Norwegian wood

Norwegian wood Haruki Murakami

Resenhas - Norwegian Wood

Beaa_miranda 13/09/2023

Boa leitura
A leitura foi boa, nos envolvermos na personalidade dos personagens e principalmente em suas emoções. Mas confesso que a trama deixou a desejar, estava esperando algo mais cativante no final. Está longe de ser um dos favoritos.

Max 07/09/2023

Nowergian wood...
O livro trata do amadurecimento e recuperação de dois jovens após o suicídio do amigo de um e namorado da outra. Nesse apoio mútuo seus sentimentos se afloram e daí nasce um amor. O acontecimento mexe de tal forma com suas vidas que ainda que tendo de enfrentar as mudanças próprias da idade ainda buscam se recuperar da perda.
Em se tratando de um livro japonês, vemos aqui o suicídio, que culturalmente é uma solução para o oriental e uma covardia para nós ocidentais, perpassando toda a leitura. O inusitado é ver o autor discorrer sem pudor sobre a sexualidade das personagens.
Nesta viagem, feita numa linguagem espontânea e direta, vemos a leitura nos abraçar e encantar à medida em que nos reconhecemos neles, quando nessa idade, cheios de sonhos e incertezas, descobrimos que não é sobre o mundo que nos cerca que queremos compreender o funcionamento, mas sim sobre nós mesmos.
Amei!
Super recomendo!
Débora 07/09/2023minha estante
Vou ser repetitiva, mas vou dizer novamente: adoro suas resenhas!

Max 07/09/2023minha estante
Obrigado, querida Débora! ??

Fabio.Nunes 07/09/2023minha estante
Estou com Kafka à beira-mar aqui na fila. Já leu?

Max 07/09/2023minha estante
Não li, Fábio! Mas depois dessa experiência vou ler muito mais do Murakami!?

Rafael2157 03/09/2023

Uma declaração a vida, que há de ser vivida.
?Não consigo me expressar bem - afirmou Naoko. - E tem sido sempre assim nos últimos tempos. Tento dizer alguma coisa, mas só me ocorrem as palavras erradas. Palavras erradas ou opostas ao que quero dizer. E quando eu tento corrigir o que disse, cometo erros, as coisas ficam mais confusas, e acabo então sem saber mais o que pretendia dizer no início. Sinto como se meu corpo se repartisse em dois, com as duas metades brincando de pega-pega. Bem no meio existe um poste bem grosso, ao redor do qual elas não param de dar voltas se perseguindo. Nunca consigo alcançar a outra metade de mim que sempre tem a palavra certa.?

Luiza 01/09/2023

A morte é uma parte da vida
Como uma fã de murakami fico triste em dizer que esse livro não me encantou quase nada como os outros. A leitura é lenta, mas do meio pro final os capítulos ficam interessantes. Há muitas questões importantes que foram deixadas de lado aqui, pouco exploradas, como suicidio e saúde mental. O protagonista é muito parecido como os outros escritos por Murakami, o que não necessariamente é ruim. Apenas algumas cenas nos deixam confusas sobre do que consiste esse personagem e isso às vezes causa certa angústia. Por culpa inteiramente minha coloquei as expectativas muito altas pra essa leitura, mas apesar de não terem sido alcançadas, Murakami traz reflexões importantes que vão muito além da história de Toru.

Marselle Urman 17/08/2023

Previsível, mas ainda bom.
Um daqueles livros que se lê pelo passeio, não pelo destino. Toru é um rapaz em transição da adolescência para a vida adulta, e narra o livro.

Temos um close mais íntimo da vida dos jovens de quarenta anos atrás no Japão. Suas experiências sociais um tanto alienígenas para os ocidentais, suas reflexões, sempre dotadas de peso. Uma tendência da juventude para a depressão, excesso de cobrança, preocupação excessiva com certas futilidades - embora o protagonista fuja à regra, ainda assim ele se vê preso entre o peso do que considera um dever e uma atração para a "liberdade" muito gradual. Tudo é muito pensado, lento e processado.

Reiko foi minha personagem favorita, e gostei muito de sua carta quando responde a um Toru dividido entre dois amores.

