Farsa da Boa Preguiça

Resenhas - Farsa da Boa Preguiça

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Adrian.Daniel 05/01/2023

Vida de poeta
O livro conta a história de Simão, poeta e retrata a vida no sertão nordestino, de forma cômica e em 3 atos, fala sobre a preguiça, a forma de convivencia do pessoal, é uma boa leitura

Thamiris.Treigher 24/05/2023

Suassuna maravilhoso
Ariano Suassuna tem um forma única de contar histórias, de brincar com palavras e rimas. Sua escrita é repleta de expressões nordestinas, humor de qualidade e originalidade.

"Farsa da Boa Preguiça" é uma peça teatral escrita em 1960, dividida em três atos e que faz parte da trindade das peças mais representativas da dramaturgia de Suassuna (juntamente com "O Auto da Compadecida" e "A Pena e a Lei").

A peça conta a vida do poeta popular Joaquim Simão, um escritor de folhetos de cordel e cantador de viola que, no entanto, possui duas marcas: é mulherengo e preguiçoso. Sua mulher, Nevinha, tenta de todo modo fazer o marido trabalhar, pois eles são pobres e precisam alimentar os filhos...mas são tentativas em vão. Apesar de tudo, ela não consegue largar o marido, por quem é perdidamente apaixonada.

Do lado "rico" da história, temos o casal Aderaldo e Clarabela. Aderaldo é apaixonado por dinheiro e negócios, muito egoísta e insensível com os necessitados. Ele está interessado em Nevinha, que não lhe corresponde. Clarabela é uma falsa intelectual, que está interessada em Simão e dedicada a seduzir-lhe. Ele fica balançado, não sabe se resiste ou não às investidas da mulher. Ou seja, "tretas" à vista!

Surgem então diversas situações, reviravoltas e confusões, que são narradas de forma única por Suassuna por meio da comédia, da ironia e de algumas críticas subjetivas. Ariano Suassuna é genial, é muito gostoso e engraçado ler tudo que ele escreve. É impressionante a forma como ele consegue brincar com as palavras, expressões e regionalismo.

Suassuna é sempre a garantia de uma leitura deliciosa e de qualidade! E para quem, assim como eu, é nordestina (o), tem uma sabor ainda mais especial!

greek tragedy. 08/06/2023

Eu sempre tive uma expectativa muito grande sobre o Ariano Suassuna, e gostei muito desta obra. pra mim, o ponto alto do livro foi o primeiro ato. super envolvente e criativo, com um dialeto bem característico, neste ato ele nos faz entender muito bem do que ele estava falando na introdução do livro. o segundo ato é bom e o terceiro é um meio termo, pra mim o terceiro ato foi o mais arrastado e desconexo do livro em si, mas ainda assim valeu a pena ler.
tenho mais expectativa sobre outros livros dele e os lerei em breve, com certeza, mas achei esse um bom começo.

Wilza.Alves 27/08/2021

Suassuna tem um jeito único de escrever, ao mesmo tempo que ele nos diverte, nos faz refletir sobre várias questões. Embora essa não seja a que mais gostei até agora, é sempre um prazer ler as peças de Ariano.

Nathália 20/08/2023

Farsa da Boa Preguiça
É uma leitura bem leve, tem vários versos e cada uma dos personagens são interessantes e compõe muito bem o enredo.

Nina Thais 08/09/2020

Maravilhoso
Ariano deveria ser mais valorizado, deveríamos estudar mais suas obras! Essa, em especial, trás a história do poeta Joaquim Simão a quem chamam preguiçoso, mas que se fosse rico diriam que o que ele vive é o ócio criativo! Trás também Dona Clarabela que se acha melhor que todo mundo com seu pseudointelectualismo! Tem ainda Aderaldo Catação que se diz ateu mas serve ao deus do dinheiro, se acha superior a tudo por ser "trabalhador" (e bota aspas nesse trabalhador, viu?)... Essa história não é só uma comédia pra relaxar, trás muito sobre nosso povo, nossa sociedade. Eita seu Suassuna, o senhor era mermo um gênio!
Manô 31/10/2020minha estante
Ainda eh. Ele esta vivo

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Fofinho
Bem engraçado super indico é um livro rápido e fofinho de ler , gostei muito super recomendo ah todas as pessoas

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Paula.Juca 10/07/2021

Engraçado e crítico
Farça da boa preguiça é uma sátira de muito bom humor que explora de forma magistral a crença do povo sertanejo e mostra que há beleza na preguiça criadora enquanto nem sempre há beleza no trabalho desonesto. Ariano Suassuna é um mostro da nossa literatura

ellie 11/08/2022

muito bonitinho, é meio impossível não ler na entonação dos personagens do Auto da Compadecida pq a escrita e os personagens são muito semelhantes a alguns do auto. muito fofo :)

#Anafox 20/08/2023

Bibliosmia - Jul 23
Pra falar a verdade gostei mais do prefácio que da obra ???? tô remoendo a história ainda, não sei...

