O Mercador de Livros Malditos

O Mercador de Livros Malditos Marcello Simoni

Resenhas - O Mercador de Livros Malditos

Isabel 03/09/2023

Uma leitura muito gostosa. A história se passa na idade média, no século XIII, com monges, sociedades secretas e livros malditos. Muito bom mesmo.
Cris 07/09/2023minha estante
Deu vontade de ler! rsrsrs.

Soraya Felix 20/05/2013

Surpreendente
Desta vez não foram as estantes da livraria que me surpreenderam com uma boa história, foi meu marido que viu, comprou, leu e adorou o livro do italiano Marcello Simoni – O Mercador de Livros Malditos.
Depois de ver o entusiasmo dele com a história, finalmente sobrou um tempinho para a leitura e o livro é muito bom. Mas quem é este autor “desconhecido”?
Marcello Simoni é ex-arqueólogo, bibliotecário e formado em Letras. O Mercador de Livros Malditos é seu romance de estreia e tornou-se um bestseller instantâneo fora do Brasil. Aqui, infelizmente, foi só passar os olhos pelos blogs literários e ver que os poucos que o citaram, publicaram apenas uma sinopse.
A forma de escrever de Marcello é deliciosa. Os capítulos são curtos, quase takes de um filme de suspense, ação e muito mistério. Uma história que se passa na idade Média e envolve monges, bispos, sociedades secretas e um livro que, teoricamente, colocará o leitor em contato direto com poderes angelicais.
A trama leva o leitor a um passeio pela Europa Medieval. Veneza, Tolouse, Santiago e Compostela e outras cidades da Espanha. Apresenta personagens fascinantes como o Mercador, um moçarabe, absolutamente inteligente e misterioso; Willalme, seu companheiro de viagem, um Sarraceno da Languedoque perseguido pelos Cruzados que os consideravam hereges (Pode procurar nos livros de história que este fato tem bases verdadeiras), e um ingênuo rapaz, criado em um mosteiro, que nunca viu nada no mundo e de repente se põe nas estradas e caminhos que o levarão a uma aventura fascinante.
Marcello Simoni consegue reunir em seu romance detalhes históricos que compõem o quadro da idade média, com a sagacidade de Dan Brown e a inteligência de Umberto Eco, sem no entanto pesar a mão como acontece em O Nome da Rosa.
A crítica fica por conta do desinteresse no Brasil pela obra do autor. Uma breve pesquisa no Google já deixa claro que O Mercador não foi assunto de blogueiros. E ai cabe uma pergunta que só a Editora Jangada poderia responder:
- O livro foi enviado para os blogs para ser resenhado? – Veja bem, resenhar é diferente de colocar a sinopse.
- Blogueiros só escrevem sobre livros que recebem gratuitamente das Editoras? Ainda bem que eu conheço um ou dois que leem os livros que recebem das editoras e ainda passam na livraria para abastecer o estoque. Confesso que estou dando prioridade a eles, nestes tempos de falta de tempo.
O Mercador de Livros Malditos precisa ser lido e resenhado. É uma vertente diferente da maré de tramas parecidas que estão sendo publicadas ultimamente, e não digo isso como critica, pois sou leitora assídua de literatura fantástica e adolescente. O Mercador é um livro escrito para adultos, mas que poderá facilmente encantar um adolescente já iniciado em literatura clássica.
Enfim, eu recomendo como leitura de inicio de ano. Como um desafio a mente, como uma nova proposta. Tenho certeza que irá te encantar.

Publicado no Prosa Mágica: http://prosamagica.blogspot.com.br/2013/01/o-mercador-de-livros-malditos.html
Chellot 06/11/2013minha estante
Olá. Acabo de solicitá-lo pelo PLUS. Como me interesso por esses assuntos fiquei com muita vontade de ler. Depois de ler sua resenha, a vontade aumentou.

bjs doces.

CLEUSA 20/02/2014minha estante
Ótima resenha... Bons livros devem ser divulgados por quem leu e podem dar sua opinião pessoal sobre o título e a obra.

herbert.goncalves 15/06/2020

bom, mas esquecível
quando a coisa mais interessante em "o mercador de livros malditos" é o título, tem algo de errado. a capa exageradamente compara o livro a "o nome da rosa", e não há nada em comum entre as duas histórias (principalmente em termos de qualidade), a não ser a busca por um livro misterioso e as mortes que giram em torno dele. o personagem principal é muito bom e bem interessante, e merecia estar numa obra melhor: ignazio de toledo é um caçador de relíquias sacras, falsas ou verdadeiras, que vive de resgatá-las e vendê-las à igreja. só que o autor logo atira o personagem num caça ao tesouro, e a trama se transforma num sub-"o código da vinci". é uma leitura razoavelmente agradável, com alguns bons momentos, e o lado positivo é que tem bastante ação, o que nos faz esquecer por um momento da pobreza dos outros personagens e da própria trama.

site: https://filmow.com/usuario/herbert_

Magno 07/01/2013

Bom livro
Este é um dos livros em que não se consegue parar de ler.
O autor utiliza um roteiro muito agradável.
Não perde tempo em dar descrições exageradas e minuciosas à elementos irrelevantes a história em si.

