Trilogia da Fundação

Trilogia da Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Fundação

Raphaella.Saintclair 01/03/2024

Fiquei na dúvida de que nota dar para A fundação, eu gostei muito e quero dar continuidade, assim é um pouco difícil ,acho que não consegui absorver tudo que o livro tentou passar.

Natasha.Kethelen 29/02/2024

Surpreendente
Eu não dava nada para esse livro, mas o autor escreveu uma obra realista. Na minha interpretação ele se baseou bem nas épocas feudais. A cada capítulo tinha um acontecimento que nem esperava. Várias reviravoltas.
Só no final da leitura que descobri que é uma saga, pretendo continuar futuramente.
Danton.Gomes 12/03/2024minha estante
Se você curtir história tem um livro sobre império romano q ele copia o enredo kkk

Kallessa 20/02/2024

Incrível
Sou suspeita nesse âmbito porque amo uma ficção científica, especialmente quando essa ficção vem acompanhada de conceitos políticos e um plano muito viajado criado pela psico história.
Fiquei feliz por ter acertado a localização da segunda fundação. Me diverti nos 3 livros. Foi incrível! Obrigada por esse livro incrível ??

Isabella2101 20/02/2024

Esse cara é genial
Tá, admito que sou muito fã de ficção científica, mas fiquei apaixonada pelo Isaac Asimov, essa leitura tive acesso pelo Kindle e foi através dela que abandonei meu preconceito com a tecnologia, rs! Amei amei e amei, espero ler os demais e sempre digo que quero um box de presente!

Carolina1393 14/02/2024

?Star Wars politico?
Foi assim que foi descrito esse livro para mim. Um livro com muitas reviravoltas e questionamentos a serem feitos o tempo inteiro. Muito bom para ler e entrar no mundo com os diversos personagens ao decorrer da história.

Jordan 14/02/2024

Ambicioso
É uma obra introdutória a algo muito maior. O escopo da obra é simplesmente imenso, altamente criativo porém fundamentalmente simples:

O império galáctico está sucumbindo e a missão da "humanidade" é preservar o conhecimento para recriar um maior e melhor para que não haja outra queda.

Livro bem interessante e deixa ao leitor a sensação de quero mais.
Fabio909 14/02/2024minha estante
Jordan, você leu o "prelúdio a Fundação" ? História anterior a esse livro.

Jordan 14/02/2024minha estante
Não li, mas vou ler também em breve ??

Vitor Iury Neves 13/02/2024

A Fundação: Uma saga épica sobre o futuro da humanidade
A Fundação, de Isaac Asimov, é uma série de livros de ficção científica que narra a história da ascensão e queda de um império galáctico. A história começa com a queda do Império Galáctico, um evento previsto pelo matemático Hari Seldon. Para garantir a sobrevivência do conhecimento humano e evitar uma era de trevas, Seldon cria a Fundação, um grupo de cientistas e intelectuais encarregados de preservar o conhecimento e reconstruir a civilização.

A Fundação se estabelece no planeta Terminus, onde os cientistas se dedicam a estudar e catalogar o conhecimento do Império. Ao longo da série, acompanhamos a jornada da Fundação enquanto ela enfrenta diversos desafios, desde conflitos com reinos bárbaros até a ascensão de novos imperadores.

"A Fundação" é uma obra complexa e rica em detalhes. Asimov tece uma narrativa envolvente que explora temas como o poder da ciência, a importância da educação e o papel da inteligência artificial no futuro da humanidade. A história também é uma reflexão sobre a natureza cíclica da história e a inevitabilidade da queda dos impérios.

Asimov utiliza a série para explorar temas como a história, a política, a religião e a ciência. A Fundação é uma obra complexa e fascinante que nos leva a questionar o futuro da humanidade e o papel da ciência na sociedade.

Jão 10/02/2024

Uma saga sensacional com o melhor desfecho possível
Primeiramente vou deixar claro que tive uma ressaca literária no meio da leitura, por isso levei tanto tempo pra terminar, porém, foi com toda certeza um dos melhores livros que já li.

Essa trilogia é muito bem escrita do início ao fim; uma trilogia lenta mas que consegue te manter curioso o tempo todo, a construção de cada personagem e a construção de todo o Plano Seldon é muito boa, no começo parece bastante confuso, mas, conforme você vai lendo o livro, tudo vai se encaixando muito bem.

O primeiro livro acaba sendo meio lento por estar construindo toda a base que os outros vão seguir, porém, os personagens principais de cada parte desse livro fazem valer cada página, pois, assim como você, eles não entendem o Plano Seldon, apenas acreditam que tudo vai dar certo, e cada dificuldade que aparece é vencida justamente por essa certeza de que "nada pode dar errado", mas claro que a todo momento você se pergunta se realmente está tudo tão seguro.

No segundo livro, é provado que o Plano não garante a segurança com a aparição do Mulo, o maior vilão da saga, e que com certeza foi muito bem trabalhado aqui, pois, o plot de quando ele é revelado é absurdo de bom!
Fora que ele revela uma fraqueza no Plano Seldon, além de colocar a dúvida: "Onde está, e quem são os integrantes da Segunda Fundação". Todo esse mistério é o que a gente acompanha nesse livro.

