As Vantagens do Pessimismo

As Vantagens do Pessimismo Roger Scruton

Resenhas - As Vantagens do Pessimismo

Miki 05/12/2023

As vantagens do pessimismo
Um livro que traz despertamento, abre a visão para fatos importantes em nosso cotidiano. Revela as vantagens do otimismo mas também seu lado sombrio, fazendo com que o leitor seja chamado à razão e responsabilidade para que não se perca em meio a esperanças irreais e valorize o que de fato tem importância para que viva uma equilibrada. Excelente leitura.

Monique 27/09/2023

As Vantagens do Pessimismo
Ao contrário do que o título parece sugerir, Scruton não está se referindo à um pessimismo trágico, um sentimento fatalista, mas de um pessimismo sensato onde o indivíduo está instalado na realidade e não se deixa levar por correntes.
O autor faz uma crítica ao otimismo extremos, do qual ele chama os adeptos otimistas inescrupulosos, que são aqueles que vivem em busca de um mundo ideal e utópico.

Não achei a leitura deste livro fácil, mas com um pouco de esforço pude aproveitar bastante o seu conteúdo e tirar boas reflexões.

Marcella.Pimenta 30/03/2023

Uma dose necessária de "pessimismo"
Não se trata de "ser negativo ou esperar pelo pior", como o título pode sugerir, mas de reconhecer a imperfeição da natureza humana e perceber quando certas mudanças não são um avanço.

É um livro que desmente certas falácias populares, como a visão utópica do "socialismo científico" de que é possível passar o dia pescando e fazendo o que você gosta mas não diz de onde vem a vara (ou as outras coisas de que se necessita pra viver), e a frase de Rousseau de que "o homem nasce livre, mas por toda a parte se encontra acorrentado".

Scruton também critica o lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" da Revolução Francesa, esclarecendo acerca da difícil coexistência entre os dois primeiros "direitos".

O autor passeia por ideias de diferentes fontes para defender a importância de valores universais pouco lembrados e até ridicularizados por "pos-modernistas": moralidade, responsabilidade e liberdade.
Ruan Ricardo Bernardo Teodoro 31/03/2023minha estante
O mais legal desse livro é mostrar como o pessimismo equilibrado nem sempre é desnecessário! Boa resenha :)

debs 02/02/2023

Uma reflexão sobre a vida?
Pertinho do livro acabar li uma coisa que me pegou de vez, Scruton nos instiga a buscar um bom projeto de vida: ?A felicidade não resulta de uma busca do prazer e tampouco é garantida pela liberdade. Ela surge do sacrifício: essa é a grande mensagem que nos chega por meio de todos os trabalhos memoráveis de nossa cultura. Trata-se da mensagem que foi perdida em meio à algazarra das falsas esperanças, mas que, parece-me, pode ser ouvida mais uma vez se devotarmos nossas energias à sua recuperação?. Profundo, né? Não me cabe mais palavras, eu precisava MUITO ler esse livro.