Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Fundação

Igor Miranda 18/04/2024

É
Li até o final mais definitivamente não gostei achei ruim de mais de entender e pra mim não valeu a pena a leitura, complicado de entender.

Regis 16/04/2024

Uma trilogia épica de verdade
Fundação, de Isaac Asimov, é uma das obras mais conhecidas da ficção científica. Essa trilogia grandiosa iniciou-se com histórias menores, conectadas umas às outras, publicadas em revistas pulp de ficção científica entre 1942 e 1944, mas com o declínio de muitas dessas revistas no pós-guerra a ficção científica foi transferida para os livros e assim nasceu essa primeira trilogia nos anos 50 e o autor voltaria a esse universo escrevendo, a partir de 1980, mais dois romances sequenciais e duas prequelas.

Essa é uma das mais grandiosas histórias da ficção científica que conseguiu o feito de mudar, para todo sempre, a literatura especulativa. Fundação recebeu o prêmio Hugo especial de melhor série de ficção científica e fantasia de todos os tempos em 1966, e conhecendo agora esses três primeiros livros, não consigo estranhar que ele tenha superado outros concorrentes de peso e conquistado esse grande reconhecimento.

Essa trilogia trata da queda do Império Galáctico (baseado na queda do Império Romano) que reina absoluto sobre todos os mundos habitados há doze mil anos e a criação de um novo Império; a partir das previsões do psico-historiador chamado Hari Seldon que através dessa ciência recém descoberta, a psico-história, pôde prever um período ?de trevas? (fazendo um paralelo com a Idade Média) de 30.000 anos que se seguiria à queda. Para evitar inúmeras guerras, Seldon usará suas descobertas para amenizar o período umbroso que se estenderia por milênios, preservando assim o conhecimento humano e evitando o completo declínio da civilização.

Os acontecimentos dessa história vão sendo dispostos como em um tabuleiro de xadrez, para que mais adiante, na trilogia, tenha início a "partida definitiva" de um intrincado jogo político que é extremamente necessário para que o Segundo Império seja consolidado.

As reviravoltas dos acontecimentos são tão peremptoriamente satisfatórias que mesmo que saibamos que o desfecho pode já ter sido "previsto" é muito satisfatório descobrir como ele vai se dar.

Somos pegos de surpresa e deixados sem ar a cada Crise Seldon que aparece. Sei que o formato episódico em que a história é contada pelo autor (devido aos grandes saltos no tempo), incomoda algumas pessoas, no entanto, não me incomodou em nada: Asimov entrega muito com sua escrita concisa e envolvente.

Adoro a forma lenta e gradual com que o autor incutiu em nossas mentes pontos mínimos do plano central para que quando, este, esteja em ação, possamos compreender e sentir toda nossa curiosidade saciada.

Ao longo das décadas e séculos seguintes vão surgindo dúvidas sobre o Plano Sheldon, mas ele se prova consistente e de confiança já que a cada crise surge alguém capaz de mitigar o conflito da vez surpreendendo os que ainda não acreditam completamente na Fundação e no plano traçado pela psico-história.

Durante todo o livro a sensação de uma história bem contada vai deixando o leitor extasiado e sedento por mais; os grandes embates psicológicos e diálogos inteligentes fazem desse um magnífico livro para quem aprecia uma boa batalha racional.

Asimov também entrega embates políticos e sociais, conflitos éticos e personagens interessantíssimos. No primeiro livro, uma única mulher é, muito brevemente, mencionada, mas o autor remedia isso no segundo e terceiro livro com Bayta e Arcádia. Elas são personagens fortes e importantíssimas para o desenrolar da trama do segundo e terceiro livro, respectivamente.

Essa trilogia entrega além de uma magnífica ficção científica, cheia de conspirações políticas e reviravoltas, uma grande análise da verdadeira natureza humana e sua incapacidade de lidar com as mudanças e aprender com a história.

O primeiro livro é maravilhoso, mas a apresentação do grande vilão (Mulo) no segundo livro, o desfecho dos acontecimentos no terceiro livro e o grande mistério revelado no final, me deixaram sem palavras. E o que foi aquele final? Estou em júbilo com o encerramento dessa trilogia e pronta para seguir lendo as próximas histórias, seguindo a ordem que o próprio Asimov sugere ao final de Segunda Fundação.

Tenho que comentar o quanto é perceptível a influência de Fundação em grandes obras cinematográficas que admiro: destaques para Star Trek, Star Wars e seu magnífico vilão Darth Vader: que possui muito do Mulo em sua composição e ainda tem a princesa Léia que lembra muito a Bayta. Fundação influenciou nomes como Paul Krugman, Steven Spielberg, George Lucas, Sagan... e isso é mérito de uma história bem contada, um universo conciso e personagens marcantes.

E por fim preciso falar dessa edição da Aleph que é primorosa: ela possui partes muito bem divididas, proporcionando uma praticidade enorme na programação da leitura. Quero ressaltar também a excelente tradução e a beleza das ilustrações que dividem cada parte dos três livros e os capítulos. E ainda tem uma entrevista de Isaac Asimov que coroa o término do livro.