No terceiro, nós acompanhamos a queda do Mulo e o crescente mistério da Segunda Fundação.
Aqui, não só ficamos confusos com onde a Segunda Fundação se encontra, como também se ela é real. E nesse livro o Plano Seldon é revelado, e finalmente podemos entender tudo que está por trás dele (ou quase tudo), e também descobrirmos todos os segredos da Segunda Fundação, além do maior plot twist que já li e vi na minha vida.

Apenas digo que essa saga vale cada página, um excelente livro de ficção científica, por mais que a leitura seja lenta, é muito gratificante descobrir os segredos dessa história.

Giovanna 08/02/2024

Fundação
Livro cheio de questões políticas, mas é tão interessante esse em específico. O modo em que uma parte surge uma questão e na parte seguinte resolve e surge outra, e assim vai.

"A gratidão é melhor e mais eficiente quando bainse evapora em frases vazias."

Rosa282 07/02/2024

Fundação: a narrativa que transcende o tempo e espaço, ainda que não seja atemporal.
Existem obras literárias que transcendem ao tempo, com isso não desejo afirmar que “Fundação” é totalmente atemporal, não é isso, mas que esta produção literária consegue impulsionar discussões valiosas na contemporaneidade em termos da política, da Ciência, economia, das religiões e da educação, só para começar. Além disso, Asimov antes de escritor foi um pesquisador, era Bioquímico, conhecedor profundo das Ciências Exatas, e versado nos fluxos das tecnologias. Também dominava os conhecimentos da astronomia de seu tempo. Ele foi um homem do seu tempo histórico-cultural, influenciado por uma sociedade diferente da atual, e isso deve estar bem visível em nossas considerações diante dessa obra literária, que não finaliza neste volume, pois ainda há uma sequência em “Fundação e Império” e “Segunda Fundação”. Isso é perceptível no transcorrer dessa narrativa inovadora, pois ela traz os diálogos como foco até mesmo para descrever os cenários onde a história se desenrola, sendo assim, as longas descrições, muito comuns nas escritas de outros autores literários, quase não aparecem, o que diga-se de passagem favorece o fluxo narrativo e conecta os leitores com a história. Ressalte-se que Asimov enfatiza os saltos temporais que ocorrem ao longo do texto em decorrência das “crises Seldon”, que não explicarei, leiam o livro. Os personagens são importantes no desenvolvimento do texto, não são meros coadjuvantes, mas também não ocupam o protagonismo principal, que pertence ao tempo; que desafiador para um escritor! Conhecedor da História, que utilizou de forma inteligente, Asimov proporciona intertextualidades com a “a queda do império romano”, a “Revolução Francesa”, as “Revoluções Industriais”, apresenta descrições do Totalitarismo, do Liberalismo e do Iluminismo. O texto nos convida a discutir as relações sociais, os diferentes tipos de preconceitos, a necessidade da energia limpa para o desenvolvimento da sociedade; aponta para uma educação que não desmereça o conhecimento científico, estimule a pesquisa e o torne acessível à todos; o utilitarismo deve ser coadjuvante. Saber é poder!! Isso fica muito evidente, pois a trama nos apresenta desde o seu início o confronto entre um Império vasto e orgulhoso, e a Fundação, que exilada se ergue em Términos, e a base desta está na valorização da Ciência. “Fundação”, não se constitui em uma obra perfeitinha, sem defeitos, ela os tem; também não será bem aceita por todos igualmente, isso depende do gosto literário de cada um, da sua subjetividade. A sua compreensão dependerá dos “óculos” de cada leitor, ou seja do repertório que cada um possui, construídos culturalmente, socialmente e academicamente no processo de formação.
Asimov faleceu em 1992, com a genialidade que possuía fico imaginando que outras obras de ficção científica ele nos proporcionaria... Vamos para "Fundação e Império"!

Lista de Livros 07/02/2024

Lista de Livros: Trilogia da Fundação, de Isaac Asimov
Fundação (01) - Fundação:

“- O senhor não considera sua declaração como sendo desleal?
- Não, senhor. A verdade científica está além de lealdade e deslealdade.”
“Não há mérito em disciplina sob circunstâncias ideais. Ou eu a tenho em face da morte, ou ela é inútil.”
Mais do blog Lista de Livros em:

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Fundação (02) - Fundação e Império:

“O ponto essencial em correr um risco é que os lucros o justifiquem.”
“Ela balançou a cabeça: – Ele é tão estranho.
– Ele mexe com seu instinto materno, Bay, é o que ele faz. Um dia teremos um filho e aí você esquecerá Magnífico.
Bayta respondeu das profundezas de seu sanduíche:
– Ocorre-me que você é tudo o que meu instinto materno pode suportar.”
Mais em:

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Fundação (03) - Segunda Fundação:

“– Onde a história se preocupa principalmente com as personalidades, os esboços podem ser tanto positivos quanto negativos, de acordo com os interesses do escritor.”
“Não valia a pena pedir para que ela esquecesse o acontecido. Em relação ao inimigo, “esquecer” era uma palavra sem sentido; e o conselho ajudava a tornar o assunto mais importante, tendo, assim, o efeito contrário.”
“O encanto do poder nunca desaparece completamente.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2024/01/fundacao-03-segunda-fundacao-de-isaac.html

maltchik/ 05/02/2024

A história do nosso futuro começa com a Fundação!
Uma obra-prima da ficção científica!
As expectativas estavam altas pra essa trilogia e elas foram superadas.

