J.R.R. Tolkien: Uma Biografia

J.R.R. Tolkien: Uma Biografia Humphrey Carpenter

Resenhas - JRR Tolkien

Fabio 06/07/2023

O Senhor da Fantasia.
O Senhor dos Anéis de modo geral. C.S. Lewis prestou-lhe outro tributo no Time & Tide: “O livro é por demais original e opulento para que se possa formar um julgamento final na primeira leitura. Mas sabemos de imediato que mexeu conosco. Não somos exatamente os mesmos homens.” C. S. Lewis

Apesar de ter lido praticamente quase todos os livros de Sir John Ronald Ruel Tolkien publicados em português, e ter pesquisado muito sobre a vida desse gênio da literatura mundial, durante anos, encontrei nessa biografia, escrita por Carpenter, muitos detalhes sobre o cotidiano de Ronald (como ele gostava de ser chamado, pelos amigos), que eu desconhecia, e que me fizeram admirar ainda mais a pessoa por trás da grandiosa e complexa obra.

Leitura indispensável para todos aqueles que são fãs de J.R.R. Tolkien, precursor do gênero fantasia, que inspirou todos aqueles que vieram depois dele.

Um homem comum, que se mostrou um gênio e criou uma obra fantástica!

Recomendo absolutamente!

Douglas Finger 06/07/2023minha estante
Uauuuu! Quero mto ler!

Carolina165 06/07/2023minha estante
Excelente resenha Fábio! ??????

Fabio 06/07/2023minha estante
Obrigado Carolzinha!?

Fabio 06/07/2023minha estante
Douglas, é um livro fantástico, e para quem é fã, é ainda mais incrível!
Vou acompanhar sua leitura!

Pedro 06/07/2023minha estante
Resenha fantástica!

Núbia Cortinhas 06/07/2023minha estante
????????

Michela Wakami 06/07/2023minha estante
Esse autor é um gênio.??????

Fabio 07/07/2023minha estante
Obrigado Pedro, meu amigo!

Obrigado Núbia!!?

Fabio 07/07/2023minha estante
E sim, Michela, um grande gênio!

Aline MSS 07/07/2023minha estante
Vi um vídeo sobre a biografia dele e gostei demais. Sua resenha só me deu ainda mais vontade de comprar a biografia, mas queria a edição da darkside(esgotada). ??

Obrigado Aline!?
E fico feliz em saber que animei a ler a Biografia do mestre da Fantasia!
A da Dark Side eu ainda não li, mas fiquei sabendo que o filme foi baseado nela, e nas cartas do Tolkien aos fãs, editores e amigos!

Aline MSS 07/07/2023minha estante
Putz, agora eu quero mais ainda! ???

Fabio 08/07/2023minha estante
Kkkkk, que bom Aline!!!?

italomalveira 08/07/2023minha estante
Tenho aqui a biografia escrita pelo Michael White (aquela da Darkside) mas ainda não li. Será que é muito diferente dessa aí?

Fabio 11/07/2023minha estante
Olha, Ítalo, está biografia que citou, eu também tenho aqui e pretendo lê-la em breve, mas, é apenas uma obra de pesquisa de M.White, que estudou sobre a vida e o legado de Tolkien durante anos. Então, é um apanhado de informações e estudos, com muitas opiniões pessoais do biografista.
Eu acho que vale muito a pena ler, inclusive, pode te incitar a ler também da do Carpenter! Hehehe
Boa leitura irmão!

italomalveira 14/07/2023minha estante
Quero ler as duas então.

Flávia Menezes 10/07/2023

????? GANDALF PARA PRESIDENTE!
?J.R.R. Tolkien uma biografia? foi escrita por Humphrey Carpenter, e publicada em 5 de maio de 1977, tendo tido ele a honra de ser o único biógrafo a entrevistar Tolkien, e ainda ter acesso irrestrito a todos os seus documentos, e aos seus amigos e familiares, a quem ele também entrevistou, reunindo aqui uma vasta gama de informações sobre a vida e a obra de um dos mais estimados (e respeitados!) autores do século XX.