Jovania 19/01/2023

Nordestino perfeito!
Ariano sempre me surpreendeu. Tanto em suas obras como em suas palestras, o cara era um gênio. E nesse livro não foi diferente, tive o prazer de ler parte dele na escola e terminar o resto sozinha, mas a experiência foi incrível! A construção de cada personagem, as gírias, o modo de falar e agir... bem do nosso jeitinho. É incrível!
E como diz o próprio: não troco meu oxente pelo ok de ninguém!

Ed Carvalho 19/10/2021

Sábia simplicidade
Este é o terceiro Suassuna que eu leio e é sempre muito agradável conhecer sobre a sabedoria popular do povo nordestino e suas tradições.

Viane 31/10/2021

Uma harmonia cômica do literal com o metafísico
Eu amei esse livro? Sim. Gostaria de ver a peça? Óbvio!

Coloquei um título bonito só pra fazer referência à Clarabela e seu falso intelecto. Se ela lesse esse livro, aposto que escreveria um texto dizendo muito e ao mesmo tempo, não dizendo nada.
Acho incrível como Ariano Suassuna conseguiu criar personagens tão únicos e cômicos em uma história cheia de altos e baixos. Posso dizer que passei a leitura inteira sorrindo igual uma tola.

Nunca fui no teatro na minha vida inteira, e me sinto triste por não ter tido a oportunidade de assistir esse romance da platéia, mas eu pude muito bem imaginá-lo. Ri em muitas partes principalmente por conta das expressões familiares utilizadas pelos personagens e acontecimentos dignas de um gênio a escrevê-las. Como eu estava com saudade de me sentir assim!

Pois bem, pretendo ler mais livros desse mesmo autor, pois curiosamente nunca li nada igual.

Thalia58 22/12/2023

A farsa da boa preguiça - Ariano Suassuna

Os pontos altos do livro para mim foram primeiro, o prefácio que o autor explica sobre os motivos pelos quais ele escreveu a peça, suas intenções e o que ele estava criticando. Sou apaixonada por esses prefácios em suas peças. Em segundo, a forma como a peça nos é apresentada, através de três personagens que são também os juízes da história: Manuel, o carpinteiro, Simão Pedro e o Miguel. Só percebi quem eram esses personagens depois de já ter lido uma parte do primeiro ato.

E uma das histórias que ele conta nesse prefácio ilustra bem seu ponto de vista em relação a isso. Uma senhora o contou que ficou presa na boleia do carro por causa de uma forte chuva, e ofereceu uma boa nota para um homem negro esfarrapado que estava abrigado da chuva a frente. E ela estava com raiva porque o homem se recusou a tirar o carro da chuva, mesmo aumentando o valor. E ela ainda comenta que era como se o homem tivesse o mesmo direito que ela de não se molhar, e era por isso que o Brasil não vai pra frente.

Essa história é de tirar o fôlego de tanta indignação e é como muitas pessoas abastadas ou falsas abastadas pensam. Que uma pessoa mais pobre tem a obrigação de obedecer ou fazer qualquer coisa, ainda mais quando envolve dinheiro. E atribuem esse tipo de comportamento a preguiça.

Quem trabalha praticamente como escravo, vai valorizar sim cada momento que tem de lazer para não ter que fazer nada, enquanto que pessoas ricas têm direito a esse ócio porque explora muitas outras pessoas pra fazer suas tarefas e ainda julgam quando estas tiram um tempo para descansar.

Marcelo.Alencar 27/01/2021

Realismo Nordestino mágico
Ariano consegue nos revelar características da sociedade humana forma simples e divertida nessa peça de teatro, de leitura leve e inteligente.
Não é fácil representar problemas clássicos da humanidade de forma tão popular e acessível.
É um professor! ????
Vale demais a leitura: é rapidinho!

1 | 2 | 3 | 4 | 5