Maravilhas do Conto Inglês

Maravilhas do Conto Inglês Agatha Christie...

Resenhas - Maravilhas do Conto Inglês

Henrique Fendrich 02/06/2018

Chamaram-me a atenção nessa coletânea os contos que tratam de "encontros" e "confrontos" entre dois personagens. Assim é "Uma guarda avançada do progresso", de Joseph Conrad, "O vermelho", de Somerset Maugham, o impressionante "O oficial prussiano", de D. H. Lawrence e, o melhor de todos, "Markheim," de Robert Louis Stevenson, em que o "outro" representa a sua própria consciência.

Há ainda um divertido conto do Dickens, um interessante conto do Walter Scott e um magnífico conto de terror do W. W. Jacobs, entre aqueles que mais gostei. Tem também um conto do Joyce, "Um bazar", meu primeiro contato com o autor. A Katherine Mansfield também participa, já que a Nova Zelândia era colônia inglesa.

Também aparecem Agatha Christie e Edgar Wallace, mas lamentavelmente não há nenhum conto do Conan Doyle.

Senti também a ausência da Jane Austen e das irmãs Brontë, mas eu não saberia dizer se elas chegaram a escrever contos.