Uma Crença Silenciosa em Anjos

Uma Crença Silenciosa em Anjos R. J. Ellory

Resenhas - Uma Crença Silenciosa em Anjos

1 | 2 | 3 | 4

Alan Ventura 16/08/2011

Ao som de "Lippy Kids" da banda Elbow.

“Talvez alguns de nós voltem... talvez alguns de nós tenham aprendido o bastante para fazer uma diferença, para influenciar as situações para melhor... para ficar observando... para esperar a hora certa e depois agir.

Uma crença silenciosa em anjos.”

A infância é sem dúvida nenhuma a época mais feliz da vida de boa parte dos seres humanos, não há preocupações com futuro, relacionamentos amorosos, emprego, política, o clima só nos causa medo nos dias de tempestade e trovões, e a chuva só estraga nossos planos de brincar na rua, na infância, não nos importamos com o caráter de ninguém, nem entendemos muito bem o que essa palavra significa, a morte é vista apenas como uma caveira de capuz empunhando sua foice e impregnando seu cheiro nauseante em desenhos animados e revistas em quadrinho, e quando alguém morre, nossos pais costumam não comentar perto de nós, porque “criança não precisa aprender ou saber coisa alguma sobre essas desgraças”.

O ano é 1939 em Augusta Falls, na Geórgia, Joseph Vaugham de 12 anos, é informado sobre o assassinato de uma colega de escola – o primeiro de uma série de crimes que, ao longo de uma década, vão arruinar as relações entre os habitantes dessa pequena comunidade rural no sul dos Estados Unidos. Joseph e seus amigos estão determinados a proteger o lugar,para isso formam um grupo batizado “Os Guardiões”. E assim essa trama magnífica escrita por R.J Ellory começa a prender o leitor.

Desde o princípio notamos que Joseph não é um garoto comum, ele é especial, sente que de alguma forma sua vida não segue o padrão das crianças felizes e despreocupadas, o pequeno Joseph se sente responsável pela proteção da comunidade onde vive, as vítimas do misterioso assassino vão se acumulando, Joseph vai crescendo e sentindo que de alguma maneira, ele precisa fazer esses crimes brutais cessarem.

“Uma Crença Silenciosa em Anjos” é um livro inquietante, que aborda questões como “até quando alguém pode suportar tanto sofrimento?”, “ como manter a esperança quando tudo parece tão apagado?” e talvez a principal questão seja “no que vale a pena acreditar?”

R. J Ellory narra a história como uma grande alegoria sobre a natureza da injustiça, do mal e do preconceito, expõe a claustrofobia característica das comunidades fechadas, e sua intolerância à diferença, onde valores morais são dados àqueles que têm poder e os julgamentos recaem apenas àqueles renegados pelo sistema.

“Uma Crença Silenciosa em Anjos” é um grito de alerta à sociedade, uma mensagem de esperança aos desesperançados, uma história de superação para os fracassados, e como costumo dizer: uma melodia oculta em nossas almas, é preciso sentir o livro, ao invés de apenas lê-lo, enxergar os detalhes e assim perceber, que há muita coisa boa pelo que vale a pena lutar, que por mais tortuoso que possa ser o caminho, a vista do outro lado é espetacular.
Jow 16/08/2011minha estante
O GÊNIO VOLTOU!!!
Estava com saudades de ler algo primorosamente genial. Estavamos carentes de uma resenha sua, assim como o mundo está carente de um livro que desperte a sociedade para as questões tão alarmantes que você citou na resenha.
Vc retornou de um modo fantástico! Não deixe de nos brindar com suas palavras que despertam em todos, a vontade de buscar algo novo e especial para se ler.

Fran Kotipelto 28/08/2011minha estante
"O bom filho à casa torna" rs =P Bom ver você escrevendo novamente, e voltando tão bem. Esse livro é muito bom e sua resenha fantástica. Como disse o dear Jow "Não deixe de nos brindar com suas palavras que despertam em todos, a vontade de buscar algo novo e especial para se ler." Beijos.

Luh Costa 02/09/2011minha estante
Resenha maravilhosa!
Estava com um pouco de preconceito quando via Anjo, Lobisomens e afins nos títulos dos livros mas você me fez repensar nisso. Fiquei com muita vontade de ler esse livro.

Naiara 31/01/2012minha estante
Vc por aqui!!! E olha ai a sua resenha muito boa e se já tava com vontade de ler agora sim quero muito ler rsrs... serio Alan tem horas q vc realmente surpreende!

