The Crucible

The Crucible Arthur Miller

Resenhas - As Bruxas de Salém

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Molusco Bookstanático 20/03/2024

"As Bruxas de Salem" é uma peça escrita por Arthur Miller que aborda eventos históricos reais ocorridos em 1692, durante os julgamentos das bruxas de Salem, Massachusetts. A obra é uma crítica contundente à histeria coletiva, ao fanatismo religioso e à manipulação política que resultaram na condenação de dezenas de pessoas inocentes por supostas práticas de bruxaria.

Uma das críticas centrais levantadas pela peça é a fragilidade do sistema judicial e a facilidade com que a justiça pode ser distorcida em meio ao medo e à desconfiança. Miller explora a paranoia da época, em que acusações infundadas eram suficientes para condenar alguém à morte, revelando como o poder pode ser usado de forma arbitrária e cruel quando não há freios adequados.

Além disso, a obra também questiona a moralidade e a ética das autoridades religiosas e civis, destacando como interesses pessoais e políticos podem se sobrepor à busca pela verdade e pela justiça. A peça denuncia a manipulação das massas e a falta de responsabilidade das autoridades diante das consequências devastadoras de suas ações.

No contexto atual, a obra de Miller permanece relevante ao nos lembrar dos perigos do extremismo, do julgamento precipitado e da manipulação da opinião pública. Ela nos convida a refletir sobre as consequências de nossas crenças e a importância de um sistema judicial justo e imparcial para evitar injustiças semelhantes às de Salem.

Luiz 26/01/2024

Histeria, frenesi e filhadaputagem
Umas adolescente endemoniada acusando os outros de bruxaria, tudo umas chinelona com fogo no ku, ki lokura!

Isa ð 11/01/2024

Não sei se amei, mas me surpreendeu
Eu normalmente não leio livros que são roteiro se peça, mas eu me surpreendi com esse principalmente por eu o livro todo sentir que a escrita era semelhante com a de Shakespeare. Ser baseado em fatos reais me choca mais ainda. Eu já tava esperando um final triste mas o final foi muito mais triste do que eu esperava kkkk

Janyne 08/01/2024

As bruxas de Salem
A história e uma "releitura" dos acontecimentos de 1700, não sei a data exata, sendo contado mais como um roteiro.

A história em si, e bem interessante, as brigas, a culpa, e os acontecimentos que são um pouco inesperado, com um fim que assim, eu considerei meio aleatório, e que poderia ser mais trabalhado, mais mesmo assim e bem interessante.

Rafaella 01/11/2023

Estudos norte americanos.
Esse foi mais um dos livros lidos para faculdade, dessa vez optei por ler ele em português por conta do tempo corrido que eu tinha, mas a tradução não peca em nada ao transmitir a história.
Eu particularmente não sou a maior fã de livros escritos em formato de peça e acho que isso deixa a leitura um pouco cansativa, mas gostei bastante da história e de como os eventos se desenvolvem nela.

letresenhas 15/10/2023

Sally?s song - Catherine O?Hara
É genial como um livro de 1863 mudou tanto minha concepção sobre as bruxas de Salem. Arthur Miller foi totalmente genial ao escrever esse livro como uma forma de metáfora para a ?caça aos comunistas? que ocorreu durante a Guerra Fria.
Foi perspicaz descrever como os homens também foram afetados com esse momento histórico como forma de sensibilizar os leitores da época, foi inteligente ao descrever o racismo e o desespero pela inocência mesmo que houvesse certa culpa em muitos atos. Esse livro vai me acompanhar por um tempo

?Eu sinto que há algo no vento
Que faz parecer que uma tragédia está para acontecer
E embora eu gostaria de defendê-lo
Não posso afastar esse sentimento que eu tenho
O pior está logo ali
O que será do meu querido amigo?
Onde as ações dele vão nos levar?
Embora eu queira me juntar à multidão
Em sua nuvem de entusiasmo
Mesmo que eu tente, não dura
E será que vamos, algum dia, acabar juntos?
Não, eu não acho, é para nunca ser
Porque eu não sou a escolhida?

Sthefanie 07/08/2023

Esse livro é uma peça teatral e foi minha primeira leitura do gênero, apesar disso e ao fato que foi escrito a muito tempo, não achei uma leitura complicada apenas tive de me acostumar a escrita diferente

Clio0 06/08/2023

A Inquisição e o Congresso.

A peça de Miller, que também já foi um filme de 1996 estrelado por Daniel Day-Lewis e Winona Rider, é uma ótima exposição da Caça as Bruxas ocorrida no século XVII nos EUA, e também durante o Macarthismo no século passado.

Assim como o autor e muitos outros artistas foram intimidados pelo congresso estadunidense para revelar e implicar amigos e colegas que teriam participado de reuniões comunistas, John Proctor e outros personagens na vila de Salem são interrogados e torturados na tentativa de expôr o trabalho do demônio.

É reveladora a forma como Miller relaciona as ditas reuniões com uma brincadeira de jovens, pouco mais que crianças, das meninas dançarinas que mais tarde acusariam dezenas de pessoas de bruxaria. Igualmente devastadoras foram as consequências de ambos os processos, religiosos e políticos.

