Norwegian wood

Norwegian wood Haruki Murakami

Resenhas - Norwegian Wood

Eddie.Erikson 09/12/2023

Não conhecia nenhum trabalho do autor mas ouvi muito a falar deste. Por curiosidade resolvi ler uma obra. Mesmo sendo não sendo um livro volumoso me faltou afinco. Não sei se isso pode ter atrapalhado a me impressionar mais ou se não era o livro pro momento. É uma boa obra, a escrita é boa e fluida. Só não me impressionou.
Capitu 20/12/2023minha estante
Eu estou lendo esse livro e tô achando taaaaaao chato kkkkkkk

majutopia 06/12/2023

Nunca esquecerei você, como poderia?
Foi um primeiro contato primoroso com a escrita do Murakami. demorei um tempo pra terminar esse livro, não por ele ser ruim, mas devido ao fato de retratar temas que tocaram, de certa forma, algo escondido no meus pensamentos mais íntimos. é uma leitura lenta, apesar de tratar de temas pesados de forma leve.

as personagens são muito características em seus aspectos admiráveis e pontos negativos. todas lidam com perdas durante a narrativa, cada uma com sua forma de lidar com a morbidez da morte. tiveram algumas, como a Reiko, que me irritaram profundamente... não dá pra comprar a história dela de como foi parar naquele lugar. me deu a impressão de que até as coisas que ela disse pro Toru eram mentira. não posso dizer que gostei do final, mas é a vida. gostei da Midori.

enfim, curti o livro. está longe de ser perfeito e algumas passagens me deram até nojo da visão do Satoru sobre mulheres. pretendo ler mais do Murakami futuramente.

?Vistos em retrospecto, sem dúvidas aqueles foram dias estranhos. Em plena vida, tudo girava em torno da morte.?
Ricardo 06/12/2023minha estante
Esse é o mais fraco dele que li até agora, mas talvez seja por que fui com expectativas muito grandes, já que é o mais popular kkkkkkk

majutopia 06/12/2023minha estante
quero ler Kafka à beira-mar!!! falam muito bem desse livro

Ricardo 06/12/2023minha estante
Kafka é meu preferido dele!! Mas é bem pessoal, foi uma experiência muito intensa, a gente viaja nele

Wercton 30/11/2023

O coração humano à beira de um obscuro poço
"Em plena vida, tudo girava em torno da morte."

Esse é o meu 4° livro do Murakami e, como em todos os outros, tive uma experiência muito imersiva em sua imaginação, composta de uma atmosfera melancólica e personagens perdidamente solitários procurando uma forma de fugir do vazio que carregam no peito.

Aqui, um jovem universitário tenta lidar com o suicídio de seu melhor amigo enquanto se aproxima da (ex-)namorada do mesmo. É uma colisão de duas solidões, uma tentativa de, ao olhar para o outro, entender a si mesmo. Um olhar sobre a vida, tendo como fundo a morte e as diferentes formas que processamos o luto.

Esse livro é o que se chama de "romance de formação", onde acompanhamos um personagem em sua fase de amadurecimento, tentando conciliar seus comportamentos juvenis com o peso da vida adulta que chegou. Lembrou-me muito O Apanhador no Campo de Centeio, com o protagonista aqui também vagando pela cidade melancolicamente em certos momentos e com um sutil desenvolvimento diante dos acontecimentos que vão se desenrolando.

É preciso ter paciência em certos momentos com o protagonista, e existe alguns acontecimentos bem questionáveis na trama. Mas, para mim, tudo é muito bem justificado tendo em mente que somos todos seres humanos cercados de imperfeições.

Um traço que admiro muito nos personagens do Murakami - e nesse livro não há exceção - é a sinceridade dos personagens nos diálogos, se abrindo e sendo transparentes a respeito do que sentem e mesmo do que desejam (até sexualmente), por mais "não ortodoxos" que sejam muitos desses sentimentos e desejos. Sua narração é exímia, especialmente quando se trata de um personagem relatando seu passado na história, sempre muito involvente de modo que é impossível largar o livro até o fim do relato.

Minhas expectativas não estavam altas devido à algumas críticas que vi, e por isso o livro me surpreendeu bastante. Recomendo muito a leitura, mas esteja preparado para discordar de muitas ações tomadas pelos solitários e controversos personagens do Murakami.
Ricardo 01/12/2023minha estante
Essa sinceridade dos personagens é algo que acabo sempre buscando no mundo real também. Às vezes eu sei que não vai levar à resolução da situação, mas por mais que pareça que você se fragiliza, muitas vezes é o contrário, a outra pessoa não espera tamanha coragem de se abrir totalmente sobre o que você acha, o que quer, ou mesmo sobre a sua indecisão. E não há nada melhor pra seguir em frente do que não deixar mal entendidos pra trás.

