80 anos de poesia Mario Quintana

Resenhas - 80 anos de poesia

1 | 2 | 3 | 4

Jacqueline.Mazzier 07/04/2024

Livro Especial
Essa foi uma experiência bem marcante pra mim , foi meu primeiro contato com a poesia, indicado por um dos meus professores na época de escola , indico esse de olhos fechados. Foi assim que descobri minha paixão por poesia , obrigada Mário Quintana

gabriel.a.brumatto 10/02/2024

80 Anos de Poesia - Mario Quintana
É de praxe fazer referência à vários poetas brasileiros em nossa sociedade, em diversas plataformas (teatro, novela, televisão em geral, entre outros). Mas, os nomes geralmente são os mesmos, fazendo com que sejam esquecidos diversos poetas talentosíssimos de nosso país, entre eles, Mario Quintana, que ultimamente tem sido deixado de lado pela crítica literária brasileira.
Eu adorei a leitura deste livro, que contém poesias carregadas de sentimento e com versos belíssimos e sutis, que conquistam o leitor de poesias.
Recomendo a todos que façam a leitura, prestigiando sempre o talento desse poeta maravilhoso.

Choquei.amo-te 10/02/2024

Não sou o maior fã de poesia, mas é um livrinho mt gostoso, tem uns poemas q abordam temáticas interessantes, n consegui entender bem tds, mas vale a leitura da obra

Lara 26/01/2024

Um livro diferente.
Gostei bastante desse livro. Muitos trechos me tocaram e me fizeram sorrir. Pretendo ler mais livros de poema e poesia!

isa_tami636 13/01/2024

Amo poesia, amo me perder nas páginas, lendo do final ao começo e pulando o meio e voltando às páginas oitenta e poucos. Amo a nacionalidade de tudo, os jogos de palavras, as metáforas pretensiosas. Amo as canções silenciosas, as frases curtas, os poemas longos. Amo o cheiro de livro de sebo que sobe toda vez que repouso as páginas na minha face, pensando e sorrindo. Te adoro, Mario Quintana, e ?80 anos de poesia? é uma viagem poética

brunaentrelivros 16/12/2023

Grandes sentimentos
Li Quintana pela primeira vez no ensino médio, me apaixonei por Rua dos Cataventos e se tornou um dos meus favoritos da vida, mas nunca tinha lido mais. Gosto de ler antologias, são um bom panorama da vida de um poeta. Quintana é gigante, tem um humor inteligente e aquelas frases marcantes que a gente sempre vai lembrar. É impossível não se apaixonar por uma escrita tão grandiosa.

Jaguatirica 06/12/2023

Quem faz poesia salva um afogado
"Brotou uma flor dentro de uma caveira.
Brotou um riso em meio a um De Profundis.
Mas o riso era infantil e irresistível,
As pétalas de flor irresistivelmente azuis...
(...)
Tudo já era findo sobre o velho mundo.
Diziam que uma guerra simplificara tudo.
Ficou, porém, a prece, um grito último de esperança...
Subia, às vezes, no ar, aquele riso inexplicável de criança
E sempre havia alguém reinventando amor"

Depois do fim, Mario Quintana, p.133

Não sei descrever o Mario e a grandeza de sua poesia. Então apenas abraço o livro contra o peito, grata por tê-lo em mãos.

Leila 06/10/2023

80 anos de poesia
Este lo livro é uma compilação de poemas do Mario Quintana, dos seus 80 anos de poesia. ele começou a publicar em 1940 e faleceu em 1994 mas deixou um grande acervo de livros.

maria 20/08/2023

Poesia brasileira
Vou ser bem sincera e dizer que não sou a maior fã de poesia, então algumas não me tocaram tanto. porém a maioria das escolhidas para esse livro, na minha visão, são lindas, tocantes e nos fazem pensar sobre assuntos aleatórios do cotidiano. muito bom saber que tivemos uma mente assim brasileira. (ps: amei como ele fala de porto alegre!!)

?a imaginação é a memória que enlouqueceu?