Je 27/02/2012minha estante
Resenha espetacular!!!

hud7son 30/08/2013minha estante
Espetacular!

Madu 15/10/2015minha estante
quando comprei esse livro ele ficou uns 3 meses intocado na estante, não sei pq, kkk foi um dos melhores livros que já li, e quando terminei de ler pensei Joseph é o cara mais azarado do mundo.

Luciana Mara 21/06/2010

Foram dias de sofrimento e agonia, tanto pelas meninas mortas quantos pelas situações que o Joseph passou.
Foi deprimente. Me frustrou, mas foi bom.

A história é contada no presente e no passado.

Assim que terminei, tive que reler as passagens do presente. Só então percebi que a chave do mistério já havia sido apresentada, eu quem nada soube achar.

Ótimo!!! Recomendo.
Só que agora vou ler algo bem light (rs).

W Nascimento 13/08/2010

Um livro, sem sombra de dúvidas, emocionante
Uma Crença silenciosa em Anjos me surpreendeu de muitas formas. Primeiramente, por eu ter demorado a entender que tipo de livro era. Lembro-me que na primeira vez em que o vi na loja, pensei se tratar de um romance fantástico. E tal impressão foi graças ao titulo, a capa e o selo da editora (já que a Intrínseca ultimamente têm investido pesado nesse gênero). Porém, ao ler a sinopse, pensei se tratar de um romance policial.
No fim, não foi nem um nem outro. O suspense está sim presente no livro, porém, acredito que o mistério por trás do assassinato das meninas em Augusta Falls esteja em segundo plano perante o drama do personagem Joseph Vaugham.
Esse é sem dúvida um livro emocionante, denso e que em momentos chega a pesar ao leitor. Não no mal sentido, mas sim no positivo, pois a história é tão bem contada e a narrativa é tão convincente que chega momentos em que o peso que Joseph sente nos ombros transborda das páginas de Uma crença silenciosa em anos e atinge o leitor, tornando-o ligado empaticamente ao personagem.
O livro consegue passar com precisão a penumbra fina, o medo silencioso que um assassinato pode causar em uma pequena comunidade, aonde todos se conhecem e aonde todos sabem da vida de todos.
Vale muito a pena ser lido. Lido com calma. Essa não é uma leitura para ser feita as pressas ou para ser um simples passatempo. É para ser apreciada com cuidado, com atenção. Se fizerem isso, aposto que poderão refletir como eu refleti ao ler esse livro.

Willian Nascimento
Autor de “O Véu”
pordetrasdoveu.blogspot.com

Blog MVL - Nina 18/03/2011

Minha Vida por um Livro | minhavidaporumlivro.blogspot.com
Aposto que você já cruzou com este livro na livraria. Deu uma olhada no título e na capa e pensou que se tratava de romance sobrenatural, então leu a sinopse e desanimou. Afinal, não era um livro de fantasia...

Bem, se você fez realmente isso eu não sei, mas eu fiz. Foi necessário que chegasse a Bienal de 2009 no Rio de Janeiro para que eu desse uma segunda olhada no livro e, com um impulso de curiosidade comprei. Eu devo confiar mais em meus impulsos...

Em todos os meus humildes anos de vida nunca li um livro como o escrito por R.J.Ellory. A estória de Joseph é complexa, desgastante e magistralmente narrada pelo o autor. Os acontecimentos que seguem a vida de Joseph desde a infância até a fase adulta conectam o leitor firmemente ao personagem. O meu coração bateu na mesma freqüência que o do protagonista.

Passei cerca de 48hrs fazendo pouco mais que ler, apenas me mantendo nas práticas rotineiras obrigatórias e mesmo quando não estava lendo eu me pegava pensando no que iria acontecer, qual seria a resolução dos problemas de Joseph. Eu dormia e acordava ligada na estória de Ellory.

Os amores e as perdas do protagonista me fizeram oscilar entre os calafrios causados pelo suspense e as lágrimas causadas pelo drama. Quantos autores podem escrever uma estória onde drama e suspense caminham de mãos dadas de forma tão maravilhosa? Quantos autores podem mudar a vida de seus leitores? Poderia citar alguns nomes clássicos, mas hoje nomearei apenas R.J.Ellory.

Uma Crença Silenciosa em anjos me entreteu, instruiu e emocionou. Foi o melhor livro que li no ano de 2009 e agradeço ao meu anjo da guarda por me influenciar em comprar o livro.

