O Oásis do Oculto

O Oásis do Oculto Paul Sussman

Resenhas - O Oásis Oculto

Louise 10/10/2022

Foi uma leitura agradável embora tenha saído da minha zona de conforto,ele é bem dinâmico tem bastante cenas de ação e perseguição, parecia até que estava assistindo um filme.

Dani 24/06/2020

Um achado
Peguei esse livro por acaso em uma livraria e resolvi arriscar, me surpreendeu de uma forma maravilhosa! Tudo é detalhado de tal forma que te dá vontade de sair em uma aventura pelo Egito, em busca do oásis também. As histórias dos personagens são intrigantes, originais e bem amarradas. Só tive dificuldade de sentir empatia pela história da personagem principal, a achei extremamente egoísta em alguns pontos.

Carla Reis 31/03/2020

Boa leitura!

Livros da Julie 16/07/2019

Muita ação e uma boa dose de informação sobre o Egito!
Assim como em O Último Segredo do Templo, a história de O Oásis Oculto se passa no Egito, país em que o autor trabalhou durante muitos anos como arqueólogo. A paixão pela sua profissão, pela mitologia egípcia e pela região se reflete de forma indistinta neste livro.

A partir de uma reunião de sacerdotes em 2.153 a.C., um vôo da Albânia para o Sudão em 1986 e a descoberta de um corpo por beduínos nos dias atuais, o autor constrói o pano de fundo para um thriller intenso, que coloca uma montanhista e um egiptólogo lado a lado numa corrida contra o tempo, em busca do lendário oásis de Zerzura e da própria salvação.

O livro é um prato cheio para quem gosta de suspense e ação (depois do primeiro quarto do livro, você não consegue mais parar de ler), regado a boas doses de informações históricas e geográficas. Além de ficar tenso com o desenrolar dos acontecimentos e de se deliciar com a dinâmica dos protagonistas, o leitor terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Egito, seu povo e seus costumes, os antigos Impérios, aspectos mitológicos e sociais, suas cidades e templos, e as regiões desérticas. Em suma, uma ótima aventura, de leitura rápida e de prender o fôlego, em um cenário magnífico!

site: https://www.instagram.com/p/BulyHCrg9q8/

Rosana 27/08/2018

Empongante.
Um livro empolgante, com detalhes dignos de um autor que entende mesmo do assunto, pois já trabalhou com arqueologia, triste pela sua morte, só me resta ler o legado que ele deixou.

Jackquelline 16/07/2013

Uma fantasia realista
Quando comecei a ler não sabia o que esperar do livro, capa boa e titulo interessante, mas será que a história iria me encantar também?
Como sempre gostei das antigas mitologias fiquei maravilhada com as partes do livro em que o autor explica várias contos da mitologia egípcia (ele fez uma pesquisa interessante para concluir o livro), as reviravoltas e o passado dos personagens te deixam com vontade de ler sem parar.
A única coisa que eu demoro para gravar são os nomes do personagens, e nesse livro os nomes são bem diferentes, então eu me atrapalhei um pouco, mas nada que comprometesse a evolução da história.
As reações das pessoas e as expressões, por exemplo os palavrões e as atitudes deixam o livro com uma cara mais natural, tirando mais aquele feito pesado de ficção do ar.
O final foi 'sem palavras', outro exigiria uma continuação e onde ele parou alimentou todas as minha curiosidades, além de deixar aquele gosto delicioso de saudade.

claudioschamis 18/12/2012

Interessante!
Assim que vi o livro na estante da livraria o titulo já me chamou a atenção. Dei aquela namorada e a snopse confirmou: esse eu tinha que ler.

Como já aconteceu outras vezes, conheci o autor pelo segundo livro - Paul Sussman também puiblicou pela Bertrand "O Último Segredo do Templo".

O livro tem uma história interessante, a busca de um oásis perido no deserto. O livro começa no Egito no ano 2153 a.C, passa para 1986 na Albânia ate chegar nos dias atuais.

Para quem gosta de história é um prato cheio, pois é nítido que o autor fez uma ampla pesquisa e não poupou detalhes. Lembrando um pouco Dan Brown.

O livro é intrigante, tem um ritmo bom, e o autor consegue fazer uma ponte e unir eventos aparentemente desconexos numa trama que tem bons ingredientes. Em algumas passagens fiqui um pouco sonolento, mas logo em seguida Paul consegue dar uma nova dose de adrenalina e desperta você desse estágio para um que quer saber o que vai acontecer nas cenas do próximo capítulo e não pode esperar nenhum minuto.

A trama ganha contornos interessantes e tem uma reviravolta e revelações surpreendentes.

Alvaro 09/05/2016minha estante
Na verdade este é o 3 livro dele O Exercito Perdido de Cambises, O Ultimo Segredo do Templo e O Oasis Oculto. Apenas li o primeiro, que é muito bom, e com certeza vou ler os outros.

Hérida Ruyz 15/10/2012

“O OÁSIS OCULTO” (Paul Sussman)
Paul Sussman, falecido em 2012 aos 45 anos, era considerado um dos melhores autores de thrillers de suspense. Depois que li O Último Segredo do Templo, passei a gostar muito do estilo do autor. Fiquei triste ao saber de sua morte…

Realidade ou ficção? Apesar de muitos argumentarem que o Oásis Oculto – também conhecido como Zerzura – não passa de uma lenda, isso não impediu que explorações fossem realizadas para encontrá-lo. O crescente interesse acadêmico pelo Oásis remonta do século XIX, mas foi no início do séc. XX que ocorreu a febre do Zerzura. É difícil de acreditar, mas segundo o autor existiu até um clube que se reunia para debater o assunto – o Zerzura Club. Entretanto, para mim, a obra pendeu mais para o lado da fantasia. O autor fez uma extensa pesquisa sobre o assunto, mas não há nada concreto no que se fundamentar. Assim, é praticamente impossível afastar a atmosfera de mito.

Inicialmente o autor bombardeia o leitor com informações desconexas e vários núcleos de personagens. Fiquei meio perdida em relação ao papel que esses personagens iriam desempenhar no enredo. Porém, logo os acontecimentos se interligam e convergem num ponto em comum… a busca pelo Oásis Oculto. A partir daí, o leitor começa a ligar os pontos e a entender os detalhes da trama. Mas não se engane achando que a solução do enigma é dada de bandeja, Sussman manipula o que o leitor deve ou não descobrir ao longo da história. Fui surpreendida com novas revelações do início ao fim.

Os personagens são enigmáticos, pois todos possuem algum segredo sórdido. Aqui, ninguém é o que parece ser.

O desfecho do livro é de tirar o fôlego, porém achei um tanto excessivo. Apesar de ser empolgante, a sequência de eventos que o autor criou para arrematar a história foi extravagante demais para meu gosto. Sussman, literalmente, descambou para o absurdo. Mas esse disparate só ocorre mesmo no desfecho do livro. Dos males o menor. O restante da história é excelente… um enredo interessante, bem amarrado e repleto de ação.

Leia resenha completa no Lendo nas Entrelinhas: http://goo.gl/mCTzQ
Mari 15/07/2013minha estante
Gostei da sua resenha!Realmente chegou uma hora que ficou bem extravagante, mas nada que atrapalhe a leitura.Fiquei triste pelo falecimento do autor.Grande perda para quem curte o gênero literário!