Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Fundação

vick 12/09/2022

Fundação
Livro totalmente político, Isaac Asimov não erra nunca, não dá um ponto sem nó, a escrita é imersiva e fácil. Porém eu acho que Asimov deveria ter descrito mais os cenários e os personagens, é uma coisa que deixa a desejar.

Yan 20/05/2021

Vale pelas referências, e só.
É nítida a influência do título em obras tão conhecidas por nós, como Star Wars e outros tantos genéricos.
Mas meu interesse em A Fundação parou aí nas referências encontradas.
Pessoalmente, o fato de não ter um personagem para acompanhar deixou a leitura muito sem graça, quando estava começando entender o contexto e personagens de um certo período, lá vinha o próximo capítulo e voltava a não entender mais nada, pois sem mais nem menos os nomes são outros, os problemas são diferentes e você nem sequer sabe quantos anos se passaram.
Não consegui me apegar a esse tipo de história. Os pontos positivos ficam por conta das aparições de Hari Seldon, único personagem permanente, mas são pouquíssimas vezes.
O contraponto para a falta de personagens marcantes poderia ser uma super trama que se passa em mil anos, mas o final também é deverás sem graça.

Victor 28/09/2021

bom!!
o livro é bom!! gostei bastante da história em si e não me incomodou o fato de ter saltos temporais.

acho que não gostei tanto por conta de coisas pessoais que atrapalharam a leitura.

não conseguia me concentrar muito na leitura e me distraía. principalmente depois dos 50%.

acho que ainda lerei os outros dois, mas não agora.

a linguagem não é muito difícil não, achei bem fácil. sim, é ficção científica e não vai ter a linguagem de um romance, por exemplo, mas pra quem já leu o gênero vai achar ok!

e mais: zero representatividade feminina! no livro todo, se não me engano, só aparece uma mulher.

lettyy 23/03/2023

Fundação
Confesso que estava com medo de ler esse e não conseguir me envolver ou acompanhar completamente a história, mas já no primeiro capítulo percebi que isso não seria um problema.
O livro tem uma narração muito simples, sem descrições exacerbadas (que eu odeio), também gostei do fato de mudarem os personagens regularmente, criou mais dinamismo pra trama.
Achei muito interessante que não temos heróis nem vilões, temos apenas história sendo feita...
Caio 04/04/2023minha estante
Esse livro me surpreendeu positivamente, é um clássico bem fácil de se ler. Tem umas reviravoltas que eu gostei muito. E o melhor arco certamente foi o do Mulo.

Disotelo 02/05/2021

Olhe Para os Mecanismos
Fundação não tem uma escrita nada poética, nem tem personagens tão profundos, quem lê o livro esperando esse tipo de coisa fica bastante frustrado, a proposta aqui é outra, não é falar sobre pessoas, mas sobre mecanismos que movem a sociedade ao longo da história.
É difícil não traçar um paralelo com a história da Europa, o livro lança luz sobre a queda do Império Romana, a hegemonia da Igreja Romana durante a idade média, a ascensão da burguesia...

Sr. Quadros 11/04/2023

Transcendental
"A Fundação" é uma obra-prima da ficção científica, escrita pelo renomado autor Isaac Asimov em 1951. A história é ambientada em um futuro distante, onde um império galáctico se encontra em decadência e uma pequena comunidade de cientistas busca preservar o conhecimento humano em um esforço para impedir a queda total da civilização.

O livro é uma reflexão profunda sobre a natureza humana, a história e o poder do conhecimento. Asimov apresenta uma narrativa complexa e envolvente, que aborda temas universais, como política, religião, ciência e filosofia. A trama é construída de forma meticulosa e inteligente, com reviravoltas surpreendentes e um ritmo que mantém o leitor preso até a última página.

Asimov cria um mundo tão rico e complexo, com personagens fascinantes e detalhes minuciosos que tornam a narrativa ainda mais imersiva. Ele explora a psicologia dos personagens e das sociedades em que vivem, revelando suas motivações, medos e desejos mais profundos.

Além disso, Asimov utiliza a ficção científica como uma ferramenta para questionar a natureza da existência humana e da realidade, e para explorar as possibilidades e os limites da ciência e da tecnologia. Ele cria um universo tão vasto e fascinante, que transcende os limites da imaginação e nos leva a questionar a natureza da nossa própria existência.

A Fundação é uma obra transcendental da ficção científica, que combina ação, suspense, filosofia e ciência para criar uma narrativa envolvente e profundamente reflexiva. Isaac Asimov é um dos maiores escritores da história da ficção científica, e este livro é uma prova de seu talento e genialidade. Um clássico atemporal que deve ser lido por todos aqueles que buscam uma leitura transformadora.

