Mentiras

Mentiras Michael Grant

Resenhas - Mentiras

Thamirys 07/11/2012

Eu acabei de terminar esse livro e ainda não sei bem o que pensar dele, eu adoro essa série e estava bem ansiosa por esse livro e comecei com uma grande expectativa, o problema foi o começo que foi bem lento e sem muitas cenas de ação até a página 100,e eu comecei a achar que ia acabar em decepção ... mais eis que na pagina 101 o autor me prendeu totalmente com algo inesperado e depois desse fato eu simplesmente não consegui largar o livro até terminar. Outra coisa foi a Astrid, eu sempre gostei bastante dela porque ela meio que me lembrava a Annabeth (de Percy Jackson) e a Hermione (de Harry Potter) duas personagens que eu adoro, ela fala desde o primeiro livro que eles deviam criar leis e regras que as crianças deviam seguir para viver em sociedade e não cada um fazendo o que quisesse machucando os outros sem nenhum tipo de punição como o Zil fez no segundo livro, coisa que eu concordo, o problema é que ela só fala e nunca faz essas benditas regras só sabe apontar o dedo para o Sam e dizer o que ele estava fazendo de errado e todas as decisões que ela tomou como presidente foram equivocadas, para uma garota tããão inteligente ela não foi tão inteligente assim. Ainda somos apresentados a 5 novos personagens: Sanjit "Sabedoria", Virtude "Chu", Paz, Bowie e Pixie todos filhos adotivos de dois atores de Holywood que estavam na ilha San Fransisco de Sales e não fazem ideia do que aconteceu nem passaram pelas dificuldades das crianças de Praia Perdida e só agora estão ficando realmente preocupados já que Bowie ficou doente e não parece ser uma simples gripe. Caine fica sabendo da existencia da ilha e que por lá pode ter comida e numa tentativa desesperada de chegar lá faz um acordo com o odioso Zil. Nos últimoos capitulos é impossível largar o livro, o final é eletrizante e fiquei com a impressão que o autor deu umas dicas do que podemos esperar no quarto livro da série.
No fim gostei bastante desse livro e já estou louca pelo próximo tem muitas outras coisas que acontecem mais eu não quero dar spoiler então vou deixar voces descobrirem quando forem ler. É um livro muito bom.LEIAM !

Pam 25/02/2021

Decepcionante
Eu esperava muito mais desse livro, pois achei que seria tão bom quanto os dois primeiros, porém, acabou sendo um pouco monótono e entediante.
Ainda assim eu dei uma chance e terminei a leitura.

Rafael 15/07/2020

Em quem acreditar?
Nota: 4,5/5 estrelas

Depois de "Gone" e "Fome", a série Gone apresenta mais um ótimo volume e nos deixa cada vez mais imersos nesse universo.

O principal plot do terceiro livro é envolvente e qualquer um dos dois caminhos possíveis pode ser o real; então não sabemos em quem acreditar, o que faz a leitura voar por buscarmos respostas. Seria o "puf", até então o grande problema, a solução? Além disso, a possibilidade dos mortos nos livros anteriores poderem estar voltando ou não a viver deixa o clima de apreensão bem maior.

Sobre os personagens, Astrid, pela primeira vez, me irritou de verdade. Ela sempre foi politicamente correta, mas em vista das circunstâncias atuais é "inaceitável", e sempre entendo Sam nas brigas que os dois têm, pois ele é um protagonista bem real nesses casos. A adição de novos personagens também foi muito benéfica, principalmente de Nerezza, pois assim como o plot do livro, é uma figura ambígua até as últimas páginas. Já os novos irmãos acabam dando novas camadas à relação de Drake (que continua o grande e desprezível vilão) e Diana.

Como nos livros anteriores, a escrita de Michael Grant nos prende até o último segundo. É tudo bem pensado e para quem prestar bastante atenção, já são deixadas pistas dos problemas que os personagens vão enfrentar nos próximos livros, por isso não vejo a hora de ler Praga. E não me canso de recomendar essa série. Se tiverem a chance, só leiam!

Raphixxx 12/09/2022

O melhor de todos até o momento
O melhor de todos até agora. Teve de tudo nesse, baita desenvolvimento de personagens para maioria, personagens secundários com temas interessantíssimos e um suspense de matar. Que venham os próximos.

