Fundação

Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Fundação

@tigloko 08/01/2023

"A violência é o último refúgio do incompetente"
Sempre fico impressionado com o uso de política, economia, religião nos livros do autor. Só que aqui parece estar condensado o que tem de melhor. Como acompanhamos centenas de anos através da história, vemos o uso desses aspectos como instrumentos para controlar as massas. Tudo para proteger a Fundação, local para preservar o conhecimento humano, em especial o conhecimento cientifico, proposto por Seldon ao Império Galáctico para minimizar (não extinguir) a queda inevitável. Simplesmente fiquei fascinado em como ele usou religião e comercio nesse livro. É genial. Se minha cabeça já explodiu aqui, imagina nos próximos.

A frase principal do livro ("A violência é o último refúgio do incompetente") descreve perfeitamente como os personagens tentam ultrapassar as crises previstas por Seldon. Já que a todo momento na história temos eles articulando para evitar os conflitos por meio de estratégias políticas. E aí que entra o atrativo dos livros do autor. Se fosse escrito por outro menos habilidoso, seria uma leitura cansativa, parada, sem nada acontecer. Mas Asimov é mestre em envolver nos diálogos e prender nas tramas políticas. Tudo isso transportado para o cenário da ficção-cientifica, que só potencializa a grandeza da história tanto em escala quanto em desenvolvimento do universo em si.

Fiquei um pouco decepcionado por não ter muito de Hari Seldon nesse primeiro livro. Sei que existem os prelúdios, mas por se tratar do primeiro volume esperava conhecer mais do criador da psico-história. Quem sabe nos próximos. No geral os personagens não são interessantes. Apesar de Salvor Hardin e Hober Mallow terem papel fundamental (no mesmo nível de Seldon ou até mais) ao longo dos séculos para aguentarem a crise, são personagens esquecíveis.

Outro ponto que me incomodou foi que, apesar de gostar da ideia se passarem várias décadas durante o livro já que esse é a grande atrativo dessa serie, em algumas partes na metade tiveram saltos repentinos na história. Não tendo o devido tempo para se situar no que estava acontecendo. Somente na metade, depois o livro segue em um ritmo mais ordenado.

Mas sem dúvida é um livro divertidíssimo. Não poderia ter começado de forma melhor essa saga. Ansioso para o que vem a seguir.

Lu F. 13/08/2021

A violência é o último refúgio do incompetente.
Esse livro é de uma complexidade política incrível. Sério. Todo mundo que gosta de política ou, como no meu caso, estuda isso e ama, deveria ler esse livro. Em menos de 300 páginas Asimov nos apresenta um universo cheio de ramificações e personagens inteligentes e, sem sombra de dúvidas, a principal certeza que podemos tirar desse livro é: a humanidade é complicada.
Os debates políticos, a ascensão e queda de Impérios e Reinos e a importância da religião como mecanismo de controle das massas? uau! Sensacional mesmo. Com certeza o restante da trilogia já está na minha lista de leitura (decidi que por enquanto irei ler como trilogia, depois talvez eu leia os prelúdios e as histórias posteriores).

Mas leiam. Vale muito a pena. Faz jus ao seu papel de livro clássico.

Queria Estar Lendo 24/09/2021

Resenha: Fundação
Hoje tem resenha de mais um dos 12 clássicos que escolhi para ler esse ano! Dessa vez, vamos falar de Fundação, um marco de ficção científica escrito por Isaac Asimov.

A história tem como protagonismo a própria Fundação, por assim dizer; um estudioso chamado Hari Seldon e sua psico-história preveem, através de cálculos matemáticos e estudos profundos, a queda do Império Galáctico - uma instituição que domina milhões de planetas pela galáxia e que se sustentou durante milhares de anos.

A queda é eminente, e esse primeiro livro acompanha a criação da Fundação, uma enciclopédia reunindo todo o conhecimento adquirido entre as civilizações para tentar impedir uma queda e decadência ainda mais extensa do que Seldon previu - e muitos anos depois, as consequências das previsões do estudioso.

É muito difícil falar sobre Fundação justamente por ser um livro que não se prende a um núcleo de personagens, e nem mesmo um só lugar ou planeta. Dividido entre várias partes - cada uma delas narrando, em capítulos curtos, as previsões e consequências mapeadas pela psico-história - é um livro pra lá de interessante e intenso.

Eu esperava me perder completamente, mas a narrativa do Asimov é bastante lúcida e simples dentro de tudo que ele propõe. É absurdo pensar que, lá nos anos 50, a mente dele construiu tantas referências de Space Opera que hoje são consideradas comuns.

"A violência é o último refúgio do incompetente."

Fundação é uma jornada por política, economia e sociedade. É uma história que aborda - como o próprio Asimov pesquisou e se inspirou - a queda de um império considerado, até então, inquebrável (tal como foi com o império romano). E o que se segue à decadência de um sistema intergaláctico tão impecável.

