Trilogia da Fundação

Trilogia da Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Fundação

Renato 19/12/2023

Espetacular
Você gosta de ficção científica? Tem que ler esse livro. E ficar, como fiquei, doido pra ler todos os demais relacionados a ele.
Fabio909 19/12/2023minha estante
Muito bom!! Estou no terceiro da saga!! Incrível como Assimov consegue trabalhar a passagem do tempo, ficção e política!

Renato 22/12/2023minha estante
Sim, e essa terceira parte achei muito interessante, vc nota também como a mentalidade das pessoas muda de uma geração pra outra a ponto de considerar lendas coisas que aconteceram com antepassados nem tão para trás. Muito interessante

gustavooo 18/12/2023

Império Galático e a Psico História...
Gostei muito da trama do livro e dos conceitos de psico história, crises e etc. Nesse universo existe um império composto por milhares de planetas e tudo parece ser incrível, mas um estudioso e psicólogo, pioneiro de uma nova ciência chamada psico história, cria fórmulas que são capazes de prever acontecimentos utilizando a psicologia de massas, e descobre que o império vai sucumbir e a humanidade irá passar por uma crise de milhares de anos.
A história possuí diversos timeskips, e mesmo assim todos os personagens apresentados te cativam de alguma forma.
Os conceitos científicos são muito bem explicados e divertidos. Recomendo muito esse livro pra quem gosta do tema(e pra quem gosta de Duna, pois acredito que existe uma grande inspiração por parte do autor)

Van Hoff 10/12/2023

Obra Prima da Ficção Científica
Se hoje em dia livros como Fahrenheit 451, 1984 e Admirável Mundo Novo são best-sellers no mundo inteiro e referenciados como obras primas da ficção científica, Fundação de Isaac Asimov sem sombra de dúvida teve participação nesse alcance. A leitura de tal obra é fascinante de uma forma que poucas conseguem ser, tanto por tratar uma história que dura centenas de anos em vários núcleos narrativos dispostos pelo livro, quanto pela descrição precisa e envolvente do raciocínio dos protagonistas. Por ser o primeiro volume dessa trilogia proposta originalmente, a o desenvolver da narrativa não se encerra, mas não é preciso para instigar o leitor a mais uma dose desse plano espacial. Além disso, as guerras espaciais e os mecanismos, como escudos, desintegradores e naves, pelos quais o autor apresenta essa civilização ao leitor contribuem de modo essencial para a edificação desse universo imaginado milhares de anos no futuro da raça humana. Dessa forma, Fundação - VOLUME 1 é uma obra ironicamente fundamental a compreensão do gênero de ficção científica e vale a pena a leitura e imersão nesse mundo de Isaac Asimov

Cafe_Fili 06/12/2023

Impressionante
Achei realmente incrível como o autor faz um livro que se passa em um período de tempo muito grande ser interessante.

Kay 29/11/2023

Leiam
Muito bom! Isaac Asimov é impressionante. A escrita é acessível e envolvente. Ansiosa para ler os próximos.

Ikuchi 27/11/2023

Salve a Fundação!
Este livro simplesmente magnífico.
Todas as questões que rodeiam os dilemas da fundação e seus planetas vizinhos envolve cada vez mais o leitor, aumentando a espectativa de qual será o próximo passo que o personagem vai tomar, no intuito de superar as crises.

Nada mais a declarar, Asimov mais uma vez me surpreendendo positivamente.

Graxaim 26/11/2023

Concluída essa trilogia clássica de Isaac Asimov. Bem sinceramente, me decepcionou um pouco, já li livros melhores dele.

Erycovsk 26/11/2023

Fundação
Muito bom, toda fita da fundação, do mano seldon, imperio galactico nossaaaaaaaaaaaaa, prrt, livro bom demais

Ma$$iel 21/11/2023

História inteligente
Muito satisfeita não só com a conclusão da história, mas com ela como um todo. A trilogia é muito inteligente, dá pra perceber que o autor se esforçou muito para criar algo que fizesse sentido, você começa o livro com muitasss dúvidas e no final não fica nenhuma ponta solta, todos os conceitos que o autor criou ele explicou através de embasamentos científicos, e não só colocou ali pra encher linguiça como a maioria dos livros de ficção atual. O plot final foi muito bom e eu não esperava de jeito nenhum. Gostei muito de que apesar de a grande revelação só ter sido feita nas últimas páginas, a história inteira te prende. Outro positivo foi a edição, que conta com uma entrevista do autor no final, onde ele conta que teve a ideia da ?psico-história? estudando físico-química, achei incrível!

Pel/Pri 21/11/2023

Uma jornada épica através do tempo e do espaço
Isaac Asimov, o mestre da ficção científica, nos presenteia com uma obra monumental na trilogia Fundação. Esta epopeia literária não apenas transcende os limites do espaço, mas também nos cativa com uma intricada teia temporal e personagens tão complexas quanto as próprias leis da física que governam o universo que ele meticulosamente constrói.

