A História

A História The Zondervan Corporation

Resenhas - A História

Meira.MB 07/08/2023

Um resumo focado na trajetória de Israel
Livro seu um autor definido sendo creditado à editora Zandervan Corporation. Serve como um "resumo" em ordem cronológica da Bíblia, rearrumada em forma de um romance, com uma história contínua. Infelizmente se percebe que não está completo, com várias passagens que simplesmente ficaram de fora.
Como nunca li a bíblia como um todo, achei que seria interessante. Comprei o livro há anos, e acabei abandonando a leitura. Resolvi reiniciar agora, mais preparado.

O livro se inicia no Genesis, com mitos cheios de simbolismo.
A partir daí o Velho Testamento funciona como um livro histórico, acompanhando a saga do povo de Israel, desde que eram pastores nas montanhas com Abraão, passando por cativeiro no Egito, organização como nação e como reino, passagens por momentos e personagens marcantes e terminando com o domínio e eventual libertação da Assíria / Babilônia.
O que se percebe é que, como Deus sempre repete, o povo de Israel é um povo obstinado e teimoso, por todo o livro parece um ciclo interminável de obedecer a Deus e prosperar, seguido de desobedecer a Deus e ser punido, então reiniciando o ciclo. E o povo simplesmente não aprende.
Fica claro que, na maior parte dos contos, a "moral" da história é a de que Deus é o Senhor e que seus mandamentos devem ser seguidos, sem grande variedade nos ensinamentos.
Nessa parte do livro, a linguagem é arcaica, com falas um pouco "formais", e muito repetitiva (a ponto de repetirem uma mesma frase 3 vezes no mesmo parágrafo).
É interessante notar que o modo como Deus é visto em suas aparições varia de acordo com o momento em que o povo se encontra. Enquanto viviam no deserto, Deus se mostrava como fenômenos naturais. Quando viviam em cidades, Deus conversava como uma entidade oculta, e no período de reinos, Deus se mostrava com glória e majestade.

Ao início Novo Testamento, já é visível a mudança de linguagem, mais fluida e com mais detalhes, especialmente nas cenas mais dramáticas, evidenciando a mudança de época e de filosofia. Aparece também a figura de Satanás como antagonista.
Agora seguimos a trajetória de Jesus, como nos é conhecida pela Paixão de Cristo, com alguns momentos mais resumidos e outros com maior ênfase. O livro deixou pouco foco nos personagens "secundários" da história, mas sempre destaca as datas e detalhes relevantes, como uma "confirmação" do credo para os fiéis.
Daí, o livro mostra os acontecimentos posteriores, com os discípulos, para quem Deus parece se manifestar de maneira quase informal, e onde se percebe as bases para a "missão" da Igreja moderna. Finaliza com a descrição da visão do apocalipse.

Uma leitura complementar que ajudou muito a entender alguns por menores deste livro foi "Deus: Como Ele nasceu", de Reinaldo José Lopes.
É interessante citar que sou Católico e acredito em Deus.

1 26/07/2023

Sensacional
Conta a história bíblica como se fosse um romance, resumindo o conteúdo das histórias originais. Muito bom pra quem quer começar a ler a bíblia mas não é habituado à forma como a bíblia foi escrita e nem à divisão por versículos.

Não substitui a bíblia, mas facilita pra quem quer conhecer a história inteira.

Vale muito a pena a leitura desse livro. Vale mais a pena ainda a leitura da Bíblia inteira, de Genesis a Apocalipse.

bhella555 14/05/2022

Precisei ler esse livro para um trabalho, gostei bastante do fato que ele é uma história resumida da Bíblia

Crischarles 15/10/2018

Um prato de entrada para quem deseja conhecer a Bíblia
Este livro pode ser considerado "um prato de entrada para quem deseja conhecer a bíblia", pois além de ter ela como sua única fonte, o livro trás um resumo do livro sagrado. Resumo este que em determinados momentos parece superficial demais, podendo ter adicionado algumas outras partes tanto do começo da bíblia quanto do final (Apocalipse), prolongando em no máximo até umas 500 págs, que ainda sim seria um breve resumo.
Contudo, é um livro que vale a leitura, independente de sua religião ou crença. Através dele você pode adquirir um pouco mais de conhecimento e quem sabe, acabar lendo a própria bíblia.

Ju Lopes 21/12/2016

Um ótimo início
A história da Bíblia contada de forma mais simples e sequencial. Acredito ser um ótimo início para você que deseja ler a Bíblia, já tentou algumas vezes e desistiu. Depois dessa leitura você com certeza vai desejar se aprofundar.