Literatura sobrenatural? Não. Uma crença silenciosa em anjos nos fala sobre fé, sobre homens e anjos, sobre o bem e o mau. Afinal, o que pode ser mais sobrenatural?

5 Livrinhos!

Marina Moura
CLEUSA 27/02/2011minha estante
Culpa tua! Mais um na minha lista de desejados. Oh, Deus! Muito bem feita sua resenha. Parabéns.

Alan Ventura 10/03/2011minha estante
Muito boa sua resenha! Parabéns.

Stênio 21/08/2011minha estante
Já estava há um tempo querendo ler esse livro, mas ficava só na dúvida: será que vale mesmo a pena comprar? Mas sua resenha me convenceu! ;)

Matheus 04/06/2013

Este livro me fez mudar por completo a minha visão de mundo. Um livro completamente arrasador, nostálgico e lúgubre, mas que me fez acreditar que o ser humano é indestrutivel. Tem o elenco de personagens mais fantásticos que eu ja presenciei, e uma história que foge de todas as críticas. Mescla essa história pesada e drástica com uma descrição poética de cada passo do personagem principal, que, ao longo do drama, vive as maiores tristesas que eu porderia sentir - e senti, cada uma das perdas dele. Agradeço a R.J Ellory, agradeço por Joseph, por sua mãe, pelos guardiões, mas mais que todos eles juntos, agradeço por Bridget, e por todo o amor que ele consegui transpor dessa obra-prima. Está mais que recomendado.

PandaLoveBooks 12/01/2022

No fim a Verdade sempre aparece!
Peguei esse livro para ler na maratona da revolução MLV, fiquei pensando pq eu não tinha lido esse livro antes!

Joseph foi um personagem que perdeu todo mundo, sempre reiniciando sua vida e acabando sozinho novamente. Aqueles assassinatos nunca o deixaram em paz e isso prejudicou muito a vida dele.

Chorei tanto! Pq ele não merecia nem 1% do que aconteceu com ele, única coisa que me fez feliz que ele conseguiu lança seus livros e conta todo a verdade.

Primeira vez lendo um livro desse autor, ele me ganhou pela escrita viciante e pela forma que me deixou assustada.

Sobre o assassino, já sabia quem era e juro que tentava aceitar....

Sobre o final, queria um pouco mais de detalhes sobre o encontro dele com o assassino, achei muito rápido e o prólogo foi lindo. ?

Recomendo muito esse livro

Nana 10/10/2009

Triste e trágico!
Uma história com uma grande carga emocional. No início do livro Joseph é um menino de 12 anos, inocente , que sofre com muitas tragédias em sua vida como a morte do pai, a internação da mãe em um hospital psiquiátrico e os vários assassinatos de crianças.
Com o passar dos anos ele vai crescendo e as tragédias em sua vida continuam cada vez mais.
É um lvro pesado, tenso, perturbador, mas que mantém o leitor curioso e interessado até o fim.
Não achei o final surpreendente pois já imaginava quem era o assassino. Senti falta de um esclarecimento dos motivos que o levavam a matar tantas crianças, não foi explicado...mas ainda assim o livro é muito bom!

Márcia 11/10/2009minha estante
Gostei. Resumiu o livro, dando sua opinião, sem SPOILERS :*

maria 12/11/2009minha estante
Gostei. fiquei curiosa.

Willians 19/02/2020

Joseph Vaughan de 12 anos, em 1939, encontra uma menina morta, esquartejada, a poucos metros de sua casa. Este é o primeiro de alguns assassinatos de meninas que vai assombrar a sua vida. Livro excelente.

emilly 08/12/2022

imersa em sensações...
um livro muito detalhista quando se trata de sentimentos e devido a isso, você sente o que o personagem está passando e o ambiente.
confesso que fiquei bem emotiva, é bom :)

tenho fraco por thrillers, então gostei do livro todo.
contudo, apesar de mostrar toda a vida do protagonista, ele é bem devagar, melancólico, não te prende nas ações; talvez seja ruim para leitores não assíduos.

Eduardo 12/12/2022

Perfeito. Poético. Cativante.
Essa é a definição de um livro que eu provavelmente jamais leria, mas que se tornou um dos meus favoritos. Só entrei em contato com essa obra porque decidi pegar emprestado de uma amiga, e a experiência não poderia ser melhor.
Um thriller policial com muito suspense e uma pitada (ou mais que isso) de poesia. É simplesmente mágico lê-lo. Diria que você entra num limbo nessa leitura - se prende e não quer parar de ler até descobrir o final, mas o texto é feito de um jeito que te obriga a ler devagar.
É um deleite cada frase desse livro. Há inúmeras passagens que induzem uma alta reflexão a respeito das nossas próprias vidas e sentimentos, além disso, conta ainda com inúmeras referências, comparações e metáforas. Cada sentimento e ação que um personagem faz, você é imerso, mesmo que seja uma simples risada, o tom poético empregado pelo autor torna belíssimo.

