Fundação

Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Fundação

acalvarenga 20/03/2023

Excelente!
A Trilogia Fundação de Isaac Asimov ilustra a ruína da sociedade humana milhares de anos distantes da nossa, nesse universo, a Terra já deixou de ser o hábitat natural dos seres humanos que agora ocupam toda a galáxia que é comandada por um império, segundo o cientista Harri Seldon (responsável pela estruturação do planejamento da Fundação), se encontra em queda, o que naturalmente levará a um estado de barbárie pelo período de 30 mil anos até o surgimento de um novo império, porém, visando reduzir esse período Seldom propõe a criação de duas Fundações nos extremos da galáxia que caso venham a ter sucesso esse processo se dará em um milênio.

A Trilogia Fundação se diferencia de qualquer outra experiência literária que já tive por direcionar o foco da narrativa não há um personagem, ou mesmo, um grupo deles, mas sim a uma instituição com fins governamentais que se propõe a reestabelecer uma sociedade em que seja possível atingir novamente o maior nível de bem-estar social a população em geral, porém, os comandantes da entidade ao longo dos três séculos ilustrados no livro não sabem o caminho correto a ser seguido para o sucesso da Fundação, desse modo a cada página e capítulo, o leitor descobre de maneira concomitante aos personagens os acontecimentos vitais para a sua prosperidade, o que torna o livro bastante envolvente.

Contudo, vale destacar que não se trata de uma leitura fácil, onde em diversos momentos o autor não se dá ao trabalho de fazer muitos esclarecimentos quanto a alguns elementos importantes na obra. Importante ressaltar também que o ritmo da minha leitura por vezes oscilou um pouco, dado que ao encerrar um ciclo temporal da Fundação uma nova história se inicia e outros personagens precisam ser introduzidos no universo, o que acaba por romper de maneira um pouco brusca a eletricidade costumeira dos encerramentos, especialmente no primeiro livro (Fundação) que foi constituído em contos escritos de forma separada pelo autor.

Vickssssss 16/03/2023

infelizmente demorei muito tempo para ler esse livro, quando li eu fiquei: como assim eu demorei tanto para ler???
esse livro é uma obra prima, eu amo distopias e esse está entre os meus favoritos, quero logo ler mais livros do Isaac
Caio 04/04/2023minha estante
O que mais me surpreendeu quando li é que diferente de "Duna" a escrita desse é mais suave, sem tantas palavras difíceis ou detalhes desnecessários.

Vickssssss 10/07/2023minha estante
nossa simmm

Raphael Trivelati 13/03/2023

E assim a fundação se inicia...
Num ritmo estremamente fluido e direto, o autor não deixa a história cair de ritmo em nenhum momento. Realmente um início muito bom para a saga fundação.

Edson 13/03/2023

Que trilogia!
Trilogia perfeita! Não é à toa que é inspiração para a criação de Star Wars. Inicio essa resenha dizendo que é um livro que dá preferência para os ótimos diálogos, não é tão descritivo e tem poucos trechos em terceira pessoa. Pra quem gosta de bons diálogos é sensacional.

Além dos três livros da trilogia principal, que foram os três inicialmente publicados, atualmente há mais 4 que compõem a obra, que são Prelúdio à Fundação, Origens da Fundação, Limites da Fundação e Fundação e terra. Os dois primeiros são prequels e os dois últimos são sequências. Porém, o próprio Asimov afirmou que para que o leitor domine o universo de fundação, deve ler 15 livros (alguns que fazem menção à Fundação e outros que falam diretamente sobre ela), são eles:

01 — Eu, robô (1982)
02 — As Cavernas de Aço (1954)
03 — The Naked Sun (1957)
04 — The Robots of Dawn (1983)
05 — Robots and Empire (1985)
06 — The Currents os Space (1952)
07 — The Stars, Like Dust (1951)
08 — Pebble in the Sky (1950)
09 — Prelúdio à Fundação (1988)
10 — Origens da Fundação (1993)
11 — Fundação (1951)
12 — Fundação e Império (1952)
13 — Segunda Fundação (1953)
14 — Limites da Fundação (1982)
15 — Fundação e Terra (1983)

Os personagens são excelentes e vão passando conforme a trama vai avançando, tendo em vista que a cada arco temporal, os personagens anteriores viram apenas memórias e história. Com isso, você se sente parte integrante da história, como se toda vez que alguém menciona o que se passou, você estivesse vivido aqueles momentos.

A história (da trilogia) baseia-se inicialmente no domínio do Império Galáctico sobre todos os mundos habitados na galáxia. Porém, uma crise é prevista por um cientista chamado Hari Seldon, que levara a ciência da psicohistória ao seu completo desenvolvimento. A psicohistória passa a ser considerada, a partir de Seldon como a ciência do comportamento humano reduzida a equações matemáticas. Seldon diz que "Enquanto indivíduo, o homem permanece imprevisível, mas as massas podem ser tratadas estatisticamente".

