Alan Moore - O Mago das Histórias

Alan Moore - O Mago das Histórias Gary Spencer Millidge

Resenhas - Alan Moore - O Mago das Histórias

WilsonSacramento 23/06/2017

Mágico
Talvez realmente a magia esteja com A ARTE.

Alan Moore, faz mágica através da ARTE, e está ocorre e atinge a todos que a contemplam ... somos partícipes desta magia.

Há tanto por ele deste autor, há tanto por ainda contemplar ... mas a magia da vida, é descobrir novos horizontes, e ao adentrarmos neles, ampliarmos nossos próprios horizontes, indo para outras buscas, novas descobertas, novas possibilidades.

Viajemos!

Willianpm1 08/12/2016

Mythos botando pra quebra com essa edição belíssima de encher os olhos
Esperei um bom tempo até adquirir essa obra por conta do valor elevado, não que o valor não justifique o conteúdo, na verdade justifica e muito bem, mas por conta do meu bolso mesmo. No final da resenha vou falar sobre essa edição feita pela Mythos.

Uma questão que sempre me irritou em qualquer biografia é quando o autor não segue a cronologia de tempo dos acontecimentos, e aqui nós temos mais ou menos esse "problema". Eu digo mais ou menos porque nesta biografia o autor separou por temas a vida do mago, e inseriu esses temas em ordem cronológica. Então nós temos em ordem cronológica da pagina 'A' até a 'B' falando apenas dos quadrinhos e da pagina 'X' até a 'Y' só da vida como musico, apesar das duas acontecerem ao mesmo tempo, essa informação chega para o leitor de forma separada nos capítulos.

Mas vamos começar a falar dessa obra que tem como inicio um resumo de quem é Alan Moore, e mostrando porque ele se domina “mago” ou “xamã”. E, diga-se de passagem, eu gostei muito do argumento usado por ele pra justificar essa denominação.

Depois de uma breve introdução falando sobre a infância e o inicio da carreira, o foco do autor se mantém sempre nos quadrinhos, falando ano a ano os trabalhos que o mago realizou tanto na Warrior, 2000 AD, Marvel UK e DC, mas também de editoras menores e independentes. Nessa parte da biografia fica bem fácil identificar também como Alan Moore conheceu e fez amizades com grandes nomes da indústria de quadrinhos.

Também fica bem esmiuçado todos os casos de brigas do Moore com algumas editoras e pessoas do meio editorial como também os problemas dele com suas obras sendo adaptadas para o cinema.

Gostei muito porque o autor além de aprofundar todos os quadrinhos possíveis que foram criados ou idealizados por Alan Moore, também fala sobre a carreira do mago como musico, escritor e sua relação com as drogas. Fala das filhas do mago, o relacionamento com a ex-esposa e a atual assim como se conheceram etc. Muito bacana.

Por fim, eu finalizo falando dessa edição da Editora Mythos que merece os devidos elogios, pois eu nunca conheci e nem adquiri um livro biográfico tão bonito quanto esse. Nem mesmo o do Neil Gaiman (da Mythos) que é lindam esta nesse nível todo. A iniciar pelo fato de possuir uma sobre capa com verniz localizado, e a capa mesmo em preto com um relevo de uma arte do rosto de Alan Moore. Além disso, a obra inteira foi impressa com papel couché, com todas as paginas contendo artes e fotografias coloridas perfeitas e se não bastasse, ainda vem com o roteiro original que Alan Moore entregou para David Lloyd de um dos capítulos de V de Vingança que acabaram não usando.

Recomendo muito essa biografia, apesar do ponto negativo que mencionei a respeito da cronologia, ainda assim ela merece demais a sua leitura, que é rápida e gostosa de fazer.

Leonardo1263 18/11/2016

Alan "Mito" Moore
Eu particularmente gosto muito de biografias, e já disse isso aqui mais de uma vez. Saber a história de Alan Moore não despertou apenas admiração por ele como escritor, mas também admiro sua filosofia de produção. Porque se nega a escrever histórias fúteis, sabendo que suas obras influenciam tantos leitores, ele se preocupa muito com a mensagem passada através de seus roteiros e isso com certeza pra mim, é um diferencial.
Por mais que eu tenha me alongado ao descrever o livro, há uma infinidade de coisas que você precisa saber, curiosidades sobre o processo de cada quadrinho, seus parceiros, suas obras independentes que não saíram aqui no Brasil, mas que desperta a vontade de ler.Confesso que ainda não tive a oportunidade de ler todas as obras de Moore, mas li algumas que gostei muito, como Monstro do Pântano, Watchmen, V de Vingança, Miracleman, Do Inferno, Promethea entre outras. Eu gosto muito do tom sentimental que Moore coloca em suas obras, as motivações dos personagens sempre são representadas como algo psicológico, escolhas relevantes ao ego e mensagens além do que a gente consegue enxergar. Através dele desenvolvi a paciência em ler obras com um outro olhar, calmo, atento a todos os detalhes e referências pois sei que tudo quer significar algo mais.
O livro traz também suas produções musicais, seus rituais de feitiçaria e os deuses aos quais segue e diz conversar e instruir o próprio. Essa parte particularmente não me empolgou muito, o tema não me atrai, mas o restante é um verdadeiro presente aos fãs. Leia assim que possível, é entender o propósito dos personagens de Moore e ser convidado a pensar igual ao mestre. Vale mais do que apena!

Você já leu alguma obra do mestre Moore, comente aqui qual foi a que mais gostou e qual não te prendeu tanto. Temos alguns reviews aqui no site (Promethea, Watchmen, A Piada Mortal, Saga do Monstro do Pântano), caso esteja curioso por alguma delas acesse e saiba um pouco mais o que cada obra representa.

site: http://multiversonews.com/alan-moore-o-mago-das-historias-gary-s-millidge-2012/
Manu 18/11/2016minha estante
Pela sua descrição parece bom, vou tentar coloca-lo entre as minhas leituras :)

Leonardo1263 18/11/2016minha estante
Pode colocar na lista, o livro é um show a parte... Vc vai gostar!

Rodrigo 24/07/2020minha estante
Comigo é justamente o contrário,o que me atrai no livro é o aspecto xamânico da vida pessoal dele