Carol D. Torre 14/01/2013

Mentiras por Michael Grant
Chega um ponto em que você acha que já leu de tudo e que quase nada vai te chocar, mas aí aparece o Michael Grant. Depois de ler dois livros da série eu achei que já tinha me acostumado com como ele pode ser cruel com os personagens, mas me enganei feio. O autor tem a incrível habilidade de de te surpreender quando você não acha ser mais possível e te deixar em estado de choque durante mais de 300 páginas.
A situação parecia mais controlada no LGAR, com a fome ainda existindo, mas em escala menor, e a Escuridão meio que controlada. Mas lá nada fica calmo por muito tempo. Zil e o seu grupo quer morte as aberrações, o conselho - principalmente a Astrid - vem discordando de Sam, um novo boato começa a surgir que o puf não mata, mas na verdade leva de volta e, pior, algumas pessoas andam dizendo ver pessoas que já morreram andando por Praia Perdia. Pessoas como Drake.
Mentiras se tornou o meu livro favorito da série até agora, principalmente por ter de tudo um pouco. Ele não é só de ação como o primeiro e nem tão mais calmo como o segundo, mas um pouco dos dois, Mesmo percebendo que foi o livro que abordou mais profundamente o psicológico dos personagens, ele não foi tão lento quanto Fome. A história continua me deixando completamente chocada, porque não tem como se acostumar a ver crianças fazendo coisas tão cruéis, só que foi o único que me deixou triste também. Não que eu tenha chorado porque eu estada transtornada demais pra isso, mas foi de cortar o coração algumas partes. E posso dizer que por isso o Edílio se tornou meu segundo personagem favorito, atrás somente do Sam(é claro).
O Sam está um tanto quanto transtornado nesse livro, por causa do que Drake fez a ele no livro anterior e por ser contrariado em todas as suas decisões. Mas ele ainda é um personagem tão bem construído, tão real que é impossível não torcer por ele com a mesma paixão de antes. Mas em compensação eu senti uma vontade louca de bater na Astrid, sério. Ela foi hipócrita, injusta, egoísta e com poder subindo a cabeça quase o livro inteiro. Mas espero realmente que ela volte a ser como antes. Fiquei um pouquinho triste com a falta de destaque a personagens super importantes como a Diana, o Caine e o Pequeno Pete. Mas isso não compromete realmente o andamento da estória, já que somos apresentados a novos personagens - até onde vai a criatividade desse cara, Meu Deus! - e damos adeus a outros.
A narrativa continua alternando de personagem e apesar de algumas pessoas não gostarem muito desse tipo de narração, eu acho que é perfeito para o livro. É extremamente melhor sabermos vários lados na história, por diferentes pontos de vista, e o Michael é tão genial que mesmo quando você acha totalmente sem razão e desnecessário o ponto de vista de um menininho da creche narrar, é claro que no final tinha seu propósito.
O enredo ainda é recheado de revelações e situações surpreendentes e tem um final tão eletrizante, que eu praticamente devorei as páginas me deixando assustada quando vi que acabou. Preciso do próximo agora mesmo.
Continuo dizendo - ainda mais agora - que essa série não é pra qualquer um. Tem que ter estômago forte - já que o autor não poupa a gente de nenhum detalhe sequer - e estar preparado psicologicamente por tudo que você vai ler ali. Mas se você for assim, por favor, POR FAVOR, leia essa série. Vocês precisam ler essa série tão original, bem escrita, com ótimos personagens e que surpreende a cada página.

Helga 04/10/2020

Novos personagens, novas incertezas
As crianças estão crescendo e tendo que amadurecer. Elas estão passando por muitas provações e o peso da responsabilidade começa a cair em todos.
Intrigas surgem, além de uma esperança de escapar do Algar, mas nada é simples nada é preto no branco e os moradores do Algar começam a perceber que a vida é cinza, ninguém é 100% bom ou mau, nem morto...
As incertezas aumentam, os perigos, a fome e agora as mentiras.

Psychobooks 07/03/2013

Classificado como 4.5 estrelas

Depois de um ano de espera, o lançamento de Mentiras me deixou bem ansiosa, algumas pessoas me disseram que é um dos melhores da série e depois de saber quem é A Escuridão no final de Fome, fiquei curiosa para saber como Michael Grant iria prosseguir com a história.

Com o frágil sistema de troca de trabalho-moeda-comida, muitas crianças estão passando fome. Os alimentos são encontrados no mar e nas plantações, mas está longe de ser em quantidade ideal para todos e o modo de preparo não é um dos melhores, já que a eletricidade e o gás chegaram ao fim. Caine e seus seguidores estão em uma situação ainda pior e o canibalismo se tornou inevitável.

O Conselho ainda não conseguiu criar as regras para a nova sociedade em que vivem, isso deixa o Sam um pouco irritado, num dia ele é o responsável por tudo e todos e no dia seguinte já não pode fazer o que acha que é certo. Astrid aparece pouco e está bem chata, sem contar que fala demais e faz de menos.

Novos personagens surgem na trama, eles estão em uma ilha com muitas provisões, mas isolados de todos, sem saber o que está acontecendo e sem um meio seguro de saírem de lá. De alguma forma, Caine fica sabendo dessa ilha e acha ser a solução de seus problemas, para chegar até lá, ele faz um acordo odioso com Zil.

