As Bruxas de Salém

As Bruxas de Salém Arthur Miller

Resenhas - As Bruxas de Salém

Sanoli 25/11/2015

Em uma frase...
Que todo fanatismo religioso seja condenado ? forca!
Por favor, leia nosso blog :)

site: http://surteipostei.blogspot.com.br/2015/11/as-bruxas-de-salem.html

Tiago sem H - @brigadaparalela 12/08/2014

Após realizar um ritual na mata para saber sobre namorados, várias meninas são acusadas de praticar magia negra. Somado a esse fato, entre elas havia uma escrava que supostamente era versada em rituais mágicos. A ordem em Salem é então comprometida quando para se salvarem, essas meninas começam a acusar várias pessoas de fazerem pactos demoníacos, iniciando assim, uma verdadeira caça às bruxas.

Ao ler a peça, o leitor já se depara com um enredo chocante. Pessoas são condenadas pelos motivos mais banais possíveis: aqueles que não vão à missa, a mulher que não deixa o marido se concentrar na leitura da Bíblia e até mesmo os que não sabem os mandamentos da igreja, vão ser acusados com ligação com os pactos demoníacos. Mais chocante é saber que Arthur Miller se baseou em fatos ocorridos em Massachssets em 1692 para compor sua história.

Miller escreveu a peça na década de 50, período da Guerra Fria em que a caça aos comunistas estava crescendo nos Estados Unidos. Sua alusão de bruxas e comunistas, fez com que ele fosse acusado de ações anti-americanas depois disso.

À medida que o enredo se desenvolve, diversas pessoas são condenadas e um tribunal é montado para que esses indivíduos sejam julgados. O que acontece, é que nessa época, as colônias viviam muito isoladas o que fazia com que o espírito puritano delas não conseguisse distinguir o conceito de justiça, o que acarretava em enforcamentos totalmente injustos.

É fascinante como um autor consegue apenas com os diálogos (e poucas explicações de cena), deixar o leitor tão ciente e preso ao que esteja acontecendo, quando muitos livros da atualidade, fazem descrições de cenas que acabam deixando o leitor perdido.

Apesar de ser um livro pequeno, As Bruxas de Salem, é extremamente abrangente, pois consegue ser utilizado para diversos estudos de caso, como por exemplo, a influência que a igreja desempenhava sobre o Estado e os resultados de uma jurisdição que se baseia em provas abstratas para a condenação.

site: http://brigadaparalela.blogspot.com.br/2014/08/desafio-literario-do-skoob-2014-03-as.html

Adriana 07/08/2014

Desafio literário 2014
As Bruxas de Salém é uma peça teatral baseada em fatos históricos. É um infeliz caso quando acontece a intolerância e o fanatismo religioso. Escrita por Arthur Miller na década de 50, é uma alegoria da "Caça as Bruxas" na época do Macartismo. Foi adaptada ao cinema, ópera e televisão. A adaptação que eu vi foi de 1996, com Daniel Day Lewis e Winona Ryder. Apesar de nunca ter lido este gênero, gostei bastante da escrita do autor.