Definitivamente, foi uma surpresa para mim. Não esperava nada desse livro e se fosse ruim, não me surpreenderia. No entanto, foi maravilhoso e com toda certeza, um dia voltarei a realizar uma leitura dessa obra, e mesmo que um dia eu esqueça o título do livro, a aparência da capa, ou até mesmo a história, seus personagens e os detalhes do universo, há uma coisa que eu jamais esquecerei: O que esse livro me fez sentir.

"Eu? Eu não dou a mínima para o que as pessoas possam pensar de mim! Estou vivendo a vida, vivendo-a de todas as maneiras possíveis, e se eu tiver vivido por nada, quem vai se importar? A vida não é um ensaio geral, Vaughan. É pra valer, sabe?"

"Lembre-se de escrever a verdade da forma como a vê, não como os outros querem que seja vista."
emilly 12/12/2022minha estante
LINDO

Pandora 18/06/2010

Essa e outras resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

O livro narra a vida de Joseph Calvin Vaughan, desde sua infância até a meia-idade. No decorrer do livro, vemos a decadência de Joseph, cuja infância foi marcada por uma série de brutais assassinatos de meninas.
Joseph culpa-se por não ter sido capaz de protegê-las e é atormentado por isso.
Entre os assassinatos, a história do nazismo também é citada, mostrando como o ódio pode ser devastador para uma família de estrangeiros em uma pequena cidade rural.
É um livro forte, a história é densa e em muitas passagens nos passa uma sensação brutal de angústia.
Recomendado para quem curte histórias de suspense e pra quem não se abala facilmente. O livro mexe com o leitor de uma forma perturbadora.

Italo 01/06/2010

Este livro é daqueles que quando você lê uma frase,o seu mundo muda,meus conceitos mudaram quando li tal livro.
Nunca imaginei que um personagem aguentasse tanto quanto Joseph Calvin Vaughan aguentou,pode se dizer que ele era um cara muito,muito azarado.
Eu reli e vou reler para o resto da minha vida,eu me identifiquei muito com ele,e acho que quando um personagem mostra verdadeiramente como é os sentimentos e as realidades do mundo de tal maneira é necessario abraçar tal leitura.
Está recomendado para pessoas que são verdadeiramentes fortes,pois este livro não é para fracos.

Danni 07/09/2011

Não sei como alguém pode suportar perder tanta gente e ainda acreditar na bondade fundamental do ser humano.
"É um thriller fascinante,da melhor qualidade,impossível de largar." (The Guardian)
Essa é a frase que está escrita na capa do livro, e realmente é a verdade.
Uma Crença Silenciosa em Anjos tem uma narrativa única, é brilhante, poética. Isso mesmo, poética...muitas vezes eu parei de ler pra anotar um frase linda do livro.

Joseph Calvin Vaughan, já adulto, conta sua estória, deste que tinha 12 anos e perdeu seu pai, que ele acreditava que se estivesse esforçado mais viraria anjo. Anjos,sim, Joseph acreditava neles, e estudava sobre eles.
Mas foi a partir da morte de Alice, que tudo mudou.Depois da morte dela, veio muitas outras. E Joseph criou um grupo batizado de Guardiões,pra tentar proteger as meninas de August Falls, mas isso se estendeu.
Na leitura dá pra perceber que Joseph é um garoto especial. Tem o dom da leitura e de sempre ajudar aos outros.
O triste é ver ele perder tanta gente querida, tantos amores...e superar tudo isso.