Com personagens ressurgindo das cinzas, uma nova profetiza, a loucura chegando e o caos gerado pelo preconceito, as crianças estão novamente em conflito, cansadas e sem saber o que fazer.

A princípio a narrativa demora um pouco para ganhar ritmo, mas nos capítulos finais, torna-se impossível largar o livro e os acontecimentos deixam o leitor chocado e desconfiado, principalmente pela aparente fácil solução de um grande problema e qual relação teria o título com o enredo.

Leitura mais que recomendada, o autor foi incrível em não deixar a história ficar enrolada ou perder a qualidade e ainda continua a surpreender seus leitores.

"Maria podia sentir a depressão chegando. Era uma perseguidora paciente. Ela observava e esperava. E, quando sentia a mínima fraqueza, chegava mais perto."

MarAlia63 13/11/2023

Terceiro livro da série Gone.
Em ?Mentiras?, a redoma continua firme e forte e a luta pela sobrevivência está cada vez mais difícil, apareceram novos personagens, novos problemas e mantém narrativa PER-FEI-TA igual aos dois primeiros.
Impressionante como Michael Grant nos prende nesses livros.
Sigo na esperança de um dia essa saga ganhar a fama merecida.

kathrein.oliveira 28/09/2021

Um livro maravilhoso e frenético
Comecei a ler esse livro, pasmem!!! Em 2016.

Na época ele me deixava tão ansiosa (de um jeito ruim) que tive que pausar a leitura. Hoje eu percebo o quanto a ansiedade me tomou até as boas experiências de leitura que eu poderia ter tido (alô terapia!).

Retomei a leitura hoje e terminei o livro em uma sentada ( sim, eu me lembro de todos os detalhes por todos esses anos). E me lembrei o quanto eu amo essa saga!!!! Ela é simplesmente a melhor saga de ficção apocalíptica que já li! Por que todo mundo não está falando dela??????

Enfim, esse livro é o mais frenético de todos até agora, com várias coisas acontecendo, mistérios e várias tragédias, ele é super realista e de um jeito bem Stephen king ( não é atoa que o king escreveu um blurb na capa) ele mostra o que acontece com o ser humano, mesmo que crianças em situações extremas.

Senti que esse livro funciona bem como um intermédiario, como se fosse só mais um capítulo no meio de um livro, e pretendo muito ler o próximo o quanto antes.
Livinha 28/09/2021minha estante
DO NADA HAHAHAHAHA

kathrein.oliveira 28/09/2021minha estante
Kkkkkkkkkkkkk

Luiza 28/05/2021

Não é bem resenha
Essa história consegue ficar mais bizarra a cada livro.
As coisas que vão acontecendo parecem surreais demais.
Quero o próximo logooo

CooltureNews 27/12/2012

Publicada em www.CooltureNews.com.br
Finalmente estou aqui para comentar sobre o terceiro volume da série “Gone”, uma das minhas preferidas e que mais recomendo. Mentiras (Galera Record) dá continuidade ao drama vivido pelas crianças da Praia Perdida que de uma hora pra outra se vêm isoladas do mundo através de uma redoma sem supervisão de nenhum adulto ou pessoas com idade superior à 15 anos. Conforme retratado nas resenhas de Gone e Fome aqui no site, fica claro que além de estarem em uma situação incomum eles ainda tem que lidar com pessoas desenvolvendo habilidades especiais, a falta de alimento, brigas, um mostro denominado “Escuridão” e neste volume com a total falta de energia elétrica, comprometendo assim o abastecimento de água. Ou seja, um verdadeiro inferno.

Lembro ainda quando comecei a ler esta série e a primeira coisa que me veio a cabeça que seria mais um livro onde adolescentes se veem tendo que desempenhar o papel de adultos em um cenário misterioso, mas nunca achei que o autor conseguiria passar o lado negro que esse cenário também criou, até que ainda em Gone nossos personagens se deparam com um bebê morto, pois seus pais desapareceram, cito isso nesta resenha sem medo de ser um spoiler, afinal isso não tem nenhum impacto nas leituras, apenas para mostrar que sim, o autor consegue mostrar esse lado negro e felizmente (ou infelizmente, se tratando dos personagens) essa forma de contar os fatos sem meio termo continua presente ainda neste terceiro volume, com a mesma crueldade que torna a cena tão real.

Como em cada título desta série, temos uma prévia do que esperar para a obra. Em Gone foi o mistério do desaparecimento de todos com mais de 15 anos, já em Fome tivemos a questão da falta de alimentos. Agora em Mentiras temos todo o desdobramento referente a presença desse ser misterioso, o fato de uma das personagens poder entrar nos sonhos e depois de ter a mente tocada por esse ser diz sentir e se comunicar através de sonhos com as pessoas que estão do lado de fora da redoma, com isso temos até um vislumbre do que está acontecendo com o mundo após o misterioso aparecimento deste campo de força que isolou as crianças de Praia Perdida, agora acreditar ou não nisso já cabe a cada um de nós, eu realmente acredito que aquilo relatado seja a verdade mas terei que esperar o(s) próximo(s) livro para saber e farei isso com muita ansiedade, novamente.