Naoko. Depressiva e possivelmente esquizofrênica, fechada em seu mundo. Envolta na aura de mistério e atração, algo como uma fada distante, e um vínculo inquebrável com uma pessoa amada que partiu. Ela representa a melancolia, o intangível, e a morte.

Midori: franca, divertida, atrapalhada, meio mentirosa. Amiga de conversas aleatórias. Pouco atraente, muito distrativa. Ela representa o riso, a surpresa, a intimidade fácil, e a vida.

É um livro cheio de reflexões pessoais e escrito de maneira sensível, mas não posso dar nota maior porque nada aqui vai ficar na minha memória, creio.

Ainda assim, vale ler - desde que você, diferente de mim, não fique com Beatles tocando dentro da cabeça toda vez que olhar a capa do livro.

SP, 15/08/23

laura 16/08/2023

I once had a girl, or should i say, she once had me?
O mais incrivel dessa obra para mim foi a perspicácia do murakami na escolha do título. norwegian wood, dos beatles, me passa a mesma sensação do livro, algo repentino, com subtexto erótico, passageiro e tragico.

mafe lacerda 02/08/2023

Percebi agora que não fiz a resenha do livro ?
escrever qualquer bobagem aqui só pra constar no desafio como livro lido!!!!!!

Mateus 31/07/2023

Dddddd
QUE FINAL FOI ESSE ????? odieeiiiiiiiiiii demais nossa nao vou ler mais um livro do haruki murakami. mas foi um bom livro

Ingrid.Sombra 24/07/2023

Norwegian Wood
Meu primeiro contato com Murakami foi uma experiência agridoce. Muitas coisas ao longo desta obra me incomodaram, tive dificuldade de me identificar com os personagens, mas posso testemunhar a genialidade do autor. Em uma narrativa que junta diversos personagens, Murakami toca no tema da saúde mental, mostrando as diversas formas com que cada um lida com suas questões pessoais.

Algumas pessoas vão preferir atribuir responsabilidade aos outros por suas próprias emoções difíceis, outros já vão preferir centralizar toda a culpa por todos os problemas de terceiros, há ainda aqueles que vão viver em ciclos eternos de fuga, e aqueles que vão procurar racionalizar tudo, tentando esquecer das próprias emoções. É interessante ver como as estratégias de enfrentamento são utilizadas por cada um, e os impactos que essas atitudes terão uns nos outros, multiplicando as possibilidades de desfecho.

Também ficou muito claro para mim a dualidade entre as pulsões de vida e de morte, conceitos descritos por Freud há 100 anos. Hora os personagens estavam completamente imersos no erotismo e na sexualidade, no trabalho e criatividade, hora estavam caminhando em direção à autodestruição. Confesso que foi o aspecto mais incômodo, porém fez bastante sentido dentro do contexto dos personagens. É um livro com temas-gatilho para algumas pessoas, mas muito bom e recomendado.

Natália Moraes 24/07/2023

Nota dó!
Eu simplesmente não consegui ignorar o arco da Reiko, achei completamente sem sentido e horrível. isso me fez aproveitar bem menos a leitura.

guilhermevasq 15/07/2023

Em plena vida, tudo girava em torno da morte.
Segundo livro que eu leio do murakami, e me encanto cada vez mais. a habilidade que ele tem de escrever um livro impossível de parar de ler sobre um personagem que, em um primeiro momento, não tem nada de interessante é incrível. esse livro é sutil, poético e explícito. ele é um livro de memorias, contado pelo toru no futuro, querendo retraçar seu passado. e memórias são o que ficam. o suicídio é um tema constante, acontece na história em momentos que a gente não espera, ele não avisa que está vindo. assim como na vida real, talvez. personagens maravilhosos, escutar a reiko é se sentir abraçado. como a música dos beatles, é singelo e levemente melancólico. a gente não supera nossas dores, cresce em torno delas.
?a morte não é o oposto da vida, mas uma de suas partes constituintes?.

João 14/07/2023

Não há nada a dizer sobre murakami que já não tenha sido dito exatamente igual:
que delícia de leitura, que clima incrível criado, que enredo interessante e que protagonista bem escrito
mas meu deus....
personagens femininas parecendo que foram escritas por um menino de 13 anos que nunca beijou