Humphrey William Bouverie Carpenter foi um notório biógrafo inglês, além de escritor e radialista, tendo sido vencedor do ?Prêmio Somerset Maugham? em 1978, e do ?Mythopoeic Scholarship Award? em 1982. Além desta, outras biografias escritas por ele incluem os grandes nomes de W.H. Auden, Ezra Pound, Evelyn Waugh, Benjamin Britten, Robert Runcie e Spike Milligan.

Não é a primeira vez que leio algo sobre Tolkien, já que, em 2022, li a biografia (não autorizada, e que foi adaptada para o cinema) ?J.R.R. Tolkien: O Senhor da Fantasia?, de Michael White, que traz muitos detalhes sobre a vida e obra do autor, e isso me fez pensar no que de novo eu encontraria ao ler uma nova biografia sobre ele.

Uma pergunta descabida, porque logo nas primeiras páginas eu já tive a minha resposta: o livro de Michael White nos fala sobre a genialidade indiscutível do Tolkien, mas os dados mais íntimos e sentimentais reunidos por Humphrey Carpenter fez com que ele trouxesse para essas páginas não apenas o escritor, mas também o homem, o marido, o pai (se ainda não leram "Cartas para o Papai Noel", por favor, leiam!), o amigo, o sonhador, e este criador apaixonado que nos deu uma Terra-Média repleta de personagens icônicos que podem até pertencer unicamente à ficção, mas que para ele (e para nós!) eram reais. E muito reais!

E entre identificações e projeções (características, emoções ou pensamentos que são nossos, mas atribuímos aos outros), em minha defesa, eu já até peço desculpas de antemão, porque assim como Tolkien, tenho sérias dificuldades para me expressar de forma resumida. E por isso mesmo, também já agradeço a todos aqueles que seguirem comigo até o final dessa resenha.

Quando lia sobre a infância do Tolkien, eu fiquei pensando em como na vida nada acontece por acaso. Apesar de não ter visto seu filho crescer, a presença dessa mãe foi tão importante, porque através dela é que Tolkien foi apresentado ao universo das histórias, à fantasia e a sua paixão pela botânica. E esse foi o combustível decisivo para que ele continuasse a sonhar e a acreditar que poderia ter uma jornada nessa terra tão feliz e próspera, mesmo depois de se tornar um órfão com tão pouca idade.

E um dos maiores presentes que a vida pode nos trazer, são as pessoas que entram nela com as quais nos identificamos. Nesses momentos sentimos que encontramos o nosso lugar, onde pertencemos. E essa é a história de amor de Tolkien e Edith: dois jovens que muito prematuramente perderam seus pais, mas que encontraram um no outro o lar que tanto os faltava.

Claro que assim como o Anel que ficou aos cuidados do Frodo lhe exigia uma grande prova de sua lealdade e do seu bom coração, o amor entre duas almas destinadas a estarem juntas, como Tolkien e Edith, também foi bastante provado, mas ainda assim, resistiu. E olha que eles possuíam suas diferenças, e brigavam muito. Mas nada foi o suficiente para os afastar, porque o apoio e entrega que essa mulher simples tinha a oferecer a um homem grandioso como ele, era fundamental.

Podem me chamar de romântica, mas os capítulos sobre como Tolkien nunca deixou de amar Edith, e a forma como ele lutou tão decididamente por ela, foram as partes que mais me tocaram. Ela não era só a sua companheira, mas também a sua musa, e o fato de saber que ela era a sua Lúthien, me deixou muito emocionada, porque um amor assim é tão raro. Especialmente no mundo em que vivemos, onde o amor é tão pouco valorizado, a ponto de ser descartado na velocidade da luz ao simples surgimento do menor obstáculo.