Marcos.Rogerio 21/09/2016

Vale a Pena Ler
Livro muito bom para conhecer a história da bíblia de uma maneira sucinta.
Vale a pena a leitura.

Ludmila119 30/08/2016

A história
Ess livro na verdade, é a própria biblia, extraido versiculos e trechos da Biblia você tem um guia espiritual em suas mãos, é maravilhoso através da leitura você conversa com o criador e se aproxima mais dele, uma leitura inexplicavél.

Cris Piloupas 28/12/2015

Super Indico!!!
Uma forma bem gostosa de ler a Bíblia.. E o mais interessante que depois da leitura de cada resumo dos livros da Bíblia aumenta a vontade de degustar... ótima opção para novos convertidos!

Rogerio Costa 19/12/2015

Bíblia facilitada.
Este livro aborda todos os livros da bíblia, desde gênesis até apocalipse.
As histórias foram resumidas e escritas com linguagem de fácil compreensão, focando nos principais acontecimentos bíblicos.
É uma ótima opção para aqueles que desejam ler a bíblia mas nunca conseguem ou para quem não entendem os fatos, já que no livro original não há uma cronologia.

Carol 07/12/2015

Valores para a vida, independente de fé, crenças, etc
A leitura deste livro faz repensar algumas questões, principalmente referentes aos valores. Não tem como desconsiderar o contexto em que a Bíblia foi escrita - a sociedade da época tinha uma organização e valores diferentes do que temos atualmente, sendo a sociedade interpretação dos textos bíblicos diferentes dos atuais. Mas os valores ainda são os mesmos: o amor, o respeito ao próximo, dentre outros. Não precisa ser um religioso fervoroso para seguir esses valores, o mais importante, em minha opinião, é tê-los como norteadores de nossas ações, nos auxiliando a melhoras como pessoas.
Os textos bíblicos, assim como os textos espíritas e de outras religiões, devem nos fazer pensar criticamente, estimulando experiências que tragam resultados positivos.

Rodrigo 27/05/2015

Muito bem resumido
É um ótimo livro, um resumão da bíblia, eu recomendo.

Cássio Costa 25/09/2013

Verdadeiramente a História
O livro A História, relata a bíblia de maneira empolgante, em ordem cronológica com uma leitura fácil e evolvente, mostrando pontos fortes de grandes personagens bíblicos.
Resumidamente em 32 capítulos o livro conta histórias repletas de amor, ódio,guerras,dramas e milagres.O livro nos leva de Adão e Eva até o Apocalipse, passando por Moisés, Josué, Davi, Isaías, Jeremias, e outros, relatando também a inefável e grandiosa passagem de JESUS por sobre a terra; continuando com as cartas de Paulo e a revelação de João na ilha de Patmos. O livro é bem fiel aos originais.
Sem autor definido para a obra, a editora que não é exclusivamente cristã nos surpreende retirando em grande parte passagens da bíblia de Jerusalém. No demais para quem ama a palavra de Deus, vai apreciar muito a leitura dessa verdadeira obra.

site: Livros em: http://farnaccompany.wix.com/farnac

Felipe Sampaio 02/09/2013

Resenha: A História, Zondervan
O livro começa muito bem e consegue simplificar muito a história através da linguagem que utiliza. Contudo, tem certos capítulos que são cansativos e parecem não seguir a lugar algum.
Não sei toda a história da bíblia e realizar comparações seria difícil pra mim, mas num todo, acredito que valeu a leitura.

C Henrique 22/02/2013

Segundo o próprio autor, o livro tem o intuito de "descomplicar" a Bíblia, facilitando seu entendimento para os leitores. Acho que o livro não apenas não faz isso, mas pode ocorrer o contrário. O que ele faz são recortes de trechos da Bíblia, com isso "facilitando" apenas para quem tem preguiça de ler o original - mais longo - e quer um "resumão". Mas essa síntese acaba deixando o texto e as histórias mais difíceis de entender do que se você fosse direto na fonte, pois ao selecionar apenas algumas passagens, as informações e personagens são simplesmente jogados para o leitor, sem uma apresentação prévia. O ponto interessante, além da leitura rápida para quem busca um resumo do Velho e do Novo Testamento, é a forma como ele organiza as histórias de forma cronológica. Jamais substitui o texto original, mas pode ser uma boa leitura contudo.