Sobre a escrita

Stephen King

Resenhas - On Writing

Thawane Vic 28/03/2024

Vale muito a pena
O começo do livro não é um manual didático sobre como escrever (e talvez nem o restante seguinte), ele consiste muito mais em uma autobiografia. Algo para nos introduzir ao ponto inicial, desde as primeiras ideias e escritas de Stephen King à publicações, vícios, e claro, sobre a escrita.

A segunda parte, embora seja um amontoado, bem organizado, de como escrever do início ao fim. Eu não considero um material didático por ser algo tão íntimo, como estar conversando com o próprio Stephen e ouvi-lo dizer todas aquelas coisas. E, pelo menos para mim, foi uma experiência muito confortável e divertida.

O primeiro livro que li, assim como o primeiro publicado por ele, foi Carrie. Mas eu não me senti tão próxima do autor como nesse livro. E esse livro, que me fez ter vontade de olhar outros de seus trabalhos, como "O iluminando", "Misery" e "A dança da morte". Que são citados as vezes como exemplos de suas construções de personagens, vícios pessoais e bloqueio criativo.

AnxietyMe0 28/03/2024

Muito bom!
As vezes a gente escuta que precisa seguir mil regras para escrever, seguir estrutura de 3 atos, dialogo assim e assado e então vem um autor super bem sucedido que diz ?leia e escreva bastante e toma essas dicas aqui procê que vai da bom? e faz tudo se encaixar!

Esse livro aumentou minha confiança e vontade de escrever demais! Amei as dicas, adorei ter lido! Não vou me esquecer do que li e quero ler mais livros dele!

Ler sobre a vida dele também mexeu comigo. Parecia que eu sentia dor quando ele sentia e angustia e preocupação (que foram, bem, varias vezes?)

Acho realmente que ele seja um ótimo escritor porque eu só deslizei pelo texto ate o final (e provavelmente ele odiaria o realmente nessa frase kkkkkkk)

Luciano.Soares 22/03/2024

SK nos mostra de maneira simples como foi todo o processo para ele até ele chegar onde chegou.
Aliás, ele mostra isso de maneira simples e humilde. Não tem firulas nem mágica.
Para quem (assim como eu) pensa em se aventurar no mundo da escrita literária, este livro passa a ser imprescindível.

ArthurmalariA 20/03/2024

Sobre a Escrita é o quadragésimo terceiro livro (na verdade é o quadragésimo quarto se você contar Nightmares in the Sky, mas como se trata de um livro de fotografias e texto de apoio, pulei esse, mas a partir do próximo passo a colocar como parte da contagem) escrito por Stephen King, lançado em 2000, é seu terceiro livro de não ficção e trás aqui uma verdadeira AULA sobre a escrita (trocadilho não intencional).
Bem, Sobre a Escrita se tornou um de meus preferidos entre os livros que li do rei até o momento, se trata de uma breve narrativa biográfica do autor (que até o momento não possui uma auto biografia infelizmente), e trás de forma bastante inspirada as memórias de quando começou a escrever, sua insistência em não abandonar tudo por conta de negativas do mercado literário, e como um professor, pontua os elementos que acha muito importante na escrita, até propõe alguns exercícios ao longo do livro, e ensina um pouco sobre como funciona o mercado literário.
É IMPOSSÍVEL ler esse livro e não sentir um comichão de rascunhar algo... qualquer coisa, um conto, uma novelinha, qualquer coisa! A escrita de King é apaixonada, contagiante, me levou a refletir todas as influências da literatura em minha vida. Único ponto aqui é que o cara fala de cortes na revisão e sobre coisas que poderiam ficar de fora de um livro e logo na sequência escreve "O Apanhador de Sonhos" com suas mais de 600 páginas prolixas...
Enfim, mesmo sem ser um grande fã de livros não ficção, Sobre a Escrita com certeza figura entre meus dez livros preferidos! 10/10

Isabela.741 13/03/2024

Livro bom
Interessante biografia, leitura descontraída com histórias engraçadas da infância do escritor. O livro traz ensinamentos necessários e relevantes sobre a vida, para além da escrita, o autor nos ajuda a pensar sobre disciplina com a escrita e a importância da leitura. Gostei muito da teoria dele da ?porta fechada? sobre eliminar as distrações, fechar a porta e traçar uma a meta e ir até o fim, ele mostra que ter seu ambiente de leitura é fundamental. Achei muito bacana a história dele, inclusive me tocou o acidente que ele sofreu, quando foi atropelado, as dificuldades que ele passou na recuperação, mostrou muito a força dele de enfrentar, achei bacana o apoio da mulher dele em várias fases da vida dele, acredito que isso fortaleceu ainda mais ele seguir em frente. O acidente também mostrou a sua paixão por escrever, a vontade que ele sentia para voltar a escrever, toda a força que ele buscou com o propósito de terminar escrever os livros que já tinha iniciado, ele enfrentou muitas barreiras e perseverou até o fim, não desistiu e conseguiu alcançar resultados extraordinários com muitos livros publicados! A relação dele com a mãe também eu achei bacana, ela incentivar e apoiar ele. Stephen tem um humor descontraído que me agradou porém achei que estendeu muito nas histórias e acabei achando cansativo alguns momentos, ele exemplifica muito com narração, textos, comparando escritores, ele busca estimular nossa imaginação até entendo, é o propósito dele, mas achei um pouco cansativo, poderia ter sido mais objetivo em algumas partes. Tirando isso, eu gostei do livro! Me deu mais motivação para ler e escrever. Dá pra sentir a paixão que ele tem em escrever, consegue prender nossa atenção e nos cativar. Um dos conselhos que gostei muito foi de levar a escrita e leitura a sério, com afinco, para poder desenvolver a habilidade e se tornar um escritor de valor.

