Música Ao Longe

Resenhas - Música Ao Longe

1 | 2 | 3 | 4

Lú Ribeiro 17/09/2020

Me surpreendi
1° contato com esse Autor, extremamente sensível e claro na sua forma de expressar.
Uma delicadeza ao falar de coisas difíceis e tão comuns a nós, humanos.

larissa dowdney 10/03/2011

Gostaria muito de ter lido esse livro na minha infância. Ia fazer tanta diferença...

danizinha 17/04/2009

érico é tudo
esse foi um dos primeiros livros de érico q li , amei, muito delicado detalhista e o melhor vc se envolve com a história

recomendo

wess 22/08/2021

Música ao Longe
Sensações boas definem esse livro pra mim. Escrita divertida, ri muitas vezes com os personagens e suas implicâncias um com o outro. Curto e dinâmico, sentimentalista e ao mesmo tempo cru e seco. Gostei bastante.

Marjory.Vargas 01/12/2021

“Eu não devia observar tanto, pensar tanto. Se tivesse mais no ar, era mais feliz. Quando a gente quer olhar tudo, acaba descobrindo o que há de feio no mundo.”

Clarissa (do livro homônimo) cresceu e voltou para a pequena Jacarecanga, onde agora é professora. Romântica, a jovem aguarda a promessa do amor, que “tem o encanto fugidio e misterioso de uma música ao longe”, sem perceber que, na verdade, ele sempre estivera ali a seu lado.

O livro intercala entre a narrativa em terceira pessoa e as passagens do diário de Clarissa. A família Albuquerque, um dos pilares da cidade, passa por grandes dificuldades financeiras. O pai perdeu a estância e várias casas, e está quase perdendo o casarão onde a família vive.

E há o misterioso primo Vasco, que Clarissa chama de Gato do Mato. O rapaz é renegado pela família, visto que o casamento da mãe não foi aprovado pela família. Porém, quando o pai de Clarissa perde a casa onde Vasco mora com a avó e os tios, a família toda se junta no casarão e os conflitos passam a ser diários.

Vasco enxerga os problemas da família, que ainda se fia no sobrenome para resolver os problemas. É engraçado de acompanhar os pensamentos de João de Deus, o pai de Clarissa, que, apesar de estar falido, não abre mão da sua sesta depois do almoço, que se estende até as cinco da tarde, horário que ele então considera tarde para começar a resolver problemas. E assim mais um dia se finda em que os Albuquerques vão empurrando os problemas com a barriga.

Apesar de ser um livro com um plano narrativo aparentemente simples, Verissimo alcança notas mais complexas ao unir a sinceridade à ironia, o retrato psicológico à observação social, o individual ao todo, o amplo ao pequeno, e, pelos olhos de uma menina de dezesseis anos, temos uma forte crítica à sociedade gaúcha da década de 1930.
Alê | @alexandrejjr 24/04/2022minha estante
Bela resenha, Marjory!

Raissa Barros 06/06/2021

A simplicidade da história me surpreendeu
O livro me surpreendeu pela simplicidade da história e da forma de escrita do autor. É possível sentir as angústias e tristezas de Clarissa, personagem central desse drama familiar.

O livro é narrado do ponto de vista de Clarissa, que vê o declínio de sua família, que fora rica e respeitada na cidade do Rio Grande do Sul.

A vida e o cotidiano de Clarissa são tedioso. Nada acontece, mesmo assim ela mantém um diário no qual escreve seus sentimentos sobre a vida e sua opinião sobre as pessoas.

A única coisa que movimenta o seu dia-a-dia é a curiosidade que sente em relação ao seu misterioso primo, Vasco. Mas ela não percebe que essa curiosidade na verdade é muito mais que "curiosidade" e que seu primo, segundo um poeta que ela aprecia, "tem o encanto fugidio e misterioso de uma música ao longe".