Lentamente, as "profecias" de Seldon se concretizam. Tudo que seus estudos previram vai acontecer, mas ele deixa bem claro, enquanto ainda era vivo, que não pode influenciar. O futuro depende de decisões e de liberdade de decidir, ainda que ele pavimente o caminho pelo qual as futuras gerações - fadadas ao caos - devem seguir.

É muito, muito interessante justamente por lidar com temáticas que atravessaram a História: religião, comércio, todos os tipos de política. Com o passar de muitos anos, acompanhamos essas coisas ditarem o rumo do futuro - em direção ao pandemônio completo ou ao recomeço.

O único motivo de não ter sido um cinco estrelas é que as duas últimas partes soaram um pouco enfadonhas demais. Compreensível, considerando o momento que elas abordavam, mas arrastou uma leitura que estava fluindo super bem.

Fundação é o primeiro livro da consagrada trilogia de Isaac Asimov e com certeza me deixou curiosa para ver o que os próximos anos desse futuro reservam. Com adaptação chegando pela Apple TV, vale a pena demais conhecer esse clássico.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/09/resenha-fundacao-isaac-asimov.html

Tangerina 25/10/2021

Uma maravilhosa, sagaz e gostosa treta política.

Aqui eu aconselho a não tomar as dores de ninguém, nem escolher lados. Todos estão disputando o controle, por trás de suas exclusivas razões, e interesses próprios.

Uns falam de ciência, outros de religião, negócios, mercado?e vocês já imaginam o que segue daí. Se não imaginam, bem, o convite está feito!

A leitura é super envolvente, é intrigante, por vezes confusa devido a quantidade de personagens e voltas no tempo, mas nada potencialmente problemático.
Os últimos capítulos me levaram a loucura, foi realmente de uma desenvoltura genial.

Shanahan (Me Acabei de Ler) 16/08/2021

No início fiquei completamente preso pelo livro, a leitura estava fluindo super bem! Toda a premissa é sensacional!

Mas a partir da 3ª parte a fluidez vai caindo pouco a pouco, chegando a uma 5ª parte lenta e repetitiva, deixando um final sonolento e até anticlimático (Nada que prejudique o livro como um todo).

Kitasato 02/08/2020

Se não quiser ler 7 livros, não leia este!
Que livro maravilhoso, senhores e senhoras! Eu li todas as obras da linha do tempo deste incrível universo criado pelo gênio que foi Asimov! Que romances fantásticos! Se não quiser ler todos os livros deste espaço e tempo, não conhece a ler este! Sem dúvidas é a minha distopia favorita!
Dadá 02/08/2020minha estante
Tentei, mas não consegui. Me deram a dica de começar por outro livro até chegar nele. Qual a ordem, você pode me dizer?

Kitasato 02/08/2020minha estante
Eu comecei pela Fundação mesmo. É simplesmente fui lendo opa próximos livros. Depois fiquei sabendo das adaptações das outras obras para caberem neste universo e li os livros da série de robôs e os demais livros

Obrigada! Um dia tento novamente! Rsrs

Kitasato 02/08/2020minha estante
Se quiser, tente ler ?Eu, Robô? que é um livro de contos. ;)

Vou procurar este.

Kitasato 02/08/2020minha estante
A minha história coM o Asimov é muito parecida com a dele: https://medium.com/@brunovincius/guia-de-leitura-do-universo-da-funda%C3%A7%C3%A3o-de-asimov-e17c5a5508bd

Sandro.Menoncin 21/11/2022

Fundação
A muito tempo eu queria ler Fundação e não sei porque demorei tanto para ler, com uma escrita muito fluida o livro é muito rápido de se ler, a história de como a fundação é criada por Hari Seldon e seus seguidores através de todos os cálculos da psico-história e o planejamento de todas as crises pelas quais ela vai passar fazem com que você não queira parar de ler para saber o que vai acontecer e como tudo isso será resolvido, mesmo com os saltos temporais entre essas crises que me fizeram ficar um pouco perdido no início de cada novo ciclo mas fazem todo o sentido para o dinamismo e fluxo do livro, e essas crises são resolvidas de maneira brilhante e com muitos planejamentos por personagens que são muito carismáticos e te fazem torcer por eles, já vou iniciar o segundo livro pois estou muito curioso para ver o que acontece.
Carol 21/11/2022minha estante
Amor que bom que você gostou ainda mais pq já tinha comprado os outro né cheirinho uhulll tô muito feliz por ti ????

Vania.Vero 08/04/2021

Trilogia da Fundação
Depois de muito protelar, finalmente li essa trilogia de uma só vez.

A "Trilogia da Fundação" foi inspirada na queda do império romano e temos como marco principal a trama política num futuro distante.
Somos apresentados ao personagem principal, Hari Seldon, um cientista que prevê, através da psico-história (uma mistura de sociologia com matemática que estuda o comportamento de massas), a queda do império galáctico e apresenta um plano para reduzir o tempo do declínio de trinta mil para apenas mil anos. A partir disso, acompanhamos o plano de Seldon e a sociedade galáctica ao logo dos anos.

O ínicio do primeiro livro é lento, fiquei um pouco perdida devido à passagem rápida de tempo e à aparição de novos personagens, mas o importante é não desanimar. Depois de alguns capítulos lidos, acostumei-me com o estilo e a escrita e imergi no universo.
Isaac Asimov trabalha muito bem a ambientação e os diálogos dos personagens, além de apresentar sempre uma boa explicação para a resolução dos problemas que vão surgindo ao longo da história. A presença da psico-história é tão bem elaborada que poderia até ser real.
Li os três livros em sequência e fiquei imersa na trama até o final. Os arcos dos personagens melhoram a cada sequência e o "plot twist" do final é incrível! Definitivamente, uma obra genial de Asimov.
Concluir essa trilogia foi uma experiência única e indico demais essa leitura.
dani 08/04/2021minha estante
Obrigada pela resenha! Li "Eu, robô" há algum tempo E quero ler pelo menos um da trilogia esse ano.

Vania.Vero 08/04/2021minha estante
O primeiro livro é o mais parado, mas vale a pena ler a trilogia completa. Espero q goste tbm :)

Everton Vidal 09/04/2021minha estante
Dos meus livros favoritos. Parabéns pela resenha.

Vania.Vero 09/04/2021minha estante
Obrigada. Virou favorito tbm pra mim.

Daniel Pedrosa 13/12/2021

A Matemática pode prever o futuro ?
Com a previsão da queda do império e de um período de 30 mil anos de trevas, um cientista determinado a salvar o conhecimento da humanidade decidi criar a maior enciclopédia do mundo.
Mas a jornada não será fácil...
Resenha completa em vídeo no link: https://youtu.be/y_MlU1VJyOM
O cara que roubava livros 13/12/2021minha estante
Muito bom! Melhor livro de ficção científica que já li.

jael 07/07/2021

Um clasico!
"O ser humano individual é imprevisível, porém as reações das multidões humanas, descobriu Seldon, podem ser tratadas estatisticamente"
Pra mim o livro começa muito bem, mas infelizmente me perdeu com o decorrer dos avanços dos anos...não me prendeu como Duna.

Kellven.Vilhena 01/04/2022

Classicão
O primeiro livro começa muito bem, te instiga, mas depois parece que vai uma sucessão de acontecimentos que ao meu ver não foram pra lugar nenhum.

Na espera do segundo livro agora.

anderson.fndss 25/02/2022

A mão morta de Hari Seldon
Esse é um daqueles livros que ficam na mente por muito tempo depois de finalizados.

O enredo por si próprio já é incrível. Toda a ambientação política e social da galáxia é um fator vivo do livro, que muda conforme a história da Fundação avança. Fora os personagens incrivelmente carismáticos, como Salvor Hardin, Hober Mallow, Bayta e Arkady, que sempre nos dão um gosto de quero mais.

O outro ponto alto do livro é o fato de que as informações científicas, políticas e sociológicas estão totalmente de acordo com a nossa realidade factível e histórica. Como o próprio autor diz na entrevista integrada no fim do livro, ele até mesmo sente a sua própria ficção científica ultrajada em relação às modernas, devido ao fato de que as mesmas se tornaram muito mais ficções especulativas (que simplesmente divagam sobre possibilidades futuras, sem nenhum cunho científico) do que ficções científicas propriamente ditas.

Enfim, percebo a obra como uma grande alegoria da sociedade como um todo, levando em consideração o fato de que sempre haverão possibilidades inclinadas para o bem ou para o mal, e que cabe a nós optarmos sempre pelas opções que levarão ao bem-estar geral.

Diego 16/08/2021

Um universo rico
Com o perdão do trocadilho, este primeiro livro da trilogia Fundação os apresenta a queda do império e as manobras de uma sociedade criada com a finalidade de preservar o conhecimento frente à barbarie que, prevista pela psico-história, se estenderia pelo universo por mil anos.
O livro apresenta 5 momentos iniciais da história.

Marcos774 04/08/2022

Empolgante do início ao fim!
O primeiro livro de uma das sagas de ficção científica mais famosas do mundo, e que sem dúvida alguma faz jus a sua fama do início ao fim.
A história do livro te prende desde o começo, e em nenhum momento senti vontade de pausar a leitura.
Os personagens são muito bem apresentados apesar do curto espaço de tempo que passamos com eles, e você facilmente se apegar aos mesmos.
Os saltos temporais na história me deu um certo estranhamento no começo mas depois eu entendi que isso fazia parte da proposta do livro.
O ponto alto desse livro pra mim é a inteligência e a frieza dos protagonistas em resolver as crises que lhe foram apresentadas. Os momentos de clímax e resolução de todas as crises foram de longe os melhores momentos do livro.
Recomendo demais a leitura, esse merece a 5 estrelas.