Eu adorei essa leitura! Foi uma grande jornada, acompanhada do Leandro e do Léo (Meninos, eu amei compartilhar a leitura, criar teorias e discutir o livro com vocês!). ?

Sei que essa saga épica ainda não chegou ao final, mas até aqui já me conquistou completamente.

Recomendo
Cleber 16/04/2024minha estante
Uma jornada épica! Adorei a resenha ??????

Luan.NietzsChe 17/04/2024minha estante
Ótima resenha! Despertou-me o interesse de ler esta trilogia.

Marcos.Leste 17/04/2024minha estante
Está série é ótima, recomendo ler a série Fundação Origens, e a série Império e os Robôs

Brujo 17/04/2024minha estante
Excelente resenha, Regis, como sempre !!!
Compartilho da sua empolgação por essa saga maravilhosa !!!

HenryClerval 17/04/2024minha estante
Como sempre a resenha está perfeita, Régis! ????
Essa LC foi a melhor, discutir e teorizar com você foi fascinante! Agradeço muito a você e ao Léo. ?

Obrigada, Cleber! ?

Regis 17/04/2024minha estante
Que bom, Luan! Espero que goste tanto quanto eu gostei. ??

Regis 17/04/2024minha estante
Origens será a próxima que vou ler, Marcos. Obrigada pela dica. ??

Obrigada, Sidney! ?
Não tem como não se empolgar, né?

Regis 17/04/2024minha estante
O melhor nessa jornada foi ter você e o Léo ao meu lado para teorizar e conversar, Leandro. Sou muito grata por isso. ??

Fabio 17/04/2024minha estante
Resenha, digna desta maravilhosa, Obra-Prima!
Parabéns mais uma vez por esse texto certeiro e muito bem sintetizado, minha querida!???
Ler sua resenha, me deu uma sensação nostálgica tão boa, que pense-o em relê-lo em breve!

Regis 17/04/2024minha estante
Ah, Fábio, você sempre é lisonjeiro com suas palavras, muito obrigada! ???

Craotchky 17/04/2024minha estante
Dizer que seu texto está excelente é uma redundância, mas que ainda não consigo evitar. Você traz de maneira muito dinâmica um importante panorama do contexto da obra e sua relevância. Ótima analogia com uma partida de xadrez, também. Quanto ao conceito de psico-história: acredita que estou vendo nuances dele aqui em Guerra e paz?! Tolstói defende que determinado movimento histórico não pode ser atribuído a uma ou mais pessoas (a Napoleão, por exemplo), mas sim a uma massa de pessoas. Ele escreve:
"Porém, basta penetrar na essência de cada acontecimento histórico, ou seja, na ação de toda a massa de pessoas que tomam parte dos acontecimentos, para constatar que a vontade do herói histórico não só não dirige as ações das massas, como é ela mesma constantemente dirigida."
Parece semelhante com nuances do conceito de Asimov, né! A mim ao menos pareceu...

Mel 17/04/2024minha estante
Parabéns pela belíssima resenha, Regis!
Você escreve divinamente bem, minha querida!!! ???

Obrigada, Filipe! ??
Realmente parece. Vou adorar ler Guerra e Paz tentando identificar essas nuances.

Regis 17/04/2024minha estante
Eu agradeço muitíssimo por achar isso, Mel, sou muito fã da sua escrita. ????

Max 17/04/2024minha estante
Tá bom, Régis, vou já começar o segundo volume...??

@tigloko 17/04/2024minha estante
Que resenha maravilhosa! ?? Parabéns Regis, sintetizou perfeitamente oq é essa saga ?

Fred 19/04/2024minha estante
Eu adoro Asimov, mas confesso que esses 3 primeiros livros da Fundação não me pegaram tanto. Os outros 3 que cronologicamente antecedem esses, pra mim foram melhores, principalmente pq eles trazem outros livros do Asimov pra esse universo.

Léo 19/04/2024minha estante
Mais uma resenha incrivelmente perfeita, Régis! ????
Amei reler a trilogia, e com certeza, a melhor parte foi conversar sobre cada página do livro com você e o Leandro. ??

Que venha os próximos livros! Rsrs

Regis 19/04/2024minha estante
Espero que goste, Max. ??

Regis 19/04/2024minha estante
Muito obrigada, tiago! ??

Regis 19/04/2024minha estante
Que pena não ter gostado tanto, Fred. Eu lerei os outros um por mês e espero apreciar tanto quanto apreciei esses primeiros livros. ?

Regis 19/04/2024minha estante
Obrigada, Léo! Debater com com você e o Leandro enriqueceu muito essa leitura. ??

Fred 19/04/2024minha estante
Tenho certeza que você vai gostar dos outros 4 (lá em cima eu disse 3 ?), mas se me permite dar uma dica, se puder, leia antes a série dos robôs e Pedra no Céu caso ainda não tenha lido. Sua experiência lendo Fundação depois desses livros vai ser MUITO melhor. Tem um personagem muito importante da fundação cuja origem é lá na série for e robôs.