Ser amado primeiramente pela sua mãe, que o apresentou a esse universo de fantasia, e com ele cultivou seu amor pela botânica, e depois por esse amor de muita parceria e entrega de Edith, que renunciaria à sua vida para estar ao seu lado, o seguindo para onde quer que ele fosse, tornaram possível que ele seguisse rumo ao seu sucesso. E digo agora isso não por ser uma romântica incurável. Mas por ser esse um conceito presente na teoria de Maslow, onde satisfeita a necessidade de Amor/Relacionamento (3º nível da pirâmide desenvolvida por ele), podemos assim seguir adiante para os níveis mais altos. E foi exatamente o que Tolkien fez.

A jornada do Tolkien escritor, que durou até o final da sua vida, é contada neste livro com uma riqueza de detalhes impressionante, mas eu confesso que mais do que ler sobre a genialidade que ele teve ao desenvolver um mundo tão complexo e completo como a Terra-Média a ponto de o fazer parecer real, o que mais me chamou a atenção é pensar em como a vida se encarregou de deixar uma grande obra como ?O Silmarillion? inacabada.

Quando eu iniciei a leitura de ?O Silmarillion? esse ano, eu não sabia que os esboços que trazem desde a criação da Terra-Média em diante, não haviam sido finalizados pelo Tolkien. Mas eu preciso dizer que mesmo sendo algo tão confuso, por não ter uma sequência lógica e linear, podemos ter o vislumbre de um trabalho esculpido por um mestre. De fato, eu desconheço um outro trabalho que tenha tamanha complexidade como esse que foi criado pelo Tolkien.

E quanto mais eu leio sobre a forma como Tolkien amava suas obras, e se dedicava a elas com tanto empenho, mas me parte o coração por ter abandonado ?O Silmarillion? e ?As Duas Torres?. Mas eu sei que enquanto meu cérebro grita: ?Sim! Vamos recomeçar agora mesmo!?, meu coração sussurra: ?Por favor, ainda não. Ainda não me sinto pronto!?. E por mais que esteja deslumbrada pela genialidade do Tolkien, e muito curiosa em mergulhar no seu universo, nesse momento, eu sei que preciso ouvir o meu coração, e deixar para um tempo no futuro a retomada dessa bela jornada.

Algo que vi muito nessa biografia, tanto quanto já ouvi por parte de quem se aventurou em ler ?O Senhor dos Anéis?, é em como Tolkien não tem uma escrita fácil, e que muitas pessoas desistiram exatamente por culpa das suas extensas descrições dos lugares da Terra-Média. Confesso que fico surpresa em me deparar com comentários como esse, porque essas são as melhores e mais apaixonadas partes da história! Porque foram descritas exatamente por um homem perdidamente apaixonado pela natureza, e nesses momentos, eu sentia que era transportada para a Terra-Média e podia sentir tudo o que seus personagens também sentiam. Até mesmo aquele calorzinho do sol, quando esse penetrava nas árvores. E tem sensação mais gostosa do que essa? Eu acho que não.

Quem escreve sabe bem como o trabalho de pesquisa é uma parte desgastante, porém muito necessária para se desenvolver tanto a trama quanto seus personagens. Agora, imaginem esse tipo de pesquisa para desenvolver algo como Tolkien fez! É fascinante pensar na entrega que esse homem teve ao seu processo de escrita, e é aí que percebemos que uma história não é só uma mera produção vinda de uma mente criativa, mas é o retrato exato da alma do autor traduzida em palavras!

E é pensando nisso, que eu acho até estranho como livros como esses, do gênero da fantasia, possuem tão pouca valia.

Pensamos em livros da literatura fantástica como simples histórias distantes da realidade que só servem como entretenimento. E para lhes conceder alguma valia, acabamos por procurar simbolismos por trás da trama que concedam a essa história algum tipo de mensagem mais intelectualizada. Quão pouco valor ainda se dá a um gênero que promove essa viagem a um mundo desconhecido que nos estimula a criatividade e ainda nos faz sonhar.

