A Primeira Noite

A Primeira Noite Marc Levy

Resenhas - A Primeira Noite

Douglas P Da Silva 08/12/2012

A trama é bem amarrada, e por si só, intrigante.
Em A Primeira Noite, o ritmo de aventura e suspense permanece na mesma frequência que do volume anterior, O Primeiro Dia, com viagens por diversos países, uma cadeia de inúmeros perigos e com muita adrenalina. Creio que alguns leitores se decepcionaram com o livro por buscar um romance acalorado. Encontrão uma aventura em suas páginas, o que não foi o meu caso. Mesmo de maneira um tanto fantasiosa, Levy, me fez querer acreditar em seus pontos e ansiar por saber como de fato ocorreu a criação do mundo e demais questões que muitos de nós nos perguntamos. Quem leu O primeiro dia, sabe o que aconteceu com Keira e sabe que nem mesmo isso fez com que Adrian desistisse dela, sempre confiante de que a encontraria novamente ele seguiu caminhos desconhecidos, colocando tudo a prova até mesmo sua vida! O sentimento de Adrian nos alcança através das páginas e nos faz deseja por alguém que seja persistente como ele e nos ame acima de tudo e apesar de tudo! Com um romance maduro, personagens marcantes, cenários muito bem descritos e fascinantes Marc Levy conseguem sempre me impressionar!

PS: Só tenho uma coisa para lhe dizer Marc Levy e o cara!!
Eliene 16/01/2013minha estante
Falou tudo que senti durante a leitura..... Romance maduro, cenarios bem descritos e fascinantes....

Andrea 23/08/2020

Bom, pelo menos ninguém pode dizer que eu não tentei BECAUSE I TRIED. Demorei pra me convencer a ler esse livro (tenho essa edição desde 2012, gente, dois mil e doze!) e, mesmo depois que comecei, estava sem empolgação. Me sinto um pouco triste, pois me lembro de querer tanto lê-lo... E isso antes mesmo de sair em português! Lembro de sonhar com a duologia porque só tinha em francês, achava que nunca seria traduzida.

Infelizmente, desanimei depois que terminei o primeiro livro. Acabei não trocando esse livro porque tinha esperança de lê-loo um dia, já que, apesar de tudo, eu gostava demais do autor.

No começo, fiquei receosa de não conseguir acompanhar a história porque né, quase uma década que li o anterior, mas a primeira página é uma carta de um personagem e ele faz um resumo todinho da história passada, hahaha. Acho até que quem não leu consegue acompanhar só com esse pequeno texto. Achei um sinal pra eu ler logo o livro e acabar com isso!

Mas, depois de uma pausa, e enrolar pra voltar, a ficha caiu: não vai dar certo. Nada estava me agradando, estava lendo por "obrigação" e, gente, eu não tenho motivos pra ler essa história, ou qualquer outra, obrigada. Ainda não desisti do autor, mesmo tendo abandonado outro livro logo depois desse daqui. XD Filhos da Liberdade vai me salvar, estou contando com isso!!

[Período de tentativa de leitura: de 13 a 17/02/2020]
Euflauzino 24/08/2020minha estante
vixi... tenho a duologia tb há tempos, vai esperar mais um tiquinho pelo jeito :(

Andrea 24/08/2020minha estante
Talvez você goste, quem saaaabe... O.o

Eu fiquei desiludida, infelizmente.

Jayane S 09/01/2022minha estante
Eu terminei por questão de honra, pq olha q livro CHATO.

