Liberdade Ainda Que Tardia

Liberdade Ainda Que Tardia Álvaro Cardoso Gomes

Resenhas - Liberdade Ainda Que Tardia

Bruna Moraes 31/08/2014

liberdade mesmo que demore
Durante os tempos que Brasil foi colonia de Portugal, a liberdade era um sonho distante, já que viviam sobre um rígido governo. Um grupo de revolucionários cansados dos mandos e desmandos do governador, decidem se reunirem quase toda semana para debaterem sobre o futuro de Vila Rica, e é nesse momento que Gonzaga, um dos integrantes do grupo, decide criar as Cartas Chilenas, poemas criticavam o governador usando pseudônimos. É através dele que o povo passa a ter um olhar mais crítico. A vida de Gonzaga anda muito bem, está prestes a casar com a jovem Doroteia, a qual tanto ama... Nada parecia dar errado.
Um novo governador é eleito, mas as coisas só pioram, ele acaba de instituir a derrama, um imposto a ser pago por todo povo referente ao preço do ouro, isso foi um dos motivos que gerou a Inconfidência Mineira, um plano que parecia dar certo até um traidor decidir revelar o plano para o governo em troca de ter suas dividas pagas.
Essa acusação levou a prisão de muitos dos participantes do projeto, inclusive Gonzaga, que teve de se afastar de sua amada sendo transferido para o Rio de Janeiro, desfazendo se de seu casamento.
Infelizmente nem todos foram somente presos, o Tiradentes foi enforcado e esquartejado em praça pública, deixando a população com medo do governo. Não obstante isso não impediria que a liberdade tão sonhada fosse alcançada... mas prologada.
O livro foi muito bem feito, a preocupação com a estrutura do livro foi o que mais me encantou, ele é todo colorido e organizado com fotos e trechos de momentos históricos. Para quem gosta de literatura, mais precisamente de Arcadismo esse livro é uma ótima dica.

Bruna Maria 07/01/2015

Liberdade ainda que tardia
O livro me encantou em vários aspectos. Ele retrata de forma singular a época da inconfidência no Brasil, assim como o período do arcadismo na literatura brasileira, tendo como personagem principal o literário Antônio Tomás Gonzaga e não o Tiradentes, como de costume. Álvaro traz para o leitor uma nova visão sobre a inconfidência, mostrando o lado dos que não foram condenados à morte pela conjura, mas que também sofreram com as brutas penas impostas pelo governador da época. Pra completar o Álvaro Cardoso foi muito feliz na escolha do ilustrador do livro, Alexandre Camanho, que deu um toque especial a narrativa, seu traço de estilo épico se encaixou muito bem em cada capítulo do livro. São 26 capítulos e cada um se inicia com uma ilustração dele. Porém, o que mais me encantou foi que o objetivo principal do livro foi alcançado. Esse livro tem um propósito didático de fazer com que os alunos aprendam sobre história e literatura de forma divertida, acrescentado ainda de uma narrativa fantástica. Digo que o objetivo foi alcançado por que quem me apresentou o livro foi uma prima que está na 9ª série e me disse que o livro era ótimo. Enfim, pra quem já saiu da escola o livro é também uma ótima leitura, principalmente pra quem gosta de história e literatura.

Marcela 15/09/2021

A típica leitura de escola
É meu paradidático de literatura desse ano, então tive que ler.
Conta a história de Tomás Antônio Gonzaga, um poeta que esteve envolvido na inconfidência mineira e tinha uma paixão por Maria Doroteia, uma garoto de 15 anos (eu sei, eca)
Grande parte do livro é composto de poemas, que são a maior parte da construção dos personagens principais, tornando-os um tanto rasos.
É uma leitura extremamente rápida e previsível (até porque todos sabemos como a inconfidência acabou), mas acho, que como não era uma biografia, mas apenas uma história inspirada, faltou originalidade.
É razoável, se você tiver que ler na escola, leia. Traz uma boa ideia da época e é super fácil. Entretanto, nunca escolheria esse livro para ler por prazer, pois é muitíssimo sem graça.

Cattapan 17/09/2023

Tira-dentes
Gonzaga era um homem respeitado, não possuía muitas posses em seu nome, algumas minas e o cargo de ouvidor geral de Vila Rica.

Ele tinha uma vida ?perfeita?, iria se casar com o amor de sua vida, tinha amigos importantes e vivia na cidade de seu coração.

Mas uma revolta mal sucedida pode mudar muitas coisas

Gabriela Piva 08/08/2020

Liberdade ainda que tardia - Álvaro Cardoso Gomes
Em Liberdade ainda que tardia, o autor Álvaro Cardoso apresenta a vida e obra de Tomás Antônio Gonzaga, o eterno Dirceu, responsável por grandes obras que representam o arcadismo brasileiro.

Algo que gostei muito neste livro, é que a história não é decorrida como se alguém contasse os fatos ocorridos, mas, apesar de ser em 3ª pessoa, o autor apresenta a vida de Tomás com muitos diálogos, já que existe um personagem fictício que faz perguntas e dialoga.

Por ter vivido em um período em que o Brasil era colônia de Portugal, Tomás participa da Inconfidência Mineira, há no livro informações históricas importantes, como algumas reuniões que o grupo revolucionário fez, as Cartas Chilenas, e muitos poemas de Dirceu.

Gostei muito da leitura, pensei que, por apresentar a vida de um importante escritor, fosse um tanto tediosa, porém o autor decorre fluidamente. Sem falar que aprendi muitos temas de história o lendo.

Maia 04/10/2013

O livro é bem interessante, fala sobre a Inconfidência Mineira, como personagem principal, ao invés de Tiradentes, Tomás Antônio Gonzaga, poeta e ouvidor-geral de Vila Rica. Para quem quer saber um pouco da história e alguns de seus poemas, como as cartas chilenas, sem que a leitura se torne cansativa é ótimo.

255 páginas com vocabulário de algumas palavras e termos que podem causar dúvidas na leitura e uma linha do tempo/resumo da história de Gonzaga.

dayfly 30/05/2022

leitura obrigatória
odeio a escola obrigar a ler, mas não posso fazer nada.
gostei? sim, mas prefiro ler outra coisa que compense mais meu tempo