Tóquio

Tóquio Mo Hayder

Resenhas - Tóquio

Aldo27 08/12/2023

Intenso e assustador
Tokio foi o melhor livro que li em 2023. Uma narrativa que alterna os trágicos acontecimentos em Nanquim e a trajetória de "Cinza", a personagem principal. Histórias que se cruzam, graças a curiosidade aguçada da garota em investigar a tragédia do passado, que tem tanto significado para ela que de certa forma parece que ela esteve lá. Se envolvendo cada vez mais nas entranhas da máfia japonesa, Cinza adentra em um mundo perigoso, em busca de um segredo escondido. A maldade em seu estado puro. Uma narrativa brilhante escrita pela britânica Mo Hayder, que faleceu precocemente em 2021.

Aline 30/10/2023

Uma autora e uma nação injusticada
Cara um livro simplesmente perfeito eu adorei a escrita é a sua história em si por ser uma história bastante crua e eu já estou habituada a ler coisas passadas por causa do querido Stephen King mais essa realmente me surpreendeu e acho que me envolvi demais pq logo dos lá leitura eu cmc a surta e achar o Japão uma das piores nações que são tão bem inocentados dos seus crimes de guerra pela simples desculpa do "combati a ameaça comunista" é uma pena que temas assim não vender tanto a autora fez realmente um bom trabalho e merecia reconhecimento

Ma Gonçalves 21/09/2023

Envolvente, psicológico e angustiante
Sabe aqueles livros que a cada final de capítulo te deixam sedentos pelo próximo? Esse é o livro, mas ainda mais cativante. Capítulos alternam a narração entre dois personagens, dois tempos, passado e presente. Então ao final de cada capítulo, quando a última frase nos deixa com aperto no estômago para saber o quê acontece a seguir, há um capítulo entre você e a continuação.

O livro é envolvente desde o começo, você mergulha nas páginas e as cenas são angustiantes; perseguições e coisas similares. Se você busca um livro com relatos da história de Nanquim e da situação atual japonesa, esse é o livro.

Maria18387 13/04/2023

"Ambicioso e impressionante"
Eu estou completamente abismada com este livro.
A cada capítulo a história se torna mais forte, mais chocante.
Recomendo muito, se tornou um dos meus livros favoritos possivelmente para a vida toda.

gabriel1994 01/03/2023

Não entendi nada, pra mim essa leitura foi só um surto que eu tive durante um mês (tempo que eu eu demorei a ler isso).

Mari 17/02/2023

Comecei a ler sem fazer ideia sobre o que era o livro (foi um presente) e a cada página eu ia me surpreendendo mais com a escrita excelente e a história extremamente cativante. A autora consegue prender o leitor na investigação e tudo acontece no momento certo, até você descobrir todos os detalhes sórdidos e a mente doentia de algumas pessoas

Luiza.Castro 22/07/2022

Exatamente o que eu esperava, ao mesmo tempo em que é completamente diferente. A forma que Mo Hayder escreve nos faz participar da história e torcer pelos personagens como se estivéssemos naquela casa caindo aos pedaços ou dentro do escritório na universidade. Apresenta os horrores da guerra por um outro olhar e nos faz questionar decisões corriqueiras. Melhor surpresa do ano até o momento

Valéria Cristina 08/06/2022

Gente!
Tenho lido romances de suspenses muito bons, excelentes. Todavia, Tóquio, na minha opinião, é para lá de excelente.

Prende a atenção, literalmente, da primeira até a última página.

A história se passa em Tóquio e Nanquim, respectivamente, em 1990 e 1937.

Cinza, a protagonista, vai para o Japão para encontrar um professor chinês que dá aulas na universidade de Todai.

Ela precisa de ver um filme que está com ele para que se justifique um ato que cometeu e que a tachou de louca. Para atender seu pedido, o professor dá-lhe uma missão

Assim, a narrativa gira em torno de três eixos: o que Cinza fez no passado e que vai se descortinando no decorrer da história; a missão que terá de cumprir, envolvendo a Yakusa; e as recordações do professor acerca de sua própria vida em 1937, quando o exército japonês invade Nanquim e comete horrores com a população civil. Todas essas narrativas convergem no final,
em um ritmo intenso, uma escrita bem construída e personagens muito bem desenvolvidos. Simplesmente, imperdível.

Andressa 01/04/2022

Histórias de guerra, sendo fictícias ou não, sempre mexem muito comigo e essa não foi diferente. Confesso que não consegui me conectar com a primeira metade do livro, estava achando chato e arrastado, tanto que demorei meses pra chegar em 50% mas do nada a história toma um rumo e eu não consegui mais parar de ler. Essa história é fictícia mas guerra é uma coisa real e cruel, mais pessoas deveriam ler sobre isso para que talvez no futuro isso pare de acontecer.

leh.mendess 21/03/2022

ATERRORIZANTE
Como não li esse livro antes? Que final foi esse? Aquele filme de deixou em prantos, partiu meu coração.
Leitura fluida e cativante. A autora descreveu Tokio dos anos 90 com tanta genialidade, que eu me transportava para lá sem perceber..

Particularmente não tinha ouvido falar sobre o 'Massacre de Nanquim' durante a segunda guerra. Foi forte. Fiquei perplexa com as atrocidades cometidas pelos japoneses contra a população chinesa. Foi intenso.

Super indico a leitura.

aleeeeee0 19/03/2022

uma bizzarice sem fim
a história tem bastante potencial mas definitivamente nao é meu tipo de livro, por outro lado um ponto positivo é que a autora fala muito bem sobre a cultura oriental

FM 07/07/2021

Os horrores da guerra.
Tóquio exige estômago. Obriga nossos olhos a se abrirem para o mais perverso e desumano que pode haver neste mundo.
Olhar para o modelo de pais que se tornou o Japão, acaba por esconder o obscuro passado de sua história recente. É justamente nesse recorte que a escritora Britanica Mo Hayder, se lança, neste livro, ousado e perturbador.
Toquio ( 2004, Editora Record. Tradução: Marcos Maffei), é um daqueles romances de horror, que nos fazem sentir o frio, medo e o desespero de seus personagens. A cidade Chinesa de Nanquin de 1937, e a Tokyo de 1990, são os espaços aonde essa historia sera contada por duas vozes. A primeira é a do Professor Shi Chongming, refugiado da barbárie cometida em sua cidade natal ( Nanquin). A segunda é a jovem ,Cinza. Uma jovem mulher britânica que tenta lidar com seus próprios fantasmas.
O caminho de Cinza está ligado a História de Shi, e ambos estão em busca da mesma resposta.

Porque ?

alexpizziolo 31/12/2020

Sensacional
Simplesmente perfeito! História muito bem contada, todos os pontos muito bem costurados. Os personagens são humanos, falhos e interessantíssimos de acompanhar e há uma riqueza de detalhes e de compromisso com a História que me encanta numa ficção como essa. Dos grandes livros que li recentemente, merecia ser um verdadeiro best seller.

@gugugb 16/04/2020

Que espetáculo!
Texto cru, direto e devastador.
Uma história comovente sobre um massacre pouco lembrado.