Farsa da boa preguiça

Resenhas - Farsa da Boa Preguiça

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Thalyta Guedes 09/05/2023

Meu primeiro contato com a escrita de Ariano Suassuna
Essa foi minha primeira vez lendo Ariano Suassuna e gostei muito, a escrita dele é super fluida e achei a peça divertida demais.

Tem muitas críticas sociais na narrativa e mostra a dualidade entre o ócio criativo e o ócio "ruim", mas não consegui ver criação nenhuma no ócio de Joaquim Simão, pra falar a verdade. Foi um personagem que, para mim, não representou o que Suassuna queria realmente.

Mesmo assim, foi ótimo acompanhar essa história nordestina com tantas nuances do nosso povo e famílias bem típicas brasileiras.

Malu 20/04/2023

Farsa da Boa Preguiça
Mais uma obra de arte de Ariano Suassuna. Leitura fácil e rápida, com todo o imaginário desse monstro da literatura...
Em formato de peça teatral, Ariano apresenta os dois lados da preguiça... o ócio criativo e a preguiça da avareza, da má vontade..
Permeada de elementos espirituais, a obra é fantástica.. recomendo para todos..
Suassuna é meu cristalzinho...

Lari 27/02/2023

Leve e divertido
Gosto de ler diferentes estilos para me desafiar mais na leitura. Achei que seria um livro mais difícil, mas na verdade a leitura foi bem leve e fluida. Gostei dos personagens, e achei a história divertida.

Não me cativou tanto quanto outros estilos, no final acabei enrolando para terminar, mas valeu pela experiência.

Aline B. 24/02/2023

Nem o lençol ele vai buscar
Estava empolgada com essa leitura e até a aproveitei bastante. Minha decepção está com o personagem Joaquim Simão. A meu ver, ele não representa o ócio criativo. Achei a preguiça dele mais perigosa do que deveria ser.

Renally Couto 17/02/2023

Genial
Ariano nunca decepciona! É mais um presente, cheio de lições e significados. Como brasileira e paraibana que sou, digo com toda certeza que é mais uma leitura indispensável!

Côrtes 02/02/2023

Preguiça do poeta
Segundo contato que tenho com Suassuna e posso dizer que gostei. O livro é escritos em versos, como sempre através de personagens do dia a dia nordestino, o autor trabalha encima do ócio do poeta e o ócio do diabo ou do cão. Ótimo livro, escrita fluida e hilária. Aconselho a todos que querem conhecer mais a obra desse nosso maravilhoso autor brasileiro. Não vejo a hora de ler outros!

renatocaldas 23/01/2023

Cativante, envolvente e divertido. Como Ariano Suassuna.
Meu primeiro contato com Ariano Suassuna foi o livro "O Auto da Compadecida", que li na escola. Lá pelos idos de 1997...1998... Depois, veio o filme e a obra se popularizou entre os não leitores deste fantástico brasileiro pernambucano. As características das obras de Suassuna estão todas aqui: personagens carismáticos, humor baseado em repetição, em musicalidade, em popularização de bordões. Personagens religiosos desmistificados de sua inalcançável santidade, forças do bem sempre paternais e misericordiosas, forças do mal simplórias em sua maldade, de pura crueldade e sem objetivos maiores a não ser a alma dos pobres humanos. Estes, joguetes em suas mãos, das quais as forças do bem lutam para tirar. O sertão nordestino, o senhor rico, sua mulher adúltera fogosa, o homem pobre, sua mulher simples e sempre a seu apoio e dispor, farsas e mentiras para alcançar uma riqueza financeira irrisória, ou mesmo um pedaço de pão necessário para matar a fome profunda. Todos os ingredientes da obra Suassuniana estão aqui. Você vai adorar. Li com muita velocidade. Uma delícia.

Jovania 19/01/2023

Nordestino perfeito!
Ariano sempre me surpreendeu. Tanto em suas obras como em suas palestras, o cara era um gênio. E nesse livro não foi diferente, tive o prazer de ler parte dele na escola e terminar o resto sozinha, mas a experiência foi incrível! A construção de cada personagem, as gírias, o modo de falar e agir... bem do nosso jeitinho. É incrível!
E como diz o próprio: não troco meu oxente pelo ok de ninguém!