angelita 26/11/2023

No geral, a leitura foi uma experiência boa. É uma boa introdução ao Murakami, mas po, esse cara escreve uns negócios meio sus às vezes hein

bela 24/11/2023

Sempre vi muita gente falando desse livro e simplesmente não entendi. não que seja ruim, acredito que eu não tenha gostado tanto porque não tenho o costume de analisar tanto as histórias que leio, em um nível tao profundo que esse livro exige. mas considerando que é meu segundo livro do murakami, entre esse o outro que li, o sexismo nesse livro foi quase insuportável. o outro valia a pena passar por isso pela pegada surrealista, mas nesse foi realmente difícil, igualmente difícil inclusive aceitar as esquisitices que ele gosta de adicionar no enredo.

mjthecreattor 20/11/2023

Norwegian wood
Apesar de confuso, me trouxe diversas reflexões e diferentes perspectivas sobre coisas que eu sequer pensava antes. não me satisfiz com a finalização, senti uma certa carência, um enorme ponto de interrogação nas questões emocionais. enfim, gostei muito da leitura, apreciei observar diferentes formas de analisar a vida e a morte, interessantíssimo.

Line 08/11/2023

Meu primeiro com Murakami,e fiquei encantada com a forma que ele traz temas tão pesados ono a depressão,o suicídio. Achei o Toru um personagem bastante peculiar e coerente,mas que tinha uma propensão por se identificar com pessoas q possuíam problemas emocionais. Não curti mto o final aberto,se ele ficou com a Midori ou se encontrou com o Natasuke no futuro. Achei nda a ver o fechamento dele com a Reiko,poderia ter ficado sem aquele acontecimento, desnecessário. Mas no geral,um livro mto bom!

rafinha_ 07/11/2023

Reflexões finais.
Ainda estou digerindo o livro, mas, pude perceber que ele fala muito sobre a solidão e as maneiras de lidar com as divergências, independente do tempo. Considerei uma leitura tranquila, em que tive vários momentos de reflexão. Espero reler este livro no futuro e, talvez, ter novas perspectivas :)

Clara.Toledo 05/11/2023

Denso
É uma leitura com um ritmo um pouco diferente do habitual. Uma história que pode ser considerada até trágica, se não tivesse uma mensagem linda no fundo. Como a vida de alguém completamente blasé e direto pode se tornar caótica a partir da existência de outras pessoas próximas, mas no fim é realmente difícil não achar Toru Watanabe um personagem interessante

Marina538 22/10/2023

Insuportável
História fraca, personagens com uma personalidade questionável. Sem plot, futuro ou espectativa, perda de tempo.

malu 21/10/2023

O livro é muito bom. a história é mt boa e o haruki sabe detalhar a atmosfera e os personagens muito bem! a única coisa q me incomodou muito foi a parte onde ele descreve com DETALHES uma situação extremamente pesada (e criminosa). de resto nn tenho oq criticar

Vitória Montes 19/10/2023

Não sei muito bem explicar o que senti lendo norwegian wood, só sei que após esse livro não sou a mesma pessoa .

Rafa 11/10/2023

Nao sei se entendi. achei todos deploraveis. midori chata, todos chatos. reiko e toru no final (???)

juskasss 24/09/2023

Eita qnt sexo
Achei o livro muito bom, compreendi o motivo dele ter tantas vendas. tenho muito o que falar sobre ele, ao mesmo tempo tenho muito o que questionar sobre aquilo que não entrou na minha cabeça ou que eu simplesmente não entendi. impressionante como ele retrata a depressao sem ao menos dizer uma vez essa palavra em todo o livro. de maneira geral, apesar de ser uma obra um tanto perturbada, pelas histórias de reiko e o constante falecimento de personagens, recomendaria para muitos.

acho que esse livro me ensinou bastante sobre a morte, talvez não esteja certo, mas aquilo que foi passado para mim é aquilo que se fixou em minha mente. quando reiko diz que quando abrimos nossos corações, somos curados, me fez refletir bastante. acho que a grande questão que se diferencia tanto as realidades dentro pensionato e o mundo afora, é a questão da sinceridade. não sei, foi isso que eu fiquei pensando. que talvez, se antes, todos que faleceram tivessem sido sinceros, não haveria aquelas mortes. mas a doença é mais maléfica, sei lá. a vida é mais difícil e complexa que só uma resposta. com isso, toru conclui "que nenhuma verdade, seja ela qual for, é capaz de curar a dor causada pela perda do ser amado. nenhuma verdade, sinceridade, força ou bondade pode curar a tristeza. tudo que podemos fazer é superar essa tristeza seguinte que nos atinge sem aviso". isso foi louco.

com certezaaaa tem cenas suuuuper desnecessárias e o final é confuso, mas a brisa que eu tenho são as coisas que ele fala no meio. acho que eu senti uma sensação que eu não consigo colocar em palavras. vi as consequencias de uma sociedade japonesa que se priva de expor seus pensamentos e consegui ve-la de maneira clara na minha vida.