Isso até me lembra daquela adaptação do livro de Michael Ende, ?A História sem Fim?, que traz exatamente a trama de como é através da fantasia que protegemos o nosso mundo das guerras, das brigas, das depressões, da desesperança, do desespero, e tantos outros problemas psicológicos que nos adoecem seriamente, especialmente na atualidade.

Mas ainda assim, continuamos a ter essa (falsa) ideia de que quando crescemos, temos que ficar o tempo todo alimentando a nossa mente apenas com informações e conhecimento, não deixando nenhum espaço para sonhar, porque isso é coisa de criança. E aí eu pergunto a você: quem foi que te contou essa mentira? Sabia que histórias como essa são importantíssimas para quem possui trabalhos que exigem criatividade? Precisamos entender que sem sonhos, não somos nada, e é aí que nossa vida perde o sentido!

Que nenhum preconceito da vida adulta te tire a oportunidade de mergulhar em livros da literatura fantástica, porque são exatamente essas histórias que poderão te proporcionar os melhores momentos da sua vida. Você poderá resgatar uma sensação da infância ou adolescência, ou até se transportar por um tempo para longe dos problemas e das preocupações do dia a dia. A única coisa que você precisa, é se permitir sem medo, e deixar vir à tona toda a leveza que a fantasia nos desperta.

E sabe que foi exatamente aí que eu pensei que esse é o motivo pelo qual a vida contribuiu para nunca permitir que o Tolkien acabasse ?O Silmarillion?. Já pensou quantas pessoas ele uniu através dessa obra inacabada? Quando um sabe mais, e passa a ensinar o outro. Quando dois se unem para poder tentar desvendar o todo através das partes que o Tolkien deixou escritas. Quando a paixão pela leitura nos torna viajantes de uma Terra-Média que também passa a ser o nosso lar.

Acho que um escritor, quando escreve uma obra, não faz ideia do tamanho da grandiosidade do que ele concebeu, e isso é algo que um homem real, humano, mortal, com seus defeitos e qualidades como Tolkien não conseguiria jamais compreender. E foi isso que Humphrey Carpenter fez questão de reforçar em cada uma dessas páginas com tanta seriedade e respeito.

Para mim, a magia das histórias sempre foi algo real. Sempre acreditei que podemos sim ser mágicos, porque a maior magia do mundo é o amor. Ingrediente este que estava presente em cada parte da história dessa Terra-Média que o Tolkien criou.

E aí, quando abrimos cada um de seus livros e começamos a ler as suas histórias, é exatamente esse amor que salta de cada uma dessas páginas e nos envolve como que por feitiço. E sob o poder desse encanto, nos tornamos tão mágicos quanto os seus personagens, porque agora boa parte do nosso ser está impregnada por esse amor. E não existe nada mais mágico nesta vida do que o amor!

Por isso é que eu não me canso de dizer: leiam Tolkien, e se deixem também ser invadidos por essa magia!

???Assim, uma laje cinzenta de granito da Cornualha, bem à esquerda do grupo, destaca-se com nitidez, tal como a inscrição um tanto curiosa: Edith Mary Tolkien, Lúthien, 1889?1971. John Ronald Reuel Tolkien, Beren, 1892?1973?.
Geovana 10/07/2023minha estante
Embora eu tenha desistido várias vezes de ler A sociedade do Anel, nunca perdi a fé de que um dia terminaria de acompanhar a trilogia e quando consegui fazer isso, passei a gostar ainda mais de Tolkien. O homem criou um mundo envolvente demais, merece mesmo ser chamado de gênio da fantasia ??