Durante a leitura temos uma surpresa assim que diversos segredos são revelados.

É uma ótima leitura. Recomendo.

Wendell 16/01/2013

Bom livro
Uma história intrigante desde o início. Um mercador que busca durante 15 anos, se ver livre de uma perseguição e ao mesmo tempo, ter de volta sua vida e família. Desde que Ignacio se envolveu na busca de um livro, nunca mais a sua vida foi a mesma. Retratado numa época em que seitas religiosas ditavam regras, O Mercador de Livros Malditos nos prende desde o início. Obra recomendadíssima! Vale a pena.

Victor 15/01/2021

Por essa eu não esperava.
A história tem toda uma atmosfera sombria e envolta em mistérios.

Basicamente é uma jornada atrás de um artefato "místico". Para encontrá-lo, devem ser resolvidos diversos enigmas inteligentes e bem elaborados, com mais e mais camadas a serem desvendadas.

O ritmo e estrutura lembram os livros do Dan Brown. Principalmente o "anjos e demônios".

Para quem curte o estilo, é uma ótima opção.

VanessaRabaquim 15/07/2021

rimeiro livro do ano 2018 abandonado ... a editora Jangada fez uma péssima comparação do livro com O Nome da Rosa e com Os Pilares da Terra ... o livro não corresponde as expectativas desta comparação... e chega a ser frustrante ...
a historia se passa em 1205 e alguns diálogos contem gírias e expressões da década atual... A escrita é toda truncada .. com falta de ligação entre os capítulos e falta de ligação entre cenas do mesmo capitulo ... o autor abusou do uso de capítulos e de espaços entre parágrafos ...
uma das coisas que me irritou muito é que o escritor não da sequência a cena ... ele corta em algum momento .. usa a terceira pessoas para explicar o que aconteceu na cena .. (sim .. ele usa o verbo no passado depois do corte de cena ..) e pula para outro capitulo para dar sequencia a mesma cena ... com os mesmos personagens
me sentindo muito frustrada

Alexandre 30/06/2021

Talvez por ter lido esse livro logo após toda a saga de "Duna", achei a leitura bem leve, rápida e em alguns momentos bem previsível, mas como em tantos outros casos, recomendo a leitura.
Uma aventura passada nós anos 1200 mas sem detalhes históricos muito detalhados como vemos em outras obras mais voltadas aos detalhes históricos reais. Enfim, repetindo, leitura recomendada!

Gigio 07/04/2020

Gosto muito de livros que se passam em outras épocas e que trabalhem quem o momento histórico. Esse é um bom exemplo. Curti a história e os seus mistérios, as descrições detalhadas e o desfecho.
Tem algum nível de previsibilidade, mas não chega a tirar a "graça" da leitura.

Bella 28/04/2020

Envolvente
Thriller muito envolvente e inteligente. Gostei muito dessa leitura!!

Islene 27/07/2014

Não leia o epílogo
Este é um livro que parece uma montanha russa construída engenhosamente. Cada subida tem uma descida de tirar o fôlego, geralmente nestas descidas há um morto ou uma vítima de tortura.
O mercador de livros carrega segredos consigo que nem seus companheiros de missão sabem. Sua busca por um livro que pode ser a porta para um poder supremo e que em mãos erradas pode se tornar uma arma, envolve a todos ao seu redor e ainda abre precedentes para segredos que ele abandonou em seu passado.
Do começo ao fim, não se tem certeza de quem é aliado ou não, pessoas se aproximam alegando querer ajudá-lo mas na realidade somente querem o livro. Seu melhor amigo revela-se seu algoz.
Como todo aventureiro, ele quase adentra o abismo onde reside a morte com sua foice, mas após tanto sofrimento ele merece que algo muito bom lhe aconteça.
É um livro envolvente, empolgante, merece ser lido com vontade.

AlabastroVitreo 21/03/2024

Um ótimo passatempo, com mistérios interessantes, trivias e curiosidades sobre linguagens e costumes de outrora.

Matildes 18/06/2020

O mercador dos livros malditos
Esse é estilo de livro que amo. O gênero que nunca decepciona. Um monge, um mosteiro e um enigma. Acompanhado de perseguições e lutas.
?????

Denise 19/02/2020

Nas pegadas de Umberto Eco...
O livro é bom? Sim. Bebeu da fonte de Umberto Eco? Alguns goles. Vemos um romance bem estruturado, personagens muito bons, só peca no requisito vilões... São um pouco caricatos, ao meu ver. E claro, ainda falta muito do humor ácido do qual leitores de Eco, como eu, estão acostumados. Talvez o autor devesse começar a fazer as coisas mais do seu jeito... Vou ler os outros livros do autor para ver se mudo de opinião. Já estão na minha estante