quais ele escreveu a peça, suas intenções e o que ele estava criticando. Sou apaixonada por esses prefácios em suas peças. Em segundo, a forma como a peça nos é apresentada, através de três personagens que são também os juízes da história: Manuel, o carpinteiro, Simão Pedro e o Miguel. Só percebi quem eram esses personagens depois de já ter lido uma parte do primeiro ato.

E uma das histórias que ele conta nesse prefácio ilustra bem seu ponto de vista em relação a isso. Uma senhora o contou que ficou presa na boleia do carro por causa de uma forte chuva, e ofereceu uma boa nota para um homem negro esfarrapado que estava abrigado da chuva a frente. E ela estava com raiva porque o homem se recusou a tirar o carro da chuva, mesmo aumentando o valor. E ela ainda comenta que era como se o homem tivesse o mesmo direito que ela de não se molhar, e era por isso que o Brasil não vai pra frente.

Essa história é de tirar o fôlego de tanta indignação e é como muitas pessoas abastadas ou falsas abastadas pensam. Que uma pessoa mais pobre tem a obrigação de obedecer ou fazer qualquer coisa, ainda mais quando envolve dinheiro. E atribuem esse tipo de comportamento a preguiça.

Quem trabalha praticamente como escravo, vai valorizar sim cada momento que tem de lazer para não ter que fazer nada, enquanto que pessoas ricas têm direito a esse ócio porque explora muitas outras pessoas pra fazer suas tarefas e ainda julgam quando estas tiram um tempo para descansar.

Amanda.Contiero 29/09/2023

Ariano, nosso tesouro nacional!
Em mais uma obra fico completamente fascinada pela imensidão que é ler uma obra de Ariano! Sinônimo de conhecer mais de nosso povo! Nossas contradições. Nossas potências! Nossas vulnerabilidades? Em um texto dotado de arte! Arte que se renova a cada personagem, cantiga, ironia, entrelinha, nos fazendo pensar , nos fazendo perpetuamente (re)aprender. Gratidão Ariano!

Nathália 20/08/2023

Farsa da Boa Preguiça
É uma leitura bem leve, tem vários versos e cada uma dos personagens são interessantes e compõe muito bem o enredo.

#Anafox 20/08/2023

Bibliosmia - Jul 23
Pra falar a verdade gostei mais do prefácio que da obra ???? tô remoendo a história ainda, não sei...

JAQUELINE.ARGOLO 29/06/2023

Em defesa do ócio criador
Uma peça escrita em versos e numa perpectiva religiosa, narrando a história de Joaquim Simão, um poeta popular que vive no ócio (criador) em contraposição a Aderaldo, rico, avarento e explorador. Foi uma das peças que mais gostei (até o momento).

"Há um ócio criador,
há outro ócio danado,
há uma preguiça com asas,
outra com chifres e rabo!
(...)
Há uma preguiça de Deus,
e outra preguiça do Diabo!"

Camila2023 25/06/2023

Suassuna sempre é incrível
Ariano Suassuna é um dos maiores escritores que temos no Brasil.
Em Auto da boa preguiça, lido em um momento de boa preguiça (meu início de férias), pude ter um pouco mais de contato com a literatura de Suassuna, assim como de causos populares que ficaram registrados em sua obra.
Sinto que preciso ler mais do autor.

greek tragedy. 08/06/2023

Eu sempre tive uma expectativa muito grande sobre o Ariano Suassuna, e gostei muito desta obra. pra mim, o ponto alto do livro foi o primeiro ato. super envolvente e criativo, com um dialeto bem característico, neste ato ele nos faz entender muito bem do que ele estava falando na introdução do livro. o segundo ato é bom e o terceiro é um meio termo, pra mim o terceiro ato foi o mais arrastado e desconexo do livro em si, mas ainda assim valeu a pena ler.
tenho mais expectativa sobre outros livros dele e os lerei em breve, com certeza, mas achei esse um bom começo.

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Fofinho
Bem engraçado super indico é um livro rápido e fofinho de ler , gostei muito super recomendo ah todas as pessoas

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Mesquita 29/05/2023

A moralidade não fica clara na peça e é melhor explicada na introdução que no texto. Me incomodou a propaganda da submissão feminina como significado de boa esposa. As 3⭐ são porque gargalhei lendo e por causa das ilustrações.

Thamiris.Treigher 24/05/2023

Suassuna maravilhoso
Ariano Suassuna tem um forma única de contar histórias, de brincar com palavras e rimas. Sua escrita é repleta de expressões nordestinas, humor de qualidade e originalidade.

"Farsa da Boa Preguiça" é uma peça teatral escrita em 1960, dividida em três atos e que faz parte da trindade das peças mais representativas da dramaturgia de Suassuna (juntamente com "O Auto da Compadecida" e "A Pena e a Lei").

A peça conta a vida do poeta popular Joaquim Simão, um escritor de folhetos de cordel e cantador de viola que, no entanto, possui duas marcas: é mulherengo e preguiçoso. Sua mulher, Nevinha, tenta de todo modo fazer o marido trabalhar, pois eles são pobres e precisam alimentar os filhos...mas são tentativas em vão. Apesar de tudo, ela não consegue largar o marido, por quem é perdidamente apaixonada.

Do lado "rico" da história, temos o casal Aderaldo e Clarabela. Aderaldo é apaixonado por dinheiro e negócios, muito egoísta e insensível com os necessitados. Ele está interessado em Nevinha, que não lhe corresponde. Clarabela é uma falsa intelectual, que está interessada em Simão e dedicada a seduzir-lhe. Ele fica balançado, não sabe se resiste ou não às investidas da mulher. Ou seja, "tretas" à vista!

Surgem então diversas situações, reviravoltas e confusões, que são narradas de forma única por Suassuna por meio da comédia, da ironia e de algumas críticas subjetivas. Ariano Suassuna é genial, é muito gostoso e engraçado ler tudo que ele escreve. É impressionante a forma como ele consegue brincar com as palavras, expressões e regionalismo.

Suassuna é sempre a garantia de uma leitura deliciosa e de qualidade! E para quem, assim como eu, é nordestina (o), tem uma sabor ainda mais especial!

juzitos 20/05/2023

Vida velha desmantelada
Não gosto de texto dramático, foi leitura obrigatória da escola e só gostei da leitura da metade do segundo ato pro fim... mas é suassuna, uma hora ou outra eu teria de encarar farsa da boa preguiça.

1 | 2 | 3 | 4 | 5