Os diálogos são ótimos, de cada palavra parece pingar o medo e o despeito que Miller sentiu na época.

A minha edição é simples, sem prefácio ou posfácio. O nível de inglês recomendado para ler a obra é o avançado devido a algumas estruturas e vocabulário mais específico.

May T. 01/08/2023

Faz um tempinho que li e não me lembro muito bem, mas a leitura foi muito boa. Eu li por causa do desafio da Rory Gilmore. Descobri que o autor foi marido da Marilyn Monroe e que foi perseguido pelo governo dos estados unidos suspeito de ser comunista.

Skye.James 26/07/2023

Embora tenha sido uma leitura envolvente e incrível, uma coisa me incomodou e é o modo como as mulheres são colocadas. O ponto principal dessa história é John Proctor, e embora Arthur Miller tenha colocado muito bem algumas das razões das acusações de bruxaria (inveja, a sede por terras) ele ainda entra no clichê das "bruxas" dançarem nuas na floresta, e o principal: os homens dessa historia tem vidas e motivações complexas, enquanto as motivações das mulheres são centradas inteiramente nos homens, especialmente baseadas em atração e dependência nos homens. Ainda é uma leitura incrível e deve ser ainda mais legal de assistir no teatro, só esse detalhe que me incomodou.

oli<3 25/07/2023

Definitivamente meu livro favorito
É muito triste pensar que essa obra é baseada nos eventos históricos da caça às bruxas. Impactante como a igreja foi cruel, subindo acima do Poder, da Justiça e da racionalidade impondo suas crenças, condenando e destruindo famílias baseados em depoimentos de adolescentes imprudentes.

Sabrina758 04/07/2023

É uma peça teatral interessante, baseada em fatos reais.

Algumas jovens se envolvem num ritual e, para livrar o próprio pescoço da forca, acusam pessoas por bruxarias. Uma vez que as meninas são brancas e de famílias importantes, é possível associar ao preconceito em relação aos negros e ao capitalismo, onde quem tem maior status financeiro, é mais influente e exerce poder sobre as vidas dos que não tem.

null 21/06/2023

Leitura da noite
A história dessa peça aconteceu nos Estados Unidos, em Massachussets, 1692. E se trata em boa parte de uma história real.
Para livrar a própria pele, as pessoas acusavam outras, trazendo dezenas de pessoas inocentes a um julgamento perturbado onde tudo era indício para envolvimento com "feitiçarias" e como destacado na obra: confissão forçada era a única escolha.
Como sabemos, as pessoas consideradas "bruxas" incluíam todas as professoras, sacerdotistas, ciganas, místicas, coletoras de ervas, parteiras por práticas do uso do conhecimento médico para evitar as dores do parto entre tantas outras (os)... inclusive, uma das mulheres acusadas na obra foi à julgamento por ler livros, outra nada tinha feito apenas foi acusada por alguem que buscava vingança pessoal... Durante anos de "caça as bruxas" a intolerância religiosa queimou na fogueira a quantidade impressionante de (de acordo com estudiosos modernos) +40.000 execuções.

Parte explicativa da obra:
"Há muito que se possa descortinar sobre a natureza humana no belíssimo trabalho
de Miller, mas a par disso é extremamente esclarecedora para quem maneja o Direito, imprescindível para a compreensão das nuances e dos limites de um processo penal.
Uma leitura instigante e perturbadora que denuncia o abandono de princípios tradicionais nas decisões de exceção e a contaminação do julgador pela opinião pública: quando a
autoridade se legitima pelo medo.
É um alerta para os riscos de uma postura abertamente inquisitória (aquela que
confunde juiz com acusador e trata a defesa como uma afronta) e mesmo a
ideia da desproporcionalidade das provas: quanto mais grave a acusação, mais
tênues os indícios exigidos para demonstrá-la.
As Bruxas de Salém nos mostra, enfim, até onde o esvaziamento do sentido de
garantia do processo, pode nos levar, particularmente nos julgamentos movidos
pela repulsa popular."

(Resenha descritiva - sem opiniões)

Valen 22/05/2023

As bruxas de Salem
Obra antiga, mas muito atual.
Essa obra se trata de uma peça teatral, um gênero literário que eu li muito pouco, mas não encontrei muitas dificuldades com a leitura, apenas para me acostumar com a diferença nos diálogos e ?comandos?. A história é bem interessante e fluída, tinha partes que eu ficava tão nervosa que parecia que era comigo que aquilo estava acontecendo, achei o tema bem pertinente para os dias atuais, em que as fake News estão tão em alta e enganado tanta gente. Em um geral achei legal, mas não muito marcante, penso em reler no futuro.

Badlagirl 22/05/2023

As Bruxas de Salem é uma peça teatral escrita por Arthur Miller em 1953, baseada nos eventos históricos que levaram à perseguição das bruxas de Salém a partir de fevereiro de 1692, em Massachusetts.

1 | 2 | 3 | 4 | 5