Outro ponto interessante que pude perceber ao ler este livro foi toda a questão psicológica que podemos abordar com a leitura, não tenho gabarito para divagar sobre isso, mas durante a leitura pude perceber que o autor aborda de forma sutil a resistência das crianças para entrar no mundo adulto, retratado aí como aqueles com idades superiores a 15 anos, sendo um grande fator para tal o medo do desconhecido que essa nova etapa da vida representa e o abandono dos amigos que ainda não atingiram tal idade. Sei que posso estar viajando e que isso poderia muito bem ter sido observado desde o primeiro livro, mas no meu caso isso ficou mais óbvio somente neste livro.

Continuo recomendando a leitura desta série a todos, independente de faixa etária ou gosto literário. Michael Grant consegue abordar temas complexos de forma sutil, fazendo com que nossa reflexão sobre a obra e algumas mensagens passadas esteja em nossa mente durante muitos dias após a leitura.

zyngirl 14/08/2023

QUE CONTINUAÇÃO.. UAU
Desde do primeiro eu não achei que iria me apegar tanto mas de lá eu criei um apego tão forte pela história, pelos personagens e por tudo que envolve.. Sem dúvidas não imaginei que na reta final do livro sairia chorando muito, são muitas coisas que acontecem que trazem impactos, personagens ganhando uns protagonismo necessário pra fugir da mesmice, entrada de personagens novos que trouxeram muito sentido e impacto. Passei raiva e ódio então sim é mix de amor, ódio e MUITA tristeza? já imagino o quanto de coisa ( MUITA) vai vim no próximo.. surreal!

Renata 06/02/2016

Mentiras - Michael Grant
Mentiras dá continuidade à desordem de Praia Perdida. Mas, agora, além da falta de alimentos, das brigas, da temida Escuridão e das mutações desenvolvidas por alguns, há também a falta de gás e energia elétrica, provocando o caos em maiores proporções. O canibalismo também passa a ser uma opção quando o desespero e a fome se tornam insuportáveis. Daí, a morte, que passa a ser a solução para todo o sofrimento, segundo a personagem Orsay, também conhecida como profetiza.

Gone é atualmente uma das minhas séries em livros favorita. O universo distópico criado em torno de uma população constituída apenas por crianças, além do estilo de vida dos mesmos, mistérios, conflitos, dentre outros, muito me instigam. Não posso deixar de citar ainda a célebre escrita de Michael Grant. A forma como ele conduz os fatos é extremamente estimulante. Um prato cheio para os fãs do gênero, posso assegurar.

A obra permanece no estilo dos livros anteriores, onde somos informados no início de cada capítulo – que no geral não são muito extensos, todos narrados em terceira pessoa – a respeito de uma quantidade de horas e minutos, como um cronograma, marcando o tempo restante até a chegada dos acontecimentos finais. A descrição dos fatos continua magnífica! Grant tem um auto grau de verossimilhança, o que contribui muito para uma leitura agradável e imaginável.

A entrada de novos personagens, e o reaparecimento de outros, também marcam a sucessão de Fome, que oferta acontecimentos com uma menor agilidade da qual estamos acostumados, mas sem deixar a linha de segmento da trama se descentralizar. Devo destacar também que a loucura vivida pelos personagens, os preconceitos, e a falta de regras e liderança acabam criando muitas agitações e confusões por todo o LGAR, dando ao enredo muitas cenas incríveis.

Temos em pauta uma história fictícia, surreal, mas bem inteligente e pensante. Estar sob uma redoma em um cenário hostil sem auxílio algum é totalmente desesperador, e afeta o psicológico de qualquer um. Nos faz avaliar acerca do comportamento de meras crianças, que em muitas das situações precisam ser maduras o bastante para lidarem com situações que desafiam tudo que elas já imaginaram passar um dia.

Acredito que toda série que se preze merece ter momentos mais leves, que aborde o psicológico, sem aquela necessidade de ações frenéticas a todo o momento. Mentiras é assim, uma continuação totalmente propícia ao título de origem, que tem relação direta com o resultado de todas as ocorrências e mistérios sucedidos até então. No mais, são muitos os fatos e muitos personagens distintos, mas em momento algum Grant se perde. Pelo contrário, a história torna-se cada vez mais consistente.

Por isso, livro mais do que recomendado! Os fãs de Gone terão uma continuação com uma carga menor de ação, pelo menos a princípio, mas notação uma evolução intrigante. E para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de conferir a trama, por favor, não esperem demais. A leitura vai te surpreender!