O eleito

O eleito Thomas Mann

Resenhas - O Eleito

Mario Miranda 06/05/2020

Thomas Mann é um escritor, tal qual Dostoiévski ou Tolstói, muito mais reconhecido por suas grandes obras, no sentido de extensão da narrativa (A Montanha Mágica, Os Buddenbrook, Doutor Fausto), do que pelas suas narrativas mais curtas, dentre as quais a novela O Eleito faz parte. Obra escrita poucos anos antes do falecimento do autor, quando este já era um escritor internacionalmente renomado, já laureado com o Prêmio Nobel da Literatura.

A narrativa centra-se na lenda do Papa Gregorius, que teria se originado de um relacionamento incestuoso de seus pais, irmãos gêmeos, que após o anúncio da gravidez separaram-se, tendo o seu pai falecido em peregrinação, e sua mãe ficado reclusa na residência de um Aristocrata do seu reino. O bebê é lançado ao mar e descoberto por pescadores originários de uma ilha no Canal da Mancha, que criam a criança sob a supervisão do Abade local.

O jovem Gregorio, ao descobrir de maneira acidental a sua origem, decide tornar-se cavaleiro e peregrinar pelo mundo cristão em busca dos seus pais. Sua primeira - e única - parada é justamente no reino onde sua mãe é Rainha, tendo defendido o reino contra um invasor da Borgonha, desejo em casar-se com a Rainha. O jovem após aprisionar o Rei, recebe como reconhecimento do seu mérito a mão da Rainha, sua própria mão, em casamento.

O descobrimento dos laços sanguíneos de Mãe e filho fazem com que esta decida legar o resto da sua vida aos cuidados dos pobres e doentes, enquanto Gregório ficaria 17 anos recluso em uma Pedra no meio de um Lago, até ser encontrado por dois homens vindos de Roma, que teriam recebido uma mensagem divina que este eremite, Gregório, seria o novo Papa.

A narrativa lendária do Papa Gregório encontra ampla consonância com o mito Grego de Édipo Rei: Édipo, também filho de um Pai que havia realizado um relacionamento proibido, também relegado a morte, também retorna a morada e após vencer um inimigo - a Esfinge -, recebe a mão da Rainha como prêmio. Diferente da narrativa Grega, que termina com o suicídio da Rainha Jocasta e com Édipo cegando-se, Thomas Mann imbui de um sentimento religioso de "salvação" a sua obra, demonstrando que a Fé poderá suplantar os pecados individuais.

Para os que se interessaram pela narrativa, há um segundo Mito, a de São Julião Hospitaleiro, transformado em Conto por Flaubert na coletânea "Três Contos".

Atila.Carlos 13/04/2021

Meu primeiro contato com o autor, apesar de não ser o livro recomendado nesta situação. Mas não vejo problemas nisso, sabendo que a escrita e linguajar dispostas nessa obra é singular. O que torna essa romancista ainda mais digno do reconhecimento que lhe é atribuído. Em relação ao livro em si, não se assuste com as primeiras 15 páginas, logo logo você pega o jeito da narrativa e vai embora. Um livro cativante, com uma história engenhosa onde aconselho ler com deleite. Sim, saboreie essa leitura, essa história. Não tenha pressa!
Como vi na resenha da Feltrin, de fato, se trata de uma daquelas histórias que você tem que comprar a ideia para ela funcionar para você. Pois temos aqui um narrador onisciente que de tudo sabe e por coincidências pra lá de ímpares. Todavia, comprar a ideia do livro não é uma tarefa difícil. Uma história com enredo pesado, duplo insesto e etc; porém contada de uma forma que, por hora, nós arranca até algumas risadas.
Um belo cartão de visitas para mim, em relação ao autor. E o que me anima é que, sei que Thomas Mann dispõe de obras decerto mais aclamadas pela crítica e pelos seus fãs. Ansioso para a próxima experiência.

No mais, este livro está mais que recomendado.

JanaAna90 18/10/2022

Mann, meu escritor eleito! ??
Mais um romance de Thomas Mann que eu leio e mais um que me surpreendeu pela grandiosidade da obra. Superando a dificuldade de entender alguns trechos rebuscados da obra, como todas as obras que leio de Mann, a história é envolvente, rica em detalhes, humor e bastante bem construída.
Neste romance o protagonista é Gregorius, homem nascido de um incesto de um casal de irmãos e, o que parece ser impossível acontece nessa obra, o filho do casal retorna e se casa com a mãe. Atormentados, mãe e filho, iniciam uma busca pela purificação e resgate da sua alma, coberta de pecado.
Um caminho longo, entre a culpa e o sentimento de pecado, até encontrarem o perdão de Deus. Abrindo em nós, leitores, uma reflexão sobre os caminhos da fé, do perdão, do não julgamento, sobre o papel da religião e de Deus em nossas vidas.
Definitivamente, me tornei fã da escrita de Mann e do seu humor apimentado, de sua inteligência da tratar de assuntos polêmicos e nos fazer mergulhar de cabeça no seu vasto mundo intelectual e no seu rico imaginário. Quero ler tudo que esse homem escreveu.