Seldon prevê o declínio do império e, ainda, que a Galáxia iria atravessar um período de trinta mil anos de miséria antes que se estabelecesse novamente um governo unificado. O remédio para isso era a criação de duas colônias científicas, a que chamou de "Fundações", sendo a primeira instalada num extremo da Galáxia e a segunda no outro, sendo que esta não possuía localização conhecida.

O plano de Seldon, conhecido por toda a Galáxia, através de sua ciência superior, fez com que a Fundação conquistasse os planetas bárbaros que a cercavam, enfrentasse os Condestáveis e os derrotassem, enfrentasse o que restava do Império e os vencessem, até encontrar algo que fugia de sua ciência que calculava estatisticamente as massas, e que não podia ser previsto por sua individualidade, um mutante chamado Mulo, que possuía o poder de controlar emoções humanas.

O Mulo convertia seus inimigos em asseclas convictos e com isso vencia os combates muitas vezes sem batalhas. Porém, a segunda fundação continuava em algum lugar e se fazia um perigo para o domínio do mutante, que fez de tudo para encontrá-la e subjugá-la.

Ainda não li todos os livros que explicam pormenorizadamente o universo da Fundação, porém a trilogia é um ótimo caminho para começar a familiarização. Está repleta de intrigas, política, batalhas e principalmente de ciência.

É uma obra-prima e não à toa venceu, em 1966, o prêmio Hugo de melhor série de ficção científica e fantasia de todos os tempos, superando concorrentes de peso como O Senhor dos Anéis.

dreckelberg 11/03/2023

Não me pegou
Não que eu tenha achado o livro ruído problema é que não curto ficção científica. Queria tentar ler mas não rolou.
Agora o livro tem muitos reviravoltas e surpresas que me empolgaram em alguns momentos. Se for à praia ler ficção acho bem válido.

Bruno 11/03/2023

A História não se repete, mas às vezes rima
"Fundação" de Isaac Asimov é uma obra-prima da ficção científica que apresenta uma narrativa inteligente e fascinante que permanece atual mesmo após décadas desde sua publicação original.

A trama se passa em um futuro distante em que a humanidade se espalhou por toda a galáxia e criou um império intergaláctico que está em declínio. Hari Seldon, um matemático e psicólogo, desenvolveu a "psico-história", uma ciência que prevê o futuro coletivo de uma sociedade com base em padrões históricos, e prevê a queda iminente do império. Para evitar um período de caos e escuridão, Seldon cria a Fundação, uma organização encarregada de preservar o conhecimento e orientar a humanidade em um caminho melhor.

A narrativa de Asimov é envolvente e bem estruturada, com personagens bem desenvolvidos que se encontram em situações de conflito e tensão. A história é contada em uma série de histórias interligadas, cada uma delas explorando uma parte diferente do universo de "Foundation", mas mantendo uma coerência narrativa impressionante.

Asimov é um mestre na criação de conceitos científicos e sociais complexos e os coloca em prática de maneira habilidosa em "Fundação". O livro aborda temas como política, religião, ciência, história e filosofia, oferecendo uma reflexão profunda e estimulante sobre o destino da humanidade.

Em resumo, "Fundação" é uma obra-prima da ficção científica que permanece relevante até hoje. Com sua narrativa inteligente, personagens bem desenvolvidos e reflexões profundas sobre a condição humana, é uma leitura essencial para qualquer fã do gênero.

Jose506 06/03/2023

A história se passa em um futuro distante, em um universo no qual a humanidade se espalhou por toda a galáxia, formando um vasto império. Hari Seldon, um matemático famoso, desenvolveu uma ciência chamada "psico-história", que pode prever o futuro de grandes grupos de pessoas através de modelos matemáticos complexos.

Hari Seldon: o fundador da Fundação e o criador da psico-história, que é a ciência que prevê o futuro em grandes escalas. Seldon é o ponto de partida da trama e sua obra é um elemento central da história.

Salvor Hardin: o primeiro prefeito da Fundação, que lida com muitos desafios políticos e militares. Hardin é um personagem astuto e carismático, que defende a Fundação com unhas e dentes.

Hober Mallow: um comerciante que se torna líder da Fundação e expande suas fronteiras, enfrentando novos desafios políticos e militares ao longo do caminho.

Bayta Darell: uma mulher inteligente e corajosa que se torna uma importante aliada da Fundação, ajudando a protegê-la de seus inimigos.

Magnifico: um "bufão" que se junta a Mulo em sua jornada ao poder, e que se mostra um personagem complexo e intrigante.

Mulo também é um personagem complexo e fascinante, cuja história e motivações são exploradas ao longo da narrativa. Ele é um exemplo da habilidade de Asimov em criar personagens multifacetados e interessantes, que desafiam as expectativas e mantêm o leitor envolvido na história.