Flávia Menezes 10/07/2023minha estante
Que bonito isso, Geovana. E eu super entendo o que diz, porque as leituras chegam na nossa vida em momentos diferentes. Eu costumo deixar que as leituras me escolham, pra poder ter mais entrega, porque senão eu sei que não aproveitarei. Mas nem sempre abandonamos mesmo porque não foi. Às vezes, só não era o momento certo.
Mas realmente, não é? Tolkien é o gênio da fantasia! ?????????????

Ana Sá 10/07/2023minha estante
Ah, que resenha! ??

Gosto mais dele agora que vc me informou sobre a história de amor! rs

Sabia que eu tô lendo Alice justamente pra tentar não perder o jeito/o olhar pra fantasias? Vc tem mta razão, Flávia... Não tem nada a ver colocar fantasia como literatura menor! Do pouco que conheço, o universo só Tolkien é uma obra de quem sabe meeesmo escrever! Tomara que eu anime um dia desses... Sua resenha é um belo convite!

Flávia Menezes 10/07/2023minha estante
Ah, amiga! Que gostoso ler esse comentário. Muito obrigada! ?
E eu mesmo espero que você se anime, porque que histórias mais gostosas que ele escreveu! E confesso que eu estava gostando bem mais de ?Senhor dos Anéis? do que gostei de ?O Hobbit? exatamente pela riqueza de detalhes do Tolkien. Que mestre da fantasia! Que gênio das palavras! ?O Silmarillion? é algo absurdo de tão genial. Pena ter parado, porque vale muito a pena essa leitura. Nos tira um pouquinho desse nosso mundo adulto, pra nos transportar pra outro mundo. Praticamente nos sentimos como o garotinho Bastian, de ?A História Sem Fim?. ??

Mateus 09/04/2024minha estante
Vale a pena a leitura? Depois de encontrar essa resenha, parece que conheci o tolkien novamente.

Nado 12/11/2021

Biografia autorizada do mestre da fantasia, criador da Terra-Média e de todo um universo literário. Carpenter que teve acesso a todos os documentos deixados por Tolkien, além de ter entrevistados familiares e amigos.
A partir dessa infinidade de fontes, a vida de Tolkien foi contada desde o casamento dos seus pais, seu nascimento, casamento, criação de um gigantesco universo literário, e por fim, a sua morte. A grandiosidade da obra está em descobrir minuciosos detalhes da vida do autor, com algumas nuances de onde ele foi se inspirando para criar suas histórias e imaginar seus personagens.
Não poderia deixar de ser mencionado a sua grande paixão com Edith Bratt, esposa e mãe de seus filhos. O amor dos dois sofreu alguns percalços, mas foi mais forte do que qualquer empecilho criado pela época. Assim como todo casal comum, os dois tiveram as suas diferenças, as quais foram superadas pelo amor e respeito.
A amizade de Tolkien com C. S. Lewis está presente em vários capítulos. Interessante ver essa passagem, principalmente por menções ao homossexualismo e à homofobia tão presente na sociedade e nos corredores das universidades daquela época. A proximidade e o forte sentimento de amizade (e ciúmes) entre os dois, podem levar a bons debates.
Não vou me adentrar sobre o processo criativo que levou às suas obras, pois essa alegria deve ser sentida na íntegra, com a leitura.
Esse seria um livro que poderia levar 5 estrelas somente pelo seu conteúdo, porém, o autor deixa algumas partes ?a desejar? e cita alguns capítulos como um ?imaginário?, o que não condiz com o título ?Uma biografia?. Além dessa observação, é válido destacar que ele ?passa um pouco de pano? e deixa obscuras algumas situações, mesmo com a ressalva de falta de testemunhos e documentos.

