Norwegian wood

Norwegian wood Haruki Murakami

Resenhas - Norwegian Wood

Regina 27/01/2024

Segundo livro que eu leio do autor. Um livro fluido, porém bem melancólico. O protagonista e personagens secundários me chamaram a atenção pela honestidade o livro inteiro

Regiane @agentejaleu 26/01/2024

Recomendo
Foi minha primeira leitura do autor é gostei bastante. É uma história que incomoda, cheia de assuntos polêmicos, traumas, temores, em muitas partes com cenas de teor sexu@l , onde os personagens são reais é cheios de falhas. Também trata de saúde mental numa época em que o tema não era muito falado

Nicole.Avancini 23/01/2024

Os diálogos são envolventes, mas achei que a estória se estendeu por mais do que deveria, e julgando pelo jeito como terminou, era capaz de se estender ainda mais.

a estória, no geral, é triste, permeada pela morte de vários personagens, mas as reflexões que elas suscitam são válidas.

não gostei do fato de que há muitas cenas de sex0 desnecessárias, mesmo sendo uma estória sobre adolescentes na transição à juventude. e todas as mulheres do livro são muito oferecidas ao personagem principal, o narrador, Toru. considerando que ele não é tão bonito e nem tão interessante, isso seria bem improvável.

ainda assim, é um livro melhor que The Catcher in the Rye.

Lucas1429 22/01/2024

Eu gostei.
Vou direto ao ponto, é um romance de formação, se você não gosta do tema talvez alguns tópicos lhe pareçam um tanto sem graça ou dramas adolescentes, mas bem, de certa maneira é isto que são. Entretanto, aqui temos um livro com diálogos bastante interessantes, um núcleo de personagens escasso e bem definido que atinge bons aprofundamentos, mas sempre em função do protagonista, Toru, que é um rapaz bom, confuso, sem rumo, com dificuldades de se expressar e entender os outros, mas que claramente se esforça muito para isso. O romance é um tanto divertido, mas vai ganhando uma tonalidade cada vez mais melancólica enquanto esbanja referências musicais e se afeiçoa a um belo lirismo. Termino a leitura satisfeito e um tanto angustiado.

Camila 17/01/2024

Norwegian Wood
Dos livros que li do autor, foi o que menos gostei. Existem passagens e reflexões muito interessantes sobre morte precoce, a brevidade da vida e o impacto que o luto deixa em nossa existência, destaquei vários trechos que quero revisitar em outro momento. Mesmo assim, fiquei desconfortável em muitos momentos da leitura pela sexualização e objetificação exagerada das figuras femininas (algo que é presente em outras obras do autor, mas que me incomodou extremamente neste livro). Por esse motivo, a leitura não foi prazerosa, além de ter sido muito arrastada na maior parte das páginas.

Leonardo.Cappello 17/01/2024

Só leia
"A morte não é o posto da vida, mas uma parte intrínseca da vida"

Sem dúvidas um dos melhores livros que o Murakami já escreveu

Duda 16/01/2024

Chorei
Chorei bastante lendo o livro por não saber que continha tantas reflexões e que poderiam ser simples gatilhos para mim, aborda sobre tudo e também sobre o sentimento vazio da depressão. Leiam

Geovanna 14/01/2024

Tragicamente lindo
O que mais me encantou nesse livro foi a honestidade dos personagens com os seus próprios sentimentos, apesar de algumas vezes eles se sentirem confusos e perdidos sempre havia sinceridade.
Como sempre os livros do Murakami são regados de melancolia, esse não poderia ser diferente. A forma como os sentimos são transmutados pra nós leitores é tão lindo, que em alguns momentos eu só conseguia apreciar e chorar.

luisa302 12/01/2024

O livro é incrivelmente bem escrito todas as metaforas e as referências são perfeitas, só nao dei 5 estrelas pq as figuras feminas me pareceram um par de peitos e somente isso, além do mais achei o livro demasiadamente sexual. outra coisa que faltou pra mim foi a conexão com o começo do livro mas de resto o livro é ótimo.