Adolfo 24/04/2013

A primeira Noite
Falar de “A primeira Noite” não é fácil, por que, embora o livro tenha alguns problemas, é incrivelmente cativante. Então é válido ressaltar que as cinco estrelas dadas a ele advêm do fato de que eu me apaixonei pelo enredo, pelos personagens, por tudo, mas isso não faz com que as falhas não existam.
É fato que a narrativa segue no mesmo ritmo do primeiro livro, “O primeiro dia”, mas não com a mesma intensidade. No primeiro livro, a narrativa é frenética, já em “A primeira Noite” temos uma maior alternância entre momentos de adrenalina e de, por assim dizer, calmaria. Os personagens marcantes continuam lá. A comédia também, em alguns momentos, protagonizada principalmente por Walter. E é falando dos personagens que chegamos a principal falha do livro: Marc Levy tem todo o potencial para desenvolver seus personagens e não o faz. Essa característica já está presente no primeiro livro, mas como é uma sequencia, supõe-se que na continuação tudo será esclarecido, o que não é. Personagens fundamentais para a história entram e saem dela sem que os conheçamos, afora na situação em que eles são inseridos. Não precisaria de muito para desenvolver melhor esses personagens. Talvez umas vinte páginas a mais no conjunto resolvessem isso.
O livro termina com a sensação de que falta algo, e é justamente esse maior desenvolvimento dos personagens secundários e um desfecho mais concreto para a história, esse último talvez “incompleto” por escolha do autor, uma vez que as “incertezas sobre o futuro” são bem trabalhadas na obra, e Marc Levy quis deixar esse final meio solto justamente por isso. O enredo em si foi bem fechado. A aventura tem começo, meio e fim. Mas falta algo, nada que prejudique a obra em si. “A primeira Noite’ é apaixonante, uma leitura altamente recomendada, mas com a ressalva de que o final não é ainda um “fim completo”.

Flavia 22/08/2020

Se trata da conclusão da aventura iniciada com "o primeiro dia", um pouco menos envolvente do que o anterior e com o fim um pouco previsível. Ainda assim, o livro é interessante pela descrição dos lugares é pelas aventuras dos protagonistas.

Jayane S 09/01/2022minha estante
Eu quase desistir de ler, o cara só fica descrevendo as coisas. Praticamente a história poderia ser contada em 50 páginas.

Sah 13/01/2022minha estante
Pois é... Tive a mesma impressão. Tive muita, muita, muita vontade de abondonar tb. Mas eu queria muito saber o final. E pra quê? Pra ter um monte de perguntas não respondidas rsrsrs pensa numa raiva?

Branca 02/11/2020

Melhorou
Achei a história morna.
Um final diplomático.
Queria ver pagar fogo, mas é uma boa história.

Amanda Andrade 21/06/2020

Inesperado
Continuação de O Primeiro Dia, neste livro temi que a história ficaria como todas as outras. Mas o final foi o mais digno.

Raffafust 25/10/2012

Tão bom quanto o primeiro
Reza a lenda que o segundo livro nunca é tão bom quanto o segundo. Narrado por Adrian o livro tem emocionantes cenas de ação e suspenses desvendados. Começando por Keira que como já suspeitávamos não estava morta, mas o fato de Adrian não desistir dela nenhum minuto é a parte mais linda do livro. O amor dele o faz acreditar que ela ainda vive e quando a descobre depois de correr muitos riscos e arriscar também a saúde dele quando eles se encontram Levy ainda nos dá uma certa dúvida se ela ainda o ama. Mas logo a verdade vem e já voltamos a torcer pelo casal principal. Protegida por monges que a pedem para que ela aguarde um certo tempo para sair, ela fica dividida e insegura entre fugir ou cumprir o que prometeu.
Keira as vezes irrita um pouco o leitor mas Adrian é encantador o livro inteiro. Tanto com a namorada como para continuar a saga atrás da verdade sobre o cobiçado pingente que começou no primeiro livro.
Quanto mais eles pesquisam, mais eles colocam a vida em risco, de pano de fundo temos Ivory e Walter os nem sempre fiéis amigos mostrando que sabem da verdade mas a escondem de nossos protagonistas.
Atrás da verdade eles vão viajar muito, da Russia a Amsterdã,da Grécia a Inglaterra o livro começa cada capítulo com o nome da cidade que a pessoa narrada naquele capítulo está.
Por trás de todo o mistério sobre a criação do mundo nos dois livros Levy nos prende de tal forma que o difícil não é gostar da história mas sim conseguir parar de ler.
Com um final emocionante e revelador, o autor arrasa mais uma vez.
Keira e Adrian já podem ter mais livros sobre novas aventuras porque gostei tanto que esse foi pouco!

CooltureNews 22/10/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
Sei que não fui muito amigável na resenha do livro "O Primeira Dia" justamente por esperar mais ação e respostas, e sim, fiz isso mesmo sabendo que haveria uma continuação. Farei completamente o oposto nesta resenha. Marc Levy realmente me surpreendeu com essa série com um livro interessante, retratando questões que permeiam a mente de toda a humanidade sem partir para explicações que, eu pessoalmente, poderíamos considerar fantasiosas, e mesmo quando pareçam ser, na sequencias temos diálogos que conseguem nos colocar exatamente no caminho que o autor gostaría, um feito e tanto.