Carolina.Gomes 08/02/2021

Gregorio: o Eleito
Se esse é o menos popular dos livros do autor, eu mal posso esperar para ler tudo que ele escreveu.
A lenda do papa Gregorio contada por Mann é permeada de ironia e crítica ao cristianismo.
O narrador é sensacional! A narrativa é muito bem feita e prende o leitor desde o inicio. Me diverti horrores com essa leitura! Recomendadíssimo!!

Gerson91 02/06/2021

Novela incrível!
Realmente um grande escritor. A história fluída, o sarcasmo, a ambientação e a fantasia fazem deste livro um dos meus favoritos.

Marcelo.Alencar 20/08/2020

Romance Medieval
Romanceiro medieval onde trágicas situações acontecem no seio de uma família de nobres e com efeitos futuros inimagináveis! Leitura fácil!

Ricardo.Borges 20/01/2022

A quarta capa
Em 15 linhas, a quarta capa descreve toda a trama das 240 pgs da bem-escrita obra curiosamente narrada pelo monge Clemens, de forma irônica e até mesmo satírica, já que o contexto religioso está sempre presente e é, na trama, o guia para a ação de todos os personagens. Com isso, achei uma pena não deixar espaço para a imaginação, pois já era sabido o que aconteceria. No começo, achei que seria uma leitura difícil, mas, no fundo, a construção linear da novela ajudou muito na fluidez.

Ve Domingues 26/04/2021

Foi difícil engatar, mas o livro foi se mostrando interessante conforme a história foi avançando. Mann tem um apreço pela linguagem, isso é notável.

Lú Ribeiro 05/05/2021

Forte e impactante
O livro trouxe a mim questões reflexivas como: pecado, amor, pureza, poder.

A questão da mentalidade de uma época versus a nossa mentalidade atual. As crenças que ainda carregamos desse tempo...Fascinante...

Aribra 30/12/2009

Obra belíssima deste autor que para mim é um dos maiores do século vinte. Publicada em 1951, poucos anos antes de sua morte, esta obra retrata um personagem que possui em sí a maldição do pecado e aparentemente de viver em pecado mesmo não sabendo e nem sequer querendo. É uma discussão de o "que é o pecado" e o "que é ser santo" de uma forma única e elegante. A história é baseada na epopéia em versos "Gregorjus" do poeta da alta Idade Média alemã Hartmann Von Aue que por sua vez tirou sua "história do bom pecador" do francês "Vie de Saint Grégòire".
Um louvor a tradutora Lya Luft que conseguiu trazer para a tradução portuguesa o jogo de tratamentos e falas coloquiais da nobreza medieval.

Mariana Dal Chico 03/01/2019

“O Eleito” de Thomas Mann foi publicado originalmente em 1951 e é o primeiro livro do autor que leio.
Minha edição é da Coleção Thomas Mann lançada pela @companhiadasletras , em capa dura, com tradução de Claudia Dornbusch e posfácio de Walnice Nogueira Galvão.
A escrita do autor é polida, mas incrivelmente envolvente e confesso que eu estava preparada para uma leitura mais laboriosa. Outra boa surpresa é seu senso de humor, na medida certa, com alguns momentos de ironia bem posicionadas.
O protagonista foi concebido em pecado e após sobreviver ao abandono em situação perigosa, é criado na ignorância de suas origens e quando adulto, comete pecado parecido do qual é fruto.
Quem nos conta a história de Gregorius é Clemens, a personificação do espírito da narrativa. O tempo em que se passa a obra é incerto, mas podemos perceber pelo pano de fundo, que se trata de uma época feudal em um espaço europeu.
Incesto, guerras em nome do amor, política, religião e relacionamentos familiares são alguns dos temas abordados.
O catolicismo está no centro da história, os pecados cometidos são assim classificados de acordo com os ensinamentos da igreja que também vão servir de base para redenção dos personagens ao final de suas histórias.
Alguns momentos em que achei a situação um pouco forçada, o autor anteviu meus pensamentos e o espírito narrativo interferiu para justificar e esclarecer de forma convincente algumas pontas que estavam soltas, para em seguida continuar a história.
Gostei muito da leitura, foi uma ótima escolha para conhecer Thomas Mann.
Instagram @maridalchico

site: https://www.instagram.com/p/BsIy81LgVLg/

Joana Grigorio 31/07/2022

Um daqueles romances de cavalaria que prendem até o final. Amei demais !
História envolvente e fluída.

Italo 09/04/2022

De todas os livros que li esse ano, esse fica em 6° lugar
Eu peguei esse livro numa época não muito boa da minha vida, o que provavelmente me fez não gostar tanto assim dele, porque é uma história densa e ''pesada'', apesar de curta. Mas tô bem feliz que consegui ler e entender um livro do Thomas Mann.

Nivaldo.Alves 24/04/2021

Está ficção trata de um embate entre pecado e penitência, muito embora, eu não classifique este livro como uma obra de fundo religioso. Aliás, muitas pessoas religiosas poderão ter dificuldades com a leitura desta obra.
A história se inicia no pecado de dois irmãos; a soberba os faz pecar de forma terrível...
Quando se tornam conscientes do erro cometido, e arrependidos, decidem pela penitência.
Está vida em penitencia os conduzirá a um final inimaginável.
É uma boa leitura.