Giovana 18/02/2023

Foi a primeira biografia que li e superou todas as minhas expectativas. Conhecer a história de um dos meus autores favoritos foi sensacional e explicou muita coisa dos livros. Inclusive já comprei mais três livros dele para ler kkk

Ogaiht 19/11/2021

Um Homem Comum, Uma Obra Extraordinária
Este livro foi uma grata surpresa para mim. Afinal, nunca fui fã de biografias ou autobiografias. O próprio Tolkien dizia que conhecer a vida do autor não influenciava a interpretação de sua obra. Pode ser que sim, pode ser que não. Mas o fato é que Humphrey Carpenter faz um belíssimo trabalho cobrindo toda a vida de Tolkien, começando por sua infância na África do Sul (onde nasceu), do seu retorno à Inglaterra e as dificuldades de sua mãe para sustentá-lo e seu irmão por conta da morte do pai e de sua conversão ao catolicismo, o que não foi aceito pela família. Após a morte da mãe, o padre Francis se torna tutor dos meninos. Na escola, Tolkien já demonstra sua facilidade com línguas. O livro também fala de seu período em Oxford, do casamento com Edith, mostrando que a relação teve altos e baixos mas sempre havendo respeito entre os dois. E, como não podia faltar, o livro trata do processo de criação de sua mitologia, o que começou logo depois de sua participação na guerra, e mostra que Tolkien era um tanto procrastinador, mas também não tinha disciplina na hora de escrever, além de ter vários compromissos pessoais (a família e os afazeres domésticos) e os compromissos da universidade. Foi por isso que este grande escritor publicou pouquíssimas obras em vida. Mas isso também é justificado pelo fato de Tolkien ser extremamente perfeccionista, o que explica por que nunca conseguiu publicar O Silmarillion em vida. Em suma, esta biografia é um belo relato de um ser humano que criou uma das mais belas mitologias da literatura e talvez o mais complexo universo literário já escrito (talvez apenas Frank Herbert e George R.R. Martin tenham chegado perto dele). Talvez esta biografia não ajude a entender a obra de Tolkien, como ele mesmo defendia, mas é certamente um narração fascinante por si só.

Duda 11/08/2021

Só não dou 5 estrelas pq faltou imagens
Tolkien imaginava que teria algumas biografias sobre sua vida sendo publicadas, um modo de tentar conhecer as influências e inspirações por trás da grande mente que criou toda a Terra-média, sua mitologia e suas próprias línguas. Ele não era muito adepto a essa ideia, mas como não ter uma biografia sobre uma mente tão brilhante?
Acompanhamos desdo momento em que sua mãe embarca para a África para encontrar com o noivo e se casar. Vemos sua infância, adolescência e seu primeiro amor, sua participação na 1° Guerra, sua vida acadêmica e o seu descanso merecido.
A criação de toda a sua vida, sim de toda uma vida pq vemos que sua mitologia começava a aflorar na mente desde a escola, encantou milhares de pessoas, seja com suas histórias infantis ou sua grande e épica obra.
Tudo 5 estrelas.

O livro é maravilhoso, a capa de tecido, a ilustração na capa, os detalhes por dentro, maravilhoso. Uma edição impecável, no entanto, senti falta de fotos, imagens e ilustrações da vida do Tolkien. Humphrey Carpenter teve acesso às fotos, diários e cartas, se não fosse possível obter a permissão para coloca -las na obra, para ilustrar sobre o que ele estava falando quando citou tal foto ou momento, pelo menos colocassem a foto só do autor, ou as fotos em domínio público. Foi apenas por essa falta que tirei 0,5 da nota. A biografia estaria mais completa se tivesse pelo menos uma imagem, como fizeram com O Hobbit Anotado.