A Primeira Noite consegue fechar todos os arcos e pontas soltas abusando (no bom sentido) de cenas de ações, respostas as dúvidas que mesmo sendo fáceis de descobrir durante a leitura, ou seja, sem muitos mistérios quanto a resolução do assunto principal da obra, compensa nas explicações, tornando a leitura agradável e levando o leitor a pensar se aquilo realmente é possível, e o pior, torcendo para que seja.

Neste segundo livro, os personagens partem juntos em busca de respostas o que eliminou um dos problemas que tive ao ler o primeiro livro, a linha temporal se torna línear, visto que o autor pode focar em um único lugar para contar sua história. Entretanto ainda gostaria de um pouco mais de respostas para entender o que são aquele grupo de pessoas que fizeram de tudo para impedir o andamento da investigação e o passado de Ivory, confesso que no momento tenho esperanças que Marc irá nos presentear com um livro contando justamente essa história.

A resolução por mais que tenha sido prevista, e isso não atrapalhou em nada a emoção, é completamente viável para aqueles que curtam uma boa ficção científica, como é meu caso, mas faltou acredito que um pouco de experiência nesta área para que Marc Levy escrevesse uma obra que poderia agradar a todos que gostam desse gênero. Serei hipócrita agora ao dizer que gostaria de um pouco menos de rapidez para desvendar este mistério, a história caberia muito bem em uma trilogia onde poderia ser melhor elaborada, novamente, espero ser surpreendido com um novo livro.

Os dois livros são altamente recomendado, Marc Levy continua sendo um dos meus autores favoritos e realmente me surpreendeu neste novo gênero, espero ver mais obras dele se arriscando neste território misterioso. Confiram abaixo o BookTrailer deste livro, que é realmente muito bom.

naniedias 21/01/2013

A Primeira Noite, de Marc Levy
ATENÇÃO: Essa é a resenha do segundo livro da série. Se você ainda não leu o primeiro e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.

Sinopse:
Adrian tem pistas de que Keira pode estar viva e ele não perde tempo - tudo o que mais quer é estar novamente com sua amada.

Mas caso Keira esteja realmente viva, as buscas serão reiniciadas?

O que eu achei do livro:
Chega ao fim uma saga muito interessante escrita por Marc Levy. Então vamos às minhas impressões sobre essa leitura.

Primeiramente, o estilo de escrita de Marc Levy é muito diferente do que eu estou habituada a encontrar.
De forma alguma é simples - é um tanto poético e rebuscado, mas ainda assim muito interessante. Como o livro se foca na busca dos dois protagonistas, o ritmo da história - apesar da escrita não simplista do autor - é bastante dinâmico e a leitura bem rápida.

Esse segundo livro começa exatamente de onde o primeiro parou e dá prosseguimento à aventura. Eu fiquei muito feliz de ter esperado um pouco para concluir a leitura, porque acho que se tivesse lido um seguido do outro teria ficado com raiva dos protagonistas, mas volto a isso depois.

Logo no início do livro, o leitor encontra uma carta escrita por Walter (melhor amigo de Adrian) onde ele relembra tudo o que aconteceu no primeiro livro. Uma maneira perfeita de inteirar aquele que já leu há algum tempo dos acontecimentos prévios.
Apesar disso, entretanto, não acho que é o suficiente para quem não leu o primeiro livro... A Primeira Noite deve ser lido após O Primeiro Dia.

O restante do livro continua com a mesma ideia do anterior - a narrativa é em primeira pessoa quando Adiran é o protagonista (ele narra sua própria história) e em terceira pessoa em outros trechos. Adrian está contando sua história para Keira e quando ela está envolvida ele a chama de "você" mesmo fora dos diálogos - o que ao mesmo tempo me causou certo estranhamento e me deixou maravilhada - porque é uma forma bem intimista de narrar a história, que me transportou diretamente para dentro do livro.
Eu quase me senti a Keira. Quase, porque não consegui me identificar muito com a personagem nesse livro.

Os dois problemas que me incomodaram na aventura anterior ainda continuam presentes.
Quais foram?!
Os protagonistas pedantes e a quantidade exagerada de mistérios.

