Norwegian wood

Resenhas - Norwegian Wood

Gabi 19/04/2024

Relativamente insuportável
Eu tive 4 grandes problemas com esse livro:

1° - As mulheres. Todas as personagens femininas são basicamente musas do personagem principal. Tudo sobre elas é milimetricamente escolhido para ser sexy e desejável. Até os seus defeitos fazem com que elas sejam mais atraentes para o personagem principal. Elas simplesmente não têm espaço para existirem como seres humanos.
A Midori é a garota "louquinha" e "diferente das outras". Ela tem uma energia muito forte de manic pixie dream girl. Me lembrou muito a Summer, de 500 Dias com Ela. Ela é estranha de uma forma de marca ela como sendo "diferente das outras garotas normais", mas nunca realmente diferente para não assustar o protagonista. Ela adora sexo e não tem reservas quanto a isso. Ela parece a namorada dos sonhos de um adolescente de 16 anos virgem que passa o dia jogando videogame e assistindo anime. Ela possui uma dependência emocional bem forte, e todas as cenas dela parecem focadas em agradar o protagonista a qualquer custo, independente do que ela deseja como pessoa.
A Naoko também tem uma dependência emocional bem forte. Ela é o esteriótipo da mulher submissa que precisa de um homem para salvá-la do mundo. Ela é a que mais se encaixa no papel de musa. Todas as descrições dela são quase etéreas, líricas. Ela parece só a casca de uma pessoa real.

2° - O protagonista. Ele é a parte mais insuportável do livro. Ele constantemente se julga como um "cara normal", "sem grandes atrativos". Mas ainda assim, existe um egoísmo e uma certa presunção enormes. Não vejo problema em um personagem com defeitos, mas o livro parece romantizar os defeitos dele. A melhor descrição para ele, na minha opinião, é que ele é um Cara Legal?, muito parecido com o Tom de 500 Dias com Ela. A sensação que tive lendo o livro é que ele se considera uma pessoa decente e acha que deve ser recompensado por isso, como se não fosse o mínimo. Parece que ele nem reconhece que as pessoas ao redor dele também têm sentimentos, ele só pensa em si mesmo o tempo todo. Eu já li "Sul da Fronteira, Oeste do Sol" do mesmo autor e tive a mesma sensação. O protagonista de lá também magoa quase todo mundo ao seu redor (em sua maioria, mulheres) e mal para pra pensar nas consequências para os outros.
Além disso, ele recebe alguns elogios que me deixaram muito confusa. Quase todos os personagens que conversam com ele dizem "nossa, você tem um jeito diferente de falar", sendo que no texto, as falas dele são iguais às dos outros personagens (porém acredito que isso possa ser culpa da tradução). Ele é descrito em duas cenas distintas pela Midori como "não muito bonito", mas ainda assim consegue (SPOILER*****) transar com 3 personagens principais e várias outras mulheres. No final, o protagonista parece quase um insert do autor, uma fanfic do que ele gostaria de viver.

3° - as cenas de sexo. De cabeça, sem pegar no livro para checar, consigo lembrar de 3 cenas de romantização de estupro, e 2 cenas que eu consideraria como um estupro romantizado (uma onde a personagem claramente não está em condições emocionais para consetir com o ato, outra onde a personagem quer dizer não mas fica paralisada, e o autor faz questão de entrar em detalhes sobre como ela estava excitada no momento, mesmo seu subconsciente querendo recusar). Além disso, a própria evolução das cenas de sexo parece descabido. Em um livro normal, os personagens começam flertando, para depois evoluir para o sexo. Aqui, parece que os personagens estão conversando tranquilos e de repente começam a transar. Não parece natural. Além do fato que tudo termina em sexo nesse livro. Ninguém sabe lidar com emoções difíceis sem terminar em algo sexual. Eu acharia legal se fosse um comentário sobre o conservadorismo da sociedade japonesa, que leva a pessoas mais reprimidas e com relações disfuncionais com o sexo. Mas ele nunca chega nem perto de abordar esse tema, então parece só estranho. Por fim, não vou nem comentar sobre a constante comparação das personagens femininas com crianças e adolescentes nas cenas íntimas.

4° - as interações em si. Todos os diálogos são estranhos, não parecem naturais. Acredito que parte pode ser culpa da tradução. Mas algumas cenas não fazem sentido mesmo assim. POR QUE existem cenas de personagens descrevendo atos sexuais em muitos detalhes pros outros? Quem faz isso? Entendo que parte disso pode ser devido a diferenças culturais, mas já li outros livros japoneses onde não encontrei esse problema.

Por fim, um comentário: o conceito de fidalidade simplesmente não existe nesse livro?

Natalia Portel 17/04/2024

Se fosse livro físico eu teria jogado pela janela...
Ainda não entendi o hype desse livro..
Houve momentos em que Murakami me impactou com reflexões interessantes, mas apenas isso.
No geral, os personagens são rasos, mesmo passando por momentos delicados e que mereciam ter mais aprofundamento. A s*xualização de TODAS as mulheres foi o que mais me incomodou em toda a leitura. E confesso que não consegui entender muito bem o luto pela perda do amigo pq conhecemos tão pouco sobre ele que ficou insubstancial , ao meu ver.

O final destruiu toda e qualquer percepção boa que eu tinha sobre a leitura após aquela cena de s*xo totalmente desnecessária para o enredo.