Luan 12/01/2024

Diário de Impressão, Norwedian Wood
"A partir da noite em que Kizuki morreu, não fui mais capaz de entender a morte (e a vida) de maneira tão simplista. A morte não é o pólo oposto da vida. Ela é parte integrante da minha existência desde o início, e é impossível ignorar esse fato por mais que eu me empenhe. Ao se apossar de Kizuki naquela noite de maio de seus 17 anos, a morte simultaneamente havia se apossado de mim”

Assim início mais uma obra de Murakami. E já estou 100% hipnotizado.
30/12/2023 (8%)

Tem algum tempo que tento decifrar a escrita do Murakami. Ela é singela e inteligente, carregada de metáforas e analogias que surpreendem por sua obviedade e originalidade. Mas o que me encanta mesmo são suas descrições econômicas e diálogos ricos. E que diálogos! Eles tem um quê literário que soam mundanos, natural. Apesar disso, de toda essa avaliação, ainda não sei se seria capaz de reproduzir tal escrita. É pura magia.
01/01/2024 (15%)

Já trouxe citação e falei sobre a escrita desse livro, mas preciso falar sobre o enredo. É uma história linda, intimista e insólita. Tem descobertas, amor, traumas e loucura. O tipo de mistura que acho deliciosa. Fico com vontade de ter tempo sobrando no dia só para voltar a leitura. Toru, o protagonista, é um personagem real demais para ser fictício. Tão bem trabalhado que fico pensando se ele está bem hoje.
04/01/2024 (41%)

Cara, que capítulo intenso. E quando digo intenso, é porque você fica quase sem fôlego ao terminá-lo. Passa a mão na cabeça, esconde o rosto. No fim, fica prostrado na cama olhando para o tento, perguntando-se o que diabos foi que você leu. É uma experiência estranha e surrealmente boa. Poucos autores tem a capacidade de fazer o leitor sentir emoções novas. Murakami já me mostrou que é mestre nisso.
06/01/2024 (58%)

Esse livro está falando tão profundamente comigo que acho que nunca vou esquecê-lo.
08/01/2024 (71%)

Previsível. Eu sabia que ia favoritar esse livro. Murakami, como já disse, carrega um estilo literário único. Parece simples, fácil de imitar, mas não é. Poucos autores conseguem fazer o que ele faz. Norwegian Wood é uma experiência. Nunca vou esquecer seus personages, tão cruelmente delicados e vivos.

"A morte não é o oposto da vida, mas uma de suas partes constituintes"
12/01/2024 (100%)

Duda | @livrosvorazes 11/01/2024

Um livro triste, de leitura extremamente fluida, do tipo que não dá vontade de largar.
Não gostei de algumas coisas que aconteceram no final, achei completamente desnecessário. Me incomodei também com a forma como as mulheres do livro foram descritas, mas acho que não dava para esperar muito além disso vindo do personagem principal.
Gostaria de ter visto ainda mais da Midori, gostei muito da personagem.
De modo geral, fiquei curiosa para ler mais livros do autor, a escrita é bem envolvente.

delirionocaixao 09/01/2024

And when I awoke
I was alone
This bird has flown
So I lit a fire
Isn't it good, Norwegian wood?

Admito que li só por causa do título ser uma das melhores músicas dos Beatles. E valeu a pena, que livro incrível.

Maria 07/01/2024

Murakami sempre me fazendo questionar
Esse é o segundo livro q eu leio do autor, depois de ler ?kafka a beira mar?, apesar do primeiro explorar mais o surrealismo ainda assim a escrita do murakami é bem presente nos dois. Norwegian Wood foi um livro q me deixou mto triste acho q de uma forma positiva o que chega a ser engraçado. É um livro denso, com mtas narrativas dentro de uma só, as últimas páginas me perderam um pouco e confesso que não fui fã da proposta final do livro, mas ainda assim não fui capaz de desgostar dele.
Murakami tem costume de colocar a parte sexual como uma forma mto presente na sua escrita e claramente repete situações bem constrangedoras q acabam recaindo sempre as figuras femininas, apesar disso, sua escrita é mto marcante e envolvente, no fim das contas, vc continua se apaixonando pelos livros dele.