Os personagens são muito bem caracterizados - desse mal o texto de Levy não padece. Mas ao mesmo tempo que são muito bem construídos, todos parecem ser extremamente inteligentes - a um nível que incomoda, demais!
Todo mundo parece saber detalhes sobre diversos assuntos, de diversas áreas. Apenas Keira se mostra desconhecedora quando o assunto é matemática (embora isso não tenha me acalmado. Porque ela não sabe coisas simples da matemática - o que também é irritante... já que sabe tanto de outras coisas, podia saber pelo menos que o número π existe e o que ele, basicamente, representa).
De maneira geral, entretanto, todos os personagens parecem ser gênios que conhecem detalhes dos mais diversos assuntos.

E quanto aos mistérios, eu gosto deles. Mas esse livro abusa um pouco - fica um tanto cheio de mistérios demais. Sempre que isso acontece eu fico meio irritada... prefiro quando o autor utiliza menos mistérios, mas os explora melhor.

A aventura do livro é muito interessante. A incessante busca dos protagonistas pela verdade é tocante e viciante - as páginas quase se passam sozinhas enquanto o leitor fica ávido para conhecer o final e saber de toda a verdade.
Eis, porém, aqui o grande tropeço do livro ao meu ver.
Não, não é que ele não tenha final. Ainda bem, Marc Levy finalizou bem o seu livro - e o leitor fica ciente da resolução da maior parte dos mistérios. O problema foi a decisão que eles tomaram... e o porquê de terem tomado tal decisão. Não vou entrar em detalhes, porque aqui está uma das maiores revelações do livro - só que eu não gostei de tal revelação, achei meio boba e sem muito sentido.
Ainda assim, entretanto, é algo que me faz pensar... será que é mesmo tão boba ou estariam certos ao levantá-la?

A Primeira Noite não é o melhor livro que já li, mas é uma aventura bastante gostosa que termina de forma satisfatória o que começou em O Primeiro Dia. Certamente quero ler outros livros do autor.

P.S.: Uma das únicas coisas que eu achei que ficaram sem resolução no livro foi sobre Egorov: o que aconteceu com esse personagem?
Talvez eu tenha deixado passar algum detalhe (o que é o mais provável), mas para mim ficou parecendo que esse personagem ficou perdido no meio da história sem finalização.

Nota: 6

Leia mais resenhas no blog Nanie's World: www.naniesworld.com

Luiz 31/01/2022

Gênero: aventura
O livro não é nada do que parece. É uma aventura que passa por diversos países e por diversas situações, é empolgante, muito rico de adrenalina e mistério, que lembra O código Da Vince.

Nathy Bells 13/11/2012

A primeira noite - no Envenenadas pela maçã
Adrian, desolado com a morte de Keira, vai passar alguns dias com sua mãe em sua cidade natal na Grécia imaginando como tudo poderia ter sido diferente, culpando-se pelo que aconteceu.

"Seria bom ter conhecido Keira mais cedo, não ter perdido tanto tempo achando que a felicidade estava no que faço. No que s refere à felicidade, a coisa é bem mais simples: se encontra no outro." Pág. 24
Nesse período de "isolamento" ele recebe a visita de seu amigo Walter, que lhe entrega alguns pertences que foram resgatados após o acidente; entre eles estão alguns fotos que foram tiradas por ele durante sua aventura com Keira.

Uma em especial chama sua atenção, nela Keira está na margem do rio que a levou, com um ferimento na testa. Certo de que essa foto é uma prova de que sua amada não morreu, Adrian faz as malas e volta para China resgata-la.

A cada novo passo em direção a Keira, Adrian percebe que nada aconteceu por acaso desde que essa busca começou e que algo muito grandioso está por trás disso. E que para conseguir todas as respostas que esse estranho e fascinante objeto pode dar é necessário se aliar a alguém que saiba lidar com esse "algo", é ai que Ivory revela-se um ajudante (quase uma fada madrinha) e põe alguma das cartas na mesa.

"A primeira noite" tem cenas de ação muito bem detalhadas que faz o leitor se transportar e ficar sem folego. O final é incrivel, com revelações surpreendentes deixando uma abertura para uma possível continuação (ideia que eu aprovo viu Marc?! Seu fofo).