15/07/2012

Tive que ler para fazer um trabalho de escola e tomei gosto pela leitura de romances. Este, em particular, me traz boas lembranças: tirei dez!

Mateus 25/01/2022

Música ao Longe, e o processo do amadurecimento.
Música ao Longe, escrito por Érico Veríssimo, faz parte da série de romances que tem como contexto a sociedade tanto urbana, quanto interiorana do Rio Grande do Sul.
O livro é uma continuação de 'Clarissa'. Se em ' Clarissa', acompanhamos a menina durante a infância, com suas ilusões e sua inocência, em Música ao Longe não chegamos a acompanhar como uma adulta, mas sim um adolescente, com os seu dezesseis anos, dando aulas em uma escola na região.
Clarissa faz parte de uma família em decadência, a família Albuquerque. O patriarca da família, João de Deus, é um homem extremamente orgulhoso, que não aceita sua condição, pois ainda tenta encontra importância em seu sobrenome, fica revoltado com a expansão dos imigrantes na cidade, principalmente de uma família chamada Gamba, italianos, que receberam auxílio do pai de João de Deus.
Aliás, o contexto histórico da obra auxilia no entendimento desse crescimento de imigrantes tanto no Rio Grande do Sul, tanto no Brasil, já que durante a década de 20 e de 30, vários imigrantes se estabeleceram no país.
A esposa de João de Deus, D. Clemência, uma mulher que nunca demonstrou muito carinho por Clarissa.
Jovino e Amancio, tios de Clarissa, ambos com seus vícios, o primeiro, em bebidas alcoólicas, o segundo, em cocaína.
D. Zezé, tia de Clarissa, senhora que vive relembrando o glorioso passado da família.
Cleonice, outra tia de Clarissa, que está noiva de um homem chamado Pio, a doze anos !
Vasco, primo de Clarissa, neto de D. Zezé, muito rebelde, e considerado um bicho do mato pela família.
E seu Leocádio, amigo da família, um falso intelectual da cidade, que que não tem conhecimento sobre o que fala. Esse tipo de personagem aparece regularmente nos livro do autor.
É nesse núcleo que Clarissa vive, por vezes se sente triste, sozinha, incompreendida, na verdade, ela mesma não sabe o que sente.
Clarissa gosta de ler livros românticos, e principalmente um livro de poemas, escrito por um homem chamado Paulo Madrigal, o qual da título ao livro.
Ela também tem algumas ideias ingênuas, mas, durante a escrita de seu diário, demonstra ao leitor uma quebra de imagens que ela tinha da vida, em relação a sua família , a condições sociais, ao jeito de como o mundo é. Ou seja, o livro nos mostra a perda da inocência,o processo de amadurecimento de uma jovem que, recém saída da infância, deve se confrontar com a vida como ela é.
Esse amadurecimento é demonstrado pelas descobertas que Clarissa faz sobre Seu Leocádio , sobre Vasco, e sobre o poeta Paulo Madrigal,o que faz o seu conceito sobre esses personagens mudar.
Além disso, também podemos realizar interpretações sobre a procrastinação dos personagens, a principal representada por Pio, e por João de Deus, que vive dizendo que irá começar a fazer a família recuperar dinheiro e o status da mesma, mas nunca o faz.
Porém, mesmo o livro tendo tantas possibilidades de interpretações, ele está longe de ser o melhor do autor. O próprio Érico reconhece isso. Do mesmo jeito, a leitura é válida, fácil e agradável, exceto por alguns momentos melosos.