Well 09/04/2021

O mestre da fantasia!!
Esse livro Trata-se da primeira biografia escrita sobre Tolkien, originalmente publicada em 1976, de Humphrey Carpenter. Esta é a biografia considerada oficial, embora a obra posterior de Michael White (o qual usa como uma de suas fontes o próprio livro de Carpenter) também seja muito elogiada.
John Ronald Reuel Tolkien, eternizado como J. R. R. Tolkien, nasceu em 3 de janeiro de 1892, em Bloemfontein, na África do Sul. Talvez fosse dispensável dizer, mas nem todos que aqui chegam, vagando sem rumo, são leitores de longa data ou mesmo leitores habituais, assim, apresento-lhes, grosseiramente, Tolkien, o ilustre escritor de uma das obras mais famosas da literatura, ?O Senhor dos Anéis?. Outras obras também famosas são O Hobbit e O Silmarillion. Mas Tolkien não foi apenas um escritor. Ele também foi um renomado filólogo e professor em Oxford, e seu fascínio pela linguística provavelmente teve grande participação na criação de suas obras literárias.
A escrita de Carpenter é muito prazerosa, mesmo quando nos traz detalhes mais técnicos sobre a carreira acadêmica de Tolkien. À certa altura do livro, um pouco antes da metade, tive um pouco de receio de que, daquele ponto em diante, a leitura se tornaria enfadonha, porque o autor tratava de tecnicidades que não me interessavam nem um pouco, e temia que aquilo se tornasse comum ao longo da leitura. Felizmente, isso durou poucos parágrafos, os quais, superados, serviram como verdadeiros portões para o ingresso do melhor do livro: os capítulos que tratam do desenrolar da criação de ?O Senhor dos Anéis?, e do longo percurso de 12 anos que a obra levou para ser escrita e publicada.

subversivegrrl 16/08/2020

Fantástico
Livro indispensável para admiradores do autor. Me surpreendi e me emocionei bastante. Ajuda também a mostrar que até mesmo para gênios como o tal o processo criativo pode ter vários empecilhos.

Matheus 11/03/2022

A biografia autorizada do mestre da fantasia :)
Livro ?: J.R.R Tolkien - Uma biografia
Autor ?: Humphrey Carpenter
Faixa etária ?: ???
Nota ?: 5 ?

J.R.R Tolkien. Escritor de "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis". Cristão. Pai de quatro filhos. Se tem uma coisa que não tem como decepcionar, é conhecer a sua história.

"O bebê é adorável. Tem belas mãos e orelhas, cabelos bastante claros, olhos 'Tolkien' e uma boca indubitavelmente 'Suffield.'"

Nesta obra de Humphrey Carpenter, autorizada pela família Tolkien, vamos conhecer a vida do gênio por trás de "O Senhor dos Anéis" desde o casamento dos seus pais, até sua morte aos 81 anos. Conhecemos os filhos de Tolkien, as ideias no qual ele teve para escrever seus livros, suas impressões, suas relacoes amorosas, desafios e amizades.

No começo, eu confesso que, eu não estava gostando muito, mas a medida que o livro foi andando e a medida que ele começou a ter as ideias para a história, eu fui me acostumando e fui cativado.

Juro que a dificuldade para fazer essa resenha e para avaliar esse livro foi muito difícil, porque eu não sei como devo avaliar a história de vida de alguém. Se ela chegou a ser uma biografia é que ela é realmente importante, eu não posso dar 2 estrelas (apesar de eu não ter nem cogitado essa opção) para uma biografia simplesmente por não ter me interessado.

Outra coisa: As pessoas normalmente pensam que biografias são leituras mais maçantes e tediosas... NÃO. Simplesmente NÃO PENSEM ISSO :) procurarem a biografia de alguém que se interessem por que você com certeza vai gostar.

Recomendo essa obra para todos os fãs de Tolkien, Senhor dos Anéis, o Hobbit, o Silmarillion, Béren e Luthien, os Filhos de Húrin, a Queda de Gondolin, as Aventuras de Tom Bombadil, Árvore e Folha, Mestre Gil de Ham, Ferreiro do Bosque Grande e para todas as pessoas que procuram mais sobre o pai da fantasia.

Super interessante, recomendo demais :)

@solracdantas 01/05/2020

O último livro de ou sobre Tolkien que faltava
Finalmente, concluí a leitura das obras do grande Mestre da Fantasia, meu ídolo maior da Literatura Fantástica. Não tenho como expressar a importância desse homem para o mundo. Foi um gênio e continua sendo uma inspiração para muitas pessoas. Sua obra, como um todo, é magnífica e digna de aprofundados estudos.

