Maldito Sertão

Maldito Sertão Márcio Benjamin

Resenhas - Maldito Sertão

analeticia 28/12/2023

Surpresa
Oficialmente o último livro do ano, e para minha surpresa do mesmo estado que eu nasci RN. Não sei por qual motivo eu ainda não tinha pego esse para ler mesmo sabendo que seria uma leitura super rápida. Mas ainda bem que fiz, nos 45 do último tempo de 2023 a surpresa foi mais que agradável. Vários contos deliciosos, com tudo que gosto, suspense, plot twist, uma leve pitada de terror e reflexões. Difícil demais decidir uma quantidade de estrelas mas acho que vou com 3.8, mas mantendo a minha passividade de mudança perante o tempo passado

Clau Melo 06/12/2023

Rio abaixo
A procissão de Nosso Senhor Morto
BR 101

naedellaparma 30/09/2023

Sertão cheio de mistério!
Terror baseado no Folclore brasileiro, uma coletânea de contos extremamente bem escritos, que não te entrega de cara de qual ser folclórico o autor está falando, na realidade os contos não falam quem são, a melhor brincadeira é você tentar adivinhar qual é o monstro brasileiro ali.

Carlos 04/08/2023

.... caramba!!!!...Gostei bastante mas, lamento muito por não haver uma prévia sobre as lendas/prosas narradas. Porém, algumas delas foram possíveis reconhecer e, no fechamento geral, valeu muito o tempo dessa leitura... quero conhecer mais livros do Maurício Benjamín.....

Carol Lino 29/12/2022

O bom livro é feito com vocabulário amplo, enredo imprevisível e sem furos, personagens tridimensionais.

@ale_raposo 10/06/2022

Ótimo para curar ressacas literárias.
Maldito Sertão é uma coletânea de contos de horror que se passa no interior do nosso Brasil,com histórias sobrenaturais e inexplicáveis,que certamente já assustou de crianças a marmanjos ao longo de gerações.
É um livro curtinho,com contos bem gostosos de ler,criativos e que me fizeram pensar em contações de história ao redor da fogueira,em noites frias de lua cheia ouvindo meu pai lembrar causos da infância dele no interior do RJ.
Uma leitura que despertou minha memória afetiva. Já quero ler mais sobre lobisomens,bodes pretos mistérios e gritos perdidos na mata em noites de lua.

Norberto 30/03/2022

Histórias de terror pra fazer medo em quem vive no interior ou quem ainda pretende visitar. Depois desses contos, rola até uma dúvida sobre o que encontrar por aí. São poucos páginas, mas muito envolventes! Alguns contos tiveram mais destaque do que outros, mas no geral foi uma experiência ótima!

Gárgula 05/01/2022

Maldito Sertão, de Márcio Benjamin
Uma leitura que devia à mim mesmo
O livro Maldito Sertão, de Márcio Benjamin, reverberava em minha fila de leituras, como um chamado sobrenatural. Já conhecia a adaptação deste livro que a Editora Jovens Escribas tinha feito para quadrinhos (leia aqui nossa resenha), mas queria ler seus textos. Conhecer a prosa de Márcio Benjamin já estava em meus planos e finalmente concretizei este encontro.

Eu li a versão digital pelo Kindle Unlimited. Após terminar o livro, voltei ao quadrinho, exercício que muitas vezes faço e que ressignifica a obra de muitas formas. Ler e reler são movimentos muitas vezes necessários para uma análise melhor de ambos as midias.

Contos que te fazem perder o fôlego
Quem vê a alegria de Márcio Benjamin em suas lives certamente não imagina o quanto ele pode ser assustador e tenebroso em suas criações. Sua prosa é inegavelmente ágil e boa de ler, fazendo o livro ser verdadeiramente devorado!

Dos seus doze contos, deixo abaixo um relato breve daqueles que mexeram mais comigo. Meu conselho e convite para que leia o livro e assim fazer a sua lista também. Vamos conversar sobre ambas e ver que contos gostamos.

Casa de Fazenda
A sina de um homem pode ser muito mais terrível do que imaginamos. Mesmo após perder tudo, incluindo sua família, o velho certamente não desistiria sem lutar. Entretanto, o final não poderia ser imaginado por ele ou qualquer outro.

A sombra da cruz
A maldição do celibato leva um padre a se questionar sobre o caminho que tomou na vida. Mesmo assim, sua hipocrisia não foi forte o bastante para lhe poupar do que o aguardava em seu fim. Ademais, os céus não o receberiam mesmo!