O primeiro livro, "Fundação", inaugura a saga com o visionário Hari Seldon, um matemático que prevê a queda do Império Galáctico e busca mitigar o inevitável período de caos que se seguirá. A trama se desenrola de maneira magistral, revelando as artimanhas políticas, as conspirações e as maquinações mentais de Seldon para estabelecer a Fundação e preservar o conhecimento humano. Neste jogo de xadrez cósmico, Asimov nos apresenta a personagens imortais em sua essência, símbolos de ideias que perduram mesmo diante das mudanças do tempo.

No segundo livro, "Fundação e Império", somos levados a uma exploração mais profunda da psicologia humana através da figura enigmática do Mulo, uma mutação genética com poderes psíquicos que desafia as predições de Seldon. Neste ponto, a trilogia transcende as convenções do gênero, oferecendo uma reflexão sobre o papel da individualidade em meio às forças massivas que moldam civilizações.

O clímax da saga, "Segunda Fundação", nos leva a um mergulho ainda mais profundo nos bastidores do plano de Seldon. À medida que novas peças são movidas no tabuleiro, percebemos que as verdadeiras fundações da trama não são apenas instituições de conhecimento, mas sim as mudanças sutis e profundas nas mentes e corações dos personagens. A dualidade entre a predestinação e o livre arbítrio ganha vida nas páginas, deixando-nos em suspense até a última reviravolta surpreendente.

Asimov, com sua prosa nítida e sua habilidade inigualável para criar mundos, oferece uma narrativa que transcende a fronteira entre ciência e ficção. As personagens evoluem de meros peões em um tabuleiro cósmico para agentes ativos na forja do destino humano. Cada página é uma jornada através do desconhecido, desafiando nossas próprias noções de tempo, espaço e o que significa ser verdadeiramente humano.

Em resumo, a trilogia Fundação de Isaac Asimov é um monumento literário que não apenas resistiu ao teste do tempo, mas continuou a moldar o pensamento e a imaginação de gerações. Uma obra-prima que não só explora os confins do espaço, mas também os recessos da mente humana, oferecendo uma experiência que transcende as páginas e ressoa em nossa própria compreensão do universo e de nós mesmos.

Asimov é um grande mestre da escrita e me ensinou muito.

helodoll 21/11/2023

Fundação
A magistral obra "Fundação" de Isaac Asimov revela um universo intricado e fascinante, onde a frase "A violência é o último refúgio do incompetente", de Salvor Hardin, ressoa como um lema essencial. A narrativa, habilmente costurada com alternância temporal, desdobra-se na esteira de crises sociopolíticas pós-queda do Império Galáctico.

Hari Seldon emerge como figura subestimada, porém visionária, desvendando desastres iminentes e orquestrando a preservação do conhecimento para as futuras gerações. Entre mentiras, golpes de Estado e manipulações, líderes políticos engenhosos protegem a Fundação seguindo as orientações de Seldon, guardadas em um cofre secreto.

A genialidade de Asimov transcende a narrativa, mergulhando o leitor em reflexões sobre psico-história, predeterminação humana e ciências sociais. A saga promete uma jornada envolvente, ainda que o primeiro livro apresente partes confusas. A capacidade do autor em tornar palpáveis personagens, diálogos e acontecimentos, aliada à atemporalidade das questões abordadas, posicionam "Fundação" como uma leitura essencial, uma viagem pela história humana e uma provocação à compreensão do poder e do conhecimento.

Mackye 12/11/2023

"A violência é o último refúgio do incompetente" - Salvor Hardin
Com alternância de narrativas e saltos temporais, a história de Fundação discorre sobre uma trajetória de crises sociopolíticas e econômicas contínuas, as quais começaram pela queda do Império Galáctico.
Hari Seldon, apesar de muito subestimado em sua época, foi o percursor na análise e previsão dos desastres e conflitos que estavam por vir, e assim, conseguiu estimar o tempo dos acontecimentos e desvendar como reduzir seus efeitos. Consequentemente, ele teve de achar uma forma de ajudar as gerações futuras sem que compreendessem exatamente o que viria pela frente, pois ele sabia que as guerras tentariam ser evitadas se houvesse conhecimento acerca delas, mesmo que sua existência fosse fundamental para o processo.
Entre mentiras, golpes de Estado e manipulação populacional, grandes líderes políticos são formados e agem da maneira mais inteligente possível para proteger a Enciclopédia e Terminus, ou seja, a Fundação, a partir das orientações de Seldon e de suas espaçadas aparições em um cofre secreto.

Rafael 10/11/2023

Eu estava muito ansioso pra começar a saga da Fundação. Esse primeiro livro da saga tem umas partes confusas, não dá pra se prender muito a nenhum personagem, mas apesar disso já dá pra ter um gostinho do que vem pela frente! Uma característica que eu vejo muito no Asimov é que ele tem a habilidade de tornar as coisas muito reais, os personagens, os diálogos, eu leio e imagino como se aquilo, de fato, tivesse acontecido, o cara era realmente genial!

Giovana 08/11/2023

Mal espero para ler toda a saga!
Fazer um ambiente ser o personagem principal de uma história não é novidade, mas conseguir alternar tão bem os personagens secundários fazendo com que eles evoluam constantemente entre gerações foi extraordinário? mal posso esperar para ler toda a saga.