Veh 11/01/2023

A arte imita a vida
Como uma grande fã da obra do Tolkien não poderia ter amado mais essa biografia. Tinha noção de algumas coisas mas o autor, apesar do Tolkien não querer uma biografia, me fez conhecer a mente e a pessoa por trás dos livros. Uma leitura bem fluida e bem dinâmica, fazendo paralelos de momentos da vida e da personalidade de Tolkien com personagens e momentos de suas histórias. E como não foi um processo simples, durante o qual muita coisa ganhamos mas também muita coisa perdemos (uma pena ele não ter vivido uns 200 anos tal qual um numenoreano)
É uma experiência muito interessante quando você conhece alguém primeiro pelo que ela escreve antes de como ela é pessoalmente, muitas dúvidas são sanadas e muitas coisas começam a fazer sentido, ainda mais uma pessoa que escreveu tanto e durante a maior parte da sua vida.
Por mais dificil que possa acreditar, por trás do considerado "gênio" existia uma pessoa comum que teve a grande sorte (e persistência) dessa historia incrível o ter encontrado (como ele gosta de dizer). Fiquei mais fã ainda!

Danilo546 31/07/2021

Excelente biografia
Excelente biografia! Completa, mas não extensa, de leitura fácil e rápida, apresenta a figura de Tolkien com o que havia de bom e ruim. Gostei muito da figura de Tolkien, embora não a ponto de querer considerá-lo um possível beato para a Igreja, como alguns gostariam de fazer. Me acendeu o desejo de continuar lendo mais de suas obras. Muito bom, recomendo!

Wesley - @quemleganhamais 26/01/2021

Surpreendente
Esse livro é a biografia autorizada pela família e o autor contou com depoimento de familiares e acesso a muitos documentos.

O livro é dividido em fases da vida de Tolkien e acompanhamos a rotina de um garoto que ficou órfão cedo, cresceu, estudou e se tornou professor de línguas em Oxford. Uma vida bem normal e muito pacata.

Suas obras mais marcantes foram lançadas despretensiosamente, mas com seu jeito único de escrita, se tornaram sucessos mundiais.

Ao final do livro, o autor fala que a verdadeira biografia de Tolkien está em 'O Hobbit', 'O Senhor dos Anéis' e 'O Silmarillion'.
@brunologan7 26/01/2021minha estante
Algum dia lerei ???

Rubinho.Meneses 27/11/2022

Ler a biografia de JRR Tolkien é tão bom quanto ler O Hobbit, O senhor dos anéis ou qualquer outro livro do autor.

Não há muito o que falar desse livro, apenas que é uma ótima biografia e quem é fã de Tolkien, tem que ler!

Gabriel 13/12/2020

O Homem e o Mito
Humphrey Carpenter fez um trabalho incrível nesta biografia. Suas fontes incluem documentos da família e a própria colaboração dos filhos de Tolkien e de seu irmão Hilary. O resultado é um relato detalhado e embasado sobre a vida do autor de O Senhor dos Anéis.

Nesta obra o leitor vai conhecer mais sobre os acontecimentos da vida do professor, suas conquistas, sua infância, relacionamento com a família, amizades, seus hábitos e manias... Mas não só isso, também compreenderá o que influenciou sua personalidade, sua criatividade e consequentemente suas obras.

A influência de sua mãe Mabel, sua relação com a Igreja Católica, o amor por sua esposa Edith Bratt, o impacto de C. S. Lewis em sua vida, a sua visão sobre mitos, seu talento e dedicação ao estudo das línguas e como ele encarava suas próprias obras de fantasia.

Recomendo muito a leitura tanto para quem já conhece quanto para quem ainda não teve contato com este mestre da filologia e da criação de mitos.