Valesca 12/03/2024

Ler muito e escrever muito
Livro interessantíssimo que me fez querer sair lendo todos os seus livros.
Mesmo não sendo escritora, irei aplicar as suas dicas e orientações nas minhas atividades cotidianas.
A do advérbio é genial.
Omitir palavras desnecessárias e/ou óbvias

Vania Graciano 12/03/2024

Sobre a escrita.
Esse livro é um livro de não ficção, do Stephen King. Ele se propôs a escrever sobre seu processo de criação, de escrita. Ela trás muitas reflexões que abrem o leque para escritores iniciantes, assim como, várias orientações.

Gostei do modo que o livro foi escrito, uma mistura de autobiografia, como pano de fundo para ele falar de como se deu essa relação dele com a escrita, com o gosto por ficção e suspense. É interessante observar através da leitura, de como a história de vida dele, tem a ver com o escritor que ele se formou.

Embora o livro seja mais indicado para quem quer se desenvolver na área da escrita, os ensinamentos propostos são inspiradores, e podem serem aplicados a outras áreas da vida e de atuação.

Recomendo a leitura!

Hanna 09/03/2024

Uma aula com o mestre King
Sobre a escrita traz uma mistura de biografia com o amor pela leitura e o ofício do escritor, com direito a exemplos práticos e muita discussão sobre esse maravilhoso muito da escrita.

Um livro para ler e reler.

Juliana Amaro 09/03/2024

Bom livro.
Eleito pela" Time Magazine" um dos 100 melhores livros de não ficção de todos os tempose vencedor dos prêmios BRAM STOKER e LOCUS na categoria Melhor Não Ficção, "Sobre a escrita — A arte em memórias" é uma obra extraordinária de um dos autores mais bem-sucedidos de todos os tempos, uma verdadeira aula sobre a arte das letras.
O livro também não deixa de lado as memórias e experiências do mestre do terror: desde a infância até o batalhado início da carreira literária, o alcoolismo, o acidente quase fatal em 1999 e como a vontade de escrever e de viver ajudou em sua recuperação.
Com uma visão prática e interessante da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir, Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso: "Carrie, a estranha". Pela primeira vez, eis uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King.
E, junto a tudo isso, o autor oferece uma aula incrível sobre o ato de escrever, citando exemplos de suas próprias obras e de best-sellers da literatura para guiar seus aprendizes. Usando exemplos que vão de H. P. Lovecraft a Ernest Hemingway, de John Grisham a J. R. R. Tolkien, um dos maiores autores de todos os tempos ensina como aplicar suas ferramentas criativas para construir personagens e desenvolver tramas, bem como as melhores maneiras de entrar em contato com profissionais do mercado editorial.
Ao mesmo tempo um álbum de memórias e uma aula apaixonante, "Sobre a escrita" irradia energia e emoção no assunto predileto de King: literatura. A leitura perfeita para fãs, escritores e qualquer um que goste de uma história bem-contada.

Chris Vasconcelos 09/03/2024

Sobre a Escrita de Stephen King
O objetivo do livro é orientar novos escritores, dando dicas valiosas de como escrever, desde se programar com tempo e local para a escrita, a dicas de vocabulários, evitar uso excessivo de advérbios e utilização de simbolismos na obra.
O livro é divido em partes, onde fica claro e separado a sua história e a orientação sobre a escrita, mas sendo a segunda uma mostra de como fazer.
É, portanto, também uma autobiográfica onde o autor conta sobre a sua vida e seus desafios para chegar ao sucesso. Ele conta uma história de resiliência e foco, sem desistir jamais apesar das dificuldades, trilhando o caminho para o sucesso, sendo importante a determinação e clareza do que você quer e realmente e gosta de fazer. Deixando o livro leve e acessível para outros leitores além de escritores.

Marijane0 08/03/2024

" a escrita é para enriquecer a vida daqueles que leem...serve para despertar, melhorar e superar" Stephen King

Renata Tomaz 05/03/2024

A escrita de Stephen King é como uma jornada sinuosa através das profundezas da mente humana, onde cada palavra é habilmente escolhida para envolver o leitor.
Uma construção muito inteligente não só sobre como escrever mas sim como ser uma pessoa atrativa.

Eichelberg 04/03/2024

Sobre a escrita
Gostei bastante da leitura, embora tenha achado umas partes chatinhas. Mas o livro me instigou muito a começar a escrever e a buscar desenvolver minha "potencial escritora". Super indico a leitura!

" A escrita não é para fazer dinheiro, ficar famoso, transar ou fazer amigos. No fim das contas, a escrita é para enriquecer a vida daqueles que leem seu trabalho, e também para enriquecer sua vida. A escrita serve para despertar, melhorar e superar. Para ficar feliz, ok? Ficar feliz. Parte deste livro - talvez grande demais - trata de como aprendi a escrever. Outra parte considerável trata de como escrever melhor. O restante - talvez a melhor parte - é uma carta de autorização: você pode, você deve e, se tomar coragem para começar, você vai. Escrever é mágico, é a água da vida, como qualquer outra arte criativa. A água é de graça. Então beba.
Beba até ficar saciado. "

Mordasi 01/03/2024

Um livro incrível. King não só nos dá aporte teórico sobre escrita, mas através de suas experiências, nos mostra como de fato é ser um escritor. Além de Un livro teórico, este livro é uma carta aberta de King, que pelo menos para mim, me inspirou a continuar na jornada para ser escritor