Vanessa Vieira 04/11/2012

A Primeira Noite_Marc Levy
Em A Primeira Noite, continuação de O Primeiro Dia, de Marc Levy, Adrian está profundamente abatido com o acidente que culminou no desaparecimento de Keira, e decide retornar para o seio da sua família, em Hydra, Grécia. Porém, ele recebe uma fotografia da moça, que reacende a sua esperança e faz com que ele retorne à China, em busca de respostas, e claro, do reencontro entre os dois.

Na China, ele consegue reencontrar Keira em um monastério, com uma profunda cicatriz na testa, causada pelo acidente que quase ceifou a sua vida. Mas não será fácil tirá-la da companhia dos monges que a salvaram do Rio Amarelo, e muito menos, abandonar o solo chinês.

Depois de muitos percalços e dificuldades, que resultaram até mesmo na prisão de Adrian, ele consegue alcançar seu objetivo e convencer Keira para que o siga nessa empreitada.

A caçada pela busca de fragmentos similares aos do pingente que Keira ganhou de Harry continua, e cada dia mais, eles estão próximos de alcançarem o seu objetivo. Cruzando continentes e oceanos, eles se aproximam dia após dia das respostas que buscam, ao mesmo tempo em que enfrentam perigos e tentativas de assassinato de um grupo que tenta de todas as formas boicotarem suas buscas. Um mistério de grandes proporções está prestes a ser revelado, e causará inúmeras mudanças em todo o conceito ditado pela humanidade até agora...

Em A Primeira Noite, o ritmo de aventura e suspense permanece na mesma frequência que do volume anterior, O Primeiro Dia, com viagens por diversos países, uma cadeia de inúmeros perigos e uma dose extra de adrenalina. Também podemos vislumbrar um pouco mais de romance entre Adrian e Keira, que não esteve muito presente no livro antecessor. Porém, vale ressaltar que o foco do livro não é a história de amor entre o casal, e sim o mistério milenar que cerca a humanidade, e está a um passo de ser descoberto. Creio que alguns leitores se decepcionaram com o livro por buscar um romance acalorado e encontrarem uma aventura em suas páginas, o que não foi o meu caso. A trama é bem amarrada, e por si só, intrigante.

Adrian amadureceu um pouco mais neste livro e passou a ter mais atitudes dentro do contexto. Digamos que a dor por quase ter perdido Keira o tornou mais audacioso e corajoso. A forma com que ele se refere a sua amada também se tornou refinada e dotada de um sentimentalismo incrível.

"Beijei você enquanto afundávamos nas águas do Rio Amarelo, mergulhei nos seus olhos, certo de que íamos nos afogar, meu amor, e fiquei com você até o último instante".

Keira continua a mesma garota valente e tempestuosa de sempre, com cada vez mais sede pelo conhecimento e uma energia para dar e vender.

"-Esse cara, como você chama, pode ter um monte de defeitos, é distraído, meio lunático, desajeitado como ninguém, mas tem uma coisa que eu nunca tinha sentido antes. Ele me leva para a frente, Max. Desde que estamos juntos, minha vida pode mesmo estar de cabeça para baixo, mas ele me faz rir, me toca, me provoca e tranquiliza."

Em suma, A Primeira Noite nos finaliza a aventura iniciada em O Primeiro Dia de uma forma uniforme e extasiante, nos proporcionando o dobro de perigo e romance. A disputa da ciência X religião, e as intrigas originárias desse embate, contribuíram para tornar a trama ainda mais interessante, e até mesmo com ares polêmicos. A escrita de Marc Levy é bem detalhista e eletrizante, e me lembrou um pouco as tramas intrincadas de Dan Brown. Recomendo, com certeza!

Camila Taís 23/09/2023

A Primeira Noite é a continuação da história de O Primeiro Dia. O livro inicia relatando o acidente de Adrian e Keira. Ela ficou desaparecida, todos achavam que havia morrido. Mas Adrian com algumas informações, a encontra. O livro é mais uma aventura do que um romance. Trata das buscas de fragmentos que podem revelar a origem do mundo, segredos que estão ocultos à milhões de anos e podem mudar a história da humanidade. Os livros são bons, mas ao ler a última página fiquei com um sentimento de estar faltando algo. Fiquei um pouco desapontada com o desenrolar final, mas não foi ruim hehehe. Gostei da forma como o autor escreve. Não são livros cansativos.