O ônibus de Rosa

O ônibus de Rosa Fabrizio Silei...

Resenhas - O ônibus de Rosa

Leonardo 21/02/2020

Racismo e direitos civis
O texto e o traço dos italianos Silei e Quarello apresentam a crianças e adolescentes a chocante segregação racial que predominava no Alabama e em outros estados do sul dos EUA nos anos 1960 e o famoso episódio em que a negra Rosa Parks foi presa por negar-se a ceder seu assento no ônibus a um homem branco ? um marco na luta pelos direitos civis contra o preconceito e a discriminação.

SILEI, Fabrizio. O ônibus de Rosa. Ilustrações: Maurizio A. C. Quarello. Traduzido por Maurício Santana Dias. São Paulo: SM, 2011. Tradução de: L?autobus di Rosa (Roma, 2011). 38 p.
Literatura infantojuvenil.

Larissa 20/09/2022

"Há sempre um ônibus que passa na vida [...]"
Esse livro me impactou!

Eu esperava uma história mais tranquila, até por causa da forma como começou. Mas eu recebi uma história muito boa e EXTREMAMENTE IMPORTANTE.

"O ônibus de Rosa" conta, de maneira muito cuidadosa, a história de uma mulher muito corajosa que foi muito necessária para os negros nos Estados Unidos.

milapeanut 23/12/2023

O Ônibus de Rosa
O livro conta sobre um avô que leva o seu neto ao Museu Ford, localizado em Detroit, para visitar um ônibus velho que estava em exposição. O menino, sem entender a escolha do automóvel, não imagina que naqueles antigos assentos, acontecera um ocorrido que mudaria a trajetória da sociedade negra nos Estados Unidos. O avô presenciou tal acontecimento e conta, muito comovido, sobre a mulher que provou dignidade perante às autoridades e às leis raciais daquela época, a prestigiada Rosa Parks, que foi essencial para estimular protestos de afro-americanos e a igualdade entre ambas as raças.

Eu gostei bastante do livro e eu o leria mais vezes. Mesmo que a leitura seja breve, o livro nos faz refletir sobre a rígida segregação racial nos Estados Unidos e o quanto esse ocorrido foi crucial para a luta dos direitos civis contra o preconceito e a discriminação. Também nos inspira a sermos firmes e determinados como Rosa, que não teve medo de dizer "não" e de persistir em seu lugar.
Silvestarley Oliveira 25/12/2023minha estante
Ótima resenha!

Aline Naiara Melo 13/10/2021

Lindo
Livro muito emotivo, cada página doía em mim o que o preconceito causa nas pessoas. Muito lindo dar vontade de ler várias vezes.