Narumi.Kayama 12/04/2024

Murakami sempre envolvente
Adorei a proposta do livro sobre as lembranças do toru e as tantas vezes que ele teve que superar o luto tão jovem. a escrita do murakami para mim é muito envolvente, em muitos momentos me vejo nos personagens, ou consigo entender alguns comportamentos por conta da cultura japonesa. acho poética a forma como ele descreve as coisas, os lugares, os sentimentos. e claro, a maior diva dessa história é sem dúvidas a midori. ri com muitas coisas que ela disse, ela e a reiko trouxeram muita leveza na trama que é o puro suco do drama.

skuser02844 11/04/2024

O que murakami entrega é sempre sensacional
O que chorei lendo esse livro, me faltam palavras para descrever o quão profundo foi essa leitura para mim. Em muitas partes não foram fáceis, aborda o quão transitória pode ser a vida e em alguns pontos para algumas pessoas isso pode até ser perigoso, ainda assim, que livro...

Leandro Zanata 11/04/2024

Comecei a leitura sem muitas expectativas. Mas, à medida que o livro se desenvolvia, vi-me iscado pela narrativa. Entramos de cabeça no íntimo de um jovem solitário e que se vê rodeado pela sombra da morte. O autor passeia por diversos temas com uma sutileza notável. Certamente é um livro que me acompanhará

Cesar Garcia 09/04/2024

Triste, bonito e solene
Esse livro fala com solenidade, beleza e tristeza de temas como a solidão e a saúde mental.
Os personagens são sensíveis, encaram seus medos e desejos e tentam entender e lidar com seus sentimentos.
Um livro solene, singelo, que fala sobretudo de amor.

Nathalia.Vieira 04/04/2024

Ambíguo
Um bom livro de ótimos diálogos

adoro ler murakami pq amo seu estilo literário e a forma como ele ambienta as histórias, mas é o terceiro livro que leio do autor e não posso deixar de me incomodar com o padrão dele de sexualizar as personagens femininas dos livros

além disso, é curioso em como nos três livros que li o personagem principal seja um homem mediano de caráter duvidoso meio deprê e solitário que atraia tantas mulheres interessantes, bonitas e superiores à eles, mas parando pra pensar o mundo real também é assim

amei o livro até a metade mas terminei não tendo mais certeza disso. achei a última cena de s*xo muito descabida e desconexa e abaixou bem a nota final kkk

Le 30/03/2024

Gostei MUITO desse livro, ele tem uma leitura fluida, com uma história que te prende do início ao fim. Nada demais acontece, mas é simplesmente maravilhoso acompanhar a vida do Toru. Tem um tema principal bem delicado, mas tratou tudo de forma muito delicada também. Livro incrível.

Marina516 30/03/2024

Uma leitura incômoda
Meu primeiro livro dele e não sei o que pensar.
É bem escrito, envolvente e até poético. Aborda o luto e sua trajetória ao longo da existência, o amadurecimento, as dúvidas, as paixões e as dificuldades de um adolescente para se tornar alguém no mundo.

Entretanto, a ênfase nas cenas de sexo, a atração sexual a menores, o prazer e o gozo masculino como prioridade são elementos propositais na construção dos personagens ou são oriundos da cultura/desejos do Murakami? Tive a impressão que é a segunda opção.

j.myaki 30/03/2024

Difícil avaliar
Ler esse livro foi uma montanha russa. Famosa dualidade do Murakami: em uma página, a coisa mais sensível já escrita e, na seguinte, uma passagem bem explicita e desconfortável. Porém, as partes poéticas são tão bonitas que você continua lendo.

Nos outros livros do escritor, consegui relevar o desconforto com mais facilidade. No caso de "Norwegian Wood", entretanto, essa dualidade é central na história, porque aqui - na minha opinião - ela representa a confusão do crescimento. Por isso, é impossível escapar das passagens explicitas.

Nesse sentido, algumas partes me pegaram tanto que não consigo dar uma nota baixa. E, de certa forma, há cenas que só funcionam por causa do choque que há no resto do livro. O contraste valoriza a poesia. Ao mesmo tempo, entretanto, há sobreposições que tiram a beleza de momentos que clamavam por mais destaque. E outras foram só desnecessárias.

No geral, gostei de ter lido. Foi, apesar desses motivos, uma leitura fluida com alguns trechos lindos, e personagens que ficam na cabeça. Ao mesmo tempo, outros eu só quero esquecer que existem. Bom, acho que faz parte...?

Dsotelo 28/03/2024

Mais um favorito.
Apesar de ter alguns pontos incômodos, gostei muito do livro de maneira geral. A história é bonita e trágica ao mesmo tempo. Só gostaria que alguns pontos tivessem sido aprofundados, o que não chega a ser um problema. O teor melancólico que discorre ao longo da história se mistura com o gosto pela vida e a confusão que cerca a juventude, o que torna tudo ainda melhor.

Mat 27/03/2024

Murakami me surpreende dnv. Eu me envolvo muito com a sua escrita. É extremamente sensível. Os personagens são muito bem desenvolvidos, o que faz com que você realmente se apegue a eles. Norwegian Wood é bem diferente de Minha Querida Sputnik, não tem nada de fantástico ou fantasioso, é cru ao extremo. É lindo.

palindroma 24/03/2024

Doloroso mas esperançoso
"? E o que acontece quando as pessoas abrem o coração?
Sem pousar o cigarro, Reiko juntou as palmas da mão, divertida.
? Ficam curadas."

Foi duro ler esse romance sem ter pretensão que Toru tivesse seu final feliz, mas o autor ao final da obra nos dá um gostinho que, apesar de toda tragédia, ele ainda tinha um fio de esperança para a vida do protagonista.

gtiemi 22/03/2024

Atualmente viciada em norwegian wood dos beatles por causa desse livro. obrigada haruki murakami por me apresentar tantas músicas boas!!
me senti muito tocada pela forma como o livro retrata a morte, o luto, a dor de quem fica e de quem precisou ir. as marcas que ficaram no toru, na naoko, tudo bem representadinho nas atitudes posteriores deles. uma leitura maravilhosa!