Rafael_Santiago 14/01/2023

Uma sátira com bastante crítica social e cultural
O livro é uma sátira que faz uma provocação sobre o ócio, nos levando - a partir dos acontecimentos cômicos e reviravoltas na vida de seus personagens - refletir até onde esse ócio é bom e até onde ele é mau. É uma crítica assumida contra à burguesia, pseudo-intelectuais, exploração da classe operária para enriquecimento e promoção da preguiça apenas de seus patrões, fetichismo por tudo que é gringo, parafraseando o autor, a estranha avidez de alguns brasileiros em instituir um falso ?esperanto cultural?, onde tudo que é de fora é e se faz melhor, enfim, aquele servilismo a tudo o que é estrangeiro.

A escrita é em versos, mas de longe é intrincada ou enfadonha. Caso você já tenha experiência com poesia, o estilo, apresentação e formato lembram bastante autocomédias de poetas clássicos, como Camões, por exemplo, porém adaptado ao rico cosmo cultural do autor: o sertanejo, o nordestino e a diversidade e adversidade do brasileiro.

Jaque.Vitor 13/01/2023

Muito leve e divertido
Amei esse livro do começo ao fim. É uma leitura de uma peça de teatro super leve, divertida, engraçada e envolvente. Mesmo se eu não soubesse quem eu escreveu esse livro eu já iria associar a esse autor que escreve de uma forma única os temas e os personagens já são uma assinatura desse autor. Sem reclamações desse livro é muito rápido de ler e muito gostoso.

Sara277 12/01/2023

Os tipos de preguiça
Achei perspicaz a ideia do Suassuna em mostrar as formas de vida que seguem até hoje. A moralização do ócio cada vez mais forte nos dias de hoje mostrando a necessidade do descanso e de uma vida digna e claro a crítica a avareza da burguesia

_5illgabriel_ 06/01/2023

Um verdadeiro mestre dos autos e farsas
Ariano Suassuna domina muito esses fios literários, a prova disso é O Auto da Compadecida ser tão aclamado. A Farsa Da Boa Preguiça não é diferente, a sua ótima construção em formato de cordel deixa a leitura mais interessante e dá aquele gostinho maravilhoso da cultura nordestina. Recomendo muito!

Adrian.Daniel 05/01/2023

Vida de poeta
O livro conta a história de Simão, poeta e retrata a vida no sertão nordestino, de forma cômica e em 3 atos, fala sobre a preguiça, a forma de convivencia do pessoal, é uma boa leitura

Lu Salles 27/12/2022

O que falar da obras de Ariano Suassuma? Simplesmente perfeitas e autênticas. Baseado na linguagem de cordel, seus romances nos envolve com história divertidas e reflexivas.

Vittorio.Freitas 14/12/2022

Bom eu gostei muito desse livro, é uma peça teatral com poucos personagens, não me fez chorar mas me fez sorrir muito ao decorrer da história, fiquei triste com o personagem principal admito (em algumas partes), mas indo pra parte crítica é magnífico. Na obra dele em nem um momento se colocou a favor a alguma forma de governo como ele mesmo diz na introdução, mas ele tem noção da realidade dele e dos seus companheiros, e não gosta de se submeter a trabalhos draticos que pagam mal e colocam sua e de individuos em riscos ou seja não gosta trabalho "sujo" vamos dizer assim, é mais uma critica ao capitalismo na minha visão de leitor, e as pessoas que se submetem a ele, mas ele tem noção que os brasileiros que se submetem não é por querem ou gostam, é só duas opções: morre de fome ou trabalha. Mas ele faz uma critica as pessoas que pegam os empresários e usam como exemplo de vida ou meta, sabendo que esses empresários faz a classe trabalhadora (a classe que essa pessoa participa) passar por um trabalho repugnante por pouco, então o exemplo é 'se você passar por essa situação por que vai querer que outra pessoa esteja na mesma situação que você um dia esteve" at ganância do homem é tão imensa que não liga para o próximo mas quanto ele vai ter no bolso pra adquirir riquezas. Por isso achei incrível, retratou tudo o que eu penso em um livro de 300 páginas. É incrível, magnífico, divino, extraordinário e incomparável.

1 | 2 | 3 | 4 | 5