A gruta
O destino de alguns se definem pela maldade. Este mesmo final acaba selando a história de muitos outros, que precisam arrumar alguma maneira de pelo menos retardar o inevitável! Este é para ler sentado em volta da fogueira, de noite.

Uma casa de muro branco
Talvez um dos melhores contos do livro. Uma narrativa impressionante pela facilidade com que leva o leitor. O suspense de suas poucas palavras pesam em contraste com o final macabro. Mas o que poderia a pobre moça fazer, senão cuidar daquele jovem menino.

A porca
Uma terra amaldiçoada pode ser a pior coisa na vida de um casal de lavradores. Pior ainda quando a maldição o persegue dia após dia. Isolados pela ignorância e pela crendice, só restaram os dois, juntos até o final. Que conto!

BR101
A solidão tem muitos lados. Para uns é uma benção, para outros, uma maldição. Existem aqueles nos quais o tempo já pesa demais, sustentando culpas e lembranças, que exercem um peso extra. Quem sabe o que um velho motorista de caminhão passa sozinho na estrada? Você precisa ler para entender.

Considerações finais
Márcio Benjamin te leva com a sutileza de um mestre por linhas fáceis, de um português regional, bom de ouvir. Suas ideias estão entremeadas nesta prosa boa, com som de causo, que é sempre boa de apreciarmos.

Um autor que fico feliz de trazer para cá. Ler este livro é como um convite daquele tio velho ou daquela avó distante, que te chama para um café e bolo, enquanto conta histórias que te fazem pensar.

Já leu este livro? Me conta aí…

site: https://cantodogargula.com.br/2021/10/19/maldito-sertao-de-marcio-benjamin/

Vanessa Amaral 08/06/2021

Quer histórias de arrepiar? Leia o livro
O autor consegue percorrer por histórias do interior que todo mundo já conhece de uma forma surpreendente.

Lela 22/05/2021

Primeiro contato com a escrita do Márcio e eu gostei muito da experiência. A junção do terror, folclore, sertão e uma ponta de linguagem poética foi incrível.

Ricardo Santos 03/04/2021

Sertão vai virar mar de sangue
"Um universo onde se misturam mito, ficção, poesia e linguagem regionalistas." As palavras de Thiago Gonzaga, na introdução desse livro de contos, resume bem a experiência de leitura de Maldito Sertão. O apuro literário de Márcio Benjamin transforma o terror em palco para uma reflexão maior sobre a condição humana. O que cativa o leitor é a maneira como são retrabalhadas a cultura e as lendas sertanejas, especificamente, do Rio Grande do Norte, terra do autor. Respeita-se a tradição, mas o texto é ágil, sutil, imagético, cinematográfico. O autor mostra um incrível poder de síntese, dizendo muito em poucas páginas. Mas há também uma boa dose de entrelinhas, de silêncios e coisas não ditas, nem explicadas. Aliás como explicar o inexplicável?, muitos diriam. O mais importante é perceber que Márcio se alimenta da tradição popular para criar suas próprias histórias. Não há um ranço de coisa já contada, e sim um frescor, mesmo que nos deparemos com figuras e causos de vasto conhecimento popular. Deve-se ressaltar também o belo trabalho da editora potiguar Escribas com a versão física do livro. Maldito Sertão é uma nova maneira de ver a cultura sertaneja pela via do terror.

Kenia Diógenes 25/10/2020

Surpreendentemente bom.
Para além de ser só mais um livro de contos folclóricos, pois é exatamente o que esse livro é, cada conto fala sobre uma lenda do sertão nordestino de maneira muito bem construída. De lobisomem, mula sem cabeça, casa mal assombrada e velho do saco, parece que estamos ouvindo as histórias pela boca dos melhores contadores. As histórias são bem construídas e empolgantes além de surpreendentes. Um único pormenor é o fato da linguagem ser muito cheia de regionalismo, o que dá o tom da narrativa mas pode acontecer de alguém de outra região sentir um pouco de dificuldade, mas como lemos histórias com regionalismos de outras regiões e dá certo, vai dar certo aqui também.

Jaqueline.Sayumi 14/10/2020

Gênero beeem fora da minha zona de conforto (sim sou medrosa), li tudo durante o dia.

Juu Melo 25/05/2020

Contos de terror
O livro apresenta 12 contos de terror ambientados no sertão nordestino. São histórias curiosas e assustadoras, principalmente para quem não está acostumado a ler livros desse gênero.