"As Crianças,embora perspicazes, têm visão seletiva.Vêem tudo,não discute,mas escolhem interpretar o que vêem de uma forma que convenha às suas sensibilidades."pág16

"Meu pai me dizia que era uma das coisas mais importantes para se fazer.Dizia que a gente podia passar a vida toda num barracão de um quarto numa cidade minúscula,mas podia ver todos os lugares do mundo na imaginação deste que soubesse a ler."pág29

"A amarga contradição de fazer tudo o que se pode para ter sucesso,e depois pedir desculpas quando fez...que tipo de vida é essa?" pág100

"A solidão é uma droga,um narcótico;cresce nas veias,nos nervos e nos músculos;assume um direito de posse sobre o seu corpo e sua mente;alimenta-se e cria sua própria exigência."pág146

"Quando se ama uma pessoa,a gente assimila tudo nela,o passado e o presente.Assimila tudo,ou nada."pág164

"Talvez haja cicatrizes-na mente,no coração-que nunca fechem. Talvez haja palavras que nunca possam ser ditas nem murmuradas,palavras para escrever num papel que se transforme num barco que desça um rio para ser engolido pela maré.Talvez haja sombras que persigam a pessoa para sempre,que envolvam a pessoa naqueles momentos de escuridão particular, e talvez só ela consiga reconhecer os rostos que essas sombras apresentam,pois são suas sombras, as sombras dos seus pecados, e nenhum exorcismo terreno consegue expulsá-las.Vai ver que não somos tão forte,afinal.Vai ver mentimos para o mundo, e ao mentir para o mundo mentimos para nós mesmos."Pág 316

"O amor era o que fazia sofrer e parar de sofrer.O amor era o mal interpretado,o amor era fé, o amor era a promessa do agora que se tornava esperança para o futuro.O amor era um ritmo,uma ressonância,uma reverberação.O amor era estranho e tolo,era agressivo e simples, e com tantas qualidades indefiníveis que nunca poderiam ser transmitidas em palavras.O amor era ser."pág329

"Talvez alguns de nós voltem... talvez alguns de nós tenham aprendido o bastante para fazer uma diferença, para influenciar as situações para melhor... para ficar observando... para esperar a hora certa e depois agir.
E apesar das aparências, apesar de todas as indicações em contrário, apesar da reserva por medo do que os outros pudessem pensar, eu ainda sentia que todos nós tínhamos aquela crença silenciosa."

Para ser lido com tempo e com a mente aberta.
Foi por esse motivo que não dei 5 estrelinhas, e porque descobri o assassino antes do final!

Alessandra 22/05/2011

Uma "bem "silenciosa crença em anjos
O livro gira em torno da trajetória de vida de Joseph Vaugham, que logo aos 12 anos se depara com a morte e violência e o que elas causam nas mais diversas pessoas, principalmente em uma cidade pequena onde todos se conhecem.
A historia é narrada em primeira pessoa, alternando o tempo passado e o presente, com capítulos curtos ao todo 34.
Considero uma boa leitura, mas não é um livro apaixonante daqueles que você não sossega até ver o fim.
Joseph Vaugham é morno e diante dos acontecimentos da sua vida, eu realmente esperava mais do personagem. Claro que não estou falando de um herói, porque o livro é todo estruturado na condição real da sociedade, seus medos, suas crenças.Mas como o enredo vai da sua pré adolescência até a vida adulta dá pra acompanhar a transformação psicológica e a formação de caráter e o honestamente o que me pareceu foi que Joseph Vougham não envelheceu, nem embruteceu,apenas foi um espectador da sua própria historia.
A ambientação começa 1939, no sul dos Estados Unidos e o autor faz um paralelo dos acontecimentos regionais da pequena cidade Augusta Falls com o macrocosmo mundial, pincelando os personagens com suas expectativas diante de assuntos como guerra, preconceito, nazismo e embora não aprofunde nos faz lembrar que a ficção não está tão longe da realidade.
Quem gosta de muita descrição de cenário ou diálogos extensos, vai sentir uma certa frustração. O autor dá mais enfoque ao lado emocional dos personagens, obviamente pela ótica de Joseph.
O que mais segura na leitura é a solução do mistério do livro, durante a leitura você consegue fazer suposições, e com uma pequena reviravolta você pode até se surpreender, mas até ai senti falta de uma motivação, ou um dialogo mais bem construído no desfecho, não com explicações, porque a principio o livro se estrutura em cima da mente e sentimentos dos seres humanos e bem... tem mente que não dá pra entender, mas até os mais loucos encontram uma justificativa para sua motivações.
Resumindo em poucas palavras eu diria é um livro intrigante, com drama, de fácil leitura e voltando a me repetir... morno.
Flávia 17/02/2012minha estante
Alenda, você descreveu exatamente o que penso. Estava desconfiando que eu não tinha lido direito porque só via elogios. Joseph é apático, a leitura pouco empolgante. O mistério é o único tema que tenta segurar a história, mas com tantos argumentos contra, quase não é capaz. Por diversas vezes, quase desisti de lê-lo. Pretendo fazer uma releitura, ainda sim.

1 | 2 | 3 | 4