Meu unico receio antes de começar a leitura era talvez o teor político do livro se tornar cansativo com o passar do tempo, mas é incrível como o autor nunca deixa nosso nível de interesse e entretenimento cair. Principalmente no primeiro livro nos é apresentado sempre novos personagens, novos cenários, novas tramas a todo momento. Em algumas resenhas esse é um dos "defeitos" apontados, por n ter um personagem a que se apegar, pelo pouco tempo em que aparecem. Vejo que Asimov quis deixar a Fundação em si como foco principal e pra mim isso n foi um problema. Apesar do "pouco" que nos é apresentado de cada personagem, eles conseguiram ser marcantes cada um do seu jeito.
Salvo Hardin, Hober Mallow, vcs são foda!

Nos livros 2 e 3 nos é apresentado o grande vilão e o grande mistério da trama.E senhoras e senhores, nenhum deles decepciona. Não vou entrar muito em detalhes pra n precisar sinalizar spoiler, e acabar estragando a experiência de quem ainda n leu. É uma aventura incrível, inteligente, fluída e fácil de compreender, fora os momentos de "explodir a cabeça" ? que aliás QUE FINAL FOI ESSE??
Sei que minha opinião n conta muito com um "grande" histórico de 34 livros lidos ?, mas até o momento esse foi o melhor final que eu já li.
Asimov, vc é um gênio!
Pedro 05/02/2024minha estante
Excelente resenha!
E 34 livros é muito mais do que 80% da humanidade irá ler ao longo da vida.

Ulisses San 05/02/2024minha estante
Esss foi uma das minhas leituras favoritas.
O livro é lotado de plots, quando vc acha que é o fim da Fundação, Asimov consegue contornar isso de forma brilhante.
Para mim a revelação do membro Mor da segunda Fundação foi o ápice para mim.

Letícia.Forte 06/02/2024minha estante
Adoro suas resenhas e seus comentários!! ? Fiquei com vontade de me jogar nessa trilogia..

maltchik/ 06/02/2024minha estante
Pedro, obrigado. A meta agr é chegar aos 50 até o fim do ano ?

maltchik/ 06/02/2024minha estante
Ulisses50, Asimov é brabo mesmo, é tudo muito bem escrito e construído. E aquela revelação no final, simplesmente épico, é de acabar a leitura e fechar o livro em êxtase.

maltchik/ 06/02/2024minha estante
Letícia.Forte obrigado ? Recomendo muito essa trilogia, se tornou o meu livro favorito. Tomara que funcione pra vc como funcionou pra mim.

Ligiamx 07/02/2024minha estante
Esse aí é um clássico que ainda tenho que ler, Isaac Asimov é brilhante!

Ketlin 10/02/2024minha estante
Preciso continuar essa trilogia!!!

maltchik/ 11/02/2024minha estante
Ketlin, se prepare para fortes emoções haha

Deza 17/02/2024minha estante
Vc tem muito bom gosto para livros, parabéns viu ? a maioria das pessoas só leem livros moderninhos chatos kkk

maltchik/ 19/02/2024minha estante
Obrigado, vc tb tem ?

Joy 04/02/2024

Uma grande interrogação
Eu estava para ler Fundação há uns 3 anos ? sério! ?, e eu até nutria algumas expectativas com relação a esse livro. Pois bem, terminada a leitura, eu não sei o que dizer, porque eu não entendi quase nada (apesar de achar que eu entendi a premissa central da narrativa). Foi impossível criar uma conexão com as personagens, mas sei que isso é proposital (o que não significa que é agradável). Não quero desanimar ninguém, que leiam e tirem suas conclusões :)

Thiago.Magano 02/02/2024

Mixed Feelings
A história é boa, alguns conceitos interessantes, mas foi meio difícil terminar o livro. Acho que não consegui me apegar nos personagens, é no máximo interessante pelos temas abordados.

Bruno 02/02/2024

A Fundação
"A violência é o último refugio dos incompetentes"

Em um império fadado ao fracasso depois de 12 mil anos de glórias, Hari Seldon prevê por meio de cálculos matemáticos que virão 30 mil anos de escuridão, a não ser que a "Fundação" seja erguida, para armanezar os conhecimentos da humanidade e guiar a população nos tempos difíceis.

Verdade é que nessa distopia de Isaac Asimov é montado um paralelo bem interessante da nossa histórica aqui na Terra, em que a força dos reis são migradas para a religião, que por usa vez para a burguesia, que por meio do comércio e consumo controlam todas as interações humanas.

Ótima leitura, agora na expectativa de ler os próximos títulos da trilogia.