As Bruxas de Salém

As Bruxas de Salém Arthur Miller

Resenhas - As Bruxas de Salém

Sanoli 25/11/2015

Em uma frase...
Que todo fanatismo religioso seja condenado ? forca!
Por favor, leia nosso blog :)

site: http://surteipostei.blogspot.com.br/2015/11/as-bruxas-de-salem.html

Tiago sem H - @brigadaparalela 12/08/2014

Após realizar um ritual na mata para saber sobre namorados, várias meninas são acusadas de praticar magia negra. Somado a esse fato, entre elas havia uma escrava que supostamente era versada em rituais mágicos. A ordem em Salem é então comprometida quando para se salvarem, essas meninas começam a acusar várias pessoas de fazerem pactos demoníacos, iniciando assim, uma verdadeira caça às bruxas.

Ao ler a peça, o leitor já se depara com um enredo chocante. Pessoas são condenadas pelos motivos mais banais possíveis: aqueles que não vão à missa, a mulher que não deixa o marido se concentrar na leitura da Bíblia e até mesmo os que não sabem os mandamentos da igreja, vão ser acusados com ligação com os pactos demoníacos. Mais chocante é saber que Arthur Miller se baseou em fatos ocorridos em Massachssets em 1692 para compor sua história.

Miller escreveu a peça na década de 50, período da Guerra Fria em que a caça aos comunistas estava crescendo nos Estados Unidos. Sua alusão de bruxas e comunistas, fez com que ele fosse acusado de ações anti-americanas depois disso.

À medida que o enredo se desenvolve, diversas pessoas são condenadas e um tribunal é montado para que esses indivíduos sejam julgados. O que acontece, é que nessa época, as colônias viviam muito isoladas o que fazia com que o espírito puritano delas não conseguisse distinguir o conceito de justiça, o que acarretava em enforcamentos totalmente injustos.

É fascinante como um autor consegue apenas com os diálogos (e poucas explicações de cena), deixar o leitor tão ciente e preso ao que esteja acontecendo, quando muitos livros da atualidade, fazem descrições de cenas que acabam deixando o leitor perdido.

Apesar de ser um livro pequeno, As Bruxas de Salem, é extremamente abrangente, pois consegue ser utilizado para diversos estudos de caso, como por exemplo, a influência que a igreja desempenhava sobre o Estado e os resultados de uma jurisdição que se baseia em provas abstratas para a condenação.

site: http://brigadaparalela.blogspot.com.br/2014/08/desafio-literario-do-skoob-2014-03-as.html

Adriana 07/08/2014

Desafio literário 2014
As Bruxas de Salém é uma peça teatral baseada em fatos históricos. É um infeliz caso quando acontece a intolerância e o fanatismo religioso. Escrita por Arthur Miller na década de 50, é uma alegoria da "Caça as Bruxas" na época do Macartismo. Foi adaptada ao cinema, ópera e televisão. A adaptação que eu vi foi de 1996, com Daniel Day Lewis e Winona Ryder. Apesar de nunca ter lido este gênero, gostei bastante da escrita do autor.

otxjunior 13/07/2013

As Bruxas de Salém, Arthur Miller
Releitura de fatos históricos, As Bruxas de Salém, ou no original The Crucible, situa o leitor no contexto social do período colonial americano, em uma comunidade regida por uma teocracia.
Quando surge em Salém rumores de que mulheres praticam bruxaria, os líderes religiosos insistem em montar um julgamento que provoca uma verdadeira caça às bruxas. A crueldade dos procuradores e as menores intrigas entres vizinhos que geram acusações e suspeitas ilustram o poder destrutivo da violência socialmente sancionado.
Os personagens da peça são inesquecíveis e suas intenções bem justificadas. Suas falas são de grande impacto e refletem fielmente os sentimentos de cada personagem: rendição, dúvida, hipocrisia, culpa, fé.
Embora As Bruxas de Salém tenha sido idealizado como uma alegoria do medo irracional do Comunismo na América, dos anos 50, o poder de seu enredo possibilita interpretações em qualquer outro contexto de repressão social. Desse modo, não pude deixar de pensar na intromissão da Igreja nas decisões do Estado atualmente no país. E assim, essa grande peça cumpre o papel de uma obra de arte: oferecer um significado que atravessa os tempos.