Ciro24 16/04/2024

Perfeito
Fazia muito tempo que nao lia uma trilogia tão boa.
Muito feliz por ter conhecido essa obra prima.
Simplesmente maravilhoso.
Super indico pra todo mundo, sendo entusiasta de ficção cientifica ou não.

nimsay 14/04/2024

Fundação
Simplesmente genial, bem escrito e marcado por uma inteligência política surreal. Saga perfeita pra quem gosta de ficção científica, política e história.
A história se passa através de anos e governantes distintos. Anos de crises e manobras políticas. Governantes astutos cujo principal objetivo é a ascensão da fundação como novo império. Marcado por reviravoltas brilhantes. Esse livro me surpreendeu.

M.Castrin 14/04/2024

Muitas histórias em um só livro
O personagem principal do livro é a Fundação que nada mais é que um planeta criado por cientistas na tentativa de a longo prazo salvar o império galático.
No livro vamos acompanhar como a fundação mudou com o passar dos anos e com isso seremos apresentados a personagens principais em histórias curtas e surpreendentes.
O livro nos faz pensar acerca da política, fundação de uma nação, relações de uma nação com as outras e o uso da religião como forma de controle de massas.

Lu.Arbigays 12/04/2024

Um ótimo livro, um universo fantástico
Não é atoa que este autor tem tanto sucesso, este livro é ouro, ouro puro e brilhante, cada página mostra um universo novo e inimaginável q trás uma história fantástica, algo nunca antes visto, estou ansioso pra comprar o box e ter a continuação

Pedro 05/04/2024

O melhor
Eu tinha expectativas postivas com esse livro, mas nada além disso, quando comecei a ler, se tornou algo muito maior que somente minha expectativa sendo ultrapassada, porém se tornando um dos melhores livros que já li.

Danton.Gomes 03/04/2024

Maior obra de ficção da história
Não tem o que falar. Melhor trilogia que já li. Fáceis de ler, divertidos, cheio de plotwits. Perfeito

Andrea.Cardoso 31/03/2024

Começando mais uma série
Fundação entrou na minha lista depois que tive contato com Duna, já que as duas obras apresentam algumas similaridades. E agora, finalmente, iniciei mais uma série. Confesso que no início do livro, eu tinha expectativas muito diferentes do que acabou se desenrolando. O que mais me surpreendeu nessa obra foram os pulos temporais e as mudanças constantes de personagens. Pra mim, pelo menos nesse primeiro livro, o personagem principal é a Fundação em si, já que temos muitos personagens sendo apresentados e que duram relativamente pouco tempo na narrativa. Talvez isso tenha me impedido um pouco de conseguir me conectar com a história e com os personagens, e por isso eu acabei não amando o livro.

Pra mim, de longe o personagem mais cativante é o Salvor Hardin, e a parte dele foi a que mais me interessou. Já a parte com o Hober Mallow eu já não tava tão interessada assim, e confesso que tive que pesquisar o nome do personagem porque já não lembrava mais.

O livro termina sem terminar, e acho que o ideal seria engatar direto a sequência, mas não sou muito fã de dar cabo de uma série tão rápido, então vou dar um tempo entre essa leitura e a sequência.

Jussara 25/03/2024

Não tenho muito a acrescentar ao que já foi dito sobre essa trilogia, é tudo isso que falam.
É uma obra muito bem escrita e cheia de reviravoltas sensacionais.
O que me incomodou foi que em três livros existem apenas três mulheres que apresentaram alguma relevância pra história, agora vou assistir a série, porque segundo o que ouvi falar consertou essa falha.

Alexx 14/03/2024

Saga legal
Comecei ler em 2021 ( eu acho) e tinha cansado.relendo percebi que é uma obra muito mais divertida doque eu lembrava. O maior problema dela foi a repetição, que quase enjoava eu comecei ficar cansado lá do meio do terceiro livro,porém valeu muito a experiencia.

natonha 12/03/2024

É um livro interessante mas demorei bastante pra engatar na leitura, principalmente porque aparecem vários personagens ao longo do livro e acaba sendo difícil de memorizar todos. É um universo interessante, estou ansiosa pelos próximos!!

FAbio569 10/03/2024

Fundação
Um amigo me indicou essa trilogia, então farei o mesmo aqui.

A história de fundação já começa eletrizante desde seu inicio e não para, a cada crise que se passa vc fica mais envolvido e querendo saber o que vai acontecer no próximo capitulo, é cada reviravolta e as soluções dada para os problemas são muito bem explicadas e é de cair o queijo.

Indico muito para quem gosta de ficção científica e para quel não gosta também.
Uma pena eu ter escolhido para ler só aos finais de semana.

Izaura Delfino 09/03/2024

Para quem ler esperando algo do ritmo da série, desista. Até você se adaptar com a divisão da história e os pulos temporais, a história se enrola. No mais, achei bem construído, e com personagens interessantes que eu gostaria de ter visto bem mais!