Juh 14/08/2013

Resenha: Música ao longe de Erico Verissimo
Eu estou completamente apaixonada pelas obras do Erico, ele sabe criticar a sociedade ferrenhamente. Música ao longe é uma continuação do livro Clarissa, mas não se preocupem vocês podem ler música ao longe sem ter lido Clarissa que vão entender perfeitamente.
Clarissa aqui já é uma mulher adulta, professora e que volta para Jacarenga, o avô faleceu, um primo suicidou, a crise financeira atingiu a família e melhorou a situação para os Gambas ( uma outra família da cidade). Clarissa agora percebe que a vida não é a mesma da infância, os amigos que tinha outrora se mudaram, outros já se casaram e Clarissa cada dia que passa aproxima mais do único que restou: O mal caráter da família, o seu primo Vasco.
No decorrer do livro, a narrativa flui rápido e Erico sempre criticando e ironizando com toda aquela sua acidez, que só quem lê seus livros conhece. Enfim o livro é muito bom, e eu só achei o final um pouco sem graça, mas eu recomendo a leitura.

Paulo2093 22/03/2024

Uma família com raízes no passado
Música ao longe

"O amor que ainda não se definiu é como uma melodia do desenho incerto. Deixa o coração a um tempo alegre e perturbado e tem o encanto fugido e misterioso de uma música ao longe..." Erico Veríssimo

Assim se enreda a história da professorinha Clarissa, uma jovem sonhadora que tem uma vida voltada ao passado familiar e infantil a especulação sobre o futuro. O livro foi escrito em 1934 e retrata uma família em rica e abastada e franco decadência e que vivem de um passado que não volta mais. E neste meio está a família Albuquerque a qual pertencente a personagem Clarissa que, a meio a tudo isso, sonha com uma vida melhor e tenta entender toda essa confusão, tem um amor platônico pelo primo Vasco, órfão de pai e mãe e que se mostra um rebelde sem causa e que possui um pensamento diferente dos adultos que o cercam, pois ninguém o entende e ele acha as ideias dos mais velhos ultrapassadas e aí surgem os conflitos de uma geração idosa contra uma geração jovem e cheia de vida e de esperança por mudanças.
Um bom livro que contempla uma vida familiar voltada ao passado e que não se permitem olhar para um futuro a frente.

Jessyka.Karen 19/03/2009

Um clássico!
Esse foi o primeiro livro mais "adulto" que me atrevi a ler; indicação de minha mãe, retomei a leitura anos depois, mais madura e capaz de compreender e perceber mais detalhes. A história é linda, e imagino Clarisse linda também. A história é cheia de trajetos... Muito bom.

Tracinhas 30/06/2015

por Pamella Soares
Você aí provavelmente já deve ter lido algum livro clássico nacional para a escola, vestibular, faculdade. Acontece que a pessoa que vos fala tinha um pouco de preconceito sobre eles. Mas agora simplesmente um novo mundo fantástico e encantador apareceu assim, ó, diante dos meus olhos! Você consegue perceber que nossa literatura é grande e rica em histórias e narrativas, quase tão boas quanto os livros contemporâneos que consumimos fervorosamente.

Por isso que a partir de agora tentarei resenhá-los para vocês, para tentar pegar esse novo olhar sobre nossos preciosos livros, que merecem serem lidos. E porque não começar com Erico Veríssimo, que é um dos grandes nomes da nossa literatura? Melhor ainda, começar com um dos seus primeiros livros? Então pode dar play no vídeo a baixo e vamos conhecer um pouco da história de Clarissa! :)

site: http://jatracei.com/post/122298441887/resenha-46-musica-ao-longe

Wallas Felippe 24/07/2009

(...)
Aquele amor que ainda não se sabe que é amor; é como o som de uma música ao longe...

Lipe 16/07/2019

Projeto: Lendo Erico Verissimo em ordem cronológica
Livro III
Este romance publicado nos anos 30, rendeu a Erico Verissimo o Prêmio Machado de Assis. Nele temos a narração da decadência moral e financeira da rica e tradicional família Albuquerque, por meio da perspectiva da jovem Clarissa (protagonista do primeiro romance homônimo de Verissimo), professora de 16 anos de idade. Com uma linguagem poética, pueril e envolvente Erico Verissimo encanta seus leitores, tornando-se um dos mais importantes nomes da literatura brasileira.

1 | 2 | 3 | 4