A obra de Isaac Asimov, em especial a Trilogia da Fundação, influenciou diversos autores e obras da ficção científica. Aqui estão alguns exemplos de livros que foram influenciados pela obra de Asimov:

"Duna", de Frank Herbert: um dos maiores clássicos da ficção científica, "Duna" foi influenciado pela Trilogia da Fundação de Asimov, especialmente em relação à sua exploração de temas políticos e sociais.

"O Jogo do Exterminador", de Orson Scott Card: este livro, que é considerado uma das maiores obras da ficção científica do século XX, foi influenciado pela Trilogia da Fundação, em especial por sua exploração de temas como a psicologia e a política.

"Neuromancer", de William Gibson: um dos pioneiros do movimento cyberpunk, Gibson foi influenciado pela obra de Asimov, em especial por sua exploração de temas como a inteligência artificial e a cibercultura.

"Hyperion", de Dan Simmons: este livro, que é considerado um dos maiores clássicos da ficção científica moderna, foi influenciado pela Trilogia da Fundação de Asimov, especialmente em relação à sua exploração de temas como a história e a política.

"O Fim da Eternidade", de Isaac Asimov: embora seja uma obra de Asimov, este livro em particular é influenciado pela Trilogia da Fundação, em especial por sua exploração de temas como a psicologia e a história.

Esses são apenas alguns exemplos de livros que foram influenciados pela obra de Isaac Asimov. A Trilogia da Fundação é considerada uma das obras mais importantes da ficção científica e sua influência pode ser vista em muitas outras obras do gênero.

Kaline Bogard 06/03/2023

Excelente
Terminei o segundo livro empolgada com o rumo e peguei esse daqui com altas expectativas. Valeu a pena em cada palavra! Aqui temos um desenvolvimento misterioso e cheio de suspense. Um embate épico e silencioso entre as duas fundações!
Praticamente devorei a leitura, gostei dos personagens apresentados, de todos os plot twists (o que significa mais de um), cada reviravolta e revelação era um tiro no peito!
Torci demais para um desfecho, e foi justamente o que aconteceu.
Leitura muito satisfatória! Recomendo muito.

Gabriel992 28/02/2023

Bom.
Achei o livro com o começo meio lento (minha opinião, considerando que descobri ao decorrer do livro que ia gosto tanto assim desse tipo de leitura) e bem denso.

Soph 26/02/2023

Maravilhoso
A trilogia Fundação é inacreditável, perfeita (em minha opinião). É um livro onde seus personagens estão em sua personalidade, inteligência e posição política, mas não mais que isso, o que o torna impessoal mas ao mesmo tempo cativante. O primeiro livro nos traz personagens situados na primeira fundação, onde acompanhamos seu começo e sua crescente influência entre os outros planetas. No segundo, acompanhamos a visão das pessoas de fora da fundação e somos apresentados ao nosso vilão derradeiro, O Mulo. E o terceiro é um embate de gênios maravilhoso, onde a segunda fundação vai entrar em plano e assim vamos conhecer seu verdadeiro propósito.

José Carlos 25/02/2023

O declínio do Império foi previsto e é inevitável, e a população vai enfrentar um milênio de guerra intergaláctica antes de voltar a prosperar, a não ser que a Fundação seja estabelecido para conservar o conhecimento e com isso contornar esse futuro catastrófico, reduzindo assim a crise em 9000 anos.

Igor249 21/02/2023

Asimov estava a frente de seu tempo ??
A premissa da saga é muito interessante e, pelo menos pra mim, a ideia de traçar similaridades entre a ficção, passado, presente e futuro é muito interessante. Certamente há muito o que desfrutar e refletir a partir dessa obra, mas minha cabeça não tem referência o suficiente pra absorver tudo. Pelo menos não ainda. Comecei a ler em 2019, e depois de inúmeras tentativas e recomeços, só concluí no início de 2023. Acredito que daqui uns anos vai ser agradável retomar a leitura e perceber o quanto eu sabia pouco ao ler nas primeiras vezes.
Enfim, a obra é capaz de entreter. Recomendo.

Giu 21/02/2023

Gostei do livro! A leitura é de fácil entendimento e flui muito bem.
Quanto a história do livro eu gostei bastante, é uma narrativa que prende a atenção, bem detalhista e com diversidade de personagens. Achei uma pena o tempo passar rápido em alguns momentos, mas acredito que haverá mais detalhes do passado nos próximos livros.
Ademais, adorei as estratégias de política, comércio, relações sociais, etc.
Recomendo!

Rebeca.Mello 19/02/2023

Parte I...
Para o período em que foi escrito, o livro tem uma sacada muito boa, inteligente, ficção científica com todo um contexto político. A leitura demanda você ir seguindo o fluxo evitando paradas... Porque o autor simplesmente te joga no meio de todo um acontecimento sem a preocupação de um continuum, uma sequência, como um: "só lê que depois você entende"... Embora uma escrita de meados do século XX, dialoga com muita coisa atual