Andre350 01/08/2023

Primeiro livro que leio que tenha somente poesia e ainda nem sei definir o que é uma mas vou aos poucos entrando nesse mundo e pra começar achei bom ler o livro de Mário Quintana e gostei apesar de não entender muito do que ele diz

Michele206 22/07/2023

80 anos de poesia
Uma junção de poemas razos e cansativos onde somente são bons pouquíssimo. Não indicaria. Leitura chata e massante

Iaraz1nha 20/07/2023

Perfeitamente perfeito
As poesias de Mario Quintana me fazem relembrar da minha infância, me faz sentir a minha mãe ao meu lado me contando histórias. A forma como ele escreve é muito especial para mim, é lindo. Eu sou uma completa fã deste homem e amo cada poesia dele. Inclusive, acho que qualquer fã de poesia e poeta, assim como eu, deveria ser OBRIGADO a ler sobre Mario. Maravilhoso.

regifreitas 27/04/2023

80 ANOS DE POESIA (1986), de Mario Quintana.

80 ANOS DE POESIA, publicado originalmente em 1986, é uma coletânea que reúne textos dos principais livros lançados por Mario Quintana até aquele momento. São nove partes ao todo, correspondendo às seguintes obras: "A rua dos cataventos" (1940), "Canções" (1946), "Sapato florido" (1948), "Espelho Mágico" (1951), "O aprendiz de feiticeiro" (1950), "Caderno H" (1945-1973), "Apontamentos de história sobrenatural"(1976), "Nova antologia poética" (1981-1985) e "Baú de espantos" (1986).

Quintana é um dos principais poetas da literatura gaúcha e brasileira, sendo, também, um dos meus favoritos. Limitada ao que havia sido publicado até 1986, desta seleção ficou de fora o que foi lançado posteriormente, pois Mario Quintana veio a falecer somente em 1994. 80 ANOS DE POESIA apresenta, assim, uma visão geral e abrangente da sua produção poética. Nesse sentido, é uma ótima opção de entrada para se conhecer o autor.

A lírica de Quintana é de grande delicadeza e sensibilidade, transitando do clássico soneto às composições em forma livre até à prosa poética. A imagética quintaniana apresenta formas simples e belas, captando a essência do cotidiano. A melancolia e o saudosismo de temas como o amor, a solidão e a morte, por vezes são entremeados com toque de humor e ironia, sempre em uma linguagem acessível e clara.

Esta foi uma releitura. A obra de Quintana foi ficando meio de lado nos últimos anos devido a outras demandas. Mas é sempre muito bom e reconfortante voltar a ele.

Pal-lo 08/04/2023

Mario Quintana
Olha não sei como fazer uma resenha de um livro de poemas, a não ser sendo: "muito bom! Gostei pra krl!".
Incrivel como em poucas palavras pode fazer uma pessoa se emocionar a ponto de chorar. Por isso eu gosto de poema, são tão simples mas ao mesmo tempo complexo, o bastante para você ficar um tempo refletindo sobre. Valeu abbas.

Um assunto reconreente nos poemas de Quintana é sobre pessoas mortas ? não no sentindo de terror ? mas como uma homenagem. O que me deixa com uma pulga atrás da orelha "o que ele passou para escrver tanto sobre isso?" bom não pesquisei pra saber, talvez até seja um assunto que se perdeu no tempo. Mas achei muito bonito como ele fala disso, e concerteza um dos meus poemas favoritos dessa coletânea é sobre esse tema.

Adendo sobre um texto que Quintana fez a uma fã, sobre "como ele faz para escrever um poema" que não é sobre "fazer tal coisa e tal coisa. Não!" Mas não tendo um jeito certo de se fazer, é até sem sentido. Você Vicência algo ou algum sentimento e o passa ao papel. Só.
Arte você não precisa ter noção tecnica, se tiver é bom, mas não necessariamente precisa seguir as normas. É mais sobre fazer.

Dedico este texto a Quintana, por me "ensinar" e me fazer escrever os meus próprios poemas, não sendo tão bons quanto, não que eu me importe com isso. Obrigado Mario Quintana por me mostrar mais uma vez esse mundo que eu desconhecia.
E obrigado pela minha ti, ao me dar o livro, que à princípio achei ser um tédio, mas rapidamente me fez mudar de opnião e apreciar o trabalho desse poeta maravilhoso, que apesar de já ter partido deixou o seu legado pra trás.
Tem até um poema que ele diz mais ou menos isso: data e dedicatória.

1 | 2 | 3 | 4