Cintia295 09/05/2023

No geral gostei bastante, porém teve seus altos e baixos.
O primeiro livro é perfeito, te prende do começo ao fim e termina de um jeito que fica super curioso a continuar.
O segundo volume começa mais lento, muitos personagens novos (o que é normal se passaram muitos anos) mas você precisa se situar de novo.Mas o final é muito bom também.
O terceiro livro gostei muitooo principalmente do meio para o final.

Quem gosta de ficção científica leiam vale a pena.

Bookcase of laura 22/04/2021

Incrível
Um livro antigo com essa riqueza. Um clássico que todos devem ler. É difícil e entender, mas vale muito a pena.

lucasangelooo 21/01/2021

2020 foi uma crise Seldon?
É incrível a capacidade dos escritores de ficção científica de conseguirem através de alegorias "preverem o futuro", Asimov com certeza é um pisico-historiador.

Cesar Garcia 17/01/2021

Uma obra necessária.
Esse livro discute sobre política, filosofia, sociologia, religião, controle, história...
Uma obra necessária e para se refletir sobre.
Excelente.

Thiago Araujo 12/11/2020

O fim pode ser o começo...
O fim de um império pode representar a ruptura de um sistema com mudanças drásticas para todos. Mas quem pode saber o quanto essas mudanças podem durar? Onde se pode chegar?

Especialistas em matemática e psicologia podem dizer quais são os movimentos das massas e suas consequências. As crises podem ser previstas e contornadas em prol de um objetivo.

O universo parece conspirar para essa razoabilidade. Seldon, Hardin e Mallow, mostraram que com habilidade política e fé na que foi previsto, tudo pode ser alcançado.

Personagens inteligentes e ?ensaboados? são as especialidades de Asimov em A Fundação. Os robôs aqui não são as estrelas, mas sim a capacidade racional da humanidade de se entender com a psico-história.

Mescla de fantasia e sci-fi, essa obra carrega um legado importante, já sendo um clássico da literatura do século XX.

Ah! Não dei nota máxima por ainda não ter me acostumado com os saltos temporais, que mudam o assunto quando começamos a nos familiarizar com ele. Tirando isso, uma ótima experiência de leitura.

Icaro 18/04/2021

O que nos move?
Fiquei com essa pergunta após ler a Trilogia, algo que Asimov discute incessantemente na obra. É extremamente sutil e lapidada a maneira como ele discute os limiares entre as forças do destino ?inevitável? da história frente às atitudes humanas, tendo como personagem principal a hipersociedade Galáctica.
Fundação foi uma das obras mais magistrais que eu já li em minha vida. Quem gosta de ficção científica hardcore vai encontrar aqui um paraíso. Esse foi meu primeiro contato com Asimov e certamente não será o último, já estou mais do que inspirado para ler os outros romances da metassérie criada pelo autor.

Juu 17/04/2021

SEM ESTRUTURAS! ?
clássico da ficção científica e vencedor do prêmio Hugo de melhor série de ficção científica e fantasia de todos os tempos.

Com certeza essa obra entrou para a lista de favoritos pq é simplesmente sensacional! Posso dizer que Asimov pensou cuidadosamente em cada detalhe dessa história, apesar de não ter tanta ação e ser um universo mais diplomático, não deixa a desejar porque te faz questionar todos os personagens e suas ações tomadas, não dar para confiar em ninguém. Quando você pensa que não pode ser enganade e já desvendeu o mistério, você foi totalmente enganade, sem falar em todo universo científico desenvolvido... perfeito.

GustavoDC 15/11/2021

História mediana!
Achei a história mediana, pelo motivo de possuir muitos extensos diálogos sobre política, poder e domínio, deixando, em muitas vezes, a leitura monótona!
Os saltos temporais também incomodaram-me um pouco, até eu começar a compreendê-los, pois em um capítulo seguinte o livro abordava outros personagens e assuntos diferentes.
Há passagens que eu gostei. Não nego que a história é bem construída, entretanto o seu estilo não combina com o meu gosto literário.
Espero que nos próximos dois livros tenha menos diálogos e um pouco mais de ação!
Nota 3.0 em 5.0 estrelas.

gusta 30/07/2021

Definitivamente uma das melhores ficções científicas de todos os tempos e um dos meus livros favoritos
Fica nítido o quanto muito do que consumimos hoje foi influenciado por Fundação