As Bruxas de Salém

Resenhas - As Bruxas de Salém

1 | 2 | 3 | 4 | 5

flav 08/05/2023

As bruxas de salém
Primeira vez lendo uma peça teatral e gostei do estilo. No começo estranhei um pouco, mas nada que impossibilitasse a minha leitura.

acho a temática desse livro perfeita para a mensagem da fake news, que desde os primordios já existia.

fiquei agoniada quando mandavam qualquer mulher pra julgamento apenas porque fulana falou. sério, me irritava, chateava e agoniava, tudo ao mesmo tempo.

achei o ato final digno de redenção. o homem preferindo morrer do que viver em um mundo sem sua esposa foi o toque perfeito para o final dessa peça trágica.

Jessie 25/04/2023

Os boatos e uma crença cega.
A fake news sempre existiu, mas nesse caso, as bruxas realmente foram para a fogueira.

Saber que coisas terríveis aconteceram justamente usando a bíblia como julgamento é algo que sempre vai mexer comigo.

As bruxas de salem, jamais será uma leitura leve, mas sim, de reflexão e revolta.

Miler conseguiu expressar através da sua escrita todos os sentimentos capazes. Revolta, agonia, riso de incredulidade e muita reflexão.

Marcos606 20/04/2023

Peça de 1953, história dramatizada dos julgamentos das bruxas de Salem que ocorreram na Colônia da Massachusetts no final do século XVII. Miller escreveu a peça como uma alegoria para o macarthismo, um exame dos eventos então contemporâneos da política americana durante a era do medo e do desejo de conformidade provocados pelas alegações sensacionais do senador Joseph McCarthy de subversão comunista em altos cargos e paranoia típica da década de 1950 americana.

Rose Ellen Laise 02/04/2023

Meu critério de avaliação pra este livro:
Vocês concordam comigo que não é legal dar menos que 5 estrelas se o livro for baseado em um fato real?

Tayza.Pardini 20/03/2023

Muito fácil de ler por ser uma peça, muitos personagens, mas é baseado na história real então da pra entender

Lilie 11/02/2023

Uma história "antiga" que é tão atual.
Apesar de se passar alguns séculos antes do nascimento do próprio autor, Arthur Miller escolheu a alegoria perfeita para fazer uma crítica pontual ao macartismo. Sendo ele mesmo acusado pelo governo dos Estados Unidos por atividades "antiamericanas".

Lilie 11/02/2023

Um ótima adaptação
O roteiro é uma ótima adaptação da peça original de Arthur Miller. Algumas cenas foram adicionadas e readaptadas para cumprir melhor com a experiência cinematográfica, mas num geral mantém a essência original do texto.

M.R. 22/01/2023

"They're burning all the witches, even if you aren't one"
Tanto a história das Bruxas de Salém quanto o macarthismo, que o livro é alegoria, foram coisas desumanas que aconteceram. Passei muita raiva lendo, mas é necessário ter conhecimento dos fatos.
Milhares de homens e principalmente mulheres foram vítimas de crimes que nem cometeram, tudo por conta de boatos. Odeio Abigail Williams.
O pior é que coisas como essas continuam acontecendo. O descaso, e muitas vezes preconceito judiciário acabou com a vida de muitas pessoas.
Livro triste, mas 100% real. A angústia é descrença deles passaram para nós através das páginas.

hope_myhope 16/01/2023

Me sinto inteligente depois de ler
Mesmo que no início não tenha me prendido a atenção, conforme o julgamento acontecia, eu queria saber o que acontecia e fiquei chocada assim que acabei. O que me impactou foi o fato de realmente ter acontecido um julgamento assim e como foi lá no século 17. Me toca também como Arthur Miller descreveu não apenas sobre as bruxas de salém em si mas também sobre o que acontecia durante a escrita do livro, com os assuntos da Guerra Fria e a era McCharthy onde Arthur fazia referências. Eu como amante do cinema adoraria fazer um dia a peça teatral do livro.

Fran 14/01/2023

Excelente livro!
Escrito em peças tem sua leitura muita rápida.
Incrível como o autor descreve o que o orgulho faz com as pessoas, tudo para protegerem os próprios nomes e interesses. E incrível como as pessoas são sugestionáveis, aceitam tão rapidamente a opinião dos outros.
Livro antigo e ao mesmo tempo tão atual!!

tomletgregs 11/10/2022

eu me interesso muito por esse assunto, adoro ler e assistir sobre isso no audiovisual mas esse livro simplesmente não funcionou.
é interessante e claro, intrigante, mas não me agradou

se tiverem recomendações de livros sobre bruxas podem deixar aqui

¡yasmine! 08/10/2022

Caça às bruxas em Salem
Li esse livro para a aula de English-Literature no mês passado. A leitura é rápida e memorável por conta da sua carga histórica e crítica à sociedade não só da época do Salem Witch Trials, mas a sociedade dos anos 50 também.
Ler a versão em inglês se torna um pouco complicada pelo vocabulário forte e antigo, muito diferente do inglês atual; mas vale muito a pena ler. Te faz pensar muito e te deixa bravo, chateado e estupidamente >perplexo< com tudo que acontece aqui. Gostei do final. Acho que é uma boa leitura.

julia 05/10/2022

Uma peça simplesmente incrível. Arthur Miller conseguiu me deixar com raiva a cada atitude mostruosa dos personagens e as suas críticas à sociedade tanto da época em que a peça foi escrita quanto do tempo em que de fato ela se passa são claras e perspicazes. Um texto muito bem escrito e rico em seu conteúdo. Com certeza se tornou um favorito.

"Hoje parece um dia ideal para voar até ao Inferno se ele já não estivesse tão perto."

Mayara.Vighini 29/09/2022

angustiante
dá uma angústia e um nervoso de ler, mas considero isso bom, quer dizer que me tocou. amo estudar e ler sobre as bruxas dessa época na história humana e não sei por que nunca tinha lido esse livro. acho um pouco triste ser no formato de peça, porque se perde muito na leitura com a descrição dos personagens e ambientação, mas o livro é ótimo vale muito a pena a leitura.

Val 28/09/2022

Cruel
que obra meus amores, esse livro é INCRÍVEL. o autor conseguiu fazer com que a tragédia se transformasse numa peça maravilhosa.
eu particularmente não gosto de ler peça, mas terminei essa em menos de uma tarde. consegui sentir todas as emoções dos personagens, e viver os acontecimentos.
me fez refletir muito sobre a humanidade em si, os julgamentos, sobre justiça e condenação. simplesmente espetacular!

1 | 2 | 3 | 4 | 5