Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Fundação

Gilberto Alves 17/06/2020

Como vi em alguma outra resenha, calma que no final dá tudo certo.
Uma coisa que me perturba um pouco, é que a cada capítulo são introduzidos novos personagens, aí todo capítulo você começa perdido, mas meio que por mágica, quando chega no final, parece que as coisas se encaixam. Já percebi que Asimov é assim.
Se tomar a Fundação como centro da história, acho que fica tudo mais fácil.
Algo que me fascina no Asimov, é que vc está lá de boa, as vezes perdido, as vezes não, aí de repente, vem aquele plot twist duplo carpado direto na sua cara kkkkk.
Me motivou a dar continuidade na trilogia.

Marcos774 04/08/2022

Empolgante do início ao fim!
O primeiro livro de uma das sagas de ficção científica mais famosas do mundo, e que sem dúvida alguma faz jus a sua fama do início ao fim.
A história do livro te prende desde o começo, e em nenhum momento senti vontade de pausar a leitura.
Os personagens são muito bem apresentados apesar do curto espaço de tempo que passamos com eles, e você facilmente se apegar aos mesmos.
Os saltos temporais na história me deu um certo estranhamento no começo mas depois eu entendi que isso fazia parte da proposta do livro.
O ponto alto desse livro pra mim é a inteligência e a frieza dos protagonistas em resolver as crises que lhe foram apresentadas. Os momentos de clímax e resolução de todas as crises foram de longe os melhores momentos do livro.
Recomendo demais a leitura, esse merece a 5 estrelas.

Karol 02/11/2020

Misógino
Não há dúvidas de que a Trilogia da Fundação é uma obra fantástica de ficção científica. No entanto,as personagens femininas são em totalidade fúteis, rasas. Sofrem constantes agressões verbais e atitudes de descrédito dos homens. E nem mesmo as personagens relevantes, como Bayta e Arkady, escapam do machismo escancarado do autor.

JonasDomm 25/05/2021

Feliz dia da Toalha, amigos.
O interessante desses livros do Isaac Asimov, é que muitos superestimam demais eles; deixam transparecer, pois se negam a dar uma chance de ler, que o livro terá uma leitura complexa, cheia de termos e formulas complicadas, com super genios dialoganos e todas aquelas filosofias, mas é o contrario. A leitura é super leve, flui tranquilamente, toda questao politica e filosofica no livro é muito interessante, muito simples. Eu lembro de quando li "Eu, Robô" eu tive medo, achava que ia passar vergonha, mas foi tao gostoso le-lo. No fim, Isaac é só ficcão científica mesmo, um escritor escrevendo para seus leitores, fãs de ficção, dando sonhos a eles. ?

Leiam, leiam e leiam.
dani 25/05/2021minha estante
Também gostei bastante de Eu, robô. Foi meu primeiro livro de ficção científica.

JonasDomm 25/05/2021minha estante
Meu também. ???

dani 25/05/2021minha estante
Que legal! Agora estou lendo "O fim da eternidade". Um dia chego em "Fundação" ?

JonasDomm 26/05/2021minha estante
Eu tou com esse tambem, mas vou ler outro genero antes de voltar nele.

Fabio.Jackson 26/10/2022

Incrível
Falar de Isaac Asimov e da sua importância para a ficção científica é chover no molhado. Fundação é o início da sua tão aclamada trilogia que já começa com o pé direito.
Através de um estilo de escrita que privilegia o diálogo e a interação entre os personagens, Asimov, traz profundidade a trama e ao universo onde sua história se passa.
Sem dúvida um homem com a cabeça a frente do seu tempo.
Um livro incrível. Recomendo a todos a leitura.
...
"A violência é o último refúgio dos incompetentes"

Duda 28/06/2020

Fundação
O primeiro livro desta trilogia começa com a criação da Fundação, que tem como objetivo minimizar os danos e fazer com os homens se ergam novamente o mais rápido possível com uma plano que deve ser realizado ao longo de séculos.

O livro me prendeu a atenção logo no início devido a forma da narrativa ao longo dos capítulos e o que continuou me surpreendendo foi o desenvolvimento da história e dos personagens de maneira inteligente e fluida. O enredo é interessante e faz o leitor pensar sobre as ações e consequências dos personagens, estimulando a acompanhar o raciocínio e lógica no decorrer do livro.

Estou ansiosa para acompanhar os próximos personagens e o desenvolvimento das histórias.

Jordan 14/02/2024

Ambicioso
É uma obra introdutória a algo muito maior. O escopo da obra é simplesmente imenso, altamente criativo porém fundamentalmente simples:

O império galáctico está sucumbindo e a missão da "humanidade" é preservar o conhecimento para recriar um maior e melhor para que não haja outra queda.

Livro bem interessante e deixa ao leitor a sensação de quero mais.
Fabio909 14/02/2024minha estante
Jordan, você leu o "prelúdio a Fundação" ? História anterior a esse livro.

Jordan 14/02/2024minha estante
Não li, mas vou ler também em breve ??

Adib 25/10/2021

Tá bom eu esperava mais.
O livro foi bem interessante no começo, perdeu o interesse vertiginosamente após as primeiras páginas e foi se mantendo de maneira morna. De fato o universo em si de Fundação é muito interessante. Mas extremamente mal explorado.

Por ser um clássico dito glorioso faz você esperar mais. E essas esperas são quase sempre frustradas. O paradoxo política/religião/satisfação do povo são coisas qje já foram mais "misteriosas" talvez na época em que foi escrito fosse diferente. Logo o livro é cheio de obviedades e clichês.

Creio que se as brechas fossem melhor preenchidas seria épico.

helodoll 21/11/2023

Fundação
A magistral obra "Fundação" de Isaac Asimov revela um universo intricado e fascinante, onde a frase "A violência é o último refúgio do incompetente", de Salvor Hardin, ressoa como um lema essencial. A narrativa, habilmente costurada com alternância temporal, desdobra-se na esteira de crises sociopolíticas pós-queda do Império Galáctico.

Hari Seldon emerge como figura subestimada, porém visionária, desvendando desastres iminentes e orquestrando a preservação do conhecimento para as futuras gerações. Entre mentiras, golpes de Estado e manipulações, líderes políticos engenhosos protegem a Fundação seguindo as orientações de Seldon, guardadas em um cofre secreto.

A genialidade de Asimov transcende a narrativa, mergulhando o leitor em reflexões sobre psico-história, predeterminação humana e ciências sociais. A saga promete uma jornada envolvente, ainda que o primeiro livro apresente partes confusas. A capacidade do autor em tornar palpáveis personagens, diálogos e acontecimentos, aliada à atemporalidade das questões abordadas, posicionam "Fundação" como uma leitura essencial, uma viagem pela história humana e uma provocação à compreensão do poder e do conhecimento.

Pedro Henrique 09/03/2021

O livro é bom, evidentemente; porém, eu não gostei muito, e o principal motivo é que eu, particularmente, tenho um certo problema com livros cujas histórias são fragmentadas e divididas em tempos e personagens diferentes, o que, para mim, deixa a trama um pouco confusa.

Com efeito, eu esperava mais, e não pela opinião popular, mas sim, pelas minhas próprias experiências com o autor, que para mim é genial.

Todavia, este é o primeiro livro da trilogia e, portanto, a introdução ao universo da Fundação que, com o tempo, poderá mudar minha opinião.

Leticia 18/01/2021

De um modo geral, eu gostei da leitura, gostei muito da forma que se deu a construção da Fundação, e a forma que se dão as resoluções das crises são geniais. A leitura foi uma grata surpresa, já que esperava uma leitura mais truncada, e foi muito fluida, nem percebia o correr das páginas. Meus únicos problemas foram as sucessivas passagens do tempo, que me deixavam confusas e dificultava estabelecer uma relação com os personagens, já que eram mudados frequentemente.
Pagliuca 20/01/2021minha estante
Grande escritor de ficção científica. Minha mãe era fã número 1 dele. As viagens no tempo numa história de ficção científica são para nos ajudar a entender, mas conseguem nos deixar mais confusos ainda. Hahahahahaha Esse livro está na minha pilha deste ano.

Leticia 20/01/2021minha estante
Nesse livro não são viagens no tempo, só passagens mesmo, mudam as gerações. Me estressaram essas passagens hahahaha no meio de um grande acontecimento, você vira a página, passaram-se cinquenta anos, e os personagens que você conhecia nem existem mais.

Endre 09/05/2023

" A violência é o último refúgio do incompetente "
Bem diferente doq imaginei ao começar a ler a obra, a trama se foca na fundação como entidade e perpassa por inúmeras épocas, cada qual com suas preocupações. Inúmeros personagens bem construídos, apesar de poucas páginas para cada, com um jogo político e soluções interessantes pra cada problema. Escrita simples e com uma narrativa que prende, apesar de nomes bem estranhos e chatos de se acostumar, belíssimo universo criado pelo Asimov.
Anthunes.Rodrigues 15/05/2023minha estante
Em suma: é ótimo.

mayconessa 05/09/2021

"A verdade científica está além de lealdade e deslealdade"
Essa foi uma das frases que me chamou atenção.Tão atual!

O livro me surpreendeu, sendo muito mais sobre organização social do que imaginava.
É focado em diálogos e articulações políticas sem recorrer à violência, tendo a religião como um dos pilares imprescindíveis para manutenção da ordem.

Li O fim da eternidade antes e achei a leitura muito mais tranquila.
Fundação demanda atenção e tempo para entender todos os personagens e seus envolvimentos.

Estou ansiosa pela série.

Apolo 02/12/2022

Sci-fi
Uma bela introdução pra ficção científica e uma